Um dia acreditei que tudo poderia ser diferente!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig


Meus queridos amigos virtuais.

Era 1979, após um período de vazio em eventos culturais, muito parecido com o período que vivemos hoje, e de uma estagnação da MPB da época, acomodada e escrava da mesmice, apareceu um tal de Festival Universitário da MPB realizado pela TV CUltura.

Entre algumas boas surpresas e talentos, eis que surge um tal de Arrigo Barnabé.

Uma música estéticamente revolucionária, ainda que oriunda dos compositores clássicos contemporâneos.

Suas letras, com temas até então não ditos.

Com seus músicos viscerais, agressivos, mas acima de tudo bons músicos.

Fiquei meio que "petrificado" diante daquele trabalho.

Eu, assistia, me via no futuro e pensava:

Caraleo, de hoje em diante, tudo irá ser diferente na música!!

Poderemos ser criativos novamente, poderemos transgredir novamente, poderemos mudar o mundo novamente!

Eu estava enganado...

Arrigo foi "entusiasticamente vaiado" por um público, que poderia até não gostar de sua música, mas que acima de tudo, não tinha a miníma condição intelectual de compreende-la.

Os burgueses "Mauricinhos" e sua cultura Mc Donalds destruiram qualquer possibilidade de a música voltar a ser arte, independente de ser boa ou ruim, mas acima de tudo, de ser transgressora e criativa.

Eis aí a tua herança, em forma de Telós e Sangalos... aproveitem e chacoalhem suas bundas gordas, porque chacolhar a cabeça dá muito trabalho.

Espero viver um pouco mais e assistir o nascimento de algum garoto transgressor, porque de "bundas moles" eu já estou cansado.



LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Pirei!!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Lelo Mig
Sera que o momento politico e econômico do pais, naquela época, teve peso para a produção artística?
Em 79 tinha ditadura, insatisfação politica, governo Figueiredo ,choque do petróleo...
Para músicos era difícil gravar e comprar instrumentos.Não tenho a noção de preço para essas coisas nessa época, até gostaria de saber de quem viveu isso.
Isso tudo deve ter estimulado a produção artística.

Curly
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Com toda a sofisticação (?), dodecafonismo e tal, achava as músicas do Arrigo Barnabé no início da careira muito chatas. Uns anos depois ele compôs coisas bacanas como "Londrina", mas o álbum "Clara Crocodilo" inteiro é dose pra leão, mas foi um negócio feito mesmo para causar, mas o tiro saiu pela culatra, ele ficou com fama de "maldito"...

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Instrumentos importados em 1979 era coisa de gente muito rica ou músico profissional.
Eu tenho um álbum do Terço de 1974, a capa é dupla e dentro têm duas belas fotos deles ao vivo. Sérgio Hinds com uma SG Giannini e ao fundo um Giannini Tremendão! Magrão com um Fender Bass, que tá na cara que ele comprou usado...kkk

Era osso!


Curly

O que falta hoje no Brasil, em minha modesta opinião, é alguém prá causar...

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Eu lembro dessa época mas não tinha muito discernimento das coisas ainda. De toda forma, nunca vi o Arrigo Barnabé tão salvador da pátria assim. Essa vaia e "maldição" dele me questiono se é causa ou consequência pobreza cultural que criou Telós e tchu tcha. Cara, hoje em dia tem garoto saindo da escola que é analfabeto funcional. Não dá para pedir muito, né?

Abç

Electric Eye
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

A intenção desse grupo pode ter sido boa, mas ouvindo a música aqui é difícil compreendê-la assim logo de primeira, ainda mais ao vivo num festival em que a MPB era a música do momento no Brasil.
Tem coisas que leva tempo pra apreciar, e muita gente não da esse tempo necessário.

lindoso
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
Concordo! De fato...tá na hora do cenário musical brasileiro sair da mesmisse...porque uma coisa eu garanto pra qualquer um : gente talentosa é o que mais temos...o que eu acho que falta? Auto confiança...acho que vangloriamos tanto os gringos que acabamos meio que se conformando em ficar num patamar inferior ao deles...patamar este, totalmente psicológico....

Cochise
Veterano
# jul/12
· votar


No começo achei estranho, mas no meio da musica comecei a achar bom.

Essa música me lembrou um hospício velho e mal-assombrado, cheio de loucos soltos. Essa é a música dos loucos.

Fiquei me sentindo um louco dentro desse hospício o_o

Curly
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

esse vídeo está no y2b, nada melhor do que vê-lo para formar opinião...



Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Galera!!

A questão aqui vai além do "gosto ou não gosto" do "é bom ou é ruim"... minha intenção é apenas mostrar que tá na hora de aparecer gente prá chutar o pinico, prá ter coragem de fazer uma música com o título "Quero que a Ivete Sangalo se foda!"...kkk

Acho que Cássia Eller foi a última a chutar o pau. Lobão "chuta" só no discurso, na música ele não ousa tanto.

Mas deixa prá lá,....tô inspirado, vou compor uma "suíte"...chamada "Luan Santana têm hemorróidas"....kkkkk

Curly

Já conhecia, conheço bem o trabalho do Arrigo e de alguns músicos geniais que tocaram com ele, como Bozo Barreti e Bocatto. Eu gosto desse "Kaos", acho que é essencial à arte.

Lembrando que Arrigo não foi o único em seu tempo, a "vanguarda paulistana", conhecida como "Lira Paulista" produziu muitos artistas bons:



SODAPOP
Veterano
# jul/12
· votar


muita chupação de Frank Zappa

LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


Curly

Genial!

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


SODAPOP

Frank Zappa também chupou Captain Beafheart e Arthur Brown.

Nem por isso deixou de ser genial!

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


MMI

Com 13 anos de idade eu ouvia isso:

Ou eu sou louco, ou alguma coisa tá muito errada com a molecada de hoje em dia (não todos, claro!).




RuanbestXx
Veterano
# jul/12 · Editado por: RuanbestXx
· votar


Essa música me lembrou um hospício velho e mal-assombrado, cheio de loucos soltos. Essa é a música dos loucos.

Esses loucos que ele retratava na música são algumas pessoas de hoje em dia , esse cara Arrigo Barnabé não tem nada de louco .
Já to cansado desses Bundas Moles cantando Eu quero Chu eu quero Pa esses merdas só sabem fazer música falando sobre festa e mulheres , quero ver alguém chutar o pau da barraca e fazer uma música de fundamento mostrando pras pessoas como é o Brasil da Vida Real , que tá longe de ser essa maravilha que é como são retratadas em músicas por ai .

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Nos anos 70 se fazia Rock de verdade neste país, progressivo, hard e o escambau!! sem recursos, sem dinheiro...

Não é possível que com tanto neguinho tacando prá caramba hoje, o povo só faça merda? Cadê a galera "rock´n´roll" de verdade? Tá na hora de fazer uma revolução musical neste País!!




Scrutinizer
Veterano
# jul/12
· votar


Sabe, a música pode ser o que você quiser, e ela é muitas coisas diferentes...
http://youtu.be/j_yl8k7gl9Q
http://youtu.be/KY3EXJov9MY

Agora, a mídia, o "povo", a maioria... Isso sempre vai ser uma merda e o jeito pra não ficar doido é viver nesse mundo "underground" mesmo.

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Scrutinizer

Nesta área da eletrônica, é um dos poucos meios onde ainda se encontra música experimental.

Mas faltam bandas!!

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# jul/12
· votar


Nos anos 70 se fazia Rock de verdade neste país, progressivo, hard e o escambau!! sem recursos, sem dinheiro...

pois é. Era uma coisa genuína. Feita por pessoas que acreditavam no que faziam. Já nos anos 80 surgiu o tal do BRock, composto em sua maioria de fihos de políticos ou gerentes de gravadora. Daí, deu no que deu.

outra coisa que me irrita são os jazzistas de araque que proliferam por aí. Nada contra o jazz. Acho que é o gênero musical mais rico e influente do século XX. Mas, são poucos que fazem algo relevante nesse estilo hj em dia.

Nesta área da eletrônica, é um dos poucos meios onde ainda se encontra música experimental.

não gosto desse rótulo de música experimental. Mas, concordo que a música eletrônica é o caminho daqui pra frente. Discutir sobre rock ou jazz é cada vez mais perda de tempo. Infelizmente.

Calime
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Legal o tópico. Kra, apesar de não comentar mto, tenho gostado mto dos tópicos que tem criado, trouxe um lance diferente aqui pro tópico, tenho certeza que tu tem mto a colaborar conosco.

Voltando ao assunto do tópico: Acredito que sim, existe no geral um medo de ser diferente e não aceito aqui na cena do Brasil. Sei que existem lances legais e diferentes sim, conheço mtos, mas no geral o que impera é essa cultura fraca e sem conteúdo.

Na chamada "grande mídia", os ultimos kras que fizeram diferença a ponto de "explodir minha cabeça" foi O Rappa. Fora eles, não consigo imaginar outro nome. Agora se for para o lado mais "alternativo" da coisa, posso citar mtos nomes aqui...vou deixar um dos meus chegados Lelo, Klebão e Dani Imbrosi:



Calime
Veterano
# jul/12 · Editado por: Calime
· votar


*duplo post

Calime
Veterano
# jul/12 · Editado por: Calime
· votar


duplo post

Calime
Veterano
# jul/12
· votar


Outro:



cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
cara que doidera essa música! nunca algo tão estranho na minha vida, esses caras sabiam causar sensações estranhas em quem tá ouvindo, fiquei até com medo agora.
DIVERSÕES ELETRÔNICAAAAAS

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Calime

Legal esta banda EDC, gostei!!

Calime
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Legal esta banda EDC, gostei!!

Pow, que bom que gostou...eu curto pakas o som deles, e alem disso conheço três figuras aí, e os kras são gente boaça; mais que indico os kras!

Rednef2
Veterano
# jul/12
· votar


Falta algo original musicalmente falando e nas letras também.
Ja cansei de bandas com guitarristas virtuosos e letras falando de florestas fantasticas e cavalos alados.

Precisamos de um rock n roll de verdade, uma banda que não seja apenas uma repetição do passado e com letras manjadas.
Tem que ser aquela banda que a gente ouça e pense "cara nunca ouvi nenhuma banda tocando desse jeito e essas letras vei? retratam a nossa realidade"

Atom Heart Mother
Veterano
# jul/12
· votar


Scrutinizer

você citando exemplos de bandas boas. rsrs

Esp_erto
Veterano
# jul/12
· votar


Faz tempo que não vejo um tópico tão bom!
Não conhecia essa Casa das Máquinas. Curti demais. Vou procurar conhecer mais bandas brasileiras dessa linha.

Só queria lembrar que tem muita coisa comercial das antigas e de hoje que são boas. Vai um conselho:
Tome cuidado para não bitolar no underground. Tente livrar a mente de qualquer preconceito, pois pode-se perder muita coisa boa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um dia acreditei que tudo poderia ser diferente!