Performance em palco

    Autor Mensagem
    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12


    Galera, esse fim de semana participei de um evento de seletiva de bandas e obtivemos uma excelente qualificação musical, mas péssima nota presença de palco.
    Sempre me preocupei com a sonoridade a qualidade musical em si, mas só agora percebo que isso não esta bastando.
    Minha banda toca Hard Rock Progressivo, com bastante influencia de Rush, Led Zeppelin e Pantera, somos um power trio, e isso dificulta um pouco fazer performance no palco.
    As outras bandas que competiram ao nosso lado tocavam musiquinhas emo em geral então eles tinham sempre 5~6 pessoas na banda além de sempre colocarem uma menina bonita pra cantar e chamar atenção.
    Agora andei pensando como podemos melhorar nossa performance em palco, sendo apenas em 3 pessoas (guitarra, baixo, batera e teclado)?
    Pensei em 2 coisas até o momento:
    -fazer solo de guitarra com os dentes;
    -eu tocar o baixo com uma das mão enquanto o baixista faz o dedilhado no baixo.

    Gostaria de mais dicas do que podemos estar fazendo em palco para aumentar nossa presença...
    Grato desde já.

    Spect
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Spect
    · votar


    -fazer solo de guitarra com os dentes;
    -eu tocar o baixo com uma das mão enquanto o baixista faz o dedilhado no baixo.


    A não ser que o objetivo de vocês seja agradar os jurados desse tipo de concurso, acho isso totalmente desnecessário. Presença de palco para mim é simplesmente mostrar que você sabe o que tá fazendo, demonstrando segurança. Por "demonstrar segurança", eu digo tocar relaxado, se movimentar pelo palco, interagir com os outros integrantes, etc.

    Já que vocês são power trio:


    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Então, nós tocamos relaxados e sem medo de errar e etc, mas acho que somos muito parados, talvez falte um pouco de interação com o público, pois tecnicamente e musicalmente recebemos excelentes notas nesse evento, mas o que afundou com a gente foi a presença de palco, tiveram outras bandas que tiveram notas menores em musicalidade e técnica que nós mas ficaram na nossa frente por causa da presença de palco....

    guizimm
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    endo apenas em 3 pessoas (guitarra, baixo, batera e teclado)?
    ?

    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    endo apenas em 3 pessoas (guitarra, baixo, batera e teclado)?
    ?


    Sim, o baixista toca teclado também.

    renatocaster
    Moderador
    # abr/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Artur Pendragon

    EDIT: Iria comentar a mesma coisa enquanto vc respondia ao guizimm, postamos ao mesmo tempo quase.

    Editei pra não ficar redundante a coisa.

    Abs

    Juninho0110
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon
    sendo apenas em 3 pessoas (guitarra, baixo, batera e teclado)?
    ?(2)

    renatocaster
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Juninho0110

    sendo apenas em 3 pessoas (guitarra, baixo, batera e teclado)?
    ?(2)


    Cara, ele já respondeu a essa questão.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/284372/#8232804

    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Sim, somo apenas em 3, mas o baixista toca teclado e depois volta pro baixo em algumas partes...

    Vejam, nós não somos tão parados, mas gostaríamos de melhorar nossa performance, alguma dica?

    joaormrt
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    se mexam no palco, deem risada um para o outro durante a música, cantem junto mesmo não estando cantando no microfone, vai do lado do batera e grita do lado dele aprovando o q ele tá fazendo, tudo isso fica fácil de fazer quando se está curtindo o som q estão tocando.

    (o que eu falei no caso é o q eu faço com minha banda)

    Renando
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    jesuiz que barulheira infernal é isso

    Chuck Bluesbreaker
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    presença de palco vale muito mesmo.. eu por exemplo queria ter muito mais presença tb mas fico durão quando vou tocar, só que isso não me impede de curtir o show/musicas não adianta ficar se cobrando isso.. é uma coisa meio que vem de cada um.. o buddy guy tem muita presença sem se mexer muito.. ele consegue presença apenas demonstrando auto confiança, o gilmour se mexe menos ainda e ele é o um dos melhores guitarristas tb, o clapton o harrison.. me indentifico e me inspiro nesses guitarristas que se parecem mais comigo

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Galera, esse fim de semana participei de um evento de seletiva de bandas e obtivemos uma excelente qualificação musical, mas péssima nota presença de palco.
    Gostaria de mais dicas do que podemos estar fazendo em palco para aumentar nossa presença...
    Grato desde já.

    -fazer solo de guitarra com os dentes;
    -eu tocar o baixo com uma das mão enquanto o baixista faz o dedilhado no baixo.


    em se tratando de um festival ou concurso, acho que essa coisa não vira
    solo de guitarra com os dentes, nas costas, na cabeça... é legal depois de 2 horas de show com todo público bêbado, chegar frio em um palco e mandar isso vão te falar que é um bando de poser

    o segundo é interessante depois de 1 hora de show e bebedeira do público, e tem que estar ensaiado
    também é algo que se alguem ver 2 vezes seguido na banda, no 3º já da no saco

    ----------------------------------

    vendo o vídeo pequenas coisas que mudam muito

    - o baixista não precisa ficar atras do teclado quando não toca o mesmo, pode fazer o basico, ir de um lado para o outros, olhar para o publico, ir até o batera, só fez isso na parte final, depois que tocou a parte do teclado
    como o teclado é muito de vez em quando, talvez é interessante o teclado de lado no palco, não de frente já que usa pouco

    -você foi tocar para um público, não foi tocar para sua mão esquerda, você olha muito pra ela e não olha pra frente
    não precisa ser performático, dar pirueta é só olhar pra frente, olhar para as pessoas mais ao lado, dar um sorriso, bater o olho em alguem curtindo e demonstrar que viu isso

    já que é um power trio, assista muito RUSH e não tem segredo, ou ELP tirando as firulas do tecladista de antigamente, veja como toca o Lake nas lucky man

    outra coisa que parece que trava:
    ensaio, ou vocês estão tocando no limite da tecnica, demonstram que não estão seguros com a música, já que ficam presos a olhar muito na mão ou parados no palco, vocês tem que tocar passando a mesma sensação de quem sabe andar de bicleta

    -------------------------------
    http://www.youtube.com/watch?v=LDiLOMP9MNE
    esse video aqui já achei que com a batera do lado já encheu mais o palco, ficou mais "ELP" pelo menos agora dá pra ver 3 pessoas desse trio, no outro vídeo é um trio de 2,
    evite ficar na frente do batera

    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    fernando tecladista
    Vlw cara, eu não tinha percebido esses pequenos detalhes que você tinha dito, nós só começamos a tocar a 1 ano e pouco então ainda estamos nos acostumando...
    Mas agora vou prestar mais atenção nesses detalhes e ver o que eu consigo melhorar ^^.
    Grato pelas respostas pessoal.

    tambourine man
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    troquem de instrumentos por uma música

    JJJ
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon
    além de sempre colocarem uma menina bonita pra cantar e chamar atenção

    Você mesmo já deu a solução... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon
    somos um power trio, e isso dificulta um pouco fazer performance no palco.
    isso não é desculpa.
    performance não é ficar dançando ou fazendo piruetas!

    pela sua lógica, é bom ter bastante gente pra quem dança poder errar o que toca?

    ter presença de palco antes de tudo é ter absoluta segurança do que faz, pra não precisar ficar preocupado em errar. isso fica estampado na cara do musico.
    depois, é se divertir com o que faz, e transmitir isso no modo como voce toca.

    um exemplo que eu gosto (não sei se voce curte, mas vale ver):


    paralamas no rock in rio de 1984, no comecinho da carreira.
    os caras tinham vinte e poucos anos, só o power trio.
    um palco gigante com milhares de pessoas.
    só o herbet fica dançando (mal), mas os caras dominam a situação. sem piruetas.

    esquece isso de tocar com os dentes, o negócio é ficar à vontade e mostrar o que sabe fazer.

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon
    mas o baixista toca teclado e depois volta pro baixo em algumas partes...
    led zeppelin feelings...

    nao tinha visto o video, só vi agora.
    concordo com o fernando tecladista, o teclado esconde o baixista. seria legal reposicionar isso, deixar ele mais na frente.

    tanto o guitarrista (voce?) quanto o baixista olham o tempo todo pro instrumento quase.
    o baixista mais (sindrome do baixista-autista, bem comum), e acaba ficando com a cabeça baixa demais.

    acho que falta um pouco de olho-no-olho com o publico.

    agora, tem outra coisa: pelo que entendi, era um evento com bandas aleatorias, de varios estilos, certo?
    por que tocar um hard rock, em ingles, é pra quem gosta. é beeeem diferente de tocar um pop em portugues, que vai "pegar" mais no publico, e que é muito mais facil de "chamar" pra participar.
    se o jurado tava com isso em mente, entao não é o caso de voces se prenderem demais nisso.

    ZoSo.
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    sejam naturais no placo até o fim da apresentação. no fim pegue sua guitarra bata ela no chão com toda sua força até ela quebrar. ou então se preferir pode ser mais criativo, bote fogo como hendrix. vc vai deixar os jurados apavorados. (literalmente)

    led123_del321
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Cara, presença de palco, pra mim, é conseguir expressar visualmente a música que você tá tocando. Acho que o básico é fazer as pessoas sentirem que a música tá saindo de vocês. Tentem fazer o corpo de vocês interagir com a música. Demonstrem que vocês estão ouvindo, prestando atenção e gostando da música de vocês.

    Sobre a questão de "pra onde olhar": ficar parado, alternado entre olhar pro instrumento e olhar pra platéia pode dar idéia de aflição. Às vezes, você pode não encarar a platéia, mas por outro lado mostra pra ela que você tá se entregando pra música, de tal forma, que isso vale bem mais do só ficar dando sorriso pra platéia. Um bom exemplo é o Slash, que consegue ter uma das melhores presenças de palco sem sequer olhar pra platéia.

    Quanto à movimentação, não necessariamente vocês precisam ficar passeando pelo palco. Como citaram aí, o Pink Floyd, por exemplo, tem presença de palco mesmo parado no palco; BB King, sentado, tem presença de palco. Também não é raro ver violinistas com presença de palco, mesmo tocando ali, parado, só olhando pro instrumento; pianistas que conseguem ter uma excelente expressividade visual sem precisar fazer isso heheh Maestros conseguem ter presença de palco de costas pra platéia; e por aí vai...

    Se vocês querem chamar mais atenção, mexer no visual ajudaria também...

    Enfim, no mais, vocês podem tentar ir imitando os múscos que você gostam e que acham que têm presença de palco.

    Espero ter ajudado.

    Abraço

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    aproveitando isso que me mandaram
    no facebook

    você precisa definir o publico da tua banda

    se alguem sugeriu isso de tocar com dentes ou uma mão de cada um na guitarra ou baixo, isso tem bem cara de músico, cara de maluco, cabeludo....

    se tua ideia é tocar pra uma galera normal, com músicos nela porém boa parte somente de pessoas que gostam de música, isso me soa pesado a coisa toda tem que estar na mesma "vibe" pra rolar, tocar com os dentes na escola com a diretora assistindo a banda não vira, tocar em um boteco com meia duzia em uma quinta mão vira, tocar com os dentes em um festival grande: ginásio... rock in rio até vai

    se quer tocar pra músico, ai dá até pra pensar, mas tem que ser um dream theater em termos de tecnica

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Artur Pendragon: mas péssima nota presença de palco.

    Isso existe? Qual o critério pra avaliar "presença de palco"?

    O.o

    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Isso existe? Qual o critério pra avaliar "presença de palco"?
    Então cara, essa que era minha duvida porque no evento estava escrito que seria avaliado técnica, presença de palco e etc...

    André_89
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    ih, eu passo por este problema também!

    antes de mais nada: vale lembrar que isso é a coisa mais subjetiva do mundo!

    Se Pink Floyd fosse uma banda desconhecida e fosse tocar em um festival desses, fique seguro de que eles receberiam uma nota baixa em presença de palco! o que pra mim é o absurdo dos absurdos...
    e oasis? e chico buarque??

    NÃO EXISTE presença certa ou errada......mas existe o que você quer passar de sentimento, e o que você passa de fato... essa história de pular, mexer, agitar, pra o caminho não é por aí..... o lance é passar pro público a emoção da música, é só isso.... e daí lógico... se a música é animada, tem que passar essa animação... se ficar fazendo cara de enterro vai haver prejuízo! a sua presença precisa reforçar a música, e nunca o contrário....... agora, o resto é bobagem, num existe uma receita pra isso....
    no meu caso, um lance que pega muito é a timidez, o nervosismo! quando eu subo no palco tranquilo, a coisa flui muito melhor.... agora, se eu chego atrasado com a cabeça na lua, ou se eu subo no palco inseguro, isso fica estampado na minha cara o show inteiro, e daí o show perde com isso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Performance em palco