Como seguir um programa de estudo pessoal?

    Autor Mensagem
    BettoSatriani
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: BettoSatriani


    Pessoal, boas novamente!

    Vou direto ao ponto - sou músico amador ( e bota amador nisso...) autodidata. Já tive inúmeros amigos que tocam(vam) muito mas sempre havia o lance OU da falta de tempo deles OU da má-vontade pura e simples pra explicar alguma coisa, dar uns toques e tal...

    Onde eu APANHO feio é em Harmonia

    O meu grande problema, e creio que de muitos também, é a falta de uma sequencialidade no estudo musical, tipo: primeiro estudar ISTO e em seguida AQUILO, logo em seguida AQUILO outro etc etc e por aí vai.

    Muitas vezes o entendimento fica diluído no meio do caminho, porque, como vou saber a aplicação prática de algo em uma música ? E também corre-se o risco de decorar fórmulas e mais fórmulas , escalas e mais escalas e ter tudo aquilo sem saber utilizar em nada.

    Não sei se me expliquei bem e peço desculpas se não fui muito claro, mas a ajuda que peço é:
    1 - COMO criar um programa de estudo em casa? ( não há conservatórios perto de onde moro e nem tempo pra isso eu tenho por conta do trabalho )
    2 - O que devo começar a estudar e depois como dar sequência ao que iniciei? Como saberei para qual lição devo focar o estudo depois de aprendido bem o anterior?

    Para algumas pessoas, o entendimento musical é claro e a assimilação é mais rápida, para outras não, é mais difícil se não houver quem explique e este é o meu caso.

    Agradeço desde já as dicas e orientações que puderem me passar.

    Se por acaso postei na categoria errada, peço desculpas.

    Valeu e bom fim de semana a todos.

    vinibassplayer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    kra, eu ñ tenho um programa do tipo.
    o q me ajuda bastante é fazer uma playlist e ir tirando e tocando junto.
    mas vc pode treinar todo dia todas as variações do 1234 no braço todo, mas de nada vai adiantar se vc ñ colocar a MUSICALIDADE em primeiro lugar!!!

    BettoSatriani
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    kra, eu ñ tenho um programa do tipo.
    o q me ajuda bastante é fazer uma playlist e ir tirando e tocando junto.
    mas vc pode treinar todo dia todas as variações do 1234 no braço todo, mas de nada vai adiantar se vc ñ colocar a MUSICALIDADE em primeiro lugar!!!


    Já fiz e ainda faço isso, mas não é isso o que eu quero e nem foi isso o que perguntei.
    valeu.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    BettoSatriani
    qual o seu objetivo de estudo agora? aprender a solar e improvisar?
    então continue treinando o 1234, treine escalas que você pretende usar, procure teoria musical, sempre deixe um tempo para fazer umas doideras na guitarra, experimentar as coisas que você tá aprendendo, tentar criar uns solinhos bestas, isso me ajuda muito pois treina a minha criatividade além de no próprio improviso aprendo a usar aquilo que eu estou aprendendo.
    é importante treinar vibratos, bends, slide e outras técnicas. Dai você só precisa organizar um tempo para cada exercício. sempre vá aumentando a velocidade de cada exercício e tente executa- los corretamente, pra que não aprenda errado.
    Espero ter ajudado =)
    falow!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Pesquise e depois compre ou baixe um bom método para o instrumento que você pretende aprender. Estipule um número de horas diárias para praticá-lo, siga-o e só avance quando tiver amplo domínio da lição anterior.

    Na condição de auto-didata acho que é o melhor a se fazer.

    BettoSatriani
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Valeu, Café, mas o meu objetivo é harmonia ( foi mal eu não ter espcificado isso na pergunta ).
    Harmonia é o meu grande calo e onde eu apanho feio mesmo.

    Abraço

    BettoSatriani
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pesquise e depois compre ou baixe um bom método par ao instrumento que você pretende aprender. Estipule um número de horas diárias para praticá-lo, siga-o e só avance quando tiver amplo domínio da lição anterior.

    Na condição de auto-didata acho que é o melhor a se fazer.


    Legal, você poderia me indicar algum que seja de sua preferência? Daí ou eu baixo da net ou eu procuro pra comprar.

    vinibassplayer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    procura uma escola então...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    BettoSatriani
    Legal, você poderia me indicar algum que seja de sua preferência? Daí ou eu baixo da net ou eu procuro pra comprar.


    Não sei exatamente qual seria o seu nível. Antes de começar o estudo de harmonia propriamente dito, é necessário ter um conhecimento geral de teoria musical.

    Se você vai começar do zero, eu recomendaria a leitura e estudo do método "Teoria da Música", do Bohumil Med, que é bem conhecido e muito utilizado em escolas.

    Depois disso, pra se aprofundar em harmonia, eu recomendaria o livro de Harmonia do Walter Piston (O que pode ser um problema é que esse só se encontra em inglês).

    É possível que outras pessoas daqui do fórum tenham recomendações melhores dependendo do seu objetivo. Uma coisa é certa, se você ler e estudar os dois livros que eu indiquei, você entenderá muito bem sobre o assunto, a questão é que tem livros que parecem ser mais voltados para determinadas aplicações práticas, como o do Almir Chediak, e talvez seja isso que você queira.

    Abraço.

    BettoSatriani
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Não sei exatamente qual seria o seu nível. Antes de começar o estudo de harmonia propriamente dito, é necessário ter um conhecimento geral de teoria musical.

    Se você vai começar do zero, eu recomendaria a leitura e estudo do método "Teoria da Música", do Bohumil Med, que é bem conhecido e muito utilizado em escolas.

    Depois disso, pra se aprofundar em harmonia, eu recomendaria o livro de Harmonia do Walter Piston (O que pode ser um problema é que esse só se encontra em inglês).

    É possível que outras pessoas daqui do fórum tenham recomendações melhores dependendo do seu objetivo. Uma coisa é certa, se você ler e estudar os dois livros que eu indiquei, você entenderá muito bem sobre o assunto, a questão é que tem livros que parecem ser mais voltados para determinadas aplicações práticas, como o do Almir Chediak, e talvez seja isso que você queira.

    Abraço.


    Ahhhhhhhh agora chegamos a um denominador comum - apesar de tocar há um bom tempo, eu prefiro recomeçar do zero.
    Valeu e vou começar a procurar.

    EDIT - já encontrei e já baixei o do Bohumil. Obrigado, colega!

    BettoSatriani
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    procura uma escola então...

    Valeu mais um vez, legal, mas se não sabe ajudar não precisa se dar ao trabalho de responder.
    Essa atitude eu encontrava nos antigos colegas que eu citei no tópico, que me respondiam através de evasivas ou conselhos vazios, como vc fez.

    vinibassplayer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    BettoSatriani
    Valeu mais um vez, legal, mas se não sabe ajudar não precisa se dar ao trabalho de responder.
    Essa atitude eu encontrava nos antigos colegas que eu citei no tópico, que me respondiam através de evasivas ou conselhos vazios, como vc fez.

    blz então...
    ñ sabe brincar, ñ desce pro play...

    quer um programa de estudos, procure uma escola: ninguém melhor q um profissional pra te mostrar isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como seguir um programa de estudo pessoal?