Ajuda ...som alto em igreja.

    Autor Mensagem
    k14bis
    Veterano
    # nov/12


    Olá pessoal boa noite.
    Vim aqui pra compartilhar me problema e saber da opinião de vocês
    sou tecnico de som de uma igreja que tem uma banda que é assim:
    bateria microfonada 6 mics, guitarra via gdi e amp., violão via direct box, baixo via direct box e amp, teclado via direct box, 3 backing vocals com um monitor no chão, e um ministro de louvor( esse fica na frente cm um monitor pra ele ).
    O meu problema está na altura do som no palc da igreja, infelizmente o pessoal não toca baixo, sei que uma educação musical, dinâmica e bom senso ajudaria porém, ja foi falado e pra não ter problemas com o pessoal tive uma idéia .
    A mesa da da igreja e pequena e tem apenas 3 mandas de monitor (2 prés e 1 pós fader ).
    ENTÃO MINHA IDÉIA E FAZER UMA MIX GERAL E USAR UMA SAIDA DE MONITOR DA MESA COM O SINAL E ENTRAR NO POWER PLAY HA8000 COM 8 CANAIS, CADA UM DELES SAINDO PARA 8 FONES PORTA PRO.
    Seria assim ... guit, bx, bateria, violão, teclado e os 3 backing vocals SE OUVIRIA POR FONES PORTA PRO COM A MESMA MIXAGEM podendo eliminar os amps do palco, diminuindo as fontes de som.
    O ministro ou o pastor eu coloco as 2 cxs de monitor na frente pra ele podendo fazer uma mix mais " limpa" com apenas voz, violão ... sei lá.
    Assim eu uso 2 mandadas da mesa e me sobra uma pra efeitos , faço monitor de fones para todos os musicos e uso as 2 cxs de monitos para o ministro .
    Sei que todos irão ouvir a mesma mix, mais mesmo assim acho muito melhor .
    Será que da certo ? alguém ja fez ?
    Opinem aí galera, vamos lá ajudem por favor.

    Abraço a todos

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    k14bis

    Não entendi direito sua questão.

    Se o som esta alto e não esta no controle do volume P.A., suponho que o que está alto é a monitoração (retorno), certo? Afinal, se fosse no P.A., estaria sob o seu controle, era só abaixar o master.

    Se meu raciocínio esta correto, então você deve abaixar os monitores. Se eles estão altos a ponto de estarem tão altos no salão da igreja, ou você têm um problema sério de acústica neste salão ou os caras são "quase surdos", porque não é compreensível que o som esteja alto a ponto de não incomoda-los.

    Precisaria de maiores detalhes, acho que existem soluções mais simples.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    E USAR UMA SAIDA DE MONITOR DA MESA COM O SINAL E ENTRAR NO POWER PLAY

    guit, bx, bateria, violão, teclado e os 3 backing vocals SE OUVIRIA POR FONES PORTA PRO COM A MESMA MIXAGEM
    acho que aqui você não vai entrar em um acordo nunca com eles
    qualquer um dos backng vocals vai querer ouvir mais sua voz do que a dos colegas, pelo simples fato dele saber o que está cantando
    bateria já tem um volume próprio por ser acústica, então talvez o batera não queira tanto sinal de batera no fone e se a batera estiver no canto quem estiver na outra ponta vai querer mais batera
    guitarrista é tudo surdo, vai achar que não está se ouvindo ai soca a mão e todo mundo começa pedir pra aumentar o seu e vira a maior bagunça

    a ideia de fone é ótima, mas vai ter que ter mais vias na mesa, e quem quiser se matar que se mate sozinho na sua via

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    fernando tecladista
    guitarrista é tudo surdo hueheuheuheuheuhue podicrê

    xmarcelox
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    a batera ta num aquário???....se naum eu acho melhor pensar em investir em um.....baterista normalmente desce a mão....e eu acho que é assim que tem que ser....(obs. eu sou guitarrista)...eu naum sei se os musicos da tua igreja saum molecada nova mas, por experiencia própria, isso tende a se amenizar com o amadurecimento musical de cada musico da banda...

    joao b.
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Toco em igreja desde criança, e na grande maioria das igrejas onde ja passei há dois problemas sérios: acústica da sala e falta de maturidade dos músicos.

    Tratamento Acustico da Sala

    Quando se constrói uma igreja, nossos líderes (pastores/padres/bispos...) pensam em tudo: o altar deve ficar impecável, poltronas aconchegantes, climatizadores, bons equipamentos musicais (isso nem sempre), acabamento do prédio... e outras milhares de coisas. MAS DIFICILMENTE ELES LEMBRAM DO TRATAMENTO ACÚSTICO, se esquecem que alí dentro daquelas 4 paredes haverá muitas fontes sonoras, e que tudo isso vai ficar embolado num espaço confinado, incomodando tanto quem tá dentro da igreja como os vizinhos!

    Minha igreja acabou de passar por uma reforma, e depois de muito sofrer, meu pastor resolveu dar ouvidos a nossos conselhos e contratar um engenheiro pra fazer um projeto de tratamento acústico do salão. Os caras da diretoria da igreja acharam interessante no começo, mas quando viram o custo do projeto quiseram mudar de idéia, mas disseram que vão encarar!

    Num ambiente sem tratamento, vc pode colocar um equipamento de 1ª que ele vai soar ruim, vai incomodar, vai embolar tudo.


    Maturidade musical


    Musicos maduros fazem música; musicos imaturos fazem barulho!

    (Antes que me crucifiquem, maturidade musical não é sinônimo de "tempo de música", diz-se de músicos que tem acima de tudo bom senso.)

    Outro dia fui tocar num evento na rua, o palco era médio/pequeno, tinha cerca de 1200 pessoas. A banda do pessoal tinha 1 violonista, um baixista, um baterista e um tecladista. Montei meu equipo e passamos o som, tudo ficou ok. À noite quando começamos a tocar em quase entrei em desespero, o batera não tinha um mínimo de bom senso, decia o pau na bateria quando não devia, e na hora que era preciso deixava a desejar... Foi tenso.

    Dias depois fui tocar em um outro evento parecido, só que agora eu tava com um baterista eu um baixista maduro, o som foi outro! E não tinha teclado e nem violão, apenas baixo, bateria e guitarra! Meu rocket nunca havia falado tao bonito... Foi um sonzão!

    Pro seu caso k14bis o interessante é pensar primeiro em tratar a sala (se ela não for tratada).

    Outra opção interessante talvez fosse conversar com o pessoal e tirar da mesa os instrumentos que tem outra fonte de amplificação, como é o caso da bateria, baixo e guitarra...

    Abç

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    a batera ta num aquário???....se naum eu acho melhor pensar em investir em um.....
    é uma boa

    também já vi várias igrejas que usam bateria eletrônica
    alguns bateristas não gostam da eletronica, mas se é pra resolver o problema de volume é uma boa opção, muitos músicos se guiam pelo volume da batera pra manter o seu volume, nessa você consegue controlar a dose

    lembrei que na expomusic (de outro ano) a roland tinha um palco onde não se ouvia nada, somente a voz natural (sem mic) do cantor e os tec tec da baqueta no pad e plec plec do dedo batendo nas cordas, ao colocar os fones você ouvia a banda toda

    se o guitarrista já tem destas pedaleiras com simulação de ampli, já resolve o problema de não precisar de um ampli pra timbrar a guitarra

    claro que batera acustica, ampli valvulado, baixo com duas caixas de falantes de 1,80 de altura e etc... deixam o timbre muito melhor, mas não pra ambiente fechado
    ------------------------------------------------------



    Tratamento Acustico da Sala
    também, eu compro a revista backstage todo mês e sempre tem lá uma materia sobre a sonorização de uma igreja
    e sempre se vê sobre isso: troca do sistema de som, alguns pontos com tratamento acústico, mesas digitais...

    xmarcelox
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    com a batera no aquário os outros músicos sentirão a queda expressiva da poluição sonora e, inevitavelmente cada um vai diminuir o ganho do seu instrumento...aconteceu na minha igreja...

    k14bis
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    então pessoal, o problema não é no p.a, e sim no som muito alto no palco que acaba vazando para o pa, pois o guitarrista aumenta o vol do amp. ai o baixista para de se ouvir e aumenta mais ainda e assim vai.. até eu chegar e dizer:
    "galera ta complicado vamo abaixar um pouco os amps", ai e so cara feia rsrs
    lá na igreja infelismente e como vcs disseram, investiram em tudo, ar, cadeiras, pintura e td mais, e o que " sobrou" foi pro equip. de som.
    ai mesmo estando dentro da igreja não da pra fazer milagres. rsrs
    não temos aquele aquario na batera e o baterista simplesmente " odeia " batera eletrônica.
    o pessoal tocar certinho, mais não sei o q acontence, cada um começa aumentatr o seu volume e o baterista tbém solta a mão ai, o bicho pega.
    to gostando galera de todos participarem, vamo ai galera, me salvem por favor.

    abraços

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    k14bis
    se cada da banda só pensar em si e não pensar como banda, pode ter o melhor equipamento do mundo que não resolve
    ainda não inventaram equalizador de cabeça dura, limiter de ignorancia e crossover de ego, ou o efeito semancol de mola ou multi-humilder delay....

    junta você a banda e chama o pastor e expõe o fato

    então se a galera não se ajudar, ajudar você, vai continuar essa bagunça, alguem precisa ter autonomia de dar a palavra final


    ---------------------------------------------------------------------- --------------
    já que é igreja, tem esse texto que ronda o facebook, mostra pra eles:

    1- O músico precisa aprender a se “mixar” no grupo, aprender a ouvir os outros instrumentos, afinal, é um conjunto musical.

    2- Todo músico deve treinar prática de conjunto se quiser amadurecer mais rapidamente.

    3- A teoria musical é fundamentalmente necessária, mas entre a teoria e a prática há uma distância que poucos querem percorrer.

    4- “Um bom médico não é aquele que receita um remédio sem saber o que está fazendo. Um bom músico não é aquele que toca sem saber o que faz”.

    5- Autodidata ? Há um engano no uso deste termo, pois há muitos analfabetos musicais dizendo-se autodidatas (uma desculpa para a preguiça), autodidata é aquele que estuda sem um professor, mas estuda.

    6- Uns falam antes de tocar algo, outros tocam antes de falar algo. Eis a diferença entre “músicos” e músicos.

    7- O músico deve aprender a conduzir uma música como ela é e não como ele acha que deve ser. Isto é maturidade.

    8- Há músicas em que o metrônomo só serve para o primeiro compasso, porque necessitam de uma interpretação flexível.

    9- A pulsação rítmica bem como o andamento são para serem sentidos e não ouvidos. Este princípio é para todos, mas fundamental para bateristas e percursionistas.

    10- Acompanhar um cântico é antes de tudo uma prática de humildade e sensibilidade. Nas igrejas, geralmente, os músicos querem mostrar toda a sua técnica em hora errada. O correto é usar poucas notas, não saturar a harmonia, inserir frases nos espaços melódicos apenas, e o baterista conduzir. Ou seja, economize informações musicais!

    11- Há uma tendência atual de supervalorizar a velocidade do músico, quantas notas ele executa por tempo. Velocidade não é sinônimo de bom músico. O bom músico é aquele que tem a sensibilidade de fazer a coisa certa na hora certa. A velocidade é uma consequência.

    12- A técnica deve ser estudada e sempre aprimorada, mas lembre-se de que é um meio de facilitar a execução da música e não um meio de exibicionismo.

    13- Uma boa maneira de aprimorar a interpretação é aprender primeiro a se ouvir, depois executar. Tem gente que canta e toca e não sabe o que está fazendo; acostume então a gravar o que é executado e seja autocrítico, estude, grave e ouça o que estudou; com o tempo você encontrará a forma ideal para a sua execução.

    14- Lembre-se: pausa também é música, portanto, “não sole na pausa”.

    15- A música possui três elementos básicos: harmonia, melodia e ritmo. Procure distribuir os instrumentos musicais no arranjo conforme estes elementos. Há instrumentos harmônicos e melódicos, há somente melódicos, há rítmicos e instrumentos que fazem os três, mas defina no ensaio ou arranjo, quais serão os devidos “papéis” para cada instrumento.

    16- A escolha do tom de uma música depende do canto; este deve ser dentro da tessitura vocal e confortável para ela. Mesmo que o tom escolhido não seja o mais confortável para o instrumentista ele deve executá-lo. Outra observação é que o tom pode influenciar na soronidade da música vocal com acompanhamento. O problema é que muitos confundem. Na música instrumental, a técnica e a expressão são mais exigidos porque as notas devem transmitir algo. Na música onde há o canto, a ênfase é para a mensagem, portanto, não deve ser interferida por outros elementos.

    17- Versatilidade ? Procure ser o mais possível. Saiba ouvir vários estilos, do erudito ao moderno, ouça com ouvido crítico e analítico. Saiba ouvir. Extraia coisas boas de cada estilo. Outro detalhe, é o músico não ficar “preso” somente ao seu instrumento, saiba apreciar a forma de execução como sonoridade e fraseado de outros instrumentos.

    Transcrição do livro: O Ministério de Música da Igreja – Moisés Malafaia

    joao b.
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    fernando tecladista

    Texto valoroso!

    Ctrl+C/Ctrl+V

    Vou levar pro meu pessoal!

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda ...som alto em igreja.