Reinterpretação Livre, Releitura, Reloucura

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig


    Galera!

    Um amigo cantor, me pediu um rearranjo para uma balada Pop dos anos 70. Eu mudei tudo...kkkk, não quis fazer uma balada Pop Rock, ia ficar parecendo Aerosmith, então fiz tudo diferente, só mantive a melodia vocal.

    Não reparem na voz, não passo nem perto de ser cantor, é apenas uma "guia" para meu amigo, caso ele não me mate antes, quando ouvir!

    É importante que vocês ouçam a original, antes, para poderem avaliar o tamanho da loucura. Coloquei uma versão com tradução, porque apesar de ser uma balada de amor, a letra vale à pena, é uma prova de que é possível fazer canção de amor com letra bem escrita. (Afinal, eu não faria uma versão, sem saber o que diz a letra),

    Nem vou pedir para dizer se gostaram...

    Obs: Nem coloquei as guitarras ainda,,, para assustar menos...

    Vamos lá!

    Grupo: Bread
    Canção: Aubrey - 1972




    Reinveinção: Lelo - 2013.




    Mulambojr.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ficou diferente, mas ficou legal.
    O que seu amigo achou? haha

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Mulambojr.

    Ele não ouviu ainda...hehehe, tô submetendo à apreciação..

    Rapidão, porque o Youtube deve tirar logo do ar, por causa de "copyrights"!!

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gostei... meio 80/90s acho...

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    waltercruz

    Sim... Quando pensei em "mudar tudo" me veio dar um clima Dark à canção....hehehe

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig

    Poxa, você tem um bom domínio no computador em imagens e sons... Ficou interessante essa versão eletrônica, imagino que com um ou outro detalhe no arranjo isso vai ficar muito interessante.

    Na verdade, nem Bread nem música eletrônica é muito minha praia. Achei interessante a voz, como você fez isso? Tenho a sensação que a sua solução é bem diferente da minha... Ano passado ajudei na produção de um CD de releituras, tenho curtido muito essa praia de rearranjar. Hoje mesmo eu estava curtindo um sonzaço de uns conhecidos gringos, acho que você vai curtir este som.

    De qualquer forma, está diferente do original e do que eu faria, mas está bacana. Não surpreende muito o fato de você mostrar que sabe fazer isso, já está bem provado que é um músico talentoso, com as palavras também. Estou curioso para saber como você fez isso...

    Abç

    guizimm
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    não da pra ouvir porque minha internet ta um lixo, mas eu to marcando pra quando ela melhorar

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MMI

    Vamos por partes.....

    Vocal: Gravei num microfone Phillips profissional "meia boca" antigo que tenho. Acho que nem fabrica mais. Usei o meu Fender Mustang como interface, eu já deixei um presset nele "absolutamente clean" para eu usar microfone em testes. Esse arranjo que fiz, estava prejudicando a colocação do vocal, porque como mudei, coloquei algumas dissonâncias e uma bateria "na cara", ele puxava meu vocal, mas eu queria manter a melodia original. Então gravei uma trilha tocando o violão original e fiz o vocal em cima dela, sem esse arranjo. Ou seja, tive que cantar em cima do original, depois descartei o violão, e encaixei ela nesse arranjo.

    Eu canto mal, mas consigo manter a a finação "mais ou menos"..hehehe, não têm autotune, nem nenhuma picaretagem essa é minha voz mesmo...hehehe. Minha voz é grave e tem a extensão muito curta, então não consegui fazer os Backings em 5as, nem em 3as. A solução foi gravar no mesmo tom um pouco fora do tempo e equalizar esse take bem agudo. Aí uso só usei como reforço em alguns finais de estrofes e aumentou o brilho de meu vocal normal. Mas 80% é só uma voz.

    Feito isso, apenas um pouco de Compressor e Reverb para climatizar e aveludar um pouco porque meu vocal é muito sêco.

    Música: Fiz a bateria, bem simples, uma batera Pop. Mas usei um VST de Dry Kit, para ficar na cara e perto de uma eletrônica, sem soar como tal. Baixo normal, VST de um Ibanez bem grave. A Harmônia geral, foi toda composta em uma linha de piano usando acordes arpeggiados e algumas fírulas. Como não gostei da base com piano, eu retalhei essa base em vários canais e fui aplicando vários Synths diferentes em cada conforme ia chegando no resultado imaginado.

    Tudo foi feito no FL Studio.

    Se deixei alguma dúvida em aberto, só perguntar...


    Obs: "De qualquer forma, está diferente do original "

    A ideia foi essa mesmo, se têm uma coisa que não gosto em CD tributo, é ouvir as versões como se fossem o original. Prá mim ou faz releitura ou não faz ou então monta banda cover e vai tocar em buteko....hehehe


    Abraço!

    Obs 2: Muito boa essa versão de Easy.......Cara, se têm uma coisa que invejo é quem canta bem. Putz, cara, se eu pudesse cantar desse jeito, tava feito....nunca mais dependia de fidaP nenhum nessa vida. Fazia tudo sozinho!!

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig

    Bem mais simples do que esperava... Bacana!

    Acho que já te contei... Uma vez, fui lá na casa-oficina do Jimmy Foster, um dos maiores luthiers que já existiu na minha opinião. Ele ficou empolgadíssimo com um brasileiro lá com ele, queria que eu fosse cantar numas apresentações com ele e um amigo. Só que eu não canto nem no banheiro, ninguém merece... Eu disse isso a ele, ele sorriu, balançou a cabeça e me disse: acho que se eu cantasse, nunca teria nem perdido tempo aprendendo guitarra. Eu concordo, acho sensacional quem canta bem de verdade, consegue resolver numa boa, nem que seja "a capella". Deve ser muito bom carregar seu instrumento para todo lugar que vai, de mãos livres. rs

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    MMI

    Na verdade, liguei o microfone no ampli outro dia, apenas para fazer uns testes e gravei um vocal no Guitar Rig. Estava só testando de bobeira, mas o resultado me surpreendeu tanto, que por conta disso me empolguei em gravar uma canção toda com vocal.

    Quando eu tocava em banda eu fazia uns backings, meter uma terça ou quinta abaixo do vocalista em duas ou três palavras prá mim é mole. Mas cantar uma canção inteira com essa voz com tão pouca extensão é osso...hehehe

    vinibassplayer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    pôxa Lelo Mig, já tomei cada tapa do FL q vc nem imagina!!
    fucei e fuço nele direto e saiu nada até agora, nem uma programaçãozinha de batera...
    admiro quem consegue fazer fácil assim!! parabéns kra

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    vinibassplayer

    Como dizem por aí, o melhor programa é o que você domina...hehehe.

    Existem muito boas DAWs por aí, alguns até superiores ao FL Studio, mas eu acostumei com ele, gosto da interface e possibilidades. Até agora não tive que recorrer a outro soft. Tudo que quis fazer nele, por enquanto, foi possível.

    Se precisar de alguma dica...só dar um berro!!

    Abç!

    clebergf
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig

    Ficou um dark anos 80 isso ae hein... xD

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    clebergf

    Foi meio que intencional...heheh

    TheRover
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    você é foda Lelo.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    TheRover

    Tá xingando ou tá elogiando?...kkkk

    TheRover
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    To elogiando. Você conseguiu coverter uma balada meio bucólica em uma levada reggae misturada com som anos 80. Não é fácil fazer esse tipo de coisa.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    TheRover

    heheheh........valeu!!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    NOSSA VELHO!, ta parecendo uma composição do Ian Curtis! muito loko.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Opa!! Ian Curtis = Joy Division = Elogio!!

    Obrigado!

    renatocaster
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig

    Achei muito bacana, totalmente diferente da original. Vc só manteve mesmo a melodia do vocal. Ficou num clima meio rock industrial, meio gótico...Interessante pra caramba, bem criativo.

    Parabéns camarada!

    overlappingcircles
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    parece com algo que eu faria, hehehe. gostei da releitura/reloucura :)

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    renatocaster

    Valeu!! Obrigado!

    overlappingcircles

    Opa!! Seus arranjos são sempre muito bons... Então me sinto elogiado!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Lelo Mig

    Adoro o Bread. Tenho um vinil as "top" da banda.

    Sinceramente, eu não achei que ficou legal o resultado final. Tanto na mixagem quanto interpretação. O tom me pareceu muito baixo pra voz. A mixagem me pareceu abafada e a batera, principalmente, demasiadamente mecânica. Ficou bem "dark"! hehe

    Enfim, acho que lapidar essa ideia seria uma boa ideia! Se solta cara! Solta essa franga! haha

    Abs!

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    MauricioBahia

    "O tom me pareceu muito baixo pra voz."

    Mantive o tom original, em Sol. No entanto canto uma oitava (se bobear duas) do vocal original...mas acho que para ficar um pouco mais confortável teria de descer para Fá...kkkk

    Minha voz é grave prá caramba Bahia, prá mim esse Sol aí já tá no talo...kkkk. Só mantive o tom, porque como não canto nada, não faria diferença.

    De resto, valeu pelas considerações, obrigado!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig: Minha voz é grave prá caramba

    Coloca seu lado feminino pra fora então! auhuha Brincadeira meu querido Lelo!

    Ui!!!

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    MauricioBahia

    Se eu fosse vocalista, teria que ser nessa praia....hehehe



    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Lelo Mig

    :)

    Que tal essa sonzeira? Vc cantaria mole, mole... Falta a vocalista ruiva!



    o/

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MauricioBahia

    Iggy Pop eu canto...hehehe, mas ele tem mais extensão, ele sobe alguns tons que eu não canto....mas eu inverto, onde ele sobe eu desço....kkk, manja o Dracula do Boris Karloff? Esse é meu timbre/tom...

    Tô fazendo uma nova versão, de outra canção....3 tons abaixo do vocal original...aguarde!!...hehehe

    Obs: A ruiva é nada mais nada menos que a Kate Pierson do B 52´s, que canta Shine Happy People com o R.E.M...delícia, casava facinho e ainda acabava com meu problema pra gravar vocais...hehehe





    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig

    Iggy Pop eu canto...hehehe, mas ele tem mais extensão, ele sobe alguns tons que eu não canto....mas eu inverto, onde ele sobe eu desço....kkk, manja o Dracula do Boris Karloff? Esse é meu timbre/tom...

    Tô fazendo uma nova versão, de outra canção....3 tons abaixo do vocal original...aguarde!!...hehehe

    Vai lá Lelo, tá fácil, "a capella":

    "Woe to you, Oh Earth and Sea,
    for the Devil sends the beast with wrath,
    because he knows the time is short...
    Let him who hath understanding reckon
    the number of the beast for it is a human number,
    it's number is Six hundred and sixty six"


    ou quem sabe, um Elvis:

    Awop-bop-a-loo-mop alop-bam-boom
    Tutti frutti, all over rootie (5x)
    Awop-bop-a-loo-mop alop bam boom


    hahahahaha

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reinterpretação Livre, Releitura, Reloucura