A musica piorou nas últimas décadas. "Comprovado" cientificamente.

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig: Contudo, me defendo, podem procurar em qualquer post meu e verás que não me refiro a post nenhum de colegas de fórun com adjetivos como "estupido" ou "imbecil".

Já me disseram coisas que eu fiquei chateado mas, sabe...

Let it be!

;)

Scrutinizer
Veterano
# set/12
· votar


Você pegou duas musicas para comparar, a pesquisa pegou 464.411 músicas. arranja mais 464.409 para rebater.
A "pesquisa super científica" foi feita por um computador, que analisa e mede de acordo com parâmetros definidos pelos programadores, está bem longe de realmente medir "qualidade musical", se isso sequer possa ser medido...

Na verdade tem esse problema também, o "bom" de vocês não é absoluto, qualidade simplesmente não pode ser medida.

Ok, garoto....leva o troféu!!
Não faço isso com a intenção de ser melhor que ninguém ou ganhar uma competição, estou só expondo minha opinião.

JJJ
Veterano
# set/12 · Editado por: JJJ
· votar


MauricioBahia

Putz, esse vídeo do Anhaia é ducacete, hein!

Todo mundo devia ver! Recomendo fortemente! Principalmente para os fans dessas bandecas novas...

Konrad
Veterano
# set/12
· votar


My two cents.

De fato há uma certa miopia retrospectiva na seleção dos argumentos que constam na referida pesquisa, id est, as músicas selecionadas para constarem como referência de canções d emassa já passaram por um processo de depuração pelo gosto popular, pelo crivo do tempo, e ficaram, já as que eram tão ruins quanto os tcherererer de hoje foram engolidas pelo oblívio. Dessa forma, é muito delicado fazer qualquer tipo de análise retrospectiva isenta - eu diria mesmo impossível - posto que a fundamentação estará sempre enviesada, em qualquer direção que seja, há um bias na seleção e na análise.

Por outro lado, em um observação mais ampla, percebe-se sim que um compositor advindo de classe social baixa, sem acesso à educação formal de 40/50 anos atrás apresentava letras com muito mais recursos (Cartloa é o exemplo mais pontual) do que um "compositor" qualquer contemporâneo que tenha o apelo que Cartola teve. Porém, antes de se assumir que a música empobreceu, pode-se buscara compreensão no fato de que ela se massificou numa sociedade cujos valores foram diluídos e que se tornou relativista (não no sentido reacionário, ok?) em que o próprio papel da música como instrumento de diversão tomou o lugar de "expressão artística"; o que se coaduna perfeitamente com o processo de infantilização geral que toma conta dos adultos.

Em resumo, o processo de relativização e flexibilização dos costumes permitiu às epssoas serem o que a natureza sempre foi em larga escala: rasas, vazias, infatis e hedonísticas. E a música refelte isso. A música não morreu, ela apenas saiu do Hit Parade.

Kruspemsv
Veterano
# set/12
· votar


Existia música boa a 50 anos atrás assim como existe música boa de 50 segundos atrás. Pra pensar diferente disso só sendo um saudosista descarado.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/12
· votar


Scrutinizer
Você pode expor sua opinião sem chamar ninguém de estupido ou imbecil.
Duvido muito que você usa estes adjetivos falando pessoalmente, então não faça isso atras de um computador.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


A questão é que a pesquisa não declarou que as músicas "pioraram". Foi um golpe de sensacionalismo do globo (em outros sites não estava tão ruim assim) associado a uma profunda vontade de acreditar de alguns leitores.

Sim, eles detectaram por meio de uma amostragem rigorosa uma menor variedade de notas e harmonias nas músicas. Isso é dizer que as músicas são "piores"? A qualidade de uma música é determinada pela variedade das notas que ela contém? Eu posso dizer que o movimento da música minimalista da década de 60 é o "pior" estilo musical da história da música, uma vez que a variedade de notas é logicamente menor? Claro que não.

E outra, as pessoas que aceitaram o que a matéria disse sem nem pararem pra pensar, estão assumindo e aceitando também que as músicas antigamente eram "melhores" por serem mais variadas, visto que a única constatação da pesquisa foi acerca da variabilidade. Vocês por acaso ouvem as músicas mais variadas que existem? Se vocês consideram que este fator seja a característica primordial na determinação da qualidade da música, deveriam então ir buscar as músicas mais variadas, caso contrário, estão ouvindo músicas "piores" também.

Outra coisa é que, aparentemente, a amostragem da pesquisa se restringiu a apenas alguns estilos musicais, então não é algo que se possa afirmar da música em geral, afinal, ao contrário do que muitos pensam, música não é só Rock não.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# set/12
· votar


desde que eu nasci, os artistas de sucesso são os mesmos. Muda-se a roupagem, mas o conteúdo é sempre o mesmo.

Lista de algumas das musicas mais executadas em seus respectivos anos:

1982
"Physical" Olivia Newton-John
"I Can't Go for That (No Can Do)" Daryl Hall and John Oates
"Centerfold" The J. Geils Band
"I Love Rock 'n' Roll" Joan Jett and the Blackhearts
"Chariots of Fire" Vangelis
"Ebony and Ivory" Paul McCartney and Stevie Wonder
"Don't You Want Me" The Human League
"Eye of the Tiger" Survivor
"Abracadabra" Steve Miller Band
"Hard to Say I'm Sorry" Chicago

1992
"Black or White" Michael Jackson
"All 4 Love" Color Me Badd
"Don't Let the Sun Go Down on Me" George Michael and Elton John
"I'm Too Sexy" Right Said Fred
"To Be with You" Mr. Big
"Save the Best for Last" Vanessa Williams
"Jump" Kris Kross
"I'll Be There" Mariah Carey
"Baby Got Back" Sir Mix-a-Lot
"This Used to Be My Playground" Madonna

2002
How You Remind Me" Nickelback
"U Got It Bad" Usher
"Always on Time" Ja Rule featuring Ashanti
"Ain't It Funny" Jennifer Lopez featuring Ja Rule
"Hot in Herre" Nelly
"Dilemma" Nelly featuring Kelly Rowland
"A Moment Like This" Kelly Clarkson
"Dilemma" Nelly featuring Kelly Rowland
"Lose Yourself" Eminem

2012
"Sexy and I Know It" LMFAO
"We Found Love" Rihanna featuring Calvin Harris
"Set Fire to the Rain" Adele
"Stronger (What Doesn't Kill You)" Kelly Clarkson
"Part of Me" Katy Perry
"Stronger (What Doesn't Kill You)" Kelly Clarkson
"We Are Young" Fun featuring Janelle Monáe
"Somebody That I Used to Know" Gotye featuring Kimbra
"Call Me Maybe" Carly Rae Jepsen
"Whistle" Flo Rida
"We Are Never Ever Getting Back Together" Taylor Swift

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# set/12
· votar


no que concerne ao meu gosto pessoal, a maioria dessas músicas é um lixo. Então, não sei se hoje em dia a música é pior ou melhor.

lembrei de outra coisa: recentemente, a Diane Krall teve seu album entre os dez mais vendidos no ranking da Billboard nos EUA. O album tem composições de Cole Porter, Tom Jobim, Marcos Valles e outros nomes da "música de bom gosto".

a pergunta é: será que ela é uma pérola no meio do lixo ou ela não é tão diferente assim de uma Beyonce ou uma Lady Gaga?

Rabbit
Veterano
# set/12
· votar


Não acho que a música caiu muito não. Só acho que o fenômeno seja consequência do capitalismo. É natural. A finalidade de tudo hoje em dia é o lucro. Simples. Isso juntando com a acomodação do povo e vontade de ter tudo fácil, rápido e barato termina dando nisso.

O povo quer comida rápida e barata mas reclama que mcdonalds é ruim. Quer ouvir música bem trabalhada mas reclama que não passa no faustão. Quer carro grande, rápido e luxuoso mas reclama da poluição. Quer iPhone barato e que limpe até a bunda mas reclama que a Apple explora trabalhadores chineses. Quer Gibson barata e que não adicione no desmatamento e que venda no Brasil no precinho de feira.

Basta trabalhar um pouquinho que tudo se melhora.

Eu cozinho a comida boa que eu quero. Quer ouvir musica boa? Vai no reverbnation que tem música de toda qualidade de graça. Que tal dirigir um carrinho menos potente? Guitarra boa? Dezenas de luthiers bons por aí, foi assim que surgiu Fender e Gibson. Quer telefone melhor do que o iPhone e mais barato? Desculpa mas o iPhone bota pra fuder. Nada melhor.

alv2707
Veterano
# set/12
· votar


Só lembrando que qualidade musical não tem nada a ver com SEU GOSTO. Você pode amar uma música e mesmo assim admitir que ela é uma porcaria total.

Eu tenho um conhecimento minimo em composição musical, já estudei mas nunca cheguei a aprofundar no assunto. Mas o que eu sei é suficiente pra ver que a maioria das pessoas que comentaram acima ignoraram ou simplesmente não sabem merda nenhuma sobre composição musical.


A analise foi fria é "matemática", levantou FATOS, não opinião pessoal igual tem galera dando aqui.


Se alguém tem conhecimento em composição eu dou a sugestão de pegar os 5 primeiros lugares dessa semana na billboard e fazer uma analise musical completa comparando com os 5 primeiros lugares de alguma semana aleatória dos anos 70 por exemplo.

Resumindo: A qualidade musical não tem nada a ver com o fato de uma música ser boa ou ruim. O que decide se um música é boa ou ruim é só SEU GOSTO.

TimRiddley
Veterano
# set/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Exato. Eu que sou fã de minimalismo até me senti ofendido com as pessoas associando menor quantidade de notas com música ruim, haha.

Snakepit
Veterano
# set/12
· votar


Não acredito que esse topico vai ter trocentas paginas discutindo o subjetivo.

Acho que a musica apenas reflete atual situação de quem escuta. Musicas vazias para um povo vazio, simples assim. O que o pessoal quer é tchu tcha então alguém vai fazer uma musica tchu tcha e vai faturar em cima.

É asim que funciona, e não o contrário.

MauricioBahia
** Eu prefiro os anos 80! hehe

Eu também.

Jeps
Veterano
# set/12 · Editado por: Jeps
· votar


Edit

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# set/12
· votar


A qualidade musical não tem nada a ver com o fato de uma música ser boa ou ruim. O que decide se um música é boa ou ruim é só SEU GOSTO.

não é bem assim

Leex
Veterano
# set/12
· votar


Claro. Como se as pessoas estivessem preocupadas com complexidade.
Teve coisa boa ontem, tem coisa boa hoje, é só desligar a TV e o rádio.
Analisar a música apenas como uma ciência e não como arte pra mim é falho. Uma música simples não é uma música ruim. Não pra mim.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# set/12
· votar


Leex

Ninguém disse que é ruim

Gabriel Landim
Veterano
# set/12
· votar


Se a música está melhor ou ou pior eu não sei... só sei que o número de gente incompetente fazendo enorme sucesso (leiam: "vocalistas" dependentes de corretores de afinação) nunca foi tão grande...

MMI
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

ão me refiro a post nenhum de colegas de fórun com adjetivos como "estupido" ou "imbecil".

Plagiando Forrest Gump, estúpido ou imbecil é quem faz coisas estúpidas ou imbecis. Quem entra num fórum para botar adjetivos destes nos colegas não está fazendo nada inteligente...

Nas palavras do Dalai Lama, de hoje:

I believe the ultimate source of blessings is within us. A good motivation and honesty bring self-confidence, which attracts the trust and respect of others. Therefore the real source of blessings is in our own mind.

(Respect!!!!! Tá aí o que anda faltando...)

Abç

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Gabriel Landim

só sei que o número de gente incompetente fazendo enorme sucesso (leiam: "vocalistas" dependentes de corretores de afinação) nunca foi tão grande...

Isso é verdade...estamos na era do "Auto Tune". Aí é mole, qualquer um que tenha um rostinho bonito e um cabelinho da moda pode "cantar" e fazer sucesso. A voz é um fator secundário, neste caso.

Leex
Veterano
# set/12
· votar


Its Fucking Boring To Death

Em nenhum momento citei que alguém aqui citou que a música simples era ruim. Dei uma opinião que é relevante ao assunto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A musica piorou nas últimas décadas. "Comprovado" cientificamente.