O que significa a expressão "pica-pau" na guitarra?

    Autor Mensagem
    maxalves77
    Veterano
    # jun/12


    Já ouvi essa expressão em conversa informal entre guitarristas em Minas Gerais. Falaram que "fazer o pica-pau" (para um guitarrista solo) era algo como lembrar a melodia na guitarra com notas abafadas. No entanto, não tenho e não ouvi nenhum exemplo disso e nem sei exatamente do que se trata. Alguém poderia ajudar?

    maxalves77
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Alguém poderia indicar ou mandar algum exemplo em um site como youtube por exemplo ou site de MP3?

    sobrevivente
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    maxalves77
    Creio eu que eles estavam falando sobre fazer algum arpejo maior sobre alguma escala. Esse arpejo seria o começo da musica tema do desenho pica-pau. Dá uma ligada: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/286625/

    Curly
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    maxalves77

    muito usado na soul music, nesse vídeo dá para ver claramente o grande Paulinho Guitarra fazendo.



    De Ros
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nunca tinha ouvido essa expressão!

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nunca tinha ouvido essa expressão! [2]

    ----e olha que sou de minas . . .. . . .

    pacman jp
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    aqui onde au moro, quand ousamos o termo guitarista pica-pau é quando o solo fica sempre na mesma coisa...

    tipo o "solo" de I wanna be sedated, dos Ramones

    e alguém pode me explicar o que ese gosdo estranho tava querendo fazer nos 3:40 da música?
    quer solar, toca alguma coisa e para de atrapalhar os musicos de verdade...

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    pacman jp

    e alguém pode me explicar o que ese gosdo estranho tava querendo fazer nos 3:40 da música?
    quer solar, toca alguma coisa e para de atrapalhar os musicos de verdade..


    Cara, na boa, eu até entendo o que o Ed Motta tentou fazer, mas ele ficou parecendo um retardado nesse vídeo né...

    Curly
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    o companheiro aí do tópico não está errado, a técnica existe (tocar uma figura repetitiva com ritmo bem marcado, em geral nas cordas graves abafadas), muito usado no soul e no reggae, metaleiro com certeza não usa, quanto ao nome aí fica a dúvida mas pelo menos em um livro que eu tenho ela é descrita mesmo como "pica-pau" (o livro do João Castilho).

    strinbergshredder
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pra mim "pica pau" era o arpejo da tríade maior na 9ª casa...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Deco_ufrj
    · votar


    Curly
    muito usado no soul e no reggae, metaleiro com certeza não usa

    qual seria a diferença do "pico pau" do ed motta pra tecnica do paul gilbert nesse video?
    principalmente no trech de 2:40

    pra mim é a mesma técnica, só que o PG usa distorção...

    Curly
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Deco_ufrj

    bacana o vídeo mas a diferença é mais o contexto mesmo, acho que o lance do "pica-pau" seria mais uma sutileza de guitarra ritmo mas também não sei, estou querendo aprender, vamos ver se aparece mais alguém para esclarecer.

    mais um exemplo:



    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    O termo "pica-pau" que eu conheço tem a ver com o que o Curly falou, a técnica é esta de "abafar principalmente os graves" mas só conheço o termo se referindo a acompanhamento, quando não importa se "usando um riff ou arpeggio", mas você o faz com intenção de marcar ritmicamente, dar enfase ao ritmo e não a melodia. Nunca ouvi o uso do termo quando dirigido a um solo ou riff melódico.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lelo Mig
    O termo "pica-pau" que eu conheço tem a ver com o que o Curly falou, a técnica é esta de "abafar principalmente os graves" mas só conheço o termo se referindo a acompanhamento, quando não importa se "usando um riff ou arpeggio", mas você o faz com intenção de marcar ritmicamente, dar enfase ao ritmo e não a melodia. Nunca ouvi o uso do termo quando dirigido a um solo ou riff melódico.
    hehehe...

    minha proxima pergunta era quase isso... se o "pica pau" usado num solo/melodico, seria a mesma coisa que o staccato? rsrsr

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    Deco_ufrj

    Sim, pelo menos no que conheço (e isso não quer dizer que estou certo), sempre que se referem a um solo, por exemplo, para a mesma técnica usam o termo Staccato..ou seja, a mesma coisa, porém "pica-pau" só se usa quando a intenção é "marcar o ritmo".

    Questão delicada, porque poderíamos usar o termo "palm mute" também....até porque Staccato no erúdito, se refere a "separar" ou seja, não deixar o sustain de uma nota colar na outra...mas como vale para todos os instrumentos, existem muitas técnicas diferentes para "brecar" o sustain da nota.

    Afinal, como a porra dum clarinetista faz um "palm mute"???......kkkkkkk

    guizimm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    cada um fala uma coisa, confundiu mais ainda, kkkk

    maxalves77
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Também continuo confuso. De toda forma, obrigado.

    De Ros
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    maxalves77

    Resolvido - Isso aqui eu tenho certeza absoluta que é fazer o pica pau na guitarra:



    maspn
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    é uma técnica tipo essa?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que significa a expressão "pica-pau" na guitarra?