Para quem tem banda: Vocês acham normal vocalista levar a letra?

    Autor Mensagem
    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Deco_ufrj


    Galera, coloquei nesse forum porque é uma pergunta geral... to tendo um stress com o vocalista da minha banda porque o cara insiste em levar as letras pros ensaios e shows...

    Quando é musica nova do ensaio, nao me importo... mas ele leva a letra de musicas q tocamos ha meses, e isso ja ta me irritando... o que vocês acham disso?

    pra mim, parte da "função" dele é decorar a letra, por isso que estudamos as musicas em casa, antes do ensaio... e não chegar na hora do ensaio pegar a letra na internet e cantar...

    kiki
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    isso é muito relativo.
    musico erudito usa partitura pra tudo, por exemplo.
    e tem gente com mais dificuldade de decorar.

    mas eu particularmente acho que cantor que fica preso à letra nao consegue se soltar o suficiente pra dar aquela "pegada" na musica.

    as experiencias que eu tive de cantores que se livraram do papel foram bem positivas, sempre cresceu a musica.

    a nao ser em casos de letras muito longas e/ou dificeis de decorar, acho que o melhor é se livrar.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Deco_ufrj: mas se ele leva a letra de musicas q tocamos ha meses, ja ta me irritando... oque vocês acham disso?

    Eu acho ótimo! hehe. Falando sério, na verdade isso é ruim pra mim, pois eu sei que poderia cantar muitas das músicas sem as letras e já fiz isso até, quando esquecia de colocá-las na "pastinha". Eu acho que o lance é "forçar" o cérebro um pouco e isso até faz fixar a letra na memória. É um exercício fundamental cantar sem ler. Como sempre, tudo é questão de treino e se você busca "excelência", é bom quadruplicar o esforço!

    Agora, tem umas letras que não rolam. Por exemplo, "Indios" do Legião. Tem que rolar uma "cola", nem que seja uma canetada no braço. Nem o Renato Russo se lembrava muitas vezes! hehe

    Valeu!

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Deco_ufrj
    Muita gente canta com as letras, agora na modernidade com tablet ligado, normal

    Acho o melhor conversar com o pessoal da banda e decidir o que a maioria quer, abolir de vez as letras

    Mas lembre-se que achar um vocalista é dureza, se o cara canta bem, afinado e agita a galera que mal tem ler

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    essa é minha 5a banda.... nunca tive um vocalista que levasse as letras.. por isso acho estranho... pra mim todo mundo precisa decorar a musica, cada um na sua... acho feio o cara cantando com uma estante na frente, ou o papel na mão...

    Yaloplasma
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Acho que a cola deve ser a " segurança " , caso esqueça alguma parte. Na minha antiga banda , o vocalista nao cantava sem a pasta. Achava meio amador da parte dele. Lembro que certa vez a pasta caiu e ele nao entrou na música. Ficou muito chato. O público percebeu.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Mas pra mim, pior, muuuuuuuuuuuuuuuito pior que levar a letra é o cara começar o "embromation", no caso de cantar em inglês, por exemplo. Enfim, o cara canta "nas coxas" a letra... Eu acho horrível. Chega a ser tragicômico.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Olha, cara, a última banda que tive, que durou muitos anos, tínhamos músicas complexas e todo músico tocava de cor, porque o vocalista não pode decorar também?

    O vocalista de minha banda, cantava bem, mas não era nem um "Ronnie James Dio", porém, ele tinha uma performance de palco incrível e isso fazia toda a diferença. Tinha centenas de letras decoradas e quando raramente esquecia algo, mandava super bem no improviso.

    Acho que se ele usasse "cola" ia comprometer toda a performance, ia engessar o cara.

    Imagine Robert Plant, Freddie Mercury, Ian Gillan e etc com caderninho na frente?

    Eu não curto não... gosto de vocalista com performance, acho que é função deles atrair a atenção e os olhares do público, não sinto "ciúmes" não, muito pelo contrário.

    E acho que saber letra de cor é obrigação também, Pelo menos se for Rock ou Pop Rock.

    tito lemos
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: tito lemos
    · votar


    Acho que grande parte da "pegada" de um vocalista reside em ter uma performance livre de amarras. As amarras: timidez, nervosismo, falta de técnica, má respiração, ler as letras...

    Sou vocalista, e já tenho amarras demais (uma das minhas grandes amarras ainda é a minha guitarra, um dos meus objetivos é cantar como se ela não existisse e tocar como se só ela existisse, hehehe). No meu caso, ter as letras decoradas é OBRIGATÓRIO.

    Kaah_lol
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    O vocalista ta minha banda sempre leva o Tablet dele com todas as letras.. Eu acho bom, até pra pegar beeem a letra até o dia da apresentação ou show. No dia do show com minha banda, ele não usou nada. Mas, na medida que vai aumentando as músicas, é necessário ter as letras. Ninguém é um robô com memória de tantos GB pra guardar mais de 10 letras numa boa. Acho que é necessário e bom ter as letraas ^^

    ariancarvalho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Nos ensaios não o vejo problema levar a letra pra lembrar se der uma esquecidinha, mas em apresentações, fica meio mal, se levar um tabler, um portifolio, tem que tentar não ficar colado com a cara na letra.

    MothaFoka
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ensaia beleza e até show, mas só por segurança, nada de ficar com a letra na mão, noob demais isso!

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    tito lemos: No meu caso, ter as letras decoradas é OBRIGATÓRIO.

    É cara, quando a coisa tá no sangue, a performance melhora demais. Tem músicas que eu toco e canto desde moleque. Sai tão natural quanto tomar um cafezinho!

    O set da minha banda tá bem grande e músicas que eu não conheço bem. Fazer base legal e cantar certinho é uma tarefa que demanda muito treino e TEMPO!!!

    Esse tempo é que mata...

    Electric Eye
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    É só comprar um teleprompter. Problema resolvido.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    É só comprar um teleprompter. Problema resolvido.

    roberto carlos e mike jagger usam e mais uma leva de famoso por ai

    Tmusic
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    MauricioBahia
    Agora, tem umas letras que não rolam. Por exemplo, "Indios" do Legião.

    Eu decorei essa música inteira na cabeça depois de umas 5 vezes ouvindo o.o

    E não esqueci mais. E tem quase uns 3 anos q eu não a ouço.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Tmusic: Eu decorei essa música inteira na cabeça depois de umas 5 vezes ouvindo o.o E não esqueci mais. E tem quase uns 3 anos q eu não a ouço.

    Com 16 anos eu também decoraria. hehe Quando você chegar aos 43, dá um up nesse tópico! Se eu ainda estiver vivo, a gente discute melhor o assunto! ehehhe

    ;)

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    MauricioBahia
    Com 16 anos eu também decoraria. hehe Quando você chegar aos 43, dá um up nesse tópico! Se eu ainda estiver vivo, a gente discute melhor o assunto! ehehhe

    ;)

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    curti..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para quem tem banda: Vocês acham normal vocalista levar a letra?