"Atalho" para faculdade de música

    Autor Mensagem
    sousasingulani
    Veterano
    # abr/12


    Olá! Sei que faculdade de música não é pra qq um, sei tb que o ideal seria se eu tivesse estudado em um conservatório quando adolescente, porém não rolou. Hoje tenho 27 anos e ainda sonho em entrar em uma faculdade de música. Tenho apenas 1 ano e meio de piano clássico e teoria musical, arranho violão e toco um pouco de bateria, não mais que isso.

    Enfim, gostaria de saber se alguém tem alguma dica para encurtar a distância entre mim e a faculdade de música. Algum curso intensivo (talvez até integral), específico para os testes de habilidade específica das faculdades.

    Gostaria de tentar na UFJF, pois gosto muito da cidade e do Campus, alguém tem alguma referência do curso de lá? Se compara às federais de RJ e SP???

    Obrigado!

    makumbator
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    sousasingulani

    Oi, moro em Juiz de Fora. E tenho vários amigos fazendo o curso de música. Mas todos eles fazem violino ou violoncelo, então não tenho informações sobre o curso de piano especificamente.

    O professor titular de violino(formado na UFMG) é meu amigo há muitos anos e tocamos juntos no passado. Ele é ótimo músico, e um professor bastante competente de acordo com o que tenho ouvido dos alunos.

    Como todo curso iniciando, há certos problemas ainda em relação à estrutura (é a primeira turma). Mas nada que comprometa de maneira definitiva. Mas não diria que o curso de música já esteja no mesmo nível da UFMG, UFRJ, Unicamp e USP.

    Mas é importante avaliar que isso varia MUITO em relação ao instrumento de escolha do aluno, pois ao contrário de um curso "normal", na música isso está muito ligado ao professor principal de cada instrumento.


    A dica para vc se preparar seria estudar focado nos editais das faculdades escolhidas, e pegar as provas escritas dos anos anteriores para ver como é. Há professores que preparam para vestibular de música, e vc poderia fazer um período intensivo nessa área..

    sousasingulani
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    makumbator

    Obrigado pela resposta e pela dica. Mas tirando professores particulares, vc conhece algum curso de alguma escola ou conservatório, aí em JF msm, que seja focado nisso?

    makumbator
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    sousasingulani

    Aqui ainda não há isso em escolas, pois o curso da UFJF é muito recente. Mas no Rio, SP e BH é bastante comum tal esquema preparatório para vestibular em escolas de música.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Atalho" para faculdade de música