Caminhos para Viver de Música Pt 7 - Final!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig


Caminhos para Viver de Música Pt 7

Capítulo Final!!


Músico de Orquestra e Musicais!

Bom, sei que a música erudita não é o caminho da maioria aqui no FCC. Mas meu post estaria incompleto se eu não citasse este nicho, já que se trata de um dos caminhos para ser um músico profissional.

Entenda músico profissional não é quem tem carteirinha da OMB. É qualquer um, ainda que não saiba o que é um acorde de lá maior, que sobreviva dos rendimentos obtidos tocando um instrumento.

Antes de sonhar em entrar numa Orquestra, você deve ter paixão por música erudita. Você sabe que serão 90% do repertório que irá tocar. Apesar do repertório vasto com vários estilos e exigências técnicas diferentes, ainda assim você irá, na grande maioria, tocar obras dos grandes compositores clássicos.

Para tal, esqueça as escolas de música convencionais. A grande maioria delas não tem a mínima condição de formar um músico de orquestra. Você terá de recorrer a um professor particular, com currículo adquirido neste meio, ou alguns “conservatórios” tradicionais, que algumas cidades possuem. Apesar de este tipo de conservatórios estarem em extinção.

Em São Paulo, por exemplo, existia (não sei se existe ainda) a Escola Municipal de Música. Mantida pela Orquestra Municipal e com curso gratuito. Para ingressar nela, você não precisa saber NADA de música, contudo há um teste auditivo, e infelizmente tenho que dizer que para ingressar você têm que ter “ouvido muito acima da média” e isso, ainda que muito músico por aí diga que têm, é muito raro!

Tatuí, no interior de São Paulo, também tem uma tradição de músicos eruditos, mas não sei como andam as coisas hoje. Desta feita, creio que as maiores cidades e capitais, ainda tenham algumas escolas neste nível a oferecer.

Bem, estudando há um tempo e desejando ingressar em uma orquestra sinfônica, normalmente o caminho é o seguinte:

Fique de olho nos editais públicos. As orquestras, em sua maioria, são mantidas pelas prefeituras ou governos estaduais, então, publicam edital de convocação quando precisam preencher novas vagas. Estes editais são publicados no Diário Oficial e aberto a qualquer um que queira “tentar a sorte”, da seguinte forma:

1- Concerto de confronto. Ou seja, todos os candidatos tocam o mesmo tema, pré-divulgado.

2- Concerto de livre escolha. O músico executa uma parte de uma obra, de sua escolha, dentro de algumas opções fornecidas em uma lista de repertório, pré-divulgada.

3- Trechos de peças, pedidos na hora, pela banca examinadora, dentro de uma lista pré-divulgada.

4- Leitura à primeira vista. Músico toca um trecho de obra escolhido na hora, pela bancada avaliadora, de uma obra não divulgada (às escuras).

No edital já vem descrito quem formará sua banca avaliadora, mas normalmente são os principais músicos da orquestra, do mesmo naipe do seu instrumento, o maestro, e geralmente algum músico de primeira linha do mesmo instrumento que o seu, convidado.

Vantagens:
Normalmente você será funcionário público ou prestador de serviços, com todos os direitos trabalhistas de um funcionário de outra área.

Ganhos:
Depende da orquestra, da cidade, da prefeitura, etc., um músico da Orquestra Municipal de São Paulo “OSM”, ganha em média R$ 6.000,00.

Tem carga horária diária, ensaios todos os dias, com alguma variação em função de Concertos Sinfônicos ou Óperas e etc. Têm chefes e hierarquia, Inspetor, Gerente, Assistente do Maestro, Maestro, Diretor Artístico e etc.

Os horários fixos, em períodos que não há concertos, dão muita maleabilidade ao músico, permitindo que ele mantenha projetos paralelos para aumentar sua renda ou dar-lhe mais satisfação pessoal e/ou técnica. Um amigo, contrabaixista da OMB, acompanha uma cantora de MPB, toca numa banda de Rock e numa de Jazz.

Musicais.
Bons, musicais estão em alta. Ultimamente grandes musicais, americanos principalmente, têm sido montados no Brasil. Estas montagens, por serem grandiosas, costumam construir um elenco de músicos, corpo de baile e etc., por exemplo, com artistas do País onde a obra esta sendo montada.

Musicais como Miss Saigon, A Bela e a Fera, Cats, Mamma Mia, Priscila a Rainha do Deserto e etc., foram montados no Brasil nestes últimos tempos.

Incluí os musicais aqui, porque os músicos contratados para estes musicais, geralmente são escolhidos por audição pelo produtor musical da peça. O sistema de audição e escolha é muito semelhante ao de ingresso em orquestra, desta feita, um músico sem as qualidades de um concertista não têm a mínima chance de passar no teste para um musical.

Então, musicais têm sido uma opção a mais para os músicos de orquestra, não só como uma renda extra como novas experiências musicais.

Espero que esta série de posts que aqui se encerra, sirvam para ajudar e ampliar sua visão da verdadeira profissão “músico”, com suas vantagens, alegrias, desafios e dificuldades.

Obs: Apesar de algum conhecimento sobre o mecanismo da coisa, a vida de um músico erudito, como profissão, é uma experiência que eu não tenho.

Então, para que este post não ficasse muito pobre, recorri a um grande amigo, que é Contrabaixista na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo há mais de 20 anos.

Seu nome é Mauro Domenech, somos amigos desde a adolescência, no tempo em que ele não tocava porra nenhuma...kkkk Hoje em dia, ele toca “um pouquinho”...rs, vejam o vídeo.

Prá quem não sabe qual é o instrumento dele, o Contrabaixo, é o que não é flauta, nem teclado, nem bateria...kkkkkk



Obrigado!

Obs2: Para quem quer curtir a série e perdeu os 6 primeiros episódios:

Caminhos para Viver de Música:

Pt1
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290492/
Pt2
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290544/
Pt 3
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290598/
Pt 4
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290660/
Pt 5
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290733/
Pt 6
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290798/


Grande abraço a todos!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
Um amigo meu entrou na Escola Municipal de Música,ha uns 3 anos atras,ele queria prestar concurso para tocar na banda da Policia Militar, que costuma se apresentar em uma praça la no centro de SP. Um dia fomos la conversar com os músicos militares e pra nossa surpresa,muitos se formaram na Municipal. Valeu pelas dicas.

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Como tudo que se refere ao militarismo, a disciplina é rígida. Músico de banda marciail costumam ser muito bons e menosprezados.

Quase 100% das técnicas de rulus/rufus, flans e paradidles aprendidas pelos bateristas é oriunda de bandas marciais.

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

É uma pena que acabou, pense nuns temas e veja se dá para esrever mais! rs

Músicos de orquestra tem que estudar pra caramba. Conheço alguns e vejo que essa carreira o cara precisa estar preparado para sair do país, principalmente rumo a Europa. Fui vizinho e amigo de um maestro que vivia em turnê na Europa e quem me apresentou caras como Antonio Meneses, John Neschling e outros. Bons tempos que eu ia com ele em concertos...

Mesmo assim, são extremamente profissionais e precisaram se destacar para conseguir entrar numa orquestra e mais ainda para fazer carreira internacional.

De Ros
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Mais um ótimo texto, chego a ficar triste de ver que a saga chegou ao fim!

Como uma pequena nota pessoal, os testes que já presenciei (e passei por um, pois toquei, durante alguns anos, violino na orquestra sinfônica de Caxias do Sul - OSCA), são extremamente tensos.

Já vi participantes comemorando com gestos quando o outro participante errava alguma parte do trecho proposto. E já vi gente sair chorando de audições.

Não sei se eles desistiram da música naquele momento, mas a possibilidade era bem grande...

Eu mesmo sai do mundo erudito por convicções pessoais que não importam agora, mas o quesito "competitividade" teve bastante peso!

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Que tal um tópico como "bis" do seu show? Tem a carreira, que eu tenho visto muito jovem se aventurar, de produção musical e trabalhos em estúdios. Questão de mexer com música e tecnologia, não necessariamente com o instrumento na mão, mas ainda com música. Tenho várias opiniões sobre isso, mas talvez sua habilidade com as letras seria mais conveniente. ;-)

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


De Ros

Interessante você tocar nesse assunto.

Quando eu era garoto, tinha um vizinho (na época adolescente) que era violinista. Cresci, ouvindo o som do seu violino, cada dia melhor vindo de sua casa para meu quintal.

Ele se deu bem, conseguiu, ainda na casa dos 20 anos, passar num concurso para uma orquestra na europa. Foi embora, e segundo sei, se deu bem por lá.

Eu sou autodidata, comecei a arranhar um violão velho jogado lá em casa, com uns 15 anos. Tive um desenvolvimento inicial rápido e todos diziam (e eu achava) que tinha um ouvido absurdo.

Isso, e pela lembrança de meu vizinho, me fez prestar um teste auditivo na Escola Municipal de São Paulo, instrumento escolhido: violino.

Fui seguro, tranquilo, achava que meu ouvido era de um X Men.

Fui reprovado no teste auditivo...rs.

"Quanto a competitividade no meio....ela existe e chega a ser cruel!"

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


MMI

Não sei exatamente o que você imagina. Se quiser mandar a idéia para meu email (lelomigueis@yahoo.com.br).

Mas com relação a composição virtual, vou te dar um exemplo:

Eu, além de guitarra, sempre gostei muito de bateria. Só que não me dou bem no instrumento físico.... faço um "chá com pão" meia boca e olha lá.

Quando surgiu os SAWs e as possibilidades que eles permitem, eu já não tinha mais banda, estava solitário em uma cidade nova, onde não conhecia ninguém, e me afundei a compor neles. Composição e arranjo é o que mais gosto....resumindo.

Eu componho todos os instrumentos nos softwares, mas, particularmente, sou um excelente baterista virtual, quase um "Neil Peart" virtual. Afirmo isso, porque quando submeto minhas bateras aos amigos bateristas, eles elogiam muito.

Mas eu não me considero um baterista, nem multi instrumentista, porque acho que nos SAWs, qualquer um pode fazer.

Na real, ainda que tenha boas idéias e consiga expressa-las nos editores musicais, na prática não passo de um "guitarrista/violonista meia boca".

cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
pena que acabou a saga, tomara que fixem os seus tópicos, pretendo fazer umas visitas lá de vez em quando hehehehe
valeu cara por se predispor pra fazer esses tópicos, que me ajudaram muito
abços

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


Era pra eu estar estudando num conservatório desses que vc falou, o curso de lá é bem forte, nos primeiros 3 anos tem uma aula de solfejo, uma de teoria e uma pratica, e tem uns anos de curso avançado tbm, eu chegava na aula prática, o professor punha a partitura na minha frente e dizia ''toca aí'', e sou muito inseguro pra ler de primeira, não sei como eu consegui
Acabei saindo porque eu não me empenhei tanto assim, um dia eu volto

juninholiveira
Veterano
# jul/12
· votar


conservatórios tradicionais que vc diz, seria algo como o que?

na minha cidade tem um, estudo lá desde o ano passado, instrumento guitarra, mas ja estudei piano e teclado a alguns anos.

junto com as aulas do intrumento tb é obrigatório uma aula separada focada em teoria musical, da qual chamamos de Musicalização ou Percepção Musical, e outra aula de Canto Coral. Mas confesso que quero procurar saber se tb possui aulas de canto lírico, que gostaria de aprender ^^'

é desse tipo de conservatório que vc se refere? ou este é algum tipo mais comunsinho mantido pelo governo. . . . .

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


juninholiveira

Pelo contrário... "Conservatórios Tradicionais", são aqueles cujo o ensino é só de música erúdita, somente para instrumentos de orquestra (incluindo violão, que não é instrumento de orquestra, mas possui didática erúdita), geralmente formado por maestros, músicos de orquestra e cantores líricos.

Este tipo de conservatório foi comum até final doa anos 70, mas com o desprestígio do estudo erudito, foram acabando.

Eles não são melhores para quem quer ser guitarrista, baixista, baterista, saxofonista de jazz, e etc.

Mas a base teórica e técnica ao instrumento são superiores para quem almeja uma carreira na música erudita.

Porque, vamos ser honestos, nas escolas normais de música, raramente você encontra um professor que saiba teoria musical neste nível. E para um músico erudito é fundamental... e sinceridade? achar que faz estudo em escola normal e depois faculdade de música é ilusão. Na idade de faculdade, estes caras já estão dentro de uma orquestra, fora que faculdade de música, a maioria é uma bosta, só enganação.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Este tipo de conservatório foi comum até final doa anos 70, mas com o desprestígio do estudo erudito, foram acabando.

Trágico! ,meu amigo toca clarinete e entrou na municipal, tem bastante conhecimento teórico de musica, teve que correr atras. Conservatórios conheço uns 3 em SP.
Hoje é muito difícil estudo de musica no ensino meRdio. Só conheço o CETET, que tem opção de artes plasticas,musica e artes cênicas na matéria de educação artística. Se fosse comum teria um valor importante na formação.

Del-Rei
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
Mais uma vez, gostei bastante desse tópico.
6 mil pra músico de orquestra tá bem interessante. O problema é a parte do ouvido absoluto.. .rs.

Mas nesse caso, o instrumento é fornecido pela orquestra, ou cada músico que compre o seu? Esse quesito (instrumento próprio) é avaliado?


Quando surgiu os SAWs

SAW seria a mesma coisa que os DAWs?

Se junta com o MMI ae e tracem outros Caminhos para Viver de Música, hehe. Tenho certeza que virá muita coisa bacana!

Um aceno de longe!!!

Curly
Veterano
# jul/12 · Editado por: Curly
· votar


Lelo Mig

Cara, vc manda muito bem nos comentários, o bom daqui é que, de repente, aparece um usuário que compensa as milhares de abobrinhas que se postam diariamente aqui !

Quanto ao assunto em si, nunca dei minha opinião até porque comecei a tocar com 33 anos quando já tinha uma outra profissão, mas sou amigo de vários músicos profissionais e tenho parentes artistas e vejo que é um caminho muito, mas muito difícil mesmo, e não é só musica, artes de uma maneira geral...

Conheço um cara que se deu muito bem pela extrema competência e personalidade de vencedor, hoje é um compositor e produtor muito bem sucedido.

Conheço mais dois caras, nomes que seguramente todos aqui conhecem e que possuem uma obra de imensa significância dentro da MPB. No entanto, apesar de desfrutar de um bom padrão de vida, precisam ainda trabalhar, fazer shows , etc para pagar as contas. Se comparasse comigo, que tenho uma profissão convencional, tenho um patrimônio maior do que o deles, o que é uma profunda injustiça, pois eu sou um m. e eles são gênios. Mas são felizes, pois fazem aquilo que amam e vivem bem disso.

Agora, conheço alguns músicos, instrumentistas profissionais desses que tocam na noite e é para o lado desses que o bicho pega... Tem os que são "solteiros", caras de 30, 40 anos que "vivem com a mãe", esses acabam se tornando eternos "adolescentes" naquela vida da noite e vão levando...

Outros ainda se casaram e não deram conta de manter uma família e é aquela briga sem fim com a ex-mulher por causa de pensão (Hélio Delmiro, talvez o maior guitarrista que já pisou nesse planeta ficou meses em cana por causa de uma dívida de pensão alimentícia de 11 mil reais e hoje, está doente, sem poder trabalhar dependendo de doações...).

Mas o mais cruel que eu acho é que é uma profissão onde o tempo trabalha contra vc... Caras que têm uma personalidade muito positiva e que batalham em várias frentes e possuem ainda grande talento conseguem viver razoavelmente bem da música mas ainda assim, é uma batalha diária...

Falo isso aqui não para desanimar ninguém mas como tem gente jovem que passa por aqui cheia de sonhos é bom mostrar os dois lados, abç.

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig

Li toda a "saga". Muito bom! Didático, escrito de forma simples e direta. Achei o material "Caminhos para Viver de Música" ótimo! Só me resta agradecer suas palavras e que todos (ou pelo menos mutos) parem, leiam e reflitam sobre tudo o que você comentou.

Parece (não te conheço e não li seu currículo, hehe) que você realmente e uma pessoa experiente e, pra mim, tudo o que você expôs fez sentido.

Obrigado e parabéns pela iniciativa! :)

Calime
Veterano
# jul/12
· votar


Curly
Outros ainda se casaram e não deram conta de manter uma família e é aquela briga sem fim com a ex-mulher por causa de pensão (Hélio Delmiro, talvez o maior guitarrista que já pisou nesse planeta ficou meses em cana por causa de uma dívida de pensão alimentícia de 11 mil reais e hoje, está doente, sem poder trabalhar dependendo de doações...).

Kra, esse kra é assim, sem comparações....bom ele era qdo nasceu, o kra é gênio,um verdadeiro patrimônio da musica mundial, pena que por conta de escolhas proprias, e tbmpor conta de injustiça e descaso com a cultura o kra tem passado perrengues mto brabos....conheci ele a uns 15 anos, amigo de um tio meu....esse ano fui num show dele aqui no ES e troquei uma idéia rapida....um penao que ele passou.

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Del-Rei

Ih, cara... Tem muita história para contar. Mas é mais conversa de botequim, o Lelo tem o dom da palavra e um estilo muito bom para escrever essas coisas.
Tem coisas que alguns colegas não querem ler, como o assunto que se segue...


Lelo Mig
Calime

Ninguém citou os caras que se perdem nas drogas. Tudo bem que não é exclusividade do ramo musical, mas os músicos tem algo muito marcante em relação a isso. Vários ídolos morreram de overdose, muito músico sem tanta fama se perde na droga como o baixista da Legião Urbana se perdeu. Já vi excelente músico vender o instrumento e até roubar em troca de uns papelotes... O fato de trabalhar na noite, rebeldia da imagem do músico, o tal "sexo, drogas e rock`n roll" leva muito jovem para essa barca furada.

Aliás, o amigo Lelo Mig esqueceu um ramo da atividade musical que talvez seduza muito jovem daqui: músico de puteiro. Conheço alguns que fazem ou fizeram isso. kkkkkkk

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


MMI

Aliás, o amigo Lelo Mig esqueceu um ramo da atividade musical que talvez seduza muito jovem daqui: músico de puteiro. Conheço alguns que fazem ou fizeram isso. kkkkkkk

Hehehehe...Principalmente na hora de combinar o cachê...vai pagar em dinheiro ou em p....? kkkkkk

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Del-Rei
Curly
SAWs é o "apelido carinhoso" dos Softwares de Aúdio e Edição Musical.
Obrigado pela participação e comentários.

MauricioBahia
Tecnicamente sou um guitarrista "meia boca"... mas toquei muito, ainda que limitado, tive o prazer de rodar bastante de guitarra em punho!
Obrigado pelos comentários.

MMI
Toquei num puteiro "disfarçado de boate" chamado Hawai...kkk
Grandes recordações, foi lá que perdi meu preconceito com muitas coisas, inclusive que uma suposta "poota", pode ser bem mais descente e honesta que a filha da uma vizinha quando você está em apuros e uma delas lhe estende a mão sem pedir nada em troca.

Rednef2
Veterano
# jul/12 · Editado por: Rednef2
· votar


Série muito boa essa cara, parabens ajudou muita gente aqui inclusive eu.

A administração deveria fixar os 7 topicos.

Ken Himura
Veterano
# nov/12
· votar


Essa área do erudito eu entendo bem, posso ajudar com meus toques!


Uma grande dica que eu digo pra qualquer aspirante a músico de orquestra é olhar sempre as exigências dos concursos de orquestras, todo semestre pinta algum, pelo menos. É bom sempre olhar porque o repertório costuma ser o mesmo pra cada instrumento em todos os concursos.

No meu, que é o violino, pode ter certeza que sempre vão pedir tais excertos: Sinfonia 4 de Mendelssohn, Don Juan ou Cavaleiro da Rosa ou Salomé de R. Strauss, alguma sinfonia de Beethoven, alguma obra de Brahms e alguma obra de Tchaikovsky. Pra peça solo à escolha, a lista com as opções costumam ter as sonatas e partidas de Bach (para escolher uma), os 5 concertos de violino de Mozart (para escolher 1) e alguns concertos românticos (também para escolher um).

Então, é de suma importância que qualquer aspirante à orquestra saiba tocar de cor e salteado isso tudo aí, porque é o que sempre vai ser pedido (com algumas leves variações) em basicamente todo o mundo. Esse Bach, esse Mozart e o concerto romântico precisam estar completamente decorados/dominados e você apto a tocar a partir de qualquer trecho.

E, pra prova de leitura, o que mais importa é não parar de tocar. Dificilmente vão cobrar uma leitura à primeira vista 100% perfeita; eles querem mais é avaliar sua capacidade de resolução de problemas e jogo de cintura para imprevistos que vão acontecer em tempo real.

Às vezes, costuma rolar uma "prova de naipe", que nada mais é que uma prova de leitura mais complexa. "Fácil fácil": você entra num ensaio com a orquestra inteira, só que do seu naipe só tem você. A orquestra já tem a música ensaiada há tempos, só que pra você é à primeira vista. Aí, não tem pra onde correr. Meu grande mestre de violino e viola teve uma prova assim quando fez o concurso para a orquestra em que ficou 30 e poucos anos trabalhando. Ele teve que tocar a parte do Cavaleiro da Rosa para viola sozinho, de cabo a rabo, à primeira vista no meio da orquestra. Uma pequena amostra da complexidade da parada:



O lance é sempre estudar estes repertórios, um pouquinho por dia, só pra manter afiado. Junto do seu repertório comum, mesmo. Mesmo que seja só uns 20 minutinhos, é importante.

Lelo Mig
Membro
# nov/12
· votar


Ken Himura

Muito bem vinda sua participação e informações nesse tópico.

Como disse, não tenho experiência profissional (nem capacidade) no ramo erudito, mas à partir do momento em que me propus a escrever um tópico de 7 volumes sobre "Viver de música", não podeira por omissão deixar este campo em aberto.

Por isso recorri ao grande amigo e músico Mauro Domenech. E deixei "aberto" à pessoas com conhecimento pessoal e não só teórico desse campo, para complementações.

Bem vindo e obrigado pela colaboração.

dibass
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
Antes de tudo, parabéns pelos seus tópicos! Tu deveria ser premiado pelo fórum pela colaboração de alto nível!!

dibass
Veterano
# nov/12
· votar


...seguinte, eu sempre senti GRANDE vontade de tocar em alguma orquestra. Apesar de não ser conhecedor quando se trata de música erudita gosto muito disto.
E sempre fiquei de olho no violoncelo e o contra baixo.
E aí, será que compensa investir nessa ideia, mesmo eu não tocando nada destes instrumentos (apesar de ser baixista). Quais seriam os meios?

Lelo Mig
Membro
# nov/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


dibass

Cara, se você é contrabaixista, e conhece as notas, tem pelo menos 1/3 do caminho andado. Segundo eu saiba a afinação do baixo de orquestra é a mesma: Sol/Ré/Lá/Mi.

Já o Violoncelo é afinado em Lá/Ré/Sol/Dó, ou seja, teria de se adaptar a essa afinação.

Contudo, as semelhanças param por aí. De resto, são instrumentos de arco (O violoncelo) e não temperados, o que exige uma nova leitura e técnica para tocar.

Quanto a valer à pena, só você se aventurando no meio. Procurando um baixista de orquestra e fazendo algumas aulas para sentir se consegue se adaptar ao instrumento e se gosta, claro.

Acho que vale muito à pena você fazer meia dúzia de aulas e "sentir" o instrumento, sua sonoridade e utilização na música erudita (que é bem distinta do uso do baixo popular, nem melhor, nem pior, mas bem diferente).

Talvez, se dermos sorte, aparece um baixista acústico aqui, para dar melhores informações, já que sou leigo no assunto.

Meu amigo baixista da OMB, que citei aqui, não abandona seu elétrico, por isso, além do acústico na orquestra e num grupo de jazz, ele toca elétrico numa banda de rock e acompanha uma cantora de MPB.

Ken Himura
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig

Que nada, cara! Eu que agradeço pelo alto nível dos tópicos. Parabéns!

Tio Pecos
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig fiquei curioso pra saber a historia dessa moça que te ajudou rs.... vc é um baú de historias cara auhsuashuash

Diego_o.0
Veterano
# jan/13 · Editado por: Diego_o.0
· votar


Lelo Mig

Seus textos são bacanas cara, parabéns! Tive uma experiência dessas de teste para ingressar numa faculdade de música daqui de sampa. Infelizmente não passei mas é uma experiência que te deixa mais pé no chão acerca do próprio nível. Nessa prova acabou acontecendo o contrário do que imaginava e me saí melhor na parte escrita do que na prática o.0

Agradeço pelo tempo gasto em compartilhar seu conhecimento! Comecei a ler o primeiro texto achando que ia me deitar em seguida... ledo engano!

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

Um artigo interessante para se pensar... Acho que dá muitos textos se analisar esse texto, que mostra que lá nos EUA, caras com certa fama e com contratos de gravadoras, dançam miudinho. Não é simples não...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Caminhos para Viver de Música Pt 7 - Final!