Autotune nas músicas atuais - Vc é contra ou a favor?

Autor Mensagem
Osvaldojr
Veterano
# nov/11


Parece que muitos vocalistas hj em dia usam o autotune eo melodyne para afinar digitalmente a voz, o que vc acha disso? Vc usaria?

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Eu acho auto-enganação.

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


tem gente que ouve musica simplesmente pra se entreter,pra curti,pra fica de boa,pra isso a musica n pode ter imperfeições,tem que se tudo quadradinho,ai pra fica assim eh soh usa o auto tune e outras coisa que arrumam a musica digitalmente
no meu caso,sem quere da uma de sensivel nem nada,eu gosto de ouvir o que o artista quis passar,quero ouvir uma coisa mais viva,o que realmente ele fez ali,eu gosto de apreciar o que eu ouço,n gosto de musica fabricada,musica mascarada por efeitos digitais nem nada assim
eu não usaria,porque eu iria querer mostrar minha arte viva,ia querer me expressar melhor,quereria que ouvissem cada nuance nas minhas musicas

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


Eu acho que é uma boa ferramenta para quem sabe usar.
Os efeitos principalmente são legais, mas depende do estilo da música.
A voz é um instrumento natural, já abusar para afinar tudo fica soando sinistro, é coisa de Frankenstein.
Fica como as fotos trabalhadas no photoshop, parecem perfeitas demais e você sabe que não é real, que é digital.

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


Eu sou um músico que não foi agraciado com um timbre legal de voz, mas mesmo assim quero me meter a besta e fazer backing vocal, os caras da banda querem me matar hehe, para mim recursos digitais como auto-tune são muito bem vindos...

Mas eu sou um cantor medíocre, dá um trabalhão acertar o que já é bem ruim, tem que encher de efeitos, passar todo tipo de recursos para quem sabe passar batido... mas isso é para um amador, o profissional é outra história... mas mesmo assim, acho que se o individuo quiser usar, muito bem, quero só ver ao vivo a treta em que vai se meter hehe

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Não tenho nada contra.

joao b.
Veterano
# nov/11 · Editado por: joao b.
· votar


Não vejo problema em usar em gravações. Agora, o problema é se o cara ficar dependente disso, já que ao vivo vai ter que se virar sozinho...

Também é bom lembrar, que, tecnologia ajuda mas não faz milagres!

guizimm
Veterano
# nov/11 · Editado por: guizimm
· votar


e pra quem usa pq n sabe canta direito:
n sabe canta n canta porra
sem ofensas
edit. alias,com ofensa sim,fica enganando os otros eh escrotisse,a nao ser q vc seja backing quebrando o galho,mas mesmo assim...

JJJ
Veterano
# nov/11 · Editado por: JJJ
· votar


Não tenho nada contra (2).


---


No milênio passado (mais precisamente em 1967) fizeram passeata contra guitarra elétrica. Pode?!? E olha que muita gente boa entrou na canoa furada, hein!

Brigar com a tecnologia não faz sentido...

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Legal. Saber cantar não é mais um requisito pra ser cantor...
Engraçado né genti? Como é que a gente conseguiu ter música boa esses anos todos sem o autotune? Os cantores de antes devia ser super desafinados né miogs?

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


JJJ
Nem é questão de "brigar com a tecnologia". Pra falar a verdade eu não me importo muito, que com ou sem autotune tem pouquíssima coisa escutável surgindo hoje em dia.

Mas, que eu acho que um cantor devia saber cantar, isso eu acho. Até porque, ele vai ter que cantar ao vivo cedo ou tarde.

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


Random_Rampager
Como é que a gente conseguiu ter música boa esses anos todos sem o autotune?
se vc esta se referindo aos anos antes do auto tune,os cantores eram bons mesmo
miogs
q porra de giria eh essa?

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


se vc esta se referindo aos anos antes do auto tune,os cantores eram bons mesmo
Eu sei. Falei isso mais na ironia, porque acho meio idiota isso de todo mundo usar autotune hoje.
q porra de giria eh essa?
Era pra ser "migos", mas eu digito rápido e normalmente não releio pra corrigir. :P

Juninho0110
Veterano
# nov/11
· votar


Eu acho interessante usar para corrigir pequenas imperfeiçoes
mas se for pra usar de forma exagerada e melhor o sujeito desistir de cantar

gege_correa
Veterano
# nov/11
· votar


Se for pra melhorar a música não tem nada de mais usar! é uma ferramenta como qualquer outra... é igual você dar "copiar / colar" numa parte que ficou legal, pq não? Abraço!

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


gege_correa
é igual você dar "copiar / colar" numa parte que ficou legal, pq não? Abraço!
não mesmo,porque o copiar colar foi uma coisa q vc tocou,n serve pra corrigi nada,eh totalmente diferente
se a pessoa não sabe cantar n eh como copiar colar,e sim fingir que sabe cantar sem saber,e pagar de artista sem ser e tirar espaço de quem realmente merece

suny12
Veterano
# nov/11
· votar


Osvaldojr
Não tenho nada contra o Auto-Tune se ele for usado somente pra corrigir desafinaçoes bem pequenas, e não pra deixar aquela voz horrivel. Qdo vc percebe a presença dele é poque já ta demais.

gege_correa
Veterano
# nov/11
· votar


guizimm
não mesmo,porque o copiar colar foi uma coisa q vc tocou,n serve pra corrigi nada,eh totalmente diferente
se a pessoa não sabe cantar n eh como copiar colar,e sim fingir que sabe cantar sem saber,e pagar de artista sem ser e tirar espaço de quem realmente merece


Vamos lá... em primeiro lugar eu estou falando de usar autotune para corrigir "cantores", pessoas que sabem cantar e não quem canta tudo errado... estou falando daquele cantor que fez um take animal, mas teve uma nota que não chegou lá... vai cantar tudo de novo pq "não pode usar autotune, é uma enganação, e mimimi"? Copiar e colar é a mesma coisa, foi você que tocou sim, mas não foi naquele trecho... se for usar a tua lógica "vc não é bom? toca de novo, não precisa copiar / colar"... Abraço!

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Frescura demais atrapalha. Nas décadas de 60, 70, os caras iam no estúdio, tocavam "ao vivo" lá. Depois de uns dias tinham gravado o álbum. Tem uma pá de discos legais dessa época que a banda levou uma semana ou menos pra gravar. Às vezes a gente vê um errinho ou outro nos discos clássicos gravados assim, mas, sinceramente, quem se importa?

Aí começaram a gravar tudo separado, gravavam as guitarras, a bateria, o baixo, o vocal e as frescuras e depois misturavam tudo. Isso melhorou a qualidade das gravações.

Lá pelo meio da década de 90, começaram a ficar frescos demais. Tinha banda que passava um ano no estúdio, pra fazer um álbum de uma hora. Tudo perfeitinho demais, mecânico demais. Perdia um pouco do espontâneo, do feeling. Ganhava em troca uma gravação sem errinho nenhum. Não sei se era lá uma troca boa.

Hoje as coisas estão um pouco diferentes que nessa época. Por um lado, ninguém passa mais tanto tempo no estúdio, por exemplo. Até porque a venda de álbuns não anda lá essas coisas e não compensa mais gastar milhões pra gravar. Por outro lado, ficou tudo mais "certinho". Tem programinhas de computador pra corrigir tudo. Aí é questão de tempo pra nego abusar, e em vez de usar pra "corrigir" usar pra fazer o bagulho. Tudo hoje é perfeitinho demais, certinho demais....

Eu me divirto lendo a coluna do Steve Lukather na Guitar Player, sobre como as coisas eram gravadas na época dele. O bagulho era quase feito "nas coxas", pros padrões de hoje, e mesmo assim ficava bom.

Mas cansei de escrever. Vou ali ouvir o Machine Head, do Deep Purple.

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


gege_correa
Vamos lá..
parece que faze um post eh aquele trabalho

olha,isso eh relativo,o auto tune eh meio trapaceiro,um recurso que corrige,n eh com copiar e colar,isso eh organizar a musica
foi você que tocou sim, mas não foi naquele trecho... se for usar a tua lógica "vc não é bom? toca de novo, não precisa copiar / colar"
no caso do auto tune não foi você que cantou nunca

olha,imagina a amy winehouse,adele,robert plant,freddie mercury,ou algum desses que canta com emoção,n fica a mesma coisa se mudar digitalmente
um recurso digital jamais vai reporoduzir a emoção de um ser humano cantando,tocando ou se expressando com qualquer tipo de arte

o ''copiar colar'',n eh ruim pq foi vc que tocou e nada foi mudade,apenas a ordem na qual vc tocou

joao b.
Veterano
# nov/11
· votar


No milênio passado (mais precisamente em 1967) fizeram passeata contra guitarra elétrica. Pode?!? E olha que muita gente boa entrou na canoa furada, hein!


Caramba, acabei de ler mais a respeito, nunca havia passado pela minha cabeça uma coisa dessas... E pior, grandes músicos apoiando.

Ainda bem que eu nasci nos anos 80, e o Abaixo A Guitarra Elétrica deu em nada...

Mateus Guilherme
Veterano
# nov/11
· votar


Sou a favor

A qualidade das gravações hoje em dia,são frequentemente muito melhores do que as de antigamente ( Não estou falando da musica ) e sim da nitidez sonora.
Qualquer recurso é bem vindo. Acho errado usar para suprir a falta de talento.mas, para consertar alguma coisa é totalmente valido.

Um forte abraço

Les Guitar
Veterano
# nov/11
· votar


acho que se o individuo quiser usar, muito bem, quero só ver ao vivo a treta em que vai se meter hehe2

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Acabei de procurar aqui sobre a tal manifestação contra a guitarra elétrica, de 67. Eu ri.

gege_correa
Veterano
# nov/11
· votar


guizimm
olha,isso eh relativo,o auto tune eh meio trapaceiro,um recurso que corrige,n eh com copiar e colar,isso eh organizar a musica
copiar e colar também corrige, vc substui um trecho não tão bom, ou até um trecho que vc errou, por um trecho melhor... é isso que eu estou falando...

no caso do auto tune não foi você que cantou nunca
Claro que foi, autotune não canta por você, ele só editar o que você cantou, assim como copiar / colar permite editar o que você tocou, como eu falei acima...

olha,imagina a amy winehouse,adele,robert plant,freddie mercury,ou algum desses que canta com emoção,n fica a mesma coisa se mudar digitalmente
um recurso digital jamais vai reporoduzir a emoção de um ser humano cantando,tocando ou se expressando com qualquer tipo de arte

Eu não falei isso, falei bem o contrário, falei de um cantor que fez um ótimo take, e teve uma ou outra nota fora, que prejudicaram o take como um todo... custa corrigir? Não tô falando de fazer folia com autotune, essas coisas que ficam totalmente robotizadas que se vê por ai... como eu disse no meu primeiro post, "para melhorar a música"... Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


Não tenho nada contra, desde que usado como uma ferramenta para corrigir pequenos erros.

Adler3x3
Veterano
# nov/11 · Editado por: Adler3x3
· votar


Este problema de tecnologia não é tão recente não.
Na década de 80 tinha uma dupla de cantores americanos que fizeram muito sucesso.
Não me lembro do nome da dupla, mas parece que tinha Vanila ou coisa parecida no nome.
Tinham uma boa apresentação para o estilo aparente que cantavam.
Graças as melhorias tecnológicas cantavam ao vivo (fingindo) era tudo playback.
Tempos depois apareceu o verdadeiro cantor de estúdio (feio, careca e barrigudo), que denunciou a fraude.
Na verdade os dois não cantavam nada, e enganaram o público por um bom tempo (alguns anos), e fizeram o maior sucesso.
Depois com a denúncia simplesmente desapareceram do dia para a noite.

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Adler3x3
Lip sync ftw.

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


Random
O que é isto?
Um novo programa de efeitos>

Uma coisa que tenho notado desde a década de 80, que existem outros recursos tecnológicos ocultos em apresentações ao vivo de muitos artistas consagrados.
Durante o show, o artista corre o tempo todo no palco, e mesmo assim consegue cantar com desenvoltura sem a sua voz apresentar qualquer tipo de ofegância.
Dança, pula, faz mil malabarismos e a voz sai normal, igualzinho a gravação em estúdio.
Estranho não?!/!!

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Adler3x3
Lip sync é o termo em inglês pra "cantar em playback". Ftw = for the win.
É, esse meu post foi completamente inútil, diferentemente do grande que eu escrevi um pouco acima. ;)

Sempre teve e sempre vão ter pilantragens ao vivo, desde isso que você falou de nego pulando\correndo e tal, até o guitarrista da banda fingir que tá tocando quando na verdade quem tá tocando é um cara atrás do palco. É uma coisa que não tem muito como escapar, mas quando dá pra perceber pega mal pra caralho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Autotune nas músicas atuais - Vc é contra ou a favor?