Nâo pode colocar cover no youtube?

Autor Mensagem
BrotherCrow
Membro Novato
# mar/16
· votar


Bastante tempo atrás, fiz um cover de "Every Time We Say Goodbye" no violão. Sem BT nem nada, só eu tocando e cantando. A Chet Baker Foundation mandou tirar do ar. Isso é curioso, porque a música é do Cole Porter. O Chet Baker foi um dos muitos artistas que regravaram, e a minha versão nem era parecida com a dele.

Como fã de Chet Baker, fiquei até lisonjeado de terem se dado ao trabalho de tirar minha versão do ar! Mas até hoje não sei direito como isso funciona.

Rachmaninoff
Veterano
# mar/16
· votar


Para quem está tendo problemas com as gravadoras tesourando os vídeos no YouTube... tentem fazer upload no Vimeo.

Lelo Mig
Membro
# mar/16
· votar


Tenho duas releituras de músicas conhecidas no Youtube.

Nunca pegou nada.

makumbator
Moderador
# mar/16
· votar


BrotherCrow
Bastante tempo atrás, fiz um cover de "Every Time We Say Goodbye" no violão. Sem BT nem nada, só eu tocando e cantando. A Chet Baker Foundation mandou tirar do ar. Isso é curioso, porque a música é do Cole Porter.

O sistema do Youtube deve ter confundido sua versão com a gravação comercial do Chet Baker para a mesma música, por isso sinalizou. Isso é bem comum.

phelpsst
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: phelpsst
· votar


Bom na verdade, eu criei meu canal para várias funções, não sei se é o correto, mas acho que seria uma estratégia de marketing mas lucrativa, eu quero colocar meus álbuns, meus covers, minhas vídeo aulas, e fazer propaganda da minha futura aula ainda por Skype, que no momento ainda não estou podendo começar. E aí? É loucura? Ou é uma boa idéia? Ou os dois? (risos), é que eu tentei pedir ajuda aqui em casa ao meu irmão e meu primo que ainda tocam comigo na igreja mas estão se formando em Engenharia Elétrica, e não curtem metal, gostam mais de indie rock e coisas semelhantes, e aí deu uma confusão danada, eu não consegui explicar, e eles não entenderam nada e não puderam me ajudar...

phelpsst
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: phelpsst
· votar


Prometo que se vocês me responderem com sinceridade essa pergunta eu paro de perturbar aqui nesse tópico (risos).
Tô totalmente sem grana, só posso começar os meus vídeos imediatamente com a guitarra ridícula que eu tenho: Tagima Memphis Stratocaster (.....risos).
Posso arriscar ou vão rir de mim?
Eu uso o Amplitube 4 completão, tenho EZdrummer 2 completão, Kontakt 5, interface de áudio, FL Studio 12, Sony Vegas 12 para edição de vídeo, arranjei uma câmera Sony emprestada que filma em HD, e não toco tão mal.
Posso?

Soultunes
Membro
# mar/16
· votar


A julgar pelos teus posts aqui, acho que tem tudo para dar errado.

Pronto, falei

phelpsst
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: phelpsst
· votar


Pessoal, estou satisfeito com a resposta, mas acho que vou tentar porque eu tenho amigo que tem um canal parecido no youtube o nome dele é Marc Snow.

E o cara é um amigão mesmo, gostei muito de uma palestra que assisti dele, e adicionei ele no meu Facebook.

Ele fala muita coisa boa mesmo no canal dele que não me fez desistir ainda, e acho que baseado no que o Marc Snow acha do nível de coisa que faz sucesso no youtube, e não o que deveria fazer mesmo como o trabalho dele, acho que ele me apoiaria, e não estou me achando o tal, mas é julgando pelo nível de coisas ridículas que fazem sucesso no youtube, me refiro a todo tipo de coisa, acho que vale apena tocar pela paixão, e tocar com o coração e alma e botar aquilo que você curte ou sente na sua música e gostaria muito que as pessoas sentissem também.

E não ligar pra fama, sucesso, e não ter que fazer coisas ridículas para ganhar isso na internet.

E ficar satisfeito com sua música, e se considerar um músico de sucesso, julgando essa condição pelo fato de você ter conseguido terminar um trabalho que você sabe que sofreu muito para conseguir isso, mas está totalmente satisfeito e realizado na vida por isso.
Simplesmente por ter concluído o que sonhou.

Tem muita coisa aqui a ser falar desse assunto, mas não posso baixar o nível como o Marc Snow chega a fazer no canal dele, porque ele faz com razão, eu sou cristão e não posso fazer isso que fala no canal dele, mas sinto vontade de fazer.
Em alguns vídeos ele dá um alerta no início: "SE VOCÊ É SENSÍVEL NÃO VEJA ESTE VÍDEO, EU AVISEI".
E não estou reclamando de ninguém aqui, estou criticando o youtube.

Estou praticando o que o Marc falou, ajude a todos porque isso faz muito bem cara. E para de ficar zoando o trabalho do seu colega só por inveja dele, porque você não consegue tocar como ele e fica criticando para ver se acaba com o cara.

Isso não aconteceu aqui, pelo contrário, as críticas daqui me evoluíram mais, pois eu sei muito bem quando o cara tá falando de brincadeira, ou tá falando pra acabar comigo mesmo.

Mas aqui não ocorreu isso não, eu gosto muito de brincar também, e para mim isso é coisa de macho também.
Os caras as vezes quando gostam da gente falam besteira mas para dar a entender que só tá querendo dar uma força nesse sentido, fazer agente rir um pouco.

phelpsst
Membro Novato
# mar/16
· votar


A julgar pelos teus posts aqui, acho que tem tudo para dar errado.

Pronto, falei


Acabei de observar a qualidade dos canais de covers que são postados aqui no fórum, pedindo opinião se ficou bom ou não, os que eu curto eu dei minha opinião já me inscrevi no canal para apoiar.
Com base nisso, também confesso que essa piada que você falou foi muito boa, obrigado, estava precisando muito rir nessa tarde...

Léo Costa 2017
Membro Novato
# fev/17
· votar


Boa tarde,me esclareçam uma coisa,posso monetizar vídeos de covers ou não??

Flipe J.
Membro Novato
# fev/17
· votar


Pelo que sei... Não sem a autorização do artista/gravadora.

JJJ
Veterano
# fev/17 · Editado por: JJJ
· votar


Léo Costa 2017

Pode, desde que o autor tenha algum tipo de acordo de direitos com o Google Adsense.

Um tempo atrás eu fiz um cover de San Tropez, do Pink Floyd. Coloquei bem claro no título e na descrição que era cover e não monetizei nada, com receio de que fosse proibido.

Qual não foi minha surpresa quando o próprio youtube me mandou uma mensagem sugerindo que eu monetizasse e que, se o fizesse, o dinheiro arrecadado com o vídeo (uma fortuna de alguns centavos de dólar...) seria dividido entre a minha conta e o detentor dos direitos (o Pink Floyd, no caso).

makumbator
Moderador
# fev/17
· votar


Léo Costa 2017

É exatamente como o JJJ explicou. Depende dos detentores dos direitos de cada música. Há os que dão strike no vídeo (mas esses são realmente poucos no caso de música), há os que não fazem nada e te permitem monetizar, há os que bloqueiam o acesso ao vídeo em certas partes do mundo, há os que bloqueiam monetização e a revertem toda para si e há os que dividem a monetização com o autor do cover.

Então é algo que varia. Você vai ter a informação da situação de seu vídeo na área de gerenciamento de vídeos. Lá vai ver como o vídeo de cover será tratado.

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


makumbator

Se for do Metallica, o Lars vai na casa do sujeito e dá um cacete no cara... hehehe

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


Li essa semana que estão pegando até RIFF de guitarra... Não lembro quem foi que reclamou disso, mas é uma coUsa nova...

makumbator
Moderador
# fev/17
· votar


JJJ
Se for do Metallica, o Lars vai na casa do sujeito e dá um cacete no cara... hehehe

Antes até ia, agora que ele ficou velho não aguenta mais perseguir ninguém pessoalmente! Hahah!

Mas falando sério, Metallica ao que me parece não dá strike (tenho um cover completo de To live is to die há anos e que fica monetizado para a banda, mas sem bloqueios ou maiores problemas).

Lelo Mig
Membro
# fev/17
· votar


JJJ
makumbator

Só sei de uma coisa, eu sou durão!.... O Pink Floyd, Rolling Stones, Deep Purple, Yes, Metallica, e etc., podem até impedir que eu toque uma música deles... Mas também não vou deixar eles tocarem música minha.

Caras folgados...

Del-Rei
Veterano
# fev/17 · Editado por: Del-Rei
· votar


Um tempo atrás eu fiz o upload de uns covers que toquei com banda. Uns dias depois recebi a mensagem de que o áudio havia sido retirado do vídeo por reivindicação de direitos autorais e quando acesso o vídeo fica lá escrito "Inclui conteúdo protegido por direitos autorais"

Lelo Mig
Mas também não vou deixar eles tocarem música minha.

Quero ver alguém conseguir tocar minhas músicas.
Também sou durão.

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


makumbator

Ele era o anti-Napster em pessoa... rs

Lelo Mig

Aí, sim! Posição de macho! kkkkkkkkkkkkkk

Buja
Veterano
# fev/17
· votar


JJJ
Se for do Metallica, o Lars vai na casa do sujeito e dá um cacete no cara... hehehe

To esperando até agora kkk. MAs é como o makumbator disse: eu tenho 2 videos porcamente gravados, uma de Where thid Wild Things Are e The House Jack Built e nao deu nada.
Ao contrario, assim que postei um video meu do Linkin Park, bloqueou na hora. Nao deu nem pra discutir.

Mas o soundcloud tem uma politica pior. O forte dele é que artistas novos e originais tenham mais espaço. Covers la são uma coisa dificil de postar.
Alias, de postar nao. Postar é facil. Dificil é se manter no ar.

Certa epoca, resolvi que queria fazer todos os covers de Manowar, que curto muito, (até porque nao sao tantas musicas assim). Postei varias, e teve até um numero razoavel de visualizações.
De repente o soundcloud resolveu passar a vassoura e excluiu quase todos.
So nao excluiu um Call to Arms, porque, acredito eu, coloquei uma foto de uma capa do CD do Saxon (que curto muito) que tambem se chama Call to Arms.

Fiquei em estado de choque principalmente, porque ja tinha postado essas muscias fazia tempo, e nao tinha feito backup delas. Achava que estavam seguras la. Quando o soundcloud excluiu fique atonito, porque eram uma das minhas melhores gravações, na epoca onde eu estava (na minha capacidade) tocando melhor do que nunca.

Os meus videos do youtube estão uns horrores. Seria até um favor se eles excluissem meus videos de la. Eu so nao excluo porque tenho dó, e ultimamaente nao tenho gravado nada. Quando eu comecar a gravar de novo, e direito, vou excluir aquelas drogas de la que so me envergonham.

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


Buja

"Cerveja" só como são as coisas... eu já coloquei um monte de covers no soundcloud e não deu nada... (o único cuidado que tomo é deixar claro que é cover ou versão).

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


Buja

Estás sabendo que sem conta paga existe um número limite de visualizações... Depois de X visualizações, é deletado o arquivo...

JJJ
Veterano
# fev/17 · Editado por: JJJ
· votar


Ismah

Sério? Não sabia...

Quer dizer que, quando a coisa começa a bombar, eles tiram do ar?!? Que bela estratégia de negócios... kkkkkkkkkk

Buja
Veterano
# fev/17 · Editado por: Buja
· votar


Ismah
Isso eu nao sei. Contas free tem um limite de download, nao de visualizacoes. Eu tenho audios do RHCP com bem mais visualizacoes do que estes videos do Manowar tinham.
Veja so:

Tenho algumas faixas do Manowar travadas e outras nao. Sendo que eu postei elas praticamente na mesma epoca. Foram gravadas da mesa forma: Com uma BT de voz, batera, baixo e bateria ao fundo. Guitarras a frente. Normalmente como todo mundo faz.

https://flic.kr/p/SgzRbm

Por que só a Courage ficou? Nao faz sentido.
Fui abrir uma disputa. Disse que era cover (tem a plavras cover em todas elas), que nao tinha nenhuma intenção comercial, que era apenas para motivos recreativos. Elas foram rejeitadas, e nao da pra saber o motivo.

https://flic.kr/p/RVzdsQ


Engraçado, é que não é pelo número de visualizações.
Veja o que aconteceu com as do Nirvana:

https://flic.kr/p/SgzQSf

https://flic.kr/p/SgzQV1

Ambas postadas na mesma epoca. Gravadas do mesmo jeito.
Come as you are passa. All apologies nao. Inclusive a Come as you are tem hoje mais de 10 mil views. E tem milhares de covers dessa musica no SC.
All apologies nao foi travada no inicio. Em uma certa epoca, ela foi travada, e tinha menos views que Come as you are.

As regras que o soundcloud usam são obscuras.
O que eu acredito que seja são duas hipoteses:

1 - Eles nao tem um algoritmo de detecção de copyright. O que eles tem é um banco de dados, atualizado periodicamente, onde contem musicas protegidas legalmente e de tempos em tempos rola um scan buscando estas musicas e as travando. As disputa simples nao acontecem. Se voce abre uma disputa ela é automaticamente rejeitada com base nesse banco de dados.

2 - A musica é travada com base no numero de views por periodo. Se voce poucas views por dia, o SC nao pega. Essa come as you are por exemplo, tem uma media de 10 views diarias. Isso nao chega a alarmar o SC.

Porem, algumas do manowar que eu até postei aqui, deram um volume bem maior de views por periodo. O grafico bateu la em cima. Como se diz, como movimentar 1000 reais por mes numa conta bancaria, e de repente se faz varios depositos de 500 mil no mes. O gerente arregala o olho na hora e corre atras de saber o motivo.
O SC deve dar uma busca nesse tipo de perfil, e se pega um arquivo assim, onde se usa uma BT, da busca e apreensao.

So pode! Nao tem outra explicacao pra mim.

Léo Costa 2017
Membro Novato
# fev/17
· votar


Obrigado a todos que responderam

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


JJJ
Buja

Eu perdi várias faixas assim, por isso deixei de usar. Apenas tracks com objetivo científico ou que não precisam durar muito eu mantenho por lá...

Buja
Veterano
# fev/17
· votar


Ismah
Ontem abri outra disputa, na All Apologies do Nirvana. Coloquei a mesma coisa. Que nao feri os direitos, nao é pra nenhum motivo comercial e nao ganho nada com isso. Usei a BT que está em backingtrack.com. E é a mesma situacao que a come as you are está e não foi travada.

Em menos de 10 minutos a resposta:

Resolved disputes
All Apologies - Nirvana
Unfortunately, your dispute was rejected.
Resolved on 27 Feb 2017



Fui dar uma lida na pagina que explica sobre o copyright e talvez entender a forma como eles avaliam uma track valida ou não.
E na pagina diz pra se responder algumas perguntas, que são:


For music uploads:
Can you answer “yes” to all of the following questions?


1 - Did you compose the music yourself?
Nao. É logico que é um cover. Está escrito na faxai e na descrição.

2 - Did you write the lyrics yourself?
Nao. É um cover.

3 - Did you record and produce the track yourself or do you have permission from the producer or record label that made the recording?
Nao gravei a track original, e tambem nao tenho permissao da gravadora original.

4 - Do you have written permission from all copyright owners to use any samples contained in the track?
Nao tenho permissao por escrito de todos os donos dos direitos para usar nenhum sample da musica.

Can you answer “no” to all of the following questions?[/]

[i]1 - Were you signed to a record label when you recorded the track?

Nao. Nao tinha contrato assinado com a gravadora pra usar a faixa.

2 - Do you have a publishing deal?
Nao, nao tenho contrato para publicar a faixa.

3 - Are you a member of a performing rights organization or collecting society?
Nao, nao sou membro de nenhuma empresa que cria direitos autorais.

4 - Have you licensed your track to anyone else?
Nao, a faixa nao é minha, portanto, nao posso licencia-la pra ninguem.

Does the track contain the entirety or any part of someone else's song(s) Is it based on someone else’s song(s)?
Nao, minha faixa tem um BT do Nirvana no fundo.


---
Resumo: Cover nao pode. Ok. Ja entendi.
Mas porque raios uma musica pode e outra nao? E porque raios voce posta algumas que sao rejeitadas na hora e outras nao? Porque porcaria voce disputa uma faixa e nao sabe porque ela foi rejeitada, qual desses criterios foram usados, ou senao todos? E se eu disser que eu tenho os direitos sobre a faixa, certificado e tudo mais? Como eles vao validar isso?

Cara, isso pra mim é so uma forma de assustar bobo. Ninguem valida 10 milhoes de usuarios pra processar 1 por 1 no supremo tribunal americano sobre caixa faixa copyrighted usada pra fazer um cover qualquer.

Imagina entao: cada carro de som que vejo vendendo coisas na rua. OLha o carro do sorvete passando aqui na sua rua. 8 bolas de sorvete por 1 real. Traga o pote. E no fundo uma musica da Ivete Sangalo ou do Jorge e Mateus. Tava todo mundo processado.

E em portas de lojas? Ja cansei de ver locutor usando cd pirata na porta das americanas, ricardo eletro, ponto frio, casas bahia, magazine luiza, usando musicas de fundo sem direito. Sei disso porque minha esposa foi locutora, e ta muito bem solta nas ruas. Nao recebeu intimacao nenhuma.

Agora usar uma BT pra colocar no u2b ou soundcloud ou o inferno que for nao pode? Isso deveria até, nao proibido, e sim incentivado. Incetiva o artista, promove a musica dele, o lisongeia.
Era so travar os videos e audios monetizados (ja que usar a musica pra ganhar dinheiro nas costas de quem compos e gravou é sacanagem).
O resto, feitos for fun purposes, estariam ok. Regras estupídas e sem sentido.

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


Buja

Desde o advento do mp3 (já vai um bom tempinho agora), a indústria fonográfica tomou uma porrada tão grande que ainda tenta "entender o que está acontecendo". E toma decisões pra um lado, depois pra outro... às vezes acerta (tipo o iTunes), outras vezes erra (tipo o DRM).

Não tente achar lógica onde ainda tem muita barata tonta...

Léo Costa 2017
Membro Novato
# fev/17
· votar


Consegui monetizar os meus vídeos \o/

makumbator
Moderador
# fev/17 · Editado por: makumbator
· votar


Buja
Mas porque raios uma musica pode e outra nao?

Porque cada detentor dos direitos decide a forma que cada violação será tratada. Não depende do Youtube.

E porque raios voce posta algumas que sao rejeitadas na hora e outras nao?

Porque o sistema do Youtube é um robô automático que ás vezes falha não pegando uma violação (ou pegando apenas muito tempo depois) e também pode falhar pegando uma publicação legítima e achando que é uma violação. Outra possibilidade é a mudança de política do detentor daquela música ao longo do tempo.

E se eu disser que eu tenho os direitos sobre a faixa, certificado e tudo mais? Como eles vao validar isso?

Aí se o reclamante quiser ele pode se contrapor a isso e pedir sua comprovação. Nesse momento o caso sai do sistema automático e entra uma pessoa para avaliar.

Cara, isso pra mim é so uma forma de assustar bobo. Ninguem valida 10 milhoes de usuarios pra processar 1 por 1 no supremo tribunal americano sobre caixa faixa copyrighted usada pra fazer um cover qualquer.

Claro. Mas o lance é que os detentores poderiam fazer isso. É um direito deles, e não uma obrigação. Se quiserem deixar pra lá é perfeitamente possível. Mas se desejarem processar até o fim no limite da lei também é possível.

E em portas de lojas? Ja cansei de ver locutor usando cd pirata na porta das americanas, ricardo eletro, ponto frio, casas bahia, magazine luiza, usando musicas de fundo sem direito.

No caso de grandes lojas eu duvido. Eles podem pagar uma taxa ao ECAD para usar qualquer música registrada (é semelhante ao que emissoras de TV fazem, pagam um valor anual ou mensal e usam tudo o que quiserem durante o período vigente da assinatura). Mas mesmo que não o façam, qual a relação disso com o youtube? O fato de alguém errar não serve de justificativa para o erro alheio.

Agora usar uma BT pra colocar no u2b ou soundcloud ou o inferno que for nao pode? Isso deveria até, nao proibido, e sim incentivado.

Pela lei da maioria dos países não pode. O que não quer dizer que todo mundo vai ser processado. O Youtube e Soundcloud querem se proteger de processos de grandes detentores de direitos, então eles criam as ferramentas para que esses detentores exerçam seu direito se assim quiserem.

Era so travar os videos e audios monetizados (ja que usar a musica pra ganhar dinheiro nas costas de quem compos e gravou é sacanagem).

Se o detentor quiser ele pode fazer só isso (ou nem isso). Mais uma vez: é um direito deles agirem, e não uma obrigação. Não cabe ao youtube, soundcloud, a mim ou a você decidir o que ele vai fazer e quando vai fazer. Desde que a atuação deles esteja dentro do âmbito legal vai estar tudo certo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nâo pode colocar cover no youtube?