Autotune nas músicas atuais - Vc é contra ou a favor?

Autor Mensagem
guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


gege_correa
você não está errada,mas olha esse video

vc acha que se mexe nisso ia fica a mesma coisa?
olha que coisa linda,mesmo com pequenas imperfeições a música é perfeita
olha as gravações do robert jhonson tbm,totalmente sem edição,só o cara tocando e cantando,mesmo que com uma qualidade ruim,ninguem melhoro aquilo,pq ia fica uma bosta
se o cara errasse uma coisinha de nada,eu prefiro que deixe assim,pq eu quero ouvir o som da voz do artista,e esse som com qualquer alteração deixa de ser a voz do mesmo,mesmo que seja uma coisa de nada,e assim eu estaria ouvindo um som fabricado

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


O que o guizimm falou.

gege_correa
Veterano
# nov/11 · Editado por: gege_correa
· votar


guizimm
vc acha que se mexe nisso ia fica a mesma coisa?
olha que coisa linda,mesmo com pequenas imperfeições a música é perfeita
olha as gravações do robert jhonson tbm,totalmente sem edição,só o cara tocando e cantando,mesmo que com uma qualidade ruim,ninguem melhoro aquilo,pq ia fica uma bosta
se o cara errasse uma coisinha de nada,eu prefiro que deixe assim,pq eu quero ouvir o som da voz do artista,e esse som com qualquer alteração deixa de ser a voz do mesmo,mesmo que seja uma coisa de nada,e assim eu estaria ouvindo um som fabricado

Concordo com você, foi isso que eu quis dizer com "se for para melhorar a música"... cada música é uma música, tem que ouvir e ver o que rola ou não...
Antes que eu me esqueça:
parece que faze um post eh aquele trabalho
Não é que dá trabalho, mas por ser um assunto polêmico, eu sabia que alguém ia discordar do meu post, e isso ia gerar outro post, e outro, e assim sucessivamente hehehe essa é apenas a minha opinião também, não estou dizendo que é, ou que não é desse jeito... Abraço!

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


gege_correa
cada música é uma música, tem que ouvir e ver o que rola ou não...
olha,com as musicas realmente boas,sem ser as comerciais,e sim as realmente artística,onde tem alguem se expressando,onde rola emoção,sentimento esse tipo de coisa,n rola n
imagina usa o photoshop na monalisa,ou numa daquelas fotografias históricas(ver aquele topico das fotos historicas),isso eh abominavel soh de pensar
Só pra vc me entender melhor,ja ouviu falar do vik muniz?ele eh um artista que recria grandes obras com materiais inusitados,como por exemplo a monalisa com leite condensado e com geléia.Ele meses pra criar uma obra com lixo em larga escala,ou quando vai fazer alguma coisa com calda de chocolate ele tem que fazer em poucos minutos pra ela não endurecer,e no fim de tudo isso,ele tira uma foto pra mostrar pra todo mundo,aumentando somente o tamanho da imagem(pq a foto do negocio de lixo de 20 metros n ia cabe numa moldura).
Ele poderia muito bem usar o photoshop pra não ter tanto trabalho,mas vc acha que seria a mesma coisa?

Diego Young
Veterano
# nov/11
· votar


ridículo isso, é igual pegar uma mulher feia cheia de maquiagem

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Diego Young
Tinha uma assim, na minha sala de faculdade. Quem visse ela na balada, jamais ia imaginar que durante o dia ela era uma mocra com os peitos caindo até na altura do umbigo.

Filhada
Veterano
# nov/11
· votar


Tem um artista que é DJ, e ele usa Autotune para tocar ao vivo, evitar acidentes. Eu gosto das músicas dele, mais ele bem que poderia aprender a cantar direito né?

Autotune e similares não são para um desafinado cantar bem, foram feitos para corrigir uma gravação em que o take ficou legal, mas ele desafinou levemente em um momento.

Quando ouço músicas pop por aí, chega irrita a perfeição da voz, aquilo não é natural, parece um robo cantando as vezes. Tem uma série/musical que usa direto Autotune, as vozes são perfeitas mas você percebe que tem algo errado.

Só minha opnião :)

Diego Young
Veterano
# nov/11
· votar


na minha opinião, a digitalização arruína completamente a alma da música.
a música é composta do momento, do feeling transmitido pelo músico através do instrumento, das falhas que ao mesmo tempo dão identidade a melodia, das diferentes condições de momento que contribuem para preencher a musica de uma forma diferente e não aquela coisa copiada, gravada e repassada, máscara através da transposição de tom.

por isso eu não considero musica eletronica, aquelas batidas artificiais como música de verdade.

mas é claro que pode usar-se a digitalização e a tecnologia de uma forma positiva, afinal é impossivel fugir da mesma

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Diego Young
Até tem umas músicas eletrônicas que ficam legais. Eu gosto de "sexy eyes" da whigfield, por exemplo. Musicalmente, é "ruim" pra caralho. Mas, fazer o quê, é legal. :)

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


ridículo isso, é igual pegar uma mulher feia cheia de maquiagem
porra,resumiu em 9 palavras o que eu falei em 20 linhas

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


O rumo da conversa me fez lembrar agora daqueles body shapes do Doctor Rey (Aliás, tem alguma coisa de errado com aquele cara, que eu não sei apontar direito o que é. Ele parece um robô\alien\boneco de cêra, sei lá). Esses dias eu tava pensando, o que será que acontece quando um cara pega uma mulher usando esse bagulho numa balada, achando que ela é uma gostosa. Aí nego leva pro motel e ela despenca sem aquilo. Deve ser extremamente broxante.
É o auto tune, aplicado às mulheres...

Diego Young
Veterano
# nov/11
· votar


tem "musicas" eletrônicas que soam agradáveis e bem legais
mas pela lógica e pela realidade estão longe de ser música !

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


tem "musicas" eletrônicas que soam agradáveis e bem legais
mas pela lógica e pela realidade estão longe de ser música !

É, vou ter que concordar.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Eu não sei se vocês sabem. mas o auto tune é utilizado mesmo se o cara for o cantor mais afinado do mundo. Os caras vão passar o autotune até em uma parte que se fosse você editando não iria perceber

O Autotune é uma solução rápida, porque tempo nos estúdios = dinheiro

O autotune não é só utilizado na voz, mas em instrumentos como guitarra, baixo. As vezes o cara da uma errada num bend ou até mesmo a guitarra da uma desafinada fraca num bend. O auto tune aplicado na gravação dos bons as vezes nem é notado.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Guilherme Nau: o auto tune é utilizado mesmo se o cara for o cantor mais afinado do mundo.

O Christhian usa a beça. heheh

Abs

Diego Young
Veterano
# nov/11
· votar


Eu não sei se vocês sabem. mas o auto tune é utilizado mesmo se o cara for o cantor mais afinado do mundo. Os caras vão passar o autotune até em uma parte que se fosse você editando não iria percer

O Autotune é uma solução rápida, porque tempo nos estúdios = dinheiro

O autotune não é só utilizado na voz, mas em instrumentos como guitarra, baixo. As vezes o cara da uma errada num bend ou até mesmo a guitarra da uma desafinada fraca num bend. O auto tune aplicado na gravação dos bons as vezes nem é notado.


isso é em virtude desse maldito mundo capitalista, que prostituiu a música e a tornou algo extremamente comercial e visto apenas como maneira de ganhar dinheiro hoje em dia !
o ser humano vê a necessidade de aperfeiçoar algo que não necessita ser aperfeiçoado...
essa porcaria digital era totalmente dispensável na grande época da música, anos 60, 70.. que saiam grandes obras com o mais simples.
mas é o caminho que o mundo tá tomando, e não vai mudar !
daqui a pouco vai existir guitarra eletrônica, em que você aperta no botao D e sai um som programado de ré !

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Velho, outro dia alguém lhe disse que suas intenções são boas, mas que você evite falar sobre o que não sabe. Hoje, eu reforço esse pedido.

MauricioBahia
ahuahua né?

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Christhian

Você usa auto-tune orgânico. hehe

Abs

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Diego Young
isso é em virtude desse maldito mundo capitalista, que prostituiu a música e a tornou algo extremamente comercial e visto apenas como maneira de ganhar dinheiro hoje em dia !

Assino em baixo.

o ser humano vê a necessidade de aperfeiçoar algo que não necessita ser aperfeiçoado...

Isso vem desde os primórdios humanos amigo.

essa porcaria digital era totalmente dispensável na grande época da música, anos 60, 70.. que saiam grandes obras com o mais simples.

Amigão, nessa época, gastava-se muito mais tempo para se preparar um album do que hoje. Os caras passavam praticamente o dia inteiro para gravar uma música. Hoje, creio eu, que os caras não gastam mais de 30 minutos pra gravar uma música, graças a aceleração do mundo contemporâneo, que sempre vai melhorar uma coisa e piorar outra...

Pra você ter uma ideia, na década de 50 a gravação de um vinil era o maior teste da competência de um músico.

Os cara ficavam numa sala, tendo apenas um microfone na sala. Assim todos os músicos eram posicionados de acordo com o volume do instrumento, aí quando era pra dar destaque a um sax por exemplo, o cara do sax se aproximava tantos metros do microfone.

Se os caras errassem uma única vez, teria que gravar toooodas as música tudo de novo.

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Música sempre foi feita pra ganhar dinheiro. Isso não é de hoje.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Eu acho esse "artefato" uma muleta pra incompetência. O cara usa auto-tune pra gravar, aí chega ao vivo, leva tomatune! hehe

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


MauricioBahia
O Christhian usa a beça

Não, ele lá precisa? hehe. Mas não sei se o cara de um estúdio diria o mesmo.

Christhian
Velho, outro dia alguém lhe disse que suas intenções são boas, mas que você evite falar sobre o que não sabe. Hoje, eu reforço esse pedido.

Eu sei disso amigo, evito isso de um tempo pra ca. Mas se eu estou errado nas afirmações acima, seria saudável alguém corrigir ou reforçar, pois o fórum é pra trocar idéias e aprender não é? Por isso estamos aqui :D

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Auto-tune true é esse:



Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia

Ou também pra isso:



Doggy
Veterano
# nov/11
· votar


Hawking é o rei do AutoTune!!!!

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Pessoal, vocês estão extrapolando...

A última versão do auto-tune está muito legal, é uma excelente ferramenta. Não sei quantos que estão dando pedrada aqui frequentam grandes estúdios de gravação... Mas o auto tune é algo muito comum nas produções hoje em dia e não estraga nada, não tira feeling nenhum, apenas acerta a nota quando bem usado.

Uma coisa é pegar um cantor(a) talentoso e acertar uma ou outra nota no álbum inteiro. Outra coisa é pegar alguém como a Xuxa e transformar numa cantora, algumas pessoas precisam acertar quase todas as notas. Aí de fato fica complicado... Eu considero que cantar bem é difícil pra caramba, tocar bem e cantar bem mais difícil ainda. Quantos músicos, sejam cantores ou instrumentistas, são capazes de fazer um show inteiro sem uma só "escorregadela" que não colocaria num CD de estúdio? A questão é que acertar um nota no instrumento é fácil, como um colega disse ali em cima é só copiar e colar. A voz é mais difícil, além do que não dá para abusar porque depois de horas de estúdio, vai acabar. Só para exemplificar com a voz acaba e que antigamente muitas vezes era preciso gravar várias músicas num dia, os Beatles gravaram Twist and Shout no final de um dia de gravação quando Lennon já não tinha mais voz, a voz não saiu no ideal como queriam, mas se tornou antológica assim mesmo.

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


os Beatles gravaram Twist and Shout no final de um dia de gravação quando Lennon já não tinha mais voz, a voz não saiu no ideal como queriam, mas se tornou antológica assim mesmo.

Foi mais ou menos nesse ponto o que eu falei. O auto tune até corrige os erros, mas esses erros não eram assim tãão ruims.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


MMI

Exatamente o que eu tentei falar, mas com as palavras certas e mais sábias :D

Acho que idealizaram o auto tune de uma forma errada, por ele ser usado em pessoas erradas.

O autotune é pra da uma ajeitada numa notinha ou outra que o vocal o instrumental deu uma escorregada. Mas uma coisa é arrumar, outra é "fazer" o cara cantar. Como eu muitas vezes fiz comigo mesmo.

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Random_Rampager

É que esse "ruim" não foi tão ruim assim e serviu bem, esse como eu disse foi antológico. Mas nem todos os "ruins" são tão digeríveis assim. Se fica ruim como Lennon em Twist and Shout está ótimo, para todos os outros ruins existe o Mastercard (compre o auto tune). hahahahahaha


Guilherme Nau

Eu também sou péssimo, não canto nem no chuveiro e morro de inveja de caras como o Christhian.
Eu não condeno o auto-tune não, como você já percebeu. Mas quando ouço gravações antigas como de Nat King Cole ou Aretha Franklin confesso que me pergunto: Como ##%$#%#$ esses caras faziam isso em um ou dois takes sem correção nenhuma?
Uma coisa eu posso dizer... Quando fui nos estúdios onde Aretha gravou, ou no estúdio onde Elvis gravou (Stax e Sun, respectivamente), notei algo que o Bono do U2 disse quando gravou no Sun. Os deuses da música estão por ali...

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


MMI
É que esse "ruim" não foi tão ruim assim e serviu bem, esse como eu disse foi antológico. Mas nem todos os "ruins" são tão digeríveis assim. Se fica ruim como Lennon em Twist and Shout está ótimo, para todos os outros ruins existe o Mastercard (compre o auto tune). hahahahahaha

Heheh, verdade. :)
Mas sei lá, acho que hoje tudo estar "perfeitinho demais" tira um pouco o charme...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Autotune nas músicas atuais - Vc é contra ou a favor?