Cursos gratuitos à distância da Berklee College of Music!

    Autor Mensagem
    FAP
    Veterano
    # out/12


    Para os interessados em participar de cursos à distância gratuitos, organizados por renomadas universidades, apresento-vos o site Coursera:
    https://www.coursera.org/

    Na verdade, o site disponibiliza cursos de assuntos variados de ciências humanas, exatas, biológicas, etc, mas aqui estou destacando os que são pertinentes a um fórum de música:
    https://www.coursera.org/category/music

    Entre os cursos de música, destaco os seguintes:

    Introduction to Guitar
    https://www.coursera.org/course/guitar

    Songwriting
    https://www.coursera.org/course/songwriting

    How Music Works
    https://www.coursera.org/course/howmusicworks

    Introduction to Improvisation
    https://www.coursera.org/course/improvisation

    Eu já me inscrevi em alguns, mas que só iniciam no ano que vem. Espero encontrar alguns camaradas aqui do fórum como classmates :D

    clebergf
    Veterano
    # out/12
    · votar


    FAP

    Valeu pela dica, me inscrevi em improvisação.

    Lord-g
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Aeee Tô dentro !

    Lord-G Profile

    FAP
    Valeu a dica !!!

    ogner
    Veterano
    # out/12
    · votar


    FAP
    Bacana, valeu por avisar!!

    o/

    juninholiveira
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Com funciona isso? Precisa saber inglês fluentemente? Me interessei pelo de Songwriter, porem meu ingles não é dos melhores, e não posso ainda falar fluentemente, nesse curso precisa 'conversar' ou só ouvir?

    Ali falou de videos, eu sóa ssisto os videos e converso com alguem? mando minhas musicas, etc. como funciona?

    victorhb
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Legal, não conhecia isso aí, mas o título do tópico não tá de acordo hein. Esses cursos desse site são de diversas universidades, os cursos da Berklee a distância são todos pagos, se não me engano. Mas alguns desses parecem interessantes mesmo, me inscrevi, vamos ver o que acontece...

    makumbator
    Moderador
    # out/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    FAP

    Muito legal! Me inscrevi no de improvisação. Vamos ver...

    Muito obrigado por compartilhar com a gente!


    victorhb

    Me parece que a Berkelee é uma das 33 instituições associadas a esse site:

    https://www.coursera.org/universities

    Então o título não deixa de estar correto, mesmo não se tratando de um curso regular dessa instituição.

    MisterMoney
    Veterano
    # out/12 · Editado por: MisterMoney
    · votar


    Problema é os caras não vão entender em inglês....

    makumbator
    Moderador
    # out/12
    · votar


    MisterMoney

    Me pareceu implícito que é necessário uma certa proficiência em inglês. Pelo menos que consiga ler os textos e também escrever o que for necessários para interagir no curso.

    MisterMoney
    Veterano
    # out/12
    · votar


    makumbator
    Pois é, eu acho que aqui é minoria sabe em inglês,maioria não.
    para fala a verdade, eu entendo bem a inglês mas sou pessima em pronunciação.

    victorhb
    Veterano
    # out/12
    · votar


    makumbator

    Pois é, acontece que um tempo atrás percorri o site todo da Berklee na seção de cursos online, e não tem nada de graça não. O máximo é um "sample course" onde vc acessa uma parte introdutória dos cursos a distância, e eles disponibilizam apenas uma "aula" das várias aulas que fazem parte do curso completo.

    makumbator
    Moderador
    # out/12
    · votar


    victorhb

    Mas isso não é um curso regular da Berklee. É um curso livre que a instituição dá apoio (e provavelmente algum material e estrutura). São coisas totalmente diferentes.

    É como um curso livre que se oferece em universidades brasileiras, e que obviamente também não tem nenhum vínculo regular e oficial com algum curso da graduação.

    victorhb
    Veterano
    # out/12
    · votar


    makumbator

    Entendo, mas se houvesse algum tipo de curso online associado de alguma forma ao Berklee, constaria no site deles (Berklee), não é?Não existe nada do tipo por lá, existem as seções sobre o curso regular presencial, e sobre os cursos online, sendo que nos cursos online o que encontrei de graça foram apenas exemplos. Mas torço pra que seja tudo de graça mesmo, na Berklee só tem fera...

    makumbator
    Moderador
    # out/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    victorhb

    Pelo que eu entendi não é um curso da Berklee, mas um curso livre APOIADO por ela. É um professor apenas para cada assunto, e não se usará toda a estrutura e pessoal da instituição. A Berklee entra nesse caso como uma chancela de qualidade ( e provavelmente com algum material didático e logística), e não como algo criado, mantido e dirigido por ela.

    Pelo menos foi o que entendi...

    MisterMoney
    Veterano
    # out/12
    · votar


    victorhb
    existe os espertinhos se aproveitaram da ingenuidade das pessoas para dizer que é de graça,mas no final vcs vão pagar a conta.

    isso é Puro Marketing.

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/12
    · votar


    victorhb
    Eu tive a mesma impressão que você, me inscrevi na Berkley a muito tempo, toda hora chega email anunciando algum curso, ou oferecendo aulas grátis, mas é apenas a introdução, quando fica com vontade de fazer, tem que partir para o paypal Hehe

    Este coursera apesar de ser gratuito, deve abordar apenas superficialmente os temas, aí interessados vão procurar se aprofundar...

    Anyway, estou me inscrevendo, de graça que mal tem Hehe

    MisterMoney
    Claro que é marketing, estão dando um aperitivo para se aprofundar ou querer algo maior e mais completo, de longa duração, vai procurar quem? As instituicoes filiadas claro, porque não se inscreve e faz o curso ué... Ao invés de ficar falando que estão nos passando a perna

    No final, mais uma ótima oportunidade de praticar o inglês

    victorhb
    Veterano
    # out/12
    · votar


    makumbator

    Pois é, tomara que seja então! Estudar na berklee, mesmo que seja a milhares de kms, é tipo um sonho pra qualquer um que goste de música.

    FAP
    Veterano
    # out/12
    · votar


    juninholiveira
    A maioria dos cursos é em inglês, então você precisa pelo menos entender o que os instrutores irão passar.
    Na página dos cursos tem uma seção que explica os requisitos. É possível perceber que alguns deles exigem que o estudante envie materiais (gravações) para o instrutor de vez em quando, mas acredito que não precise ser fluente em escrever/falar pra isso. Qualquer coisa, manda um Google Translator ali e tá tudo certo.

    victorhb
    Os cursos da Berlkee são pagos, mas é como alguns aí explicaram, as universidades que participam desse site disponibilizam alguns representantes que fornecem esses cursos introdutórios. E por mais que tenham outras universidades envolvidas (conforme expliquei no primeiro post), tem tudo a ver com o título sim, então não viaja :P

    MisterMoney
    O Edson Caetano já falou tudo. Esses cursos são gratuitos, porém introdutórios. É bem provável que depois façam propaganda pra continuar os cursos nas universidades, mas sinceramente não me importo com isso. E nem tem como cobrarem por enquanto, pois pra fazer o cadastro basta apenas ceder o nome e uma senha.

    makumbator
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Já começou.

    Estou fazendo o de improvisação. Assisti aos vídeos, respondi o que foi perguntado e fiz a análise do solo. Agora durante essa semana vou gravar o meu solo sobre a primeira base oferecida e subir o material no site.

    A meu ver esse primeiro solo vai servir como referência aos instrutores sobre o nível geral e de cada participante.


    Tem mais alguém fazendo o de improvisação por aí?

    waltercruz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    eu estou pseudo fazendo, mas eu estou pseudo fazendo várias coisas ao mesmo tempo e todas elas não estão ficando bem feitas. Tipo essa pseudo-resposta aqui!

    waltercruz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Eu quero muito fazer o de chuck, que vai rolar em outubro

    https://www.coursera.org/course/chuck101

    mvrasseli
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Entrei no site e o conteúdo parece ser bom, pelo menos é tudo bem organizado. Parece que é tudo com uma didática bem informal. De qualquer forma, obrigado por divulgar os links FAP.

    FAP
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Eu finalizei há alguns dias o "Introduction to Music Production", que por sinal é espetacular. O instrutor cobriu vários tópicos importantes para produção de maneira muito clara. Ainda não terminei de acompanhar todos os vídeos, mas foi o melhor curso à distância que fiz até agora.

    Em compensação, o curso de Songwriting eu achei fraco. O instrutor tava enrolando demais, aí não dá vontade de acompanhar.

    Já me inscrevi em vários outros, na área de música e programação também. Tem muito assunto interessante, haja tempo!

    waltercruz
    Eu quero muito fazer o de chuck, que vai rolar em outubro

    https://www.coursera.org/course/chuck101


    Muito legal, eu não tava sabendo desse curso aí. A propósito, você é programador?


    mvrasseli
    Entrei no site e o conteúdo parece ser bom, pelo menos é tudo bem organizado. Parece que é tudo com uma didática bem informal. De qualquer forma, obrigado por divulgar os links FAP.

    Opa, de nada.

    waltercruz
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    FAP
    Sou sim! Trabalho com web (php/python/mysql/apache/linux/etc)

    Eu fiz os 2, o de songwriting e o de introdução.

    O de songwriting eu desisti, ams não achei o cara fraco não! Mas por ser em inglês,tentar entender questões que já seriam complicadas em portugues como prosódia, métrica, rimas em um idiom que nao domino, atravancou tudo. Desisti na terceira ou quarta semana.

    O de introdução a produção foi bem bom. Mesmo sendo básico, o instrutor era bem bacana, e aprendi muito mesmo na parte de tudo o que vc constrói em cima do delay simples. Como eu já uso DAW a um bom tempo, deu pra levar meio 'nas coxas' esse (fiquei desempregado, fui praticamente despejado e agora ainda to sem internet em casa, então foi um desafio e tanto).

    Queia fazer o de improvisação, mas praticamente já perdi a primeira semana.

    waltercruz
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    os dois cursos da berklee que eu fiz (introdução a produção musical e songwriting) rola de fazer um curso mais aprofundado na berklee, com desconto para alunos do coursera.

    makumbator
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    waltercruz
    Queia fazer o de improvisação, mas praticamente já perdi a primeira semana

    Ainda dá para fazer. Está no primeiro exercício gravado pelo aluno e primeira análise de solo feito pelo professor.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bem.
    Estes cursos parecem ser bem interessantes.
    O importante é quem participa dar um retorno, para quem sabe outros no futuro adentrarem ao curso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cursos gratuitos à distância da Berklee College of Music!