Enquanto bandas covers dominam os bares, bandas de música própria chupam o dedo. E aí? A culpa é de

    Autor Mensagem
    -Dan
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: -Dan


    O PGilbert questionou no tópico sobre bossalidades do Edu Falaschi, sobre o dominio de bandas covers:

    Aí a culpa é de quem? Do dono do bar mesmo? Ou do público?

    Me pus a refletir e tentar responder.

    Dificil. Inicialmente, eu diria que é do publico, porque...

    1 - Se o dono do bar deixar de ter aquele lucrativo cover de Beatles no domingo, fecha no prejuizo pq o publico não vai.

    2 - Se a banda deixar de tocar aquele lucrativo cover de Beatles no domingo, fecha no prejuizo pq o publico não vai.

    E eu me incluo nesse publico.

    Então, o vilão da história seria o público.


    Como sou o publico, pus a julgar meu comportamento, a principio, tão cruel com o cenário. Pq eu só interesso em ir em bandas covers?

    Bom, eu não tenho o minimo interesse de ouvir uma nova banda de Hard Rock, por exemplo, pois pra mim, o Hard Rock já deu o que tinha que dar. Não tenho interesse em ouvir aquela banda competentíssima que soa a Deep Purple, porque já existiu o Deep Purple. Então, não vou mesmo. Se quero ouvir aquele Metal Melódico foda, escuto o Angra.

    Isso acontece comigo, pq a maioria das bandas, a meu ver, se deixa levar demais por suas influências. O Falaschi disse que as bandas nacionais são muito fodas, e sim, os músicos são muito fodas. Mas música não é circo, não quero ver os fodas e sim ouvir suas músicas. E ao ouvir Almah, um puta mais do mesmo, não senti a minima vontade de ouvir todo o album e muito menos ir a um show deles.

    Então, a culpa é do público mesmo?

    Devo ter parecido um mente fechada. Não me considero. Eu busco encontrar novidades e individualidades no som. Gostei de Tuatha, gostei de Cartoon, gostei de Somba. Essas inovaram e se destacaram, então eu vou num show deles.

    O bom e velho Rock N Roll, o bom e velho Heavy Metal são exatamente isso: bom e velho. A meu ver, não dá pra fazer um novo bom e velho rock n roll. Não faz sentido pra mim.


    Dissertem.

    -Dan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Faltou o resto do título do tópico ou acabou o espaço?

    A pergunta é: A culpa é de quem?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu não gosto de ir em Shows, nem em barzinhos com música ao vivo.
    Nunca iria em show de banda cover.

    Mas eu iria num show da Stalingrado, aqui pra quem quiser conhecer:

    http://www.melodybox.com.br/stalingrado

    Abraços.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    E sobre esse negócio de culpa eu postei ontem sobre isso no fórum de guitarra, mais voltado para guitarristas, mas pode valer também para as bandas:

    Eu acho que tem culpa pra todo mundo no cartório, para o público, para os produtores, para o mercado, mas tem inclusive culpa para os próprios guitarristas, que não são só vítimas não.

    Vocês querem que fiquem famosos os guitarristas de blublublu e subir e descer pentatônica? Nem eu, que tenho música como meu hobby, tenho saco pra ouvir isso, imagine só uma pessoa que não toque?

    Na minha opinião, como ouvinte de música, eu acho que os guitarristas, em geral, também são culpados, com uma falta de musicalidade, seus exageros e tudo mais. Não vamos ficar só botando a culpa no público e no sistema não, assumam sua parte da culpa também e tentem corrigir isso. Ou se contentem em ter apenas guitarristas no seu público e não reclamem.

    Isso aqui tem guitarra e até minha mãe gostou:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/273638/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/270012/

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    -Dan
    O problema é que tem muita gente ruim, se tocarem músicas autorais a galera pode ficar boiando na novidade, e o cover é aquela marolinha, trampo certo, curtição garantida

    Mesmo as bandas consagradas, tem que viver de velhos sucessos, quando lançam novidades, ou tentam inovar, o pessoal cai matando em cima, então ficam trabalhando no garantido

    E sim, o problema tambem é do público, que gosta de se sentir seguro, manter as lembranças, portanto velhos sucessos sempre interessam mais

    Tenho escutado muito material alternativo ultimamente, tem muita coisa legal mesmo, e ão apenas mais do mesmo, tá certo que baseados em estilos existentes, pena que a massa prefere outra coisa

    Mas não concordo que tenhamos que inventar algum estilo novo para poder ser realmente novidade, mais do mesmo, tambem é muito bom, ou se não teria que parar de ver filmes de ação e suas sequencias hehe

    Vamos inventar o MetalNejo Universitário hehehe isso se já não existir ainda ...

    A verdade é que estão sendo criadas tantas subvertentes dentro de cada estilo, que esta sendo criados muitos nichos, panelas muito especificas de publico, não lotam shows

    E realmente é sacanagem bandas com musicos muito competentes tocarem para menos de 500 pessoas, eu mesmo já participei de alguns eventos que tinham bem mais pessoas, e claro tocando o bom e velho rock´n roll hehehehe

    Abração

    -Dan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Edson Caetano
    O problema é que tem muita gente ruim, se tocarem músicas autorais a galera pode ficar boiando na novidade, e o cover é aquela marolinha, trampo certo, curtição garantida

    Mesmo as bandas consagradas, tem que viver de velhos sucessos, quando lançam novidades, ou tentam inovar, o pessoal cai matando em cima, então ficam trabalhando no garantido


    Seguinte, se a banda é ruim (não sabe tocar direito), fim de papo. Não tem do que chiar. Agora vc fala das bandas consagradas. Pq elas são consagradas? Pq num passado distante, elas inovaram. Só estão colhendo os frutos da própria competência.

    E sim, o problema tambem é do público, que gosta de se sentir seguro, manter as lembranças, portanto velhos sucessos sempre interessam mais

    Se a banda quer o dinheiro do público pra financiar suas atividades, indo e comprando seus apetrechos, vai culpar o cliente? Eu hein! Vou ter que me sentir inseguro, me sentir mal pros músicos ficarem felizes. Aí show de rock vira festival de caridade.

    Tenho escutado muito material alternativo ultimamente, tem muita coisa legal mesmo, e ão apenas mais do mesmo, tá certo que baseados em estilos existentes, pena que a massa prefere outra coisa

    Mas não concordo que tenhamos que inventar algum estilo novo para poder ser realmente novidade, mais do mesmo, tambem é muito bom, ou se não teria que parar de ver filmes de ação e suas sequencias hehe


    Mais do mesmo é realmente muito bom. Por isso, então, eu valorizo o feito pelos originais, e descarto as cópias. Por isso gosto dos covers.


    A verdade é que estão sendo criadas tantas subvertentes dentro de cada estilo, que esta sendo criados muitos nichos, panelas muito especificas de publico, não lotam shows

    E realmente é sacanagem bandas com musicos muito competentes tocarem para menos de 500 pessoas, eu mesmo já participei de alguns eventos que tinham bem mais pessoas, e claro tocando o bom e velho rock´n roll hehehehe

    Abração


    A promoção é da música ou do individuo? Eu acho que, se a música não está agradando, ou os músicos tentam virar Justin Biebers e viver de imagem, ou tentam inovar no som.

    -Dan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Eu não gosto de ir em Shows, nem em barzinhos com música ao vivo.
    Nunca iria em show de banda cover.

    Mas eu iria num show da Stalingrado, aqui pra quem quiser conhecer:

    http://www.melodybox.com.br/stalingrado

    Abraços.


    Aqui tá bloqueado. Essa banda é de que?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    -Dan

    Música boa. Ouça em casa.

    gpeddino
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu acho assim... Das duas uma:

    1. Ou os músicos ficam em território seguro pra tentar agradar o público, tocando Led Zeppelin e afins na noite, ou então fazendo músicas autorais que soem como Led Zeppelin e afins...

    2. Ou os músicos tentam criar algo próprio e que busque ser diferente. Só que nisso, vai ser ignorado pela massa que quer segurança naquilo que já conhece.

    Se há, digamos, um "segredo", acho que é basicamente MISTURAR as duas coisas. Fazer música segura mas que adicione algo de novo ou que quebre as expectativas...

    ogner
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: ogner
    · votar


    A culpa é da mediocridade das composições das bandas. Muita banda ruim, repetitiva, sem criatividade e etc!! Chato pra caraleo!!!!

    Quando é boa, e um pouquinho de sorte*, chega lá!!

    Lembrando que chegar lá HOJE, nao é preciso mais estar no mainstream, alias estar no mainstream NO GERAL é sinomino de coisa ruim. Não precisa tocar na Radio, ir no Faustão.

    EDIT:
    * Trabalho

    salton
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ogner
    Nada substitui o talento, hehehe...

    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    salton
    Nada substitui o talento, hehehe... \o/
    Total, fico triste quando vejo/conheço alguem que tem talento e não da certo!! Seja por qual motivo for.

    http://www.youtube.com/watch?v=-m800htfQTM

    É do Tim Maia.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    -Dan
    Cara, eu nem chamaria de "culpa", pois isso induz a pensar que alguém fez algo errado.
    Pô, se banda de covers enche o lugar mais do que banda autoral, é porque a banda autoral não agrada.
    Se a banda autoral não agrada, a banda acha que o público tem que se adequar à música dela? E se a música dela for uma bosta mal feita, o público ainda assim é obrigado a gostar?
    Ou é a banda que tem que dar o que o povo gosta, se está a fim de encher o boteco e faturar uns trocados?
    Bicho, a minha banda só toca covers de rock dos anos 60/70. Teve um dia que o vocalista encheu o saco porque tinha uma composição própria,e achava que deveríamos tocá-la ao vivo. Resultado: o show estava no maior astral e esfriou completamente quando tocamos a nossa.
    Chegamos à conclusão de que a música era ruim e nem de longe conseguiria ficar ao mesmo nível dos clásicos que tocamos.
    Que culpa teve o público se a música era uma bosta?

    Alan_Domingues
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    -Dan

    Primeiro torne as músicas da banda "famosas" para poder incluir no repertório de covers. Ai sim você vai tocar as músicas, do contrário, nenhum lugar irá aceitar.

    Tocar na "noite" é assim mesmo.

    -Dan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    E sinceramente, inovar não é tão difícil assim, mas exige um certo desprendimento. As vezes, coisas simples podem dar um diferencial na música, como:

    - Letras. Quem sabe, no pop não falar só de "esquecer você..." ou "chega de corrupção, o pobre passa fome e lá lá lá"
    - Um timbre diferente de qualquer coisa. As vezes um vocalista com personalidade própria já é um diferencial bacana.

    Mas aí tem que sair da zona de conforto.

    marcosshrp
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Como sou o publico, pus a julgar meu comportamento, a principio, tão cruel com o cenário. Pq eu só interesso em ir em bandas covers?

    Parabéns pelo exercício de refletir e pelo tópico..

    -Dan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Alan_Domingues
    Primeiro torne as músicas da banda "famosas" para poder incluir no repertório de covers. Ai sim você vai tocar as músicas, do contrário, nenhum lugar irá aceitar.

    Tocar na "noite" é assim mesmo.


    É. A net ta aí pra tentar bombar a coisa antes. É muito difícil começar já no ao vivo, sem fãs ainda, já tentar ser destaque.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    -Dan
    Cara, você falou sobre letras atuais. Eu tenho uma opinião sobre essa escassez de letras com conteúdo: se pegarmos as últimas gerações de letristas, das bandas que venderam prá caramba aqui no Brasil, as referências do Cazuza, Renato Russo, Humberto Gessinger, Scandurra e outros eram referências literárias relevantes. Os caras liam autores.

    Na geração atual, que se alimenta de cultura fragmentada da Internet, neguinho não consegue articular três frases seguidas que façam sentido oudigam alguma coisa.

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    -Dan
    Cara, dificilmente alguém vai ter a resposta certa sobre isso. O que vão aparecer são opiniões diversas.

    Lá vai a minha.

    Acho que temos que separar 2 coisas diferentes:
    - Uma é vc ir a um barzinho ou boate com os amigos pra papear, tomar uma bebida, olhar a mulherada e curir a noite. Nesse caso, é quase certo que a escolha seja um local com banda cover.

    - Outra coisa é vc sair pra assistir a um show, prestar atenção na música, e todo o resto será secundário.

    Agora, uma perguntinha: Pra qual dos 2 lugares vc costuma sair mais? O show ou o bar/boate?

    A questão é que se vc vai a um show, normalmente vc já conhece as músicas porque as ouviu antes e (teoricamente) gostou.
    Mas pra isso, tem que ter gostado da banda pra ir ao show.... Aí, entra a parte que o ogner colocou: A qualidade. Apesar da grande variedade de bandas que existem hoje, tem muita coisa esquisita. Nem tudo agrada.
    E também, como vc falou: Muita gente está "sendo" suas influências: O famoso 'mais do mesmo'.

    Ou vc sai pra assistir shows de bandas desconhecidas.... Talvez vc goste da banda.
    Na boa? Eu não tenho paciência pra isso mais.
    Quando eu saio de casa, já tenho algo definido.

    Resumindo: Muita coisa repetitiva, coisas estranhas (ruins), e muita gente (=público) ainda se interessa pelos clássicos antigos.

    Um aceno de longe!!!

    octavio_guns
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    -Dan

    Pô, Cartoon e Somba?

    André Perucci
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pra descobrir banda nova existe a internet, hoje em dia ninguém mais é tonto de ir as escuras ouvir qualquer coisa, só quando não quer descobrir algo novo, só quer sair de casa sem compromisso...

    -Dan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Marcelo Bico
    Na geração atual, que se alimenta de cultura fragmentada da Internet, neguinho não consegue articular três frases seguidas que façam sentido oudigam alguma coisa.

    Esses casos acontecem no que a mídia joga para você. Se vc garimpar na net, vc acha boas músicas com boas letras sim. A diferença era que antigamente a mídia dava mais espaço para bandas com esse tipo de talento.

    octavio_guns
    Pô, Cartoon e Somba?

    Ahan. Que que tem?

    -Dan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Del-Rei
    Cara, dificilmente alguém vai ter a resposta certa sobre isso. O que vão aparecer são opiniões diversas.

    Lá vai a minha.

    Acho que temos que separar 2 coisas diferentes:
    - Uma é vc ir a um barzinho ou boate com os amigos pra papear, tomar uma bebida, olhar a mulherada e curir a noite. Nesse caso, é quase certo que a escolha seja um local com banda cover.

    - Outra coisa é vc sair pra assistir a um show, prestar atenção na música, e todo o resto será secundário.

    Agora, uma perguntinha: Pra qual dos 2 lugares vc costuma sair mais? O show ou o bar/boate?


    Eu particularmente, nem ando saindo muito. Mas quando saio, vou para opção 1. E na opção 2 vou, quando já conheço a banda.

    Ou vc sai pra assistir shows de bandas desconhecidas.... Talvez vc goste da banda.
    Na boa? Eu não tenho paciência pra isso mais.
    Quando eu saio de casa, já tenho algo definido.

    Resumindo: Muita coisa repetitiva, coisas estranhas (ruins), e muita gente (=público) ainda se interessa pelos clássicos antigos.

    Um aceno de longe!!!


    Concordo plenamente.

    MestreJuca
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    -Dan

    Se uma banda for tocar musica própria em barzinhos, não vai fazer nem pra o café. Primeiro que ninguém vai em barzinho ouvir música (Ouve por acaso). E assim é melhor tocar música conhecida para poder *ouvir algumas palmas (de vez em quando) do que ficar tocando como se fosse em um cemitério.

    * É o melhor pagamento de um artista.

    octavio_guns
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    -Dan

    Eu acho mó massa
    ainda mais pq eu nao conhecho ninguem que goste
    rs

    Stalingrado
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cara, eu acho que o problema está nas bandas também. É um círculo vicioso, na verdade. Eu acredito que o artista tem que se valorizar e se impor. Eu sou o guitarrista/produtor da Stalingrado, que Die Kunst der Fuge citou (muito obrigado pela força, meu velho, não sabe quanto eu fico honrado pela citação!) e, atualmente, nós estamos focando 98% no nosso som. Acho que aí reside o nosso diferencial. É óbvio que temos alguns covers na manga, mas a gente ultimamente só tem feito shows autorais e, graças a Deus, com um público ótimo!

    Tem que dar a cara à tapa, você pode ter a melhor banda cover do mundo, mas seu trabalho não vai se perpetuar... No máximo, vão dizer: "PORRA, QUE BANDA FODA. ELES TOCAM OS BEATLES PERFEITAMENTE!"

    E aí? O que você acrescentou?

    Nós estamos forçando a barra mesmo, estamos mostrando o nosso trabalho, divulgando e acho que se não for assim, vamos ficar estagnados. Pros produtores, é excelente que existam bandas covers, porque dá dinheiro PRA ELES. E o artista só se fode.

    -Dan
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: -Dan
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Stalingrado

    Epa! Curti o som de vcs. Gostei da estrutura das musicas, não-convencionais. E é legal não notar as influencias nitidas. Vi talvez um Muse de longe, e só.
    Letras legais tambem.
    Diferente. E isso é muito, muito bom!

    Aí vai a minha critica, se é que lhes importam:

    Com uma gravação com mais pegada, mais unida e coesa, e um vocal com mais personalidade, vai ficar um puta som. Gostei da batida eletronica da musica Taça de Sangue, mas senti ela separada da musica em si. Achei meio artificial, aquela sensação de VST sem polimento sacam? Mas a ideía é boa!.

    No resto, Só o vocal mesmo que não me chamou atenção, achei bem comunzão, o timbre do vocalista, a meu ver encaixa bem em MPB e coisas assim, ( ao ouvir a musica Outra vez, me veio a musica Nem um dia do Djavan), o que pra mim destoou, enquanto o restante do som é todo vivo e inovador, a meu ver.

    Sucesso pra vcs! Parabens!

    PS: Nao conhecia esse melody box. Qual o diferencial dele? Parece bacana, embora eu nao tenha conseguido sequer pausar uma musica nele, srrsrs, mas eu que sou meio burro msm.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Enquanto bandas covers dominam os bares, bandas de música própria chupam o dedo. E aí? A culpa é de