"Eu te verei no lado escuro da lua"

    Autor Mensagem
    Gianew
    Veterano
    # nov/12


    Afinal,que diabos isso quer dizer?

    Estava ouvindo o The Dark Side of the Moon aqui,simplesmente uma obra prima,bem progressivo e todas as musicas bem colocadas...mas na musica Brain Damage,algo me deixou pensando,a musica é um tanto sombria,o Waters cantando ela da um tom bem "negro" para musica...

    Mas aquela parte: "I'll see you on the dark side of the moon" me deixou intrigado,ele poderia ter falado de tanta coisa,pois antes desse verso ele cita coisas ruins que podem acontecer..tudo bem,é o titulo do album e tal,mas que lado escuro da lua seria esse?

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Gianew
    conceito de sombra, vide teoria Junguiana...

    em suma, o lado sombrio e rejeitado da nossa personalidade, aquilo que somos mas nao aceitamos...

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    o que te leva a crer que alguém, além do próprio grupo, saberia a definição exata de uma coisa tão subjetiva como a música?

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Atom Heart Mother
    poste ai sua opiniao e vamos discutir os possiveis significados! seria legal!

    brunowebguitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Slash_1989
    Concordo com o Atom Heart Mother. Ninguém além do cara que escreveu a música sabe o significado disso, se é que realmente existe um significado.
    De repente foi uma intervenção de Darth Vader no nosso mundo, para promover o lado negro da força no nosso subconsciente... Hahahahahaha

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    brunowebguitar
    isso impede a gente de interpretar?

    brunowebguitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Slash_1989
    De forma alguma!!! Mas cada um vai interpretar de um modo!! Pelos versos anteriores, eu entendo isso como um local pós morte, algum refúgio espiritual para quando tudo acabar. Mas podemos interpretar de diversos modos... Isso vai dar sim uma bela discussão, isso se não acabar em briga!!! Heheheheh

    Gianew
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Acho que nem eles sabem o que é isso,a unica que sabe o que significa isso é a LSD que eles tomavam...

    Mas tipo,é uma coisa diferente,o lado escuro,será o lado dos renegados?Nao sei...realmente é fascinante..nao sei o que pensar.

    OldBlues
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ALIENS

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Gianew
    Cara, se vc ler as biografias e entrevistas do pessoal do PF, sabería que eles estão falando do Sid Barret e da loucura dele (eles repetiríam esse tema em "Shine on crazy diamond"). O "Lado escuro da lua" é a loucura; alias, o que o Slash_1989 disse vai de encontro à isso.
    Atom Heart Mother
    Se vc for um estudante universitário de psicologia, literatura, história, sociologia ou música, saberá que essas discussões, quando corretamente contextualizadas, são profícuas para a compreensão da obra e seu contyêxto histórico-social.
    Abçs

    Gianew
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Na verdade isso eu sei mesmo,que fala do Syd, tanto que até o nome da musica é "Dano Cerebral", mas o que realmente complica é esse "lado escuro da lua", mas como todos dizem, só quem fez a musica pra saber bem o que é esse tal lado, seja a loucura, o refugio, ou o que quer que seja...

    fla3d
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Dá pra pensar em várias coisas, o lado escuro da lua é aquele que a gente não vê, pode ser o nosso lado louco que os outros não vêem. A música fala da loucura, então nos veremos juntos na loucura quando você pirar, pode ser algo assim, ja que durante a música ele vai citando várias coisas que te levam a loucura e no final nos veremos lá.

    Mas tem aquela frase no final do disco: "não existe lado escuro da lua, na verdade ela é toda escura", ou seja, somos todos loucos.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Atom Heart Mother
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    não concordo com você ao misturar humanidades (psicologia, sociologia, história...) com artes (literatura, música, pintura...), ainda que ambas sejam interpretativas, mas artes vai além da interpretação, e muitas vezes desconectam-se totalmente do objetivo (tornando-se totalmente subjetivas).
    só acho que as obras dão margens a várias interpretações, mas não cabe a ninguém além do autor dizer qual seria a "verdade".

    O "Lado escuro da lua" é a loucura

    talvez, e talvez somente no caso de "Brain Damage", por ser uma referência bem direta a Syd, porque segundo uma de muitas interpretações possíveis que já li (aí entra a história da subjetividade, são só hipóteses, não há como ter certeza de nada), cada música trataria de um tema "ruim" da vida.

    aliás, "o lado negro" pode ser uma boa metáfora para a subjetividade.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Gianew
    É uma metáfora...
    Atom Heart Mother
    Podem não ser ramos idênticos do saber, mas se interpenetram o tempo todo. Eu mesmo, como Professor Universitário de História Econômica uso obras literárias e cinematográficas o tempo todo como referência à época estudada, seu "clima" social e cultural, e não há nada de "subjetivo" nisso.
    Quanto à obra em questão, tenho várias entrevista e livros aqui em casa em que os membros da banda referem-se ao disco, como sendo inspirado parcialmente, dentre outras coisas, no caso de Syd Barret.
    Abç

    Gianew
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    fla3d

    Cara, gostei da sua interpretação, talvez seja isso mesmo, mas como disse, ainda ta confuso, "o lado escuro da lua", é bem enigmático,mas nao é o unico album do Pink Floyd enigmático,mas admito que é o mais...

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    membros da banda referem-se ao disco

    aí sim. eu não disse que você estava errado. só disse que interpretações podem não estar corretas.

    ACIDO LISERGICO
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Devemos conhecer a banda e o contexto em que estavam vivendo quando fizeram a música para tentar interpreta-la corretamente.

    Gianew
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ACIDO LISERGICO

    Verdade,esse album pra mim sempre foi um misterio,aquele falatorio todo sobre as musicas,os sons estranhos..pra mim é o melhor album progressivo da historia,melhor até q aquele club dos beatles,ouvi ele na minha opiniao o Dark Side é bem melhor,bem mais progressivo e trabalhado e a diferença de tempo nem é tanta...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ACIDO LISERGICO
    Gianew
    Pois é. Sou mais velho que vcs (quando "The Dark Sides..." foi lançado eu já tinha mais de 10 anos!), e o impacto desse disco foi enorme! Até em abertura de seriados na Rede Globo certas músicas foram usadas (o início de Time era usado na abertura de um sinistro seriado de terror!).
    Ao contrário de vcs, naquela época, costumávamos juntar o pessoal uns nas casas dos outros para ouvir música e trocar idéias, e muitas vezes discutíamos acaloradamente o significado das músicas além da própria obra em sí (capa do disco, contêxto, etc).
    Hoje em dia escutar música tornou-se algo individualista, banal mesmo, por isso vcs acabam tendo dificuldades de entender determinadas obras (mesmo que esse "entendimento" seja equivocado).
    Abç

    Gianew
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Pesquisei um pouco e vi que o álbum foi inspirado em um fenômeno real,e nessa parte que o fla3d comentou: "não existe lado escuro da lua, na verdade ela é toda escura" também tem haver com esse fenômeno,pois a lua não produz sua luz própria ela é iluminada pelo sol..isso é,ela é toda escura,sem iluminação.

    Mas é estranho o jeito que eles colocam na musica,tipo,eu te verei no lado escuro da lua...tem nego desentendido que vai pensar "Putz,se nada der certo na minha vida vou virar astronauta pra me encontrar com eles na lua"....

    Fisherman
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Fisherman
    · votar


    Para quem quiser entender (principalmente os mais jovens) essa obra do Pink Floyd:
    http://www.planetadamusica.com/curiosidades/pink-floyd-e-o-magico-de-o z#

    Vejam o vídeo no final do artigo.
    Abraços.
    Mais:
    http://www.youtube.com/watch?v=E19vFYBqbKk&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=F3IpQctQNF0&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=X2CYjcQSUXg&feature=related
    Completo:
    http://www.youtube.com/watch?v=0gXvVUg-VAE&feature=related

    fla3d
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Gianew
    Mas é estranho o jeito que eles colocam na musica,tipo,eu te verei no lado escuro da lua...tem nego desentendido que vai pensar "Putz,se nada der certo na minha vida vou virar astronauta pra me encontrar com eles na lua"...

    Não é estranho, é algo inteligente, o cara tem que pensar no significado do que eles dizem, não vem tudo mastigado, são metáforas. O cara que acha que se trata realmente do lado escuro da lua e que deve virar astronauta nem merece ouvir Pink Floyd.

    :D

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Esse tópico me motivou a ler álbuns conceituais, como já sei mais ou menos como é o DSOTM, fui ler sobre o Scenes from a memory, é fantástico, até o instrumental combina com a história.

    dark moon
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Vai aí minha dica para quem quer se aprofundar no lado oculto da Lua:
    The Dark Side of the Moon: a obra prima do Pink Floyd segundo a psicologia junguiana.

    http://www.portalrockpress.com.br/modules.php?name=News&file=article&s id=4980

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Eu te verei no lado escuro da lua"