Para um jurado, o que é amis valorizado? Cover ou música própria?

    Autor Mensagem
    gboratto
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: gboratto


    Boa noite galera,
    minha banda vai participar de um festival de bandas aqui na minha cidade, há premiação e tudo mais, mas como sou um pouco inexperiente nesse assunto gostaria de saber:

    Devemos tocar nossas músicas ou fazer cover de alguma banda mais conhecida? Ou mesclar os 2?

    Em minha concepção, a banda tocar música própria mostra mais seu talento/capacidade. Estou certo?

    Vlw pela atenção

    Guilherme Nau
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    gboratto
    Em minha concepção, a banda tocar música própria mostra mais seu talento/capacidade. Estou certo?

    Certo, mostra também originalidade.

    Um cover as pessoas vão esperar que fique igualzinho, já uma música sua que seja boa.

    Abraço

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    gboratto
    se vc fizer um cover perfeito de uma musica: parabens...vc acaba de tocar algo q nao precisava ser vc ali....poderia ser outro cara

    tem seus meritos...mas nada como ideias novas

    sidguitar1
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    gboratto
    desculpe as palavras mas q escrota a organizaçao desse festival, na minha opiniao(q nao vale nada haha) tem q ser separada as categorias de musica autoral e interpretes, assim como instrumental, sertanojo , samba, mpb, rock etc etc etc, mas se nesse festival ta tudo junto e misturado hehe, ee vc tem essa opçao de tocar as musicas da tua banda e um cover, faz isso,mas como foi falado, tenta colocar personalidade no cover tambem q eu acho muito chato tocar igualzinho, como foi bem falado, ja tem alguem q toca igualzinho e ainda tem o merito da composiçao q e a banda q criou a musica, entao faz ela ficar com a cara da tua banda q isso tem mais valor,abraço

    Jube
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Na minha humilde experiencia, uma coisa que levanta a plateia é um cover de uma banda conhecida, mas para um jurado uma musica propria sempre foi mais aceita. Mas tambem vai do jurado, numa dessas ele nem vai presta atenção nos detalhes mais tecnicos e vai só olhar a reação da plateia né hehe. Concordo com o sidguitar1.

    pOkiz
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: pOkiz
    · votar


    Se você for tocar um Pop Rock até ta blz, mais se tocar Rock msm, e tiver uma banda concorrente pra manda um Sertalixo Universitario, vc 'tá na bala', pq hj ngm tem capacidade de saber o que é musica boa e bem trabalhada. As mulheres só querem musicas para mecher sua bundas e o homens para beber e criar coragem para chegar nelas...

    Enfim, como ja dito, se for realmente uma apresentação com platéia, um Cover bem conhecido, será muito mais legal que uma música própria. Ainda mais se os jurados forem leigos... só de verem a platéia cantando e pulando, vão idolatrar sua banda. Em uma música propria, desconhecida, a platéia vai ficar olhando e analisando, o que, na minha opinião, vai deixar o clima bem frio.

    Saiba conhecer os jurados... perceba se eles tem um ouvido músical legal, e gosta de qualidade e não do que está na moda. Se for assim, toque uma propria, porém, de qualquer maneira, será dificil agradar jurados e platéia.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    gboratto

    Em minha concepção, a banda tocar música própria mostra mais seu talento/capacidade. Estou certo?

    Olha, eu acho que são coisas totalmente distintas e o critério de avaliação tem que ser diferente também. Se vc vai tocar um cover, os jurados devem avaliar o grau de integridade que vc soube manter dentro daquele determinado cover. Ou seja, tocou bem parecido? Ou tocou muito diferente do original? Soube manter os principais pontos da música cover? E por aí vai...

    Agora se é algo autoral, composição própria, deve-se avaliar os aspectos técnicos de execução da música, além da parte composicional, das letras e arranjos musicais.

    Acho que em ambos os casos vc pode obter o merecido mérito no que for executado.

    Abs

    TerraSkilll
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    gboratto
    Acho que, antes de decidir, você poderia ver com o pessoal do festival o que é realmente considerado (se não ficou claro pelas regras). Se você tem uma música própria e confia que ela vai agradar, eu optaria por isso, encarando o festival como uma oportunidade para divulgar seu trabalho, ao invés de ir lá "somente pra ganhar".

    Dos festivais que já presenciei, as regras variavam. O mais recente era bem claro: cada banda toca 2 músicas, uma cover e uma obrigatoriamente própria, e o que os jurados avaliavam era somente a música própria. O cover, por mais bem executado que fosse, era mais para passar o som, ambientar a banda e tal. Tanto que uma das bandas executou um cover espetacular, mas deixou (e muito) a desejar na música própria, e ficou sem prêmio algum.

    Abraço.

    JJJ
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Cara, tenho uma boa experiência nisso, pois toquei em vários festivais quando estava "começando". Alguns eu ganhei! hehe

    Aliás, todos eram de músicas inéditas, da própria pessoa/banda. Nunca participei de festival onde você podia tocar cover... Isso deve ser coisa mais "moderna"! rsrs

    Coisas que juízes podem levar em conta:

    1) Relação letra x música. Uma balada mela-cueca com uma letra "from hell" ou um popzinho animado em tom maior com uma letra depressiva são exemplos do que pode ficar "esquisito".

    2) Reação muito favorável da platéia conta pontos, obviamente.

    3) Tocar logo no início é um problema!!! Se puder evitar, melhor. O que acontece é que no início não há parâmetros de comparação e os juízes tendem a maneirar na nota, nunca vão dar um 10 logo de cara, esperando que algo melhor possa aparecer - e se não aparecer eles podem mudar a nota. Só que no fim eles já esqueceram a sua música!!! E não mudam nota nenhuma. Já viu escola de samba que abre o desfile ganhar o carnaval? Eu nunca vi. É a mesma coisa... Aconteceu uma vez comigo isso e foi uma "puta falta de sacanagem"! Minha música tranquilamente poderia ficar entre as 2 ou 3 primeiras, mas ficamos em quinto, porque fomos os primeiros a tocar (tenho certeza absoluta disso).

    4) Se houver algum "queridinho" de um jurado, ferrou... Alguns jurados não levam tão a sério esses festivais a ponto de evitar fazer um "agrado" a quem se goste. Também já vi isso acontecer...

    5) Jurado não gosta muito de poser... Toque de forma normal.

    gboratto
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    vlw ae galera pelas respostas, acho que esclareceu um pouco, devemos tocar música própria msm e ver o que que rola. Esse festival é amador, um dos primeiros aki da minha pequena cidade.

    redstratocaster
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pode fazer até como bandas famosas fizeram, como Jimi Hendrix e Guns N' Roses, fazer um cover de uma musica, mas toca-la no estilo da banda, acrescentando um solo original, enfim modificar para a melhor.

    Jube
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Jube
    · votar


    redstratocaster
    Pode fazer até como bandas famosas fizeram, como Jimi Hendrix e Guns N' Roses, fazer um cover de uma musica, mas toca-la no estilo da banda, acrescentando um solo original, enfim modificar para a melhor.

    Se for uma coisa mais rock ai é complicado, sacome, o povo roqueiro é chato pra caramba, vão dar uma de conservadores e vão criticar!

    JJJ
    3) Tocar logo no início é um problema!!! Se puder evitar, melhor. O que acontece é que no início não há parâmetros de comparação e os juízes tendem a maneirar na nota, nunca vão dar um 10 logo de cara, esperando que algo melhor possa aparecer - e se não aparecer eles podem mudar a nota. Só que no fim eles já esqueceram a sua música!!! E não mudam nota nenhuma. Já viu escola de samba que abre o desfile ganhar o carnaval? Eu nunca vi. É a mesma coisa... Aconteceu uma vez comigo isso e foi uma "puta falta de sacanagem"! Minha música tranquilamente poderia ficar entre as 2 ou 3 primeiras, mas ficamos em quinto, porque fomos os primeiros a tocar (tenho certeza absoluta disso).

    E nem os ultimos a tocar, o jurado já não vai ta aguentando mais ouvir musica hehe.

    redstratocaster
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Jube
    Se for uma coisa mais rock ai é complicado, sacome, o povo roqueiro é chato pra caramba, vão dar uma de conservadores e vão criticar!

    Vey, a cada dia q passa eu acho q sou um roqueiro diferente da maioria, gosto de covers q modificam a musica, q colocam seu estilo nela e não tocam cada nota em seu tempo.

    Ou vão dizer q Jimi Hendrix estragou Hey Joe (o Rappa fez isso)? Q Derek and Dominoes estragaram Layla?

    Jube
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    redstratocaster
    Então somos 2 hehe, mas a galera ainda é preconceituosa pra caramba, pelo menos no meu meio.

    Spect
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    redstratocaster
    Q Derek and Dominoes estragaram Layla?

    Só sendo um pouco chato, hehe: isso seria meio difícil, já que a versão original é deles.

    redstratocaster
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Spect

    A versão original é deles? Uma vez li numa revista q a mesma mulher q inspirou Something dos Beatles (namorada de G. Harrison) foi a mesma q inspirou Layla (mais tarde namorada de Eric Clapton), pensei q fosse original do Eric Clapton...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para um jurado, o que é amis valorizado? Cover ou música própria?