e surgiu a Shit Music.

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # set/12 · Editado por: El_Cabong


    Há muitos anos atrás, artistas batiam de frente com produtores.
    Produtores queriam algo para o mercado. Artistas queriam inovar, criar, experimentar, ...
    Quando o Queen por exemplo, lançou a música Bohemian Rhapsody os produtores cairam em cima deles. Queriam cortar a música pela metade para ficar no padrão do mercado e das rádios, mas não conseguiram, a música ficou inteira, sem falar que esta música misturava ópera com rock, uma coisa bem incomum no mercado musical da época.
    Falando ainda do Queen, Eles fizeram a música Radio Ga Ga, criticando a MTV. Criticar a MTV hoje em dia é mercadologicamente um tiro no pé, mas o Queen era maior do que isso !!
    Pink Floyd emendou várias músicas no álbum The Wall (sem pausa), e isso dificultava muito a colocação destas músicas nas rádios, mas o álbum ficou exatamente assim como a banda queria.
    Enfim !! Os artistas venciam, e os que saiam ganhando eram os audiófilos ávidos por surpresas e genialidades.

    Hoje os produtores venceram. Estão fabricando Ídolos, e impondo a produção de um produto previsível, com letras e arranjos pobres, com prazo de validade curto, em que a cópia "Mais do mesmo" reina, sob o lema: "Em time que está ganhando $$$ não se mexe".
    Surgiu então o estilo musical SHIT MUSIC. Ligue a TV num programa de auditório e você o ouvirá.

    Scrutinizer
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    Pensei que você estaria falando do EP do Gerogerigegege, More Shit.

    Btw, puta assunto batido, hein? Um tópico desses por semana.

    brunowebguitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    El_Cabong
    É triste saber que hoje a maioria dos "artistas" faz música por dinheiro, e não por gosto. Não que não seja bom ganhar dinheiro, mas eu acredito que quando você faz música por gosto, você aplica a sua paixão ali, todo o seu empenho vai naquilo, e o dinheiro acaba vindo da mesma forma, pois a música ganha um sentimento diferente.
    Pode parecer discurso pronto, mas eu não me conformo com o sucesso de Michel Teló, Gustavo Lima, Luan Santana e etc. É tudo a mesma coisa, letras idiotas, melodia tosca, um cantor "bonitinho" pra atrair a meninada....
    Eu achava o Michel Teló um bom cantor na fase em que ele estava no Grupo Tradição, tinham boas músicas, mas depois que virou pop, sem comentários...

    conandrade
    Veterano
    # set/12 · Editado por: conandrade
    · votar


    El_Cabong
    Ontem, tive uma conversa com um amigo que é formado em filosofia. é artista plástico e trompetista, mais ou menos sobre o teor deste tópico.

    Esses 'caras' que vc citou (Queen, Pink Floyd...) foram isso "tudo" pois investiram e acreditaram na idéia que eles tinham. Eles "bancaram" e conquistaram o espaço deles. Essa é a grande diferença. Beatles foi isso. O assunto (ontem) começou com eles, pela diversidade da obra que eles tiveram: nenhum trabalho é igual ao outro. John Lennon literalmente surtou quando começou a ser 'obrigado' a encaixar o 'mercado' na música dele. Era um artista nato. Não a toa, deu um chute naquilo e foi fazer o que gostava. Jimi Hendrix idem.

    O mercado hoje é assim pq as pessoas são assim. É consequência do capitalismo. Quem faz o "mercado" é quem compra e a galera que nem tem conhecimento ou, curiosidade pra saber a história das coisas, acaba por ser alienado por preguiça.

    Mas isso não significa que não exista vida fora da "mídia convencional".... na realidade é justamente lá onde a vida está. E vou além, a mídia "convencional" descobriu isso, lá pela década de 60, se aproveitou e aprendeu a ganhar dinheiro com isso.

    A questão é: até quando vamos continuar dando ibope ao que nos empurram goela abaixo?

    Falar mal tambem dá dinheiro, assim como a pobreza é rentável! Falar mal do Restart é justamente botá-los na mídia!

    El_Cabong
    Veterano
    # set/12
    · votar


    brunowebguitar
    Eu detesto música sertaneja.

    MAS ...
    Dentro do meu gosto tem dois que se salvam: Almir Sater e Oswaldo Montenegro.
    O engraçado é que eles não fazem este tipo de música pop rural com letra idiota e arranjos pobres. E justamente por eles terem esta VIRTUDE, é que eles não estão na mídia.

    Só cai nas graças do povão, quem faz porcaria !!

    gpeddino
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Mas isso que hoje em dia chamam de "sertanejo" não é sertanejo de verdade. É pop travestido de música de raíz pra parecer que envolve alguma "tradição" e assim, pareer mais legítimo.

    Música sertaneja de verdade é muito boa sim, vide Almir Sater, Renato Teixeira, Tonico e Tinoco, Helena Meirelles, Pena Branca e Xavantinho...

    brunowebguitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    El_Cabong
    Não tenho dúvidas de que ainda existe música sertaneja boa, assim como existe um funk que não fala um monte de besteira e ofende o mundo todo. Uma pena que hoje em dia nenhum desses tipos de música faz sucesso, creio eu que devido a falta de cultura e a ignorância do povo. Hoje só faz sucesso essas porcarias que alguns ainda tem coragem de chamar de música...

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Hoje os produtores venceram. Estão fabricando Ídolos, e impondo a produção de um produto

    sim é o ganha pão deles
    só acho o seguinte

    ninguém vai abrir a porta de um veiculo de comunicação se você não der grana: TV, rádio... são empresas como qualquer outra que precisa de lucro

    então de alternativa:
    ficar no mimimi que o rock acabou, que a música de verdade acabou, que não existe espaço, que mimimi e mimimi e mais mimimi

    outra alternativa é entrar na guerra
    em uma guerra você usa as mesmas armas

    então que tal juntar umas 20 bandas de "música de verdade" com grana pra investir, contratar alguns empresarios do ramo e estes comprarem horario na novela, na radio, comprar dancinha do neymar
    (um golzinho do neymar e ele faz um "air guitar" no mais novo sucesso) até aparece com um novo penteado igual as cabeleras do kiss
    comprar horario no faustão.... entrevista na ana maria braga, montagem no video show....

    brunowebguitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    fernando tecladista
    Concordo que hoje não se faz nada sem dinheiro, mas acho que na questão da "guerra", as bandas boas não estão interessadas nisso. Você acha que eles estão preocupados com isso?? Se os caras não fazem sucesso aqui, eles fazem em outras partes do mundo, então eles não estão nem ai pra nós!!! Não creio que grandes bandas estejam interessadas em aparecer no Faustão ou na Ana Maria Braga, muito menos em ter sua música coreografada pelo Neymar...

    El_Cabong
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Não creio que grandes bandas estejam interessadas em aparecer no Faustão

    Eu já vi há muitos anos atrás: Scorpions, Bon Jovi, Air Supply, Jimmy Cliff, Roxette, Inner Circle, ... no Faustão !!

    Bons tempos !!

    -Dan
    Veterano
    # set/12
    · votar


    fernando tecladista
    sim é o ganha pão deles
    só acho o seguinte

    ninguém vai abrir a porta de um veiculo de comunicação se você não der grana: TV, rádio... são empresas como qualquer outra que precisa de lucro

    então de alternativa:
    ficar no mimimi que o rock acabou, que a música de verdade acabou, que não existe espaço, que mimimi e mimimi e mais mimimi

    outra alternativa é entrar na guerra
    em uma guerra você usa as mesmas armas

    então que tal juntar umas 20 bandas de "música de verdade" com grana pra investir, contratar alguns empresarios do ramo e estes comprarem horario na novela, na radio, comprar dancinha do neymar
    (um golzinho do neymar e ele faz um "air guitar" no mais novo sucesso) até aparece com um novo penteado igual as cabeleras do kiss
    comprar horario no faustão.... entrevista na ana maria braga, montagem no video show....


    Legalizaram o jabá?

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/12
    · votar


    brunowebguitar
    então eles não estão nem ai pra nós!!!

    isso independe de estilo ou qualidade musical

    acha que esse pessoal da "shit music" tá preocupado com o carinha que canta no "forró do risca faca" por 50,00 (o mesmo estilo que eles), mas não tem espaço para aparecer na midia

    -Dan
    Legalizaram o jabá?
    se você quer entrar em um jogo tem que seguir as regras dele

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    Apesar de ter 50 anos, não concordo com essa coisa de "no meu tempo era melhor"...

    O que acontece, é que as vezes tenho alguma dificuldade de entender, uma linguagem ou expressão musical, que não é a minha.

    Mas acho que toda geração, sempre tem gente talentosa.

    Tem cara bom fazendo samba, fazendo choro, fazendo jazz, fazendo pop rock, fazendo metal...e etc. Sempre tem gente talentosa.

    O que tá meio complicado é o acesso! A midia restringiu prá meia dúzia de artistas medalhões do axé e sertanejo universitário e se fechou pro resto.

    Mas se procurar, na NET, nas baladas alternativas, nos blogs e etc. acha e acha muitos caras bons!

    Quem quer ouvir coisa boa, encontra. Quem quer ouvir merda liga o rádio e assiste Faustão.

    -Dan
    Veterano
    # set/12
    · votar


    fernando tecladista
    se você quer entrar em um jogo tem que seguir as regras dele

    É uma ideia. MAs nessa onda politicos honestos se corrompem pra fazer parte do jogo.. e indo longe, negros tinham até escravos a dois séculos atrás. Tudo para entrar no jogo.

    Mas não serei hipócrita. Dentro da licitude, se eu tivesse grana, entraria nas regras do jogo.

    El_Cabong
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig
    Mas acho que toda geração, sempre tem gente talentosa

    Com certeza !!!!!!!!!!!!!!!!
    É só ir no You Tube e ver por exemplo, alguns japonezinhos de 7, 8 anos de idade tocando melhor que muitos adultos !!
    ----------------------------
    Mas alguma coisa mudou de uns tempos pra cá !!
    Não é o mais talentoso, o mais genial, o mais criativo que faz mais sucesso.
    O que faz mais sucesso é o mais baçaceiro !!
    Quanto mais débil e bagaça mais o povo gosta !!

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # set/12
    · votar


    El_Cabong

    as bandas se vendem muito fácil. Por exemplo, o Legião Urbana nunca participou de festivais. Tinham público suficiente pra não se rebaixarem a isso. Já a grande maioria dos artistas aceitam qualquer oferta pra garantirem seus quinze minutos. Não estão interessados em fazer música pela música, mas, de faturar em cima dela. São os fariseus da música.

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Its Fucking Boring To Death
    · votar


    tem mais: outro dia assisti pelo youtube um programa da década de 80 apresentado pelo César Camargo Mariano, que dispensa apresentações, na extinta Manchete. Cada programa, ele recebia um artista diferente: Chico Buarque, Djavan, A Cor do Som etc, pra fazer um som. Nos dias de hoje, onde o imediatismo impera, um programa como esse é praticamente inconcebível. A não ser lá pelas três da manhã. Jô Soares que o diga.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/12
    · votar


    acho que o pessoal esquece que o mundo é globalizado e acaba por só pensar sobre o mercado nacional.

    só ano passado: novo cd do eric clapton , roniewood ,buddyguy ,chicken foot,santana ...
    tirando a cena independente da sua cidade que SEMPRE TEM.

    se os radios e tv viraram espaço exclusivo da musica comercial , paciencia, deixa eles ficarem com elas ,a musica não precisa deles , na verdade nunca precisou ,bach vai ser mais lembrado que qualquer musico dos ultimos 200 anos e na epoca dele nem sei se ja existia eletricidade...

    o o roqueiro popzeiro(popbom) bluzeiro metaleiro , tem que aprender com os jazzistas , cuspir na cara de quem cospe na cara dele , e não ficar esperando que a logica politico economica do mercado mude em pró da arte, pq isso NÃO VAI ACONTECER.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a e surgiu a Shit Music.