Dica para compositores

    Autor Mensagem
    gpeddino
    Veterano
    # dez/12


    http://beatlessongwriting.blogspot.com.br/ (em inglês)

    Esse blog acima é MUITO interessante pra quem compõe. O dono do blog é compositor e resolveu analisar TODA a obra dos Beatles do ponto de vista das composições, incluindo letra, melodias, harmonias, ritmo, etc. Aprendi muita coisa ao ler os artigos. Ao longo dos artigos ele vai tirando conclusões bem interessantes relacionadas aos métodos que eles usavam para compor.

    As notas que ele chama de "Tickets to Write", por exemplo, trazem ideias para melhorar suas canções ou para exercitar a criatividade. Pra quem sabe inglês, vale a pena a leitura.

    Marlito
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    oi, alguem pode me ajudar com meu problema ?

    o que estou fazendo de errado

    https://www.youtube.com/watch?v=soc9kM-m9Tk

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    gpeddino
    Boa dica, salvei nos meus favoritos, e quando tiver tempo vou analisar.

    Marlito
    No vídeo postado não dá para visualizar direito o tipo de arquivo que você seleciona quando exporta.
    Você deve exportar para Wav.

    Quando aos Vsts você tem que estudar mais.
    É complicado tentar explicar tudo num simples post.
    Percebi que no Reaper você não tem quase nenhum VST instalado, somente alguns que já vem com o próprio programa.
    VSTs funcionam basicamente em duas versões uma versão standalone (que toca sozinho sem precisar de um programa host, host= reaper e cubase), e outra como plugin que necessita ser carregado no programa host)
    Os Vsts na forma de plugin tem a extensão de arquivo dll.
    Por exemplo: Kontakt5.dll
    Os Vsts podem ser de instrumentos virtuais e de efeitos e de outras formas de ferramentas.
    Assim primeiro você tem que começar pelo básico fazendo download de instrumentos/efeitos gratuitos, consulte tópicos do fórum.
    Você já conseguiu instalar um teclado virtual, e assim tem potencial de aprender a usar Vsts facilmente.
    Quando instalar um VST verifique em que pasta foi instalado, para depois no Reaper ou no Cubase indicar o caminho onde esta o instrumento.
    Normalmente os VSTs se instalam na pasta de arquivos de programas\vst, ou arquivos de programas\Vstplugins.
    Mas pode existir variações.
    Eu gosto sempre que possível instalar numa pasta própria, por exemplo:
    c;\Produção musical\Vstemuso\instrumentos\nomedovst.dll
    c:\Produção musical\Vstemuso\efeitos\nomedovst.dll

    E posso também usar outras pastas para guardar os Vsts como por exemplo:
    c;\Produção muscial\Vstsgerais\instrumentos\pianos\nomedovst.dll

    E ir criando e organizando as pastas conforme a sua necessidade.
    Uso a pasta Vsts em uso para facilitar o carregamento nos projetos, pois o programa host pode ficar lento se carregarmos muitos vsts.
    E assim quando vou fazer um projeto especifico costumo deixar na pasta de Vsts em uso os mais comuns e próprios para o projeto, e assim vou copiando ou deletando, mas sempre guardando tudo na pasta geral.

    Outro ponto importante a considerar na gravação pelo teclado virtual, é a necessidade de humanizar as notas.
    O teclado virtual não tem sensibilidade, e assim todas as notas ficam com o mesmo valor de velocidade por exemplo, e não é assim que um músico toca de verdade, sempre com o mesmo volume.
    Mas isto ainda é um outro ponto que você vai ter que aprender na sequência.
    Assim:
    01- faça download de vsts
    02- faça a instalação (e descubra em que pasta ficou instalado)
    03- carregue ou configure o Vst no seu host (cubase ou reapaer)
    04- quando for grava uma track, selecione o Vst.
    05- grave tocando o instrumento virtual, tem que ouvir o som;
    06- escute dando player;
    07- exporte o arquivo para wav, ou verifique que os programas em questão devem ter um recurso de criar uma track de audio a partir da track midi.
    E até de criação de loops.

    Uso pouco o Reaper, e o Cubase já faz bastante tempo que não uso, assim no momento não me ocorre as funções que devem ser utilizadas.
    Provavelmente o arquivo que esta sendo exportado seja o de midi, e não de áudio, e a seleção que você esta fazendo deve estar errada.
    Midi são instruções, não contém áudio, e o tamanho do arquivo é pequeno.
    Quanto a qualidade dos instrumentos virtuais tudo depende do tamanho dos samplers quanto maior melhor, exceto no caso de sintetizadores que se utilizam do processador do micro computador para gerar os sons.
    Por exemplo um bom instrumento de piano virtual, pode ter mais de 1 Gigabyte de tamanho, e para poder usar tem que ter um computador rápido , com espaço no Hd,memória ram, boa interface de áudio que aceite driver Ásio e muito mais.
    Estude mais, você esta no caminho certo.
    Leia os manuais dos programas de como fazer para exportar o áudio, é a melhor forma de aprender.

    odion
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    uma boa letra não deve ter ponto nem vírgula

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica para compositores