Autotune nas músicas atuais - Vc é contra ou a favor?

Autor Mensagem
Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Random_Rampager
Mas sei lá, acho que hoje tudo estar "perfeitinho demais" tira um pouco o charme...

Muito autotune parece um robo man :D
Aí não soa legal.

Gabriel Laymann
Veterano
# nov/11
· votar


Se usado com moderação, é até melhor - ou vai dizer que alguém aqui realmente iria preferir regravar a faixa inteira ou ficar com aquele peso de "podia ter sido melhor" por um erro minimo?

El_Cabong
Veterano
# nov/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


É uma tecnologia que tá aí, e até pode ser usada em PEQUENOS erros !!

O problema todo é quando a pessoa se dá conta que pode corrigir as suas gravações com o Autotune, e com isso relaxa:
- Não estuda canto;
- Não faz aquecimento;
- Não se esforça na afinação, respiração, apoio, ...

O Autotune não é mágico !!
Se o vocalista no estúdio sair fora numa nota mais do que uns (30% de um semiton) é melhor gravar de novo !! Corrigir isto causa distorção do timbre da voz do vocalista.

gege_correa
Veterano
# nov/11
· votar


guizimm
olha,com as musicas realmente boas,sem ser as comerciais,e sim as realmente artística,onde tem alguem se expressando,onde rola emoção,sentimento esse tipo de coisa,n rola n
imagina usa o photoshop na monalisa,ou numa daquelas fotografias históricas(ver aquele topico das fotos historicas),isso eh abominavel soh de pensar
Só pra vc me entender melhor,ja ouviu falar do vik muniz?ele eh um artista que recria grandes obras com materiais inusitados,como por exemplo a monalisa com leite condensado e com geléia.Ele meses pra criar uma obra com lixo em larga escala,ou quando vai fazer alguma coisa com calda de chocolate ele tem que fazer em poucos minutos pra ela não endurecer,e no fim de tudo isso,ele tira uma foto pra mostrar pra todo mundo,aumentando somente o tamanho da imagem(pq a foto do negocio de lixo de 20 metros n ia cabe numa moldura).
Ele poderia muito bem usar o photoshop pra não ter tanto trabalho,mas vc acha que seria a mesma coisa?

Eu estou te entendendo, você que não está me entendendo hauahauah

Você está falando de retocar uma obra toda, eu estou falando de fragmentos, estou falando de retocar UMA ou DUAS notas... Tem cara por ai que termina de gravar o vocal e "vamos afinar!"... isso eu acho totalmente errado... o que EU faço depois de gravar o vocal é OUVIR o que foi gravado e SE NECESSÁRIO retocar algo que não ficou do meu agrado... as vezes os "erros" acabam ficando melhores do que o planejado... e isso não influencia NADA em questão de sentimento e etc que você falou... Abraço!

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


gege_correa
UMA ou DUAS notas...
mas como eu vou saber se a musica inteira não foi retocada?
e eu acho que isso influencia sim
pra mim n tem jeito,o artista tem que faze tude certinho,um errinho de nada nem precisa ser retocado,e se for uma parte que desafino mesmo tem q grava de novo mesmo
qualquer(que saiba cantar) artista sabe que se ele errar,uma nova gravação vai ter um resultado muito melhor que o auto tune,e fica mesmo,e o ideal é fazer a música o melhor que ele conseguir
o auto tune só serve pra economizar tempo,ele não melhora nada,ele trouxe benefícios para os artistas e para as gravadoras que economizam tempo,mas os ouvintes tem que ouvir uma musica artificial
só pra ressaltar,talvez não haja problema em mexer em uma ou duas notas,mas uma regravação real traz resultados muito melhores

gege_correa
Veterano
# nov/11
· votar


guizimm
mas como eu vou saber se a musica inteira não foi retocada?
hahaha se vc não conseguiu perceber então qual é o problema?

qualquer(que saiba cantar) artista sabe que se ele errar,uma nova gravação vai ter um resultado muito melhor que o auto tune,e fica mesmo,e o ideal é fazer a música o melhor que ele conseguir
Isso não é verdade, ai entra aquele lance do feeling que você mesmo falou... as vezes aquele take que teve uma nota errada teve um feeling extraordinário, dai você vai fazer o cara regravar e o cara não consegue repetir daquele jeito... e só porque o cara cantou 100% afinado não quer dizer que o take ficou bom, tem uma série de fatores...

o auto tune só serve pra economizar tempo,ele não melhora nada,
Ah, tá bom então...

mas os ouvintes tem que ouvir uma musica artificial
Retocar 1 ou 2 notas não deixa música artificial...

só pra ressaltar,talvez não haja problema em mexer em uma ou duas notas,mas uma regravação real traz resultados muito melhores
Nem sempre... experiência própria...

Vou repetir, autotune, como qualquer outra ferramenta deve ser usado "para melhorar a música", em favor dela... até reverb, equalização, etc, se você usar errado deixa a música artificial... Abraço!

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


guizimm

Você está muito enganado... Você conseguiria citar 3 álbuns lançados em 2010/2011 que tenha certeza que o vocal não usou auto-tune? Quase certo que não, especialmente a última versão que é muito boa e passa despercebida mesmo meio tom. Não fica artificial quando é bem usado.
A hora de estúdio custa caro, alguns deslizes passam despercebidos algumas vezes, além de que como eu disse a voz tem um limite, não dá para repetir infinitas vezes. Uma nova gravação não vai ter resultado melhor sempre não, nem sempre é viável.
Outra coisa, via de regra a gravadora não economiza tempo nenhum. O habitual hoje é a gravadora não pagar estúdio para artistas, os selos apenas recebem o material pronto.
Não leve a mal, mas como foi falado ali atrás para outra pessoa, parece que você está insistindo em algo que não tem a menor ideia do que acontece. Você conhece a rotina de grandes estúdios, de artistas e gravadoras? Porque dá a impressão que não... Essa é uma ferramenta muito usada hoje!

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


O problema não é usar o auto-tune, mas depender dele.

Abs

Osvaldojr
Veterano
# nov/11
· votar


guizimmmas como eu vou saber se a musica inteira não foi retocada?hahaha se vc não conseguiu perceber então qual é o problema?

Exato, pois os autotunes e melodyne profissionais, aqueles caros mesmos que usam nos estudios prós, não se percebe quando foi usado , pois ele afina a frequencia da voz inteira sem ser notado....afina mesmo os bons cantores que não precisariam....
E tem aqueles que deixam a voz "artificial"...
Essas são as duas caras da mesma moeda....
Daí vai da "moralidade artística" de cada um de nós.

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


gege_correa
mas como eu vou saber se a musica inteira não foi retocada?
hahaha se vc não conseguiu perceber então qual é o problema?

é verdade...
ai entra aquele lance do feeling que você mesmo falou... as vezes aquele take que teve uma nota errada teve um feeling extraordinário
exatamente,ai tbm entra aquele negocio de copiar e colar,é só cantar de novo a parte que desafinou e inserir no resto da musica
mas os ouvintes tem que ouvir uma musica artificial
Retocar 1 ou 2 notas não deixa música artificial...

mas as notas retocadas ficam

e só outra consideração(que ficou bem grande)
umas notas desafinadas realmente importam?o mais importante não é saber como exatamente o artista cantou a musica?você realmente deixaria de ouvir uma musica na qual vc se arrepia por causa da performance do artista,instrumentista ou cantor,só por causa de uma ou duas notas fora?
é como ver filme dublado,vc não percebe a interpretação do ator
e é por isso que eu prefiro apresentações ao vivo,porque é só o artista la...mostrando todo o seu talento,e conseguir tocar ou cantar uma musica sem erros é um atrativo a mais no artista,uma coisa que o eleva

MMI
Você conseguiria citar 3 álbuns lançados em 2010/2011 que tenha certeza que o vocal não usou auto-tune?
na verdade eu nem curto esses artistas atuais,n to por dentro da cena desses anos,mas eu vou pesquisar
Não fica artificial quando é bem usado
se comparar com uma apresentação ao vivo,fica sim
A hora de estúdio custa caro
se eu for gravar um disco,eu quero que ele saia perfeito,e se eu for me preocupar com tempo com certeza ele não vai ficar bom
parece que você está insistindo em algo que não tem a menor ideia do que acontece
n peguei mal n,e realmente eu não conheço como é a ropina dos grandes estudios
mas eu sei o que eu gosto de ouvir e o que eu gosto é uma coisa natural,com sentimento,eu simplesmente acho que se o artista não estiver capacitado para dar o seu melhor,ele deve gravar outro dia em vez de usar recursos pra terminar o disco mais rapido
foda-se o dinheiro,fodam-se as vendagens,hoje em dia se esta esquecendo o que realmente importa,que é a arte da musica
o ideal e não errar em nenhum momento na musica,então programas não seriam necessarios,e esse ideal pode ser alcançado,só que ninguem mais tenta por causa da porra dos recursos digitais
e mesmo que se erre um pouco,tudo bem,prefiro isso a ouvir auto tune

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


A um tempo eu vi uma entrevista do Malmsteen na Guitar Player (nem gosto assim do Malmsteen, mas vale a pena citar esse caso). Ele disse que resistiu muito tempo a usar o pro tools, e hoje ele usa. Vai acabar acontecendo isso com o Auto Tune. Primeiro um ou outro tenta, o produtor usa sem o cara saber, etc etc. Depois ta todo mundo usando.

O fato é que não adianta muita coisa a gente bater boca aqui, se deve ser usado ou não, o auto tune tá aí e vai ser usado. Vai ser usado pra acertar aquela nota alta que o cara errou por pouco naquele take perfeito. Vai ser usado pra um cara que canta igual eu ou pior parecer o melhor cantor do universo. E não, a gente não vai saber a diferença, se for bem feito.

Eu particularmente não acho que seja uma coisa boa, tira um pouco do charme da coisa, sendo tudo perfeitinho demais. E também, vai lançar muito cara sem talento, incentivar a preguiça e tal. Mas tá aí e não tem muito o que se fazer.

El_Cabong
Veterano
# nov/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


Random_Rampager
Vai ser usado pra acertar aquela nota alta que o cara errou por pouco naquele take perfeito.

Se o cara erra uma nota em até 30% de um semitom, o estúdio pode usar tranquilamente o Autotune na voz do cliente, que ninguém vai perceber o seu uso.

Agora tem gente que usa em erros maiores, aí fica terrível !!
Usar pra corrigir meio semiton ou mais, muda totalmente o timbre da voz !! Ai depois fica que nem aquelas músicas da Britney Spears e muitas outras Pop singers. Soando como "voz de criança com nariz entupido".

Eu creio que os desafinados não tem vez, mesmo com o advento do Autotune ! ! ! !

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


El_Cabong
Mas, se o cara erra em, sei lá, 15% de um semitom, precisa mesmo corrigir?

gege_correa
Veterano
# nov/11
· votar


guizimm
mas as notas retocadas ficam
Cara, não fica... só se for uma coisa muito grotesca, tipo o cara tinha que dar um "ré", saiu um "si" e vc usar o autotune pro "si" chegar no "ré"... mas na boa, um cara que erra desse jeito não sabe cantar, não vai errar só uma ou duas notas na música inteira, que é o caso a que eu estou me referindo...

exatamente,ai tbm entra aquele negocio de copiar e colar,é só cantar de novo a parte que desafinou e inserir no resto da musica
Esse é o problema cara, as vezes cantar de novo não fica igual... as vezes o cara tá lá viajando, super concentrado, saiu aquela coisa maravilhosa... ai ele termina de gravar, vc diz "vamos fazer denovo aquela parte que não ficou bom", ai tem cara que já fica tenso, faz o negócio se preocupando em não errar, e etc... não é tão simples assim...

você realmente deixaria de ouvir uma musica na qual vc se arrepia por causa da performance do artista,instrumentista ou cantor,só por causa de uma ou duas notas fora?
Dependendo do nível da nota "fora" eu acho isso totalmente broxante sim... Abraço!

El_Cabong
Veterano
# nov/11
· votar


Random_Rampager
15% de um semitom, precisa mesmo corrigir?

Eu creio que a maioria dos ouvintes nem perceberiam esta "micro" desafinação, ou então eles diriam:
- Tem alguma coisa errada, mas eu não sei o que é ! ! ! !

Tem casos em que nesta hora tem algum instrumento dando aquela mesma nota junto com o vocal. Os ouvintes mais atentos perceberão que aquelas duas ondas sonoras não estão "batento" juntas.
Seria aquela mesma experiência quando se está afinando uma guitarra. Se tensiona uma corda, e a afinação dela está quase lá, mas nota-se ainda aquela ondulação referente a diferença dos comprimentos de ondas.

Acho que se o trabalho exige uma perfeição total, poderia-se usar o Autotune mesmo nesse caso, só para deixar tudo 100% afinado.

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


gege_correa
você realmente deixaria de ouvir uma musica na qual vc se arrepia por causa da performance do artista,instrumentista ou cantor,só por causa de uma ou duas notas fora?
Dependendo do nível da nota "fora" eu acho isso totalmente broxante sim... Abraço!

eu quis dizer pequenos erros,pq quem é bom não desafina tanto assim

olha,vc usaria photoshop numa obra do leonardo da vinci ou do palo picasso?porque teve um errinho de nada de um cintimetro cubico?não né,é isso que eu quero dizer

gege_correa
Veterano
# nov/11
· votar


guizimm
olha,vc usaria photoshop numa obra do leonardo da vinci ou do palo picasso?porque teve um errinho de nada de um cintimetro cubico?não né,é isso que eu quero dizer
É diferente, eu estou falando do ponto de vista do cara que tá gravando, não do cantor... se eu corrigir e o cara não gostar, pedir pra deixar do jeito que está tudo bem... se eu estivesse no lugar do leonardo da vinci, numa obra que demorei meses pra fazer e notasse algum erro ia ADORAR que existisse um photoshop hehehe... e um centimetro cúbico seria um erro bem grande... seria tipo, a monalisa sem um olho hahaha talvez se fosse um milímetro eu não corrigiria hehehe... Abraço!

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


gege_correa
cintimetro cubico
caralho,eu so mto burro,cm cubico eh medida de volume,nem me liguei

e se eu fosse o leonardo,e notasse um erro na minha obra,e não desse pra arrumar,eu ia pinta de novo,por isso ele é tão bom
se eu for um cantor,eu devo errar o menos possivel,isso se chama nível técnico,e se vc não,não fique usando programas
Quem usa programa pra afina a voz é porque não foi bom o suficiente pra acertar de primeira.É claro que todos erram,mas isso deveria ser um caso em muitos,e não em toda musica dar uma mexidinha

nicida
Veterano
# nov/11
· votar


os guitarristas e tecladistas, com todo o seu arsenal de efeitos e modulações, querem privar os pobres vocalistas, que nem de instrumento dispõe, até dos efeitos mais simples...
deve ser tudo inveja por que o vocalista é sempre o mais comedor!

abaixo a ditadura dos guitarristas e tecladistas!

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Sobrou até pros tecladistas, que normalmente nem são da banda e são músicos contratados.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Este tópico me deu vontade de ir morar numa caverna.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge: Este tópico me deu vontade de ir morar numa caverna.

Cuidado com o reverb exagerado! hehe

Abs

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


os guitarristas e tecladistas, com todo o seu arsenal de efeitos e modulações, querem privar os pobres vocalistas, que nem de instrumento dispõe, até dos efeitos mais simples...
deve ser tudo inveja por que o vocalista é sempre o mais comedor!

todo mundo percebeu q foi uma bricadeira,né?

El_Cabong
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Este tópico me deu vontade de ir morar numa caverna.

Caverna tem excelente isolamento acústico, mas tem que fazer um tratamento anti-reflexão !! He He !!

JJJ
Veterano
# nov/11 · Editado por: JJJ
· votar


Bom... vou dar um pitaco maior agora:

Pra mim, música em estúdio e música ao vivo são "artes" completamente diferentes.

Em um disco de estúdio, a maioria dos artistas (ainda mais hoje em dia) quer deixar gravada para a posteridade, da melhor forma possível, beirando a perfeição, a sua obra. Comparo isso a um livro, onde o autor lê e relê, altera, corta, refaz, até o livro ficar "perfeito". O mesmo se aplica às artes plásticas e qualquer forma de arte "estudada" e feita com tempo e capricho. Neste cenário, o uso de corretivos de pitch ou de seja lá o que for, me parece plenamente aceitável. Não consigo ver absolutamente nada de errado. O que importa é o resultado, tal como pensado pelos autores. Condenar isso é como dizer que um autor de livros não poderia usar um corretor ortográfico, por exemplo...

Um show (ou a gravação de um show) é outro papo. A ideia é passar emoção, coesão entre a banda, energia e tal. Mesmo que a custa de algum excesso ou até imperfeição. Comparo isso a uma pintura feita na praça, um texto elaborado de improviso ou qualquer forma de arte livre, sem compromisso com a perfeição, mas sim com a energia do instante, com a genialidade e a perspicácia dos artistas de rua ou de circo. Neste cenário, o uso de melodynes, auto-tunes e coisas do gênero realmente não faz sentido.

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


JJJ

Concordo com tudo.
Principalmente que são "artes" completamente diferentes".
Dissecou tudo.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Desculpem me meter, mas até onde eu sei, a música não é uma forma de definida de arte, pois cada música vai causar uma emoção diferente de pessoa para pessoa.

Tanto é que a pessoa que faz música, não é chamada de artista, e sim de músico.

Gabriel Laymann
Veterano
# nov/11 · Editado por: Gabriel Laymann
· votar


Guilherme Nau
E o pintor pinta, o poeta escreve, e nem a pintura ou literatura/poesia deixou de ser arte

neologist_
Veterano
# nov/11
· votar


Desde que o resultado fique bom...

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
quem faz musica é artista sim
a musica é uma arte

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Autotune nas músicas atuais - Vc é contra ou a favor?