Lei Rouanet e até onde ela é válida?

Autor Mensagem
guitarg3
Veterano
# mar/12


Bom, na teoria é uma bela lei para incentivar a cultura no país... mas será que bandas grandes e já consolidadas no país realmente necessitam dela?

Resolvi criar esse tópico depois que li a notícia sobre a dupla Jorge e Mateus, que ganha milhões com seus shows, conseguir uma verba de 4,3 milhões para divulgação da sua banda (http://www.cifraclubnews.com.br/noticias/33009-dupla-jorge-mateus-gan ha-verba-milionaria-do-ministerio-da-cultura.html)... será que eles precisam realmente dessa lei? Ou esses 4,3 milhões abatidos de impostos poderiam ser investidos em coisas mais úteis do que a divulgação da dupla, como saúde e educação, ou investida em músicos iniciantes e promissores que estão tentando entrar nesse mercado tão monopolizado que é a música onde só entra quem tem dinheiro?

Um banda inicial será que conseguiria dessa lei dinheiro para gravar um cd? 10 20 mil reais para divulgar sua banda? Ou isso só vale para quem tem dinheiro e contato?

Fica ai um tema para discutirmos....

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/12
· votar


Isso nada mais é que lavagem de dinheiro por dentro da lei

McBonalds
Veterano
# mar/12
· votar


Isso é o que mais acontece dentro desse mecanismo. É isso que dá deixar para os empresários decidirem o que é cultura e o que não é.

TerraSkilll
Veterano
# mar/12
· votar


guitarg3
Bom, na teoria é uma bela lei para incentivar a cultura no país... mas será que bandas grandes e já consolidadas no país realmente necessitam dela?
Teoricamente, não necessitam. Mas a lei não diz que não podem ter acesso a esse benefício.

Ou esses 4,3 milhões abatidos de impostos poderiam ser investidos em coisas mais úteis do que a divulgação da dupla, como saúde e educação,

Quanto à saúde e educação, acho que já ficou claro que essa verba é sempre destinada à cultura. Se não fosse o Jorge e Mateus, poderia ser o Caetano, ou o Gilberto Gil, ou Restart, ou quem quer que seja. Para destinar verba desse tipo para outras áreas que não a cultura, teria que ser criada outra lei. Alterar a lei Rouanet visando esse objetivo certamente a descaracterizaria.

ou investida em músicos iniciantes e promissores que estão tentando entrar nesse mercado tão monopolizado que é a música onde só entra quem tem dinheiro?
Isso seria muito bom, e é perfeitamente possível. Se você (ou quem quer que seja) ler a lei, verá que ela tem requisitos bastante simples: cria-se um projeto e leva-se para aprovação do ministério. Se aprovado, você pode entrar em contato com empresários e solicitar o patrocínio. Entretanto, não sei se eles são obrigados a fornecê-lo, e talvez aqui é que entre a questão de interesse, afinal, os empresários provavelmente optarão por eventos que lhes deem mais visibilidade.

Black Horse Guitar
Isso nada mais é que lavagem de dinheiro por dentro da lei
Empresas sempre tentam um jeito de aliviar sua carga tributária, e isso é fato. Se a lei permite que façam isso, eles vão tentar pelas vias legais, para terem menos dor de cabeça.

Abraços.

guitarg3
Veterano
# mar/12
· votar


TerraSkilll
Se você (ou quem quer que seja) ler a lei, verá que ela tem requisitos bastante simples: cria-se um projeto e leva-se para aprovação do ministério. Se aprovado, você pode entrar em contato com empresários e solicitar o patrocínio.
mais ai é que está a questão... para bandas iniciantes.. essa aprovação é facil de ser conseguida? ou vc precisa ter os "contatos" certos no ministério para conseguir essa aprovação?

guitarg3
Veterano
# mar/12
· votar


E quanto aos empresários.. se for pensar eles não tem nda a perder.. se for um projeto sério eles além de deduzirem esse valor dos impostos ainda conseguem certa publicidade, como incentivo à cultura...

fernando tecladista
Veterano
# mar/12
· votar


Ou esses 4,3 milhões abatidos de impostos poderiam ser investidos em coisas mais úteis do que a divulgação da dupla, como saúde e educação
lávem o papo de que qualquer verba que aparece por ai poderia ser usada pra construir hospital....

ou investida em músicos iniciantes e promissores que estão tentando entrar nesse mercado tão monopolizado que é a música onde só entra quem tem dinheiro?
aqui sim, isso é uma ideia boa, mas se ninguem colocar isso no papel levar a diante, bater a cara e apresentar pra ver se é aprovado pra lei Rouanet, fica só o mimimi

guitarg3
Veterano
# mar/12
· votar


fernando tecladista
eu citei saúde e educação pq esses artistas não precisam dessa verba para tocarem seus projetos... teoricamente eles estão tirando dinheiro que poderia ser destinado a outras coisas... foi isso que eu quis dizer.. não esse papo moralista comparando uma verba destinada a algo com outra coisa... eu axo legal esse incentivo a cultura.. mas não para gente que não precisa...

quanto ao investimento a músicos promissores.. eis o q indago.. é fácil de se conseguir essa aprovação do projeto ou só consegue essa aprovação quem tem os "contatos certos".. como esses artistas grandes têm..?

Alguém aqui do fórum já tentou arrecadar verba através desse projeto? teve sucesso?

fernando tecladista
Veterano
# mar/12
· votar


nesta area deste site tem como consultar todas as reunioes e projetos analizados

parece que a ultima reunião (ou a que está dispponivel para consulta foi a de numero 196 coloca lá na pesquisa

vendo a tabela toda
esses 4,3 não é nada perto de todo o montante de todas as artes

minha birra não é em sí com a verba ou pra quem ela foi, se merece, minha birra em sí é do fato que um jornalista que gosta do estilo musical "X" achou lá no meio de tudo isso uma dupla que toca "Y" e coloca a noticia como algo absurdo, pu porque ele é fã d eoutra dupla que não teve nada aprovado

e a gente que só sabe desse fato isolado forma a nossa opinião com fatos parciais

-------------------------------------------------------
o interessante é ver a lista toda e catar alguns pontos:

Expressões Culturais da América Latina - R$ 5.393.400,00
Cultura na Kombi - 2012 / 2013 - R$ 1.324.470,00
Reveillon da Praça 2012/13 - R$ 1.175.960,00
DVD MATHEUS COSTA - R$ 584.650,00
Festival Multicultural Escola Show - R$ 507.751,20
Songbook do Grupo Tariri - R$ 130.410,00
Notável ... Nosso Chorinho! - R$ 1.129.364,00
5° Festival da Cultura Japonesa na Ilha Grande - R$ 423.402,40
Gravação do CD/DVD e Divulgação da Dupla Paulinha Abelha & Marlus - R$ 1.437.620,00
FEIRA CULTURAL DA TERCEIRA IDADE - R$ 541.050,00
Noites no Itália: encontros no centro - R$ 2.653.260,00
Martinho da Vila - Escola de Samba - Enredos - R$ 1.120.630,00
Banda Guaraná Joy e você fazendo a diferença - R$ 1.833.100,00
Série de Concertos Sociedade Ítalo Brasileira de Santo André - R$ 440.644,00
Projeto Cultura e Esperança - R$ 1.219.010,00
Festival de Jazz de Tiradentes - R$ 387.315,00
MudaRock - R$ 3.000.050,48
BARÃO VERMELHO - 30 ANOS - R$ 8.644.140,00
----------------------------------------------------------------
ao todo
tem 11 projetos com a palavra "escola" na busca
uns 25 projetos onde se vê a palavra "cultura" como tema

-----------------------------------------
catei alguns, então se vê que há :
- projetos culturais
- outros estilos de dita música mais culta: orquestras e festival de jazz
- música brasileira: chorinho, samba
- projetos de outras culturas: musica italiana, japonesa...

como também eu vejo um projeto de reveillon de mais de um milhão, vejo gente bandas, cantoras... que nunca vi com projetos de 500.000, 1.000.000, 1.800.000
e uma banda pedindo 8.600.000 mas que até agora ninguem falou nada, porque todo mundo somente lé a primeira pagina de portal de noticias

meu excel disse que a soma de tudo que foi aprovado é de
R$ 340.931.455,62 onde essa dupla 1,qualquer coisa % do total


-----------------------------------------------

também é interessante ver a 195
onde consta a festa de peão de barretos R$ 5.813.000,00
e um projeto de música no metrô por 9.000.000,00

Skapunk
Veterano
# mar/12
· votar


guitarg3

Se aprovado, você pode entrar em contato com empresários e solicitar o patrocínio. Entretanto, não sei se eles são obrigados a fornecê-lo, e talvez aqui é que entre a questão de interesse, afinal, os empresários provavelmente optarão por eventos que lhes deem mais visibilidade.

Do ponto de vista legal a Lei rouanet é perfeita, claro... na teoria ajuda empresários e artistas, mas como já disseram, é claro que um empresário prefere o Jorge e Mateus que reverte em marketing do que uma banda iniciante...

Do mesmo modo quem mexe com artes cênicas.. a Petrobras patrocina... mas vai tentar conseguir um patrocínio deles.. ufa nego... dá canseira...

Não são obrigados a patrocinar... você inscreve o projeto.. eles avaliam e se for interessante você recebe o patrocínio ou o que valha...

É assim que é..

Abraço

TerraSkilll
Veterano
# mar/12
· votar


fernando tecladista
minha birra não é em sí com a verba ou pra quem ela foi, se merece, minha birra em sí é do fato que um jornalista que gosta do estilo musical "X" achou lá no meio de tudo isso uma dupla que toca "Y" e coloca a noticia como algo absurdo, pu porque ele é fã d eoutra dupla que não teve nada aprovado

e a gente que só sabe desse fato isolado forma a nossa opinião com fatos parciais

(2)

Skapunk
Do ponto de vista legal a Lei rouanet é perfeita, claro... na teoria ajuda empresários e artistas, mas como já disseram, é claro que um empresário prefere o Jorge e Mateus que reverte em marketing do que uma banda iniciante...
Mas, se analisarmos o link passado pelo fernando tecladista, nota-se que a coisa não é tão injusta como parece. Como ele disse, por "ignorância" acabamos formando nossa opinião com fatos parciais.

Interessante notar que:
BARÃO VERMELHO - 30 ANOS - R$ 8.644.140,00
Pela aprovação, condicionada a redução do ingresso de R$80,00 e R$ 40,00 para R$ 40,00 e R$ 20,00, e à distribuição gratuita de 50% da quota de livro/publicação para instituições culturais.

Ou seja, em alguns casos, é exigida uma contrapartida à aqueles que se beneficiam desses recursos, favorecendo o público que comparece à esses eventos.

Abraços.

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/12
· votar


TerraSkilll

Lavagem no sentido de desvio de dinheiro público, afinal quem acredita que todo esse dinheiro é para o desenvolvimento da cultura?

Skapunk
Veterano
# mar/12 · Editado por: Skapunk
· votar


TerraSkilll

"é exigida uma contrapartida à aqueles que se beneficiam desses recursos"

Faz tempo que não me envolvo com esses lances de leis de incentivo a cultura, mas que eu me lembre uma boa parcela desses programas exigem meia entrada, ingresso popular, um dia que o povão entra na faixa e tal...

E concordo quando você diz que devemos nos informar bem antes de soltar opiniões pré-concebidas...

Eu não disse que era um sistema ou programa injusto, eu só disse que um empresário vai preferir um artista com maior projeção ao artista iniciante... quando eu mexia com teatro um empresário disse isso na minha cara... e eu acho que isso é relativamente óbvio...

Mas é claro, sempre haverá gente interessada em incentivar a cultura... tem que procurar e não desanimar...

Abraço

TerraSkilll
Veterano
# mar/12
· votar


Black Horse Guitar
Lavagem no sentido de desvio de dinheiro público, afinal quem acredita que todo esse dinheiro é para o desenvolvimento da cultura?
No problem, bro, eu entendi seu ponto.

Skapunk
Eu não disse que era um sistema ou programa injusto, eu só disse que um empresário vai preferir um artista com maior projeção ao artista iniciante... quando eu mexia com teatro um empresário disse isso na minha cara... e eu acho que isso é relativamente óbvio...
Eu não duvido disso, pelo contrário (como comentei anteriormente). Feliz ou infelizmente, isso acontece. Mas é bom ver a prestação de contas (como exposta pelo fernando tecladista) e notar que, apesar das disparidades, há muitos e variados projetos sendo aprovados.

Mas é claro, sempre haverá gente interessada em incentivar a cultura... tem que procurar e não desanimar...
Como dizem, "quem quer arranja um jeito, quem não quer, uma desculpa".

Abraço.

Skapunk
Veterano
# mar/12
· votar


TerraSkilll

Mas é bom ver a prestação de contas (como exposta pelo fernando tecladista) e notar que, apesar das disparidades, há muitos e variados projetos sendo aprovados.

Falou tudo!!

Abraço

guitarg3
Veterano
# abr/12
· votar


alguém aqui do fórum já foi beneficiado pela lei Rouanet??

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


guitarg3
eu já
eu vi filmes e exposições que ela "patrocinou"

Bom, na teoria é uma bela lei para incentivar a cultura no país...
discordo.
ela é uma bela lei pro governo se eximir de fazer a parte dele e deixar que outros decidam, sob pretexto de abater imposto e deixar o caminho da grana mais direto (já que "o governo é corrupto e sempre vai sumir dinheiro"), e aí as empresas disfarçam isso de patrocinio.

guitarg3
Veterano
# abr/12
· votar


então.. mas eu digo ser beneficiado nao de ir em algum lugar q tava sendo pago por esse projeto.. ms sim alguem q tinha algum projeto e conseguiu essa verba...

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


guitarg3
uahsuahsuhas

eu entendi, tava zuando... ou nao.

Estudante eterno
Membro Novato
# jul/15
· votar


Bom dia pessoal do fórum!

Desculpem ressuscitar o tópico, mas estou com um dúvida referente a "Lei Rouanet".

Bem, vamos lá. Eu e minha esposa estamos iniciando um trabalho em estúdio para gravar várias canções autorais na intenção de conseguir que alguns grandes nomes as interpretem. Meus pais tem uma empresa, e eu gostaria de saber se esta poderia nos apoiar financeiramente sobre os termos da lei Rouanet, digo, há alguma restrição por se tratarem de parentes?

Desde já obrigado!

makumbator
Moderador
# jul/15
· votar


Estudante eterno

A questão é que seu projeto precisaria ser aprovado antes pelo governo para que seja possível correr atrás dos patrocínios. Para os detalhes sobre a lei leias os manuais e se possível consulte pessoas acostumadas com o trâmite desses projetos.

Estudante eterno
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Estudante eterno
· votar


makumbator

Valeu velho! Andei lendo um pouco sobre...
Não estou acostumado nem com a linguagem usada nos manuais que explicam as leis que regem este tipo de projeto. Não que eu seja um semi analfabeto, mas são termos com os quais eu não tenho muita intimidade.

Acho que precisarei da ajuda de um profissional mesmo hahaha!

Abraços!

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Abertamente desgostoso com o fórum, já me ocorreu outras vezes isso, onde meses de pesquisa, e o seu resultado num tópico de RESPOSTAS, é jogado fora. O novo tópico foi com intento de AFIRMAR, e não PERGUNTAR coisas sobre o tema em questão, centralizando RESPOSTAS que podem vir a cooperar para toda a comunidade. Enquanto que desenterrar um tópico de PERGUNTAS, faria com que as RESPOSTAS iriam passar DESPERCEBIDAS, pois fica subentendido que se perguntou algo, e não respondeu.

Não é mais do meu intento partilhar o resto da pesquisa, que fiz com investimento particular, por prazer de ajudar algum membro, e a comunidade - isso deveria ser tema de um "Pergunte ao professor".

A sorte está lançada.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/326856/

makumbator
Moderador
# mai/16
· votar


Ismah

Fecharam seu tópico? Achei que você mesmo tinha fechado por engano.

Brendolan
Membro Novato
# mai/16
· votar


Como já falaram, essa grana seria usado no fim pra alguma banda.
Mas não, esses caras com ctz não precisam, fico imaginando esses milhões gastos em criações de eventos para bandas que não tem grana pra fazerem algumas apresentações. Dava de sobra pra fazer o esquema todo de inscrições e apresentações depois com entrada free pra ajudar na divulgação de bandas novas.

MMI
Veterano
# mai/16 · Editado por: MMI
· votar


Ismah

Não é meu intuito dar lição de nada para você. O fórum anda cada vez mais devagar e alguma discussão pode valer a pena, mas lhe ocorreu que talvez o fechamento do seu tópico possa ter sido válido? Cara, os tópicos são por assunto, não são separados por perguntas e afirmações, afinal se tem uma pergunta (que pode ser dúvida de muitos), quando alguém responde surge uma afirmação ali também. Logo todos os tópicos também tem afirmações.

Confesso que tinha visto seu tópico, movido pelo fato de que era para "entender finalmente". Mas ali só tinha um vídeo chato, longo, fraco... Basicamente um sujeito que "deu um google" em lei Rouanet, leu 15 minutinhos a respeito (se muito) e gravou um vídeo - coisa comum hoje, o cara não precisa ter conteúdo, não precisa saber o que fala, mas fala bonito e tá valendo. Reveja seus conceitos se isso realmente foi o que de melhor conseguiu em meses de pesquisa e investimento particular...

O buraco é bem mais embaixo, a problemática bem mais profunda e até mesmo neste tópico aqui já abordaram. Tudo bem, no vídeo tem uma abordagem rasa, quase infantil, sobre o assunto. Você acha mesmo que no mundo capitalista, ainda mais no Brasil onde todo mundo quer "levar vantagem", onde a sacanagem come solta, alguém ou alguma empresa é "boazinha" e libera uns milhões porque a arte é linda? Ele citou o Rock in Rio no vídeo... Dois dos maiores patrocinadores da última vez foi o Itaú e a Oi. Dos milhões de pessoas que passaram pelo festival, você acha que alguém abriu uma conta no banco ou trocou o chip do celular porque patrocinaram o RiR?

É claro que se trata de um "adiantamento" do imposto de renda ou do ICMS (ou do que for). Mas em se tratando de dinheiro, sempre há a opção de aplicar no banco e ganhar, digamos 1% ao mês, ou aplicar na própria empresa e ganhar pelo menos 10% ao mês. Então quem paga, perde 1 ano do que este dinheiro poderia gerar, se for 1 milhão de patrocínio retornável no ano seguinte por desconto no IR, perdeu-se muito e precisa "valer a pena" para quem paga, afinal é uma descapitalização desnecessária. Portanto precisa equilibrar a balança e ter vantagens para o artista, para o burocrata do MinC, para a empresa ou pessoa física que contribui... Nada é tão simples assim.

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Brendolan

Comece por ver o vídeo do outro tópico, pra não tropeçar sozinho, em algo que tu supõem entender.

A lei funciona enquanto houver parceria, isto é, a empresa quiser te ajudar sinceramente. Mas... Há uma (várias, na verdade, é só um exemplo) brecha na lei, e das grandes...

Eu invisto X% do meu IR, e quero Y% de comissão sobre o que for gerado de receita a partir do meu investimento, ou seja quero parte dos lucros que a área investida, obtiver com o dinheiro que eu investi.
Na prática, se está lucrando sobre o que seria pago como IR, mas foi desviado como cultura. Um negócio sujo, mas limpo. E isso justifica artistas, festivais, e eventos grandes, terem apoio de marcas grandes.

makumbator
Fecharam seu tópico?

Pois é...

Ismah
Veterano
# mai/16 · Editado por: Ismah
· votar


MMI

Não quero julgar moderação, ações e blá blá blá, me sujeitei a isso quando concordei com os termos de uso. Me isento de comentar.

Pô bicho, o vídeo foi o suficiente para dar o pontapé inicial, deu coincidência do canal tratar sobre isso, quando eu estava atrás do tema. Poderia ser o ponto de partida para muita gente ao menos sentar e pensar sobre a lei, talvez conversar com um advogado. A maioria dos foristas é músico, (a maioria das pessoas sequer entende como declarar IR!), e não entendia nem o que estava no vídeo. É implausível querer alimentar quem se engasga com papinha, com churrasco!

Se ler na sequência acima comentei de uma das brechas na lei. Mas a lei é funcional, e realmente existem apoiadores que fazem pela parceria, e não visando vantagens (lucro).

Hoje um disco com qualidade média custa 25~30mil, pra uma banda ter ajuda de metade do valor já seria ótimo - mesmo que seja retribuído só no ano seguinte quando a empresa puder fazer o abatimento.

Contextualizando num exemplo... Algumas bandas que conheço, gravam o disco fazendo um empréstimo, e esse dinheiro de apoio empresarial, viria, a calhar sem duvidas, pois permitira sanar metade da dívida numa tacada só, o que incumbe em um adiantamento razoável. Mas tem que ser porque tem quem acredite na banda, e não que queira lucrar em cima.

Nos casos de Oi e Itaú, apoiando RiR... Não creio que ninguém estabeleceu contratos com essas empresas, mas com certeza são empresas que ganharam exclusividade sobre algum setor... Cartão Itaú paga 100%, outros cartões pagam 110% do preço real (desconto fantasia de 10%) em algum produto, o que estimula o uso do cartão de crédito... Cliente Oi, tem favorecimento etc etc...

MMI
Veterano
# mai/16
· votar


Ismah

Hoje um disco com qualidade média custa 25~30mil, pra uma banda ter ajuda de metade do valor já seria ótimo - mesmo que seja retribuído só no ano seguinte quando a empresa puder fazer o abatimento.

Este é o ponto, o que se tem para retribuir. Vamos partir de um pressuposto que a empresa doadora não é o papai e que ninguém dá dinheiro a toa.

Se você quer 15 mil para gravar um disco barato, simplesinho. Isso significa que precisa de uma empresa que paga pelo menos uns 400 mil de IR (4% que pode passar para a Lei Rouanet), ou seja, considerando uma PJ que paga ao redor de 10-15% de IR, fatura entre 2,6 a 4 milhões por ano, só para situar, mas com certeza esses 15 mil paga o gasto com um gerente ou diretor de pelo menos 1 mês. A opção da doação por "bom samaritano" não existe, a empresa só vai se descapitalizar se receber algo em troca, palpável e decente. É natural que a empresa busque lucrar em cima, óbvio, mas o mínimo que você tem que oferecer é não dar prejuízo e descapitalizar 1 ano é prejuízo. De novo, não adianta oferecer colocar o logotipo no canto da caixinha do CD, não adianta falar no microfone durante o show que tem o apoio de tal empresa, pelo menos não só isso. Claro que a empresa precisa de um projeto que acredite, até porque na realidade é mais investimento que doação (doação de dinheiro, convenhamos, tem que acreditar em papai noel e fada madrinha...).

Isso sem falar que existe um custo envolvido na burocracia e liberação.

Lelo Mig
Membro
# mai/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

Amigo, existe um desejo imediatista na classe artística brasileira, que de certa forma é egoísta e vitimizada.

O artista brasileiro sempre se colocou como "O Fudido"; sem apoio de ninguém, que acha que o governo têm de pagar a produção do seu espetáculo, uma montagem surreal sobre a obra de Samuel Becket ou Jean Paul Sartre (da qual 90% do povo brasileiro nem sabe quem são), e similares.

O governo não deveria investir em cultura e sim em EDUCAÇÃO. Não ter uma cultura que vive de esmola imediatista e sim, daqui uma ou duas décadas, ter uma cultura que vive das próprias pernas, porque o povo a conhece e a procura.

Ter, com a parceria ou não de empresas privadas, incentivos sendo usados para o novo CD sertanejo ou de forró.... patrocinar o novo show da funkeira ou da axézeira.... me desculpem, podem me achar preconceituoso, mas isso não é incentivo a cultura, é fazer bolo de merda.

O Brasil é um país de bosta, com "intelectuais" que fazem leis prá tentar ser uma França.

Quantas escolas dá prá construir com os 1,3 milhões torrados no blog da Maria Bethânia ou os 1,5 milhões enfiados em shows da Daniela Mercury? O fato de empresas financiarem isso, não ameniza o desperdício de dinheiro público em impostos "não arrecadados" e que deveriam estar sendo empregados em coisas sérias.

Quer ter cultura, mas não tem educação básica.

O que é a cultura nacional? Toda a cultura feita no Brasil? Mesmo que seja uma merda que não irá melhorar em nada o intelecto de ninguém? Nem a compreensão do meio que o rodeia? Mesmo que não produza nada? Mesmo que apenas colabore prá que este bando de imbecis inúteis pensem que são racionais?

Caras, me desculpem... eu tô meio radical e tosco hoje.

Mas, quero ver, prá quem irão tocar suas músicas ou mostrar sua arte quando o único público que tiverem for um bando de ogros semi analfabetos.

Na real, tô de saco cheio de o Brasil não se assumir 3o mundo, e desta feita, acreditando no discurso de que é "emergente", só faz cagada em cima de cagada.

O problema não é viver num País pobre, mas sim, viver num País burro!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Lei Rouanet e até onde ela é válida?