Não seja um autodidata (meu primeiro tópico)

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Jimi Hendrix > Autodidata
Slash > Autodidata


Ok, me convenceu, vou me matricular numa escola.

Excelion
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Fugas são coisas curiosas, compor em mais de uma voz é algo anos luz além de mim. Um dia ainda irei compor um jazz fugue.

Carregando
Veterano
# nov/11
· votar


um dos caras que mais manja de teoria desse fórum é autodidata...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Excelion

Faça!

Já teve um cara que compôs um ciclo de prelúdios e fugas em Jazz, o nome dele é Kapustin:



thefuga
Veterano
# nov/11
· votar


Ninguém aprende sozinho. Acho essa questão de "autoditada" meio estranha... O cara não vai pegar a guitarra e absorver conhecimento. Ele via ter que ler artigos, livros ou oque for. Isso pra mim não faz dele (mesmo que seja um ótimo músico) um autodidata. Se o cara ler um artigo X do Fulano, então ele aprendeu X coisa com o Fulano, não sozinho! Máximo que o cara vai conseguir sozinho é agilidade.
Pra mim o fato de não ter um professor "físico" não significa que alguém não tenha ensinado pra ele. Ele comprando DVD ou Livro, não vai ser autodidata, vai estar aprendendo com o autor do DVD/Livro, que seria seu professor. A única diferença é que ele não poderia tirar dúvidas, mas isso vai da inteligência de cada um.

makumbator
Moderador
# nov/11
· votar


fernando tecladista
ray charles

E nesse caso nem é verdade, pois ele lia partitura em Braille. Inclusive era usuário do programa Sibelius(que possui suporte para deficientes visuais através do sistema Sibelius speaking).

http://www.sibelius.com/products/sibelius/7/users.html


Muita gente não sabe, mas o inventor do sistema Braille era organista, e criou ao mesmo tempo a escrita musical e escrita de texto normal para deficientes visuais.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


makumbator
Muita gente não sabe, mas o inventor do sistema Braille era organista, e criou ao mesmo tempo a escrita musical e escrita de texto normal para deficientes visuais.

O problema é que quem usa este sistema não consegue ler à primeira vista...


PÃ!

makumbator
Moderador
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

O problema é que este sistema torna impossível a leitura à primeira vista...


PÃ!


Nem sempre, um cantor cego (como o Bocelli) conseguiria ler e executar o canto em primeira vista! Só no dedinho!

PÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


makumbator

Era pra ser um trocadilho com "cego" e "vista", mas falhei ='(

makumbator
Moderador
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Era pra ser um trocadilho com "cego" e "vista", mas falhei ='(

PÔ! Eu saquei o trocadilho! Mas não podia ficar sem falar do dedinho na partitura.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


makumbator
Mas não podia ficar sem falar do dedinho na partitura.

asuashdasuhdaushudhasuhdasuhasuhdasudhau

Ae, tava vendo seu vídeo do Bach no youtube agora, ri com o comentário:

"your right hand's moving like a conductor's :)"

Sua mão da palhetada sempre dá o que falar.

emaniox
Veterano
# nov/11
· votar


Mas, acredito que os seres humanos com essa capacidade sejam pouquissímos, tipo, 1%

Neste momento tem umas 500 pessoas no forum, entao tem umas 5 superdotadas

Teoria explica alguma coisa que existe. Método é uma forma de criar sistematicamente alguma coisa. Estética é algo pessoal.

A "teoria da musica" pode ser intepretada ou como um método sistematico para criar música de acordo com uma estética. Neste caso é um método e a música surge a partir da teoria.

Alternativamente, pode ser intepretada como uma forma de explicar como os humanos geraram música. Neste caso a teoria surge para explicar como a estética musical humana funciona.

Se for o primeiro caso (método para gerar musica), o aprendizado do método dominante na sociedade pode impedir o desenvolvimento de outros métodos alternativos que geram músicas que se adequam a outras estéticas. Isto inclui metronomos e saber colocar a sexta naquele Sol para dar uma dissonancia legal.

Se for o segundo caso, o aprendizado do método dominante pode impedir o surgimento de outras hipóteses quiça mais adequadas e simples.

Eu acho que nao tem nada a ver isso que vc falou. Nao há problema algum se o cara se orgulha do que ele fez sozinho, mesmo sendo tosco perante os padroes de outros. Se o cara gosta e fez sozinho, pouco importa quao adequado é perante a teoria musical. Alias, nos últimos anos o nascimento de novos estilos musicais surgiu da extrapolação das regras atuais, de forma provavelmente intuitiva. Posteriormente uma explicação dentro do padrao foi providenciada.

Alias, se o cara quiser ser poser, problema dele. Não gostou? Problema é seu... próxima vez que ver este cara faça a voces dois um favor: passe longe.

Marcus Cerutti
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC - bacana seu tópico, mas se resume a uma crítica a algumas bandas que acredito que vc não gosta. Não acrescentou nada de novo.

Agora... por que você quer saber o que os outros acham do tópico? A idéia aqui é falar de música e não dos tópicos... não entendi. Veja que aqui ninguém é obrigado a ler ou comentar o que vc escreve. A coisa toda funciona na base do interesse que temos em começar ou continuar discussões relacionadas à música.

Sobre o tópico, tenho dois filhos em idade escolar e pretendo dar aos dois condições de iniciar na música conforme penso ser o correto: com orientação de professor em escola de música. Eu comprei um livrinho há dez anos atrás e até hoje continuo gramando para fazer as coisas simples. Não quero o mesmo para meus filhos; se um quiser se desenvolver nessa área, vai ser do jeito certo.

=============================

Humm... sem querer me meter na sua forma de agir, mas evite entrar em ofensas pessoais:
se for otário que nem você faço como fiz com você: Esculacho.

Ele pode ter escrito algo estúpido ou ter agido feito um imbecil... mas quem já não fez isso na vida? Não acho legal vc ter afirmado que ele é um otário. Vc conhece ele para afirmar isso?

Relaxa velho - o cara tava tirando uma onda contigo... acha um motivo e tira uma onda com ele... mas não leva para o lado pessoal - isso não leva a nada.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


fernando tecladista

Eu usei esses caras como mais famosos pro cara lá entender

Não é porque o cara quer aprender e é uma extrema necessidade fazer aulas de guitarra ou violão. O cara pode aprender o basicão em casa.

Esses caras que eu citei são famosos e autodidatas (até um certo período). Ve se os caras não são bons?

Mas no caso de canto não tem como ser autodidata.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Hoje o nome mudou pra "autodigoogle". hehe

ps. já que é pra garimpar no "lixão", que seja separado para reciclagem:

Google Acadêmico.

;)

Arimoxinga
Veterano
# nov/11 · Editado por: Arimoxinga
· votar


ACHO que o título do tópico deveria ser


Não seja um preguiçoso e estude (meu primeiro tópico)

------------------------------------------------------------------

ser autoditada deixa a pessoa feliz por está conseguindo derrubar barreiras, sozinho. o mesmo quando se consegue tirar uma música ou solo de ouvido e sem ajuda de alguém.

claro que falo de ser autoditada estudando e lendo textos, vendo video aulas etc,etc... E NÃO FICAR NO ACHISMO no método tentativa e erro pensando que vai ficar bom.


P.s: e lógico que tem que reconhecer os seus limites e procurar um professor... cada um tem um limite.

Peace!!

Duds McCready
Veterano
# nov/11
· votar


fernando tecladista
pedrão tecla branca, otimo tecladista > autodidata
Po, ri alto aqui!! hahah

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Arimoxinga
Eu fui meio infeliz.

Chap
Veterano
# nov/11
· votar


Mas no caso de canto não tem como ser autodidata.
Eu não sabia que Jimi Hendrix tinha feito aulas de canto.

gege_correa
Veterano
# nov/11
· votar


Tem uma coisa que eu aprendi: autodidata ou não você tem que ter a consciência de que sempre tem algo para aprender, e estar disposto a estudar e aprender, seja sozinho (autodidata) ou com um professor.

Humildade acima de tudo... Assim como tem autodidatas imbecis como os exemplos que você citou, tem caras muito "estudados" que conseguem ser ainda piores...

Não seja um preguiçoso e estude (meu primeiro tópico), ótima definição do Arimoxinga! é valido, seja autodidata ou não... aliás, por mais que você tenha um professor te auxiliando, você TEM que ter uma veia autodidata... (repito, minha opinião)...

Não há nada melhor que adquirir conhecimento, seja "autodidaticamente" ou com um professor... mas melhor ainda é compartilhar, com a intenção de ajudar... e melhor ainda é aprender a ouvir o que o outro tem a dizer, seja mais ou menos experiente que você (vide De Ros), seja autodidata ou formado na berkley... Abraço!

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Chap
Eu não sabia que Jimi Hendrix tinha feito aulas de canto.

Se fez ou não eu não sei.

Gaiteiro15
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC
se for otário que nem você faço como fiz com você: Esculacho.


ba, podiscreh, mutcho rokirrou essa tua atitude, ahã!

banda de dois
Veterano
# nov/11
· votar


acho que um bom professor não fas mal a ninguem ;


``internet`` muita coisa boa mas tambem muita porqueira;; muito lixo;

MothaFoka
Veterano
# nov/11
· votar


Estuda quem quer. Eu não estudo e nem pretendo estudar. Eu toco o que achar que está bom e o resto é cover, só faze igual.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


MothaFoka
Estuda quem quer. Eu não estudo e nem pretendo estudar. Eu toco o que achar que está bom e o resto é cover, só faze igual.


Mas se você for compor aí é outro esquema cara. Mas o legal de estudar musica é que tu pode entender a "lingua" dos músicos tipo:

"faz um arpejo aqui" "faz escala de tal nota pra encaixar aqui" e talz

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


por mais que você tenha um professor te auxiliando, você TEM que ter uma veia autodidata... (repito, minha opinião)...


Concordo totalmente!

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


MothaFoka

Então, cara... mas ai vai do que você almeja...

conheço caras que tocam há 3 anos... mas nunca fizeram nada além de ficar lendo cifras no cifraclub. Então o cara não toca porcaria nenhuma... não sabe improvisar, não saber compor... não entende o que a música está "dizendo" e acaba ficando perdido. Ai você indaga esse cara sobre isso e ele justifica com: "eu sou autodidata".

Se você não quer tocar bem.. não quer crescer... tudo bem. Cada um, cada um. Mas não dê desculpas dizendo que é autodidatas. E se você quer tocar mas tem preguiça de estudar.... você não é autodidata... é preguiçoso.

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

O que define uma fuga?

rock roll e pra quem merece
Veterano
# nov/11
· votar


A: NOOOSA! Parabéns! Que que você acha de colocar uma sexta naquele Sol? Ia dar uma dissonancia legal!
B: ... ... ... ehnn humm, sei lá, eu não penso assim quando eu toco.
A: ...

nao concordei muito com essa parte porque eu conheço uma galera que toca muito, sem essas "frescuras", mas acho importante saber por isso estudo, mas nao e so saber aonde colocar uma sexta que vai definir um bom musico
de resto eu concordo com td

Chinaycustom
Veterano
# nov/11
· votar


Cheguei tarde para a polêmica, ou ainda dá tempo de dar pitaco?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não seja um autodidata (meu primeiro tópico)