Semelhanças musicais entre estilos diferentes: Metal Extremo e Funk Carioca

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# out/11


Inspirado no que o Arimoxinga disse nesse post aqui fiz uma analise de um som que um amigo me enviou.

Aí vai:

Estava prestando atenção numa banda que tocava Deathcore, ou Tecnotrash, coisa assim, esqueci a definição que dão. Não lembro se era o Carnifex, mas era do gênero. Ouvi várias nesse estilo no dia então não lembro bem.

O som era totalmente percussivo, todos os instrumentistas faziam apenas percussão marcada, inclusive os guitarristas, de modo que bumbo e os riffs de guitarra e baixo ficassem acopladinhos, em total sincronia no maior tempo da música. As vezes a bateria acoplava a caixa nessa sincronia, fazendo um "blast-beat".

Pensei, deve ser difícil manter essa sincronia. Existe técnica ali. Músicos bastante rápidos. Bem competentes pra proposta. Um ou outro breakdown achei legal.

Ok.

Comecei a prestar atenção na letra, obviamente gutural:

"Fuck you bicth... "motherfucker... Kill..."

E a percussão frenética se repetindo.

Pouquíssimas melodias, a percussão frenética dominando e um cara gritando guturalmente sobre prostitutas. Um breakdown dava um descanso de vez em quando. E depois voltava a martelação e a distorção constante.

Pela pobreza melódica e pelas letras, na minha opinião, degradantes, lembrei na hora de outro estilo, que também fica uma percussão frenética repetitiva, porem mais dançante, e um cara sem dom vocal falando de prostitutas: o funk carioca.

Acho, no fim das contas, que ambos os estilos tem praticamente o mesmo conteúdo, embora o primeiro demande um pouco mais de técnica. Porem, pelo resultado final, coloco no mesmo patamar esses dois estilos.

São bem parecidos, mesmo estruturalmente diferentes. Ambos tem a proposta de colocar ao ouvinte um tipo de sentimento, ora violento, ora sobre promiscuidade. O som é apenas um pretexto hipnótico para o sentimento. (antes de mais nada, nada contra isso, música também é sentimento).

O curioso disso tudo, e o que me fez criar o tópico, é que acredito que os fãs desses estilos não suportariam um ouvir o som do outro.
Isso eu acho engraçado.

Por fim, concordam ou discordam com o que eu relatei?

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Pra exemplificar, o Metal Extremo que me refiro é mais ou menos assim.



E aqui, o melhor do funk carioca:



Quase nada
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
Não resuma metal extremo em deathcore..

Essa música q vc mandou não está falando de prostitutas, e sim de suicídio.

Discordo da sua idéia. Da pra pegar exemplos pontuais de qualquer gênero, onde se consegue fazer comparações sem sentido como essa..

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Quase nada
Não resuma metal extremo em deathcore..

Essa música q vc mandou não está falando de prostitutas, e sim de suicídio.

Discordo da sua idéia. Da pra pegar exemplos pontuais de qualquer gênero, onde se consegue fazer comparações sem sentido como essa..


Poisé, não sei bem o nome que se dá a esses estilos. Eu ouvi varias bandas, mto parecidas, pra chegar nessa conclusão. Então não era bem, uma coisa pontual.

Postei o Carnifex só pra exemplificar msm. Foi o único nome que guardei. As outras bandas tinham nomes grandes, ehehhe.

Prometherion
Veterano
# out/11
· votar


Concordo com o Quase nada, metal extremo abranje muita coisa. Eu não gosto de rótulos, mas existe muito som diferente dentro do gênero.

Procure por Behemoth, Necrophagist, Dimmu Borgir (alguns vão me xingar por isso), Nile... você vai perceber outros sons bem diferentes que também são extremos.

Quase nada
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
então.. metal extremo tem trocentas milhões de ramificações.. assista aquele documentário "Metal: A Headbangers Journey". Esse tipo que vc postou é coisa mais recente, e definitivamente não é algo que possa representar o estilo.

Mas o meu ponto é que qualquer gênero musical mais "popular", pode ser extrapolado pra algo do tipo>

a proposta de colocar ao ouvinte um tipo de sentimento

O som é apenas um pretexto hipnótico para o sentimento.

Alguem poderia chegar e falar que classic rock tbm é assim, pq pegou uma música dos beatles que tem 3 acordes e fala de relacionamentos.. Ou poderia pegar algum techno e dizer que é só repetição pro cara ficar aceso na balada.. Ou pegar hard rock, van halen iou kiss, e dizer que é música sobre promiscuidade onde os caras querem chamar a atenção pela aparência meio glam..
No final, acho esse tipo de comparação mto nada a ver..

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Prometherion
Quase nada

Talvez o termo Metal Extremo realmente não se encaixe. É que eu não sou bom com esses rotulos todos.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Quase nada
então.. metal extremo tem trocentas milhões de ramificações.. assista aquele documentário "Metal: A Headbangers Journey". Esse tipo que vc postou é coisa mais recente, e definitivamente não é algo que possa representar o estilo.

Mas o meu ponto é que qualquer gênero musical mais "popular", pode ser extrapolado pra algo do tipo>


Sim, mas minha proposta não foi falar que é totalmente igual, mas puxar semelhanças significativas.

Alguem poderia chegar e falar que classic rock tbm é assim, pq pegou uma música dos beatles que tem 3 acordes e fala de relacionamentos.. Ou poderia pegar algum techno e dizer que é só repetição pro cara ficar aceso na balada.. Ou pegar hard rock, van halen iou kiss, e dizer que é música sobre promiscuidade onde os caras querem chamar a atenção pela aparência meio glam..
No final, acho esse tipo de comparação mto nada a ver..


Ô! Claro! Porem eu foquei na semelhança: pobreza melódica + letra pobre basicamente sobre prostitutas e violência.

Se um hard rock soar repetitivo, e falar da mesma coisa, da pra encaixar tb. Entretanto, a maioria dos Hard Rock que conheço tem um solo de guitarra pelo menos, ou algo assim.

Porem eu puxei pra esses dois estilos pq aparentemente parecem bem opostos, mas observando bem, não são, por isso foquei neles.

Prometherion
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
Ô! Claro! Porem eu foquei na semelhança: pobreza melódica + letra pobre basicamente sobre prostitutas e violência.

O fato é que existem casos assim mesmo hehehehe... não só no metal, mas também no hardcore, punk... existe muita coisa medíocre por aí.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Prometherion
O fato é que existem casos assim mesmo hehehehe... não só no metal, mas também no hardcore, punk... existe muita coisa medíocre por aí.

Porem tudo que escuto de funk carioca acho medíocre e tudo que ouvi das bandas desse metal extremo da nova geração também achei. Dai linkei os estilos devido a isso.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Quase nada
Discordo da sua idéia. Da pra pegar exemplos pontuais de qualquer gênero, onde se consegue fazer comparações sem sentido como essa..


Vou encarar isso como desafio:

De um exemplo pontual, que vc diz existir em todo gênero, nos generos a seguir:

Blues
Progressive Metal
Bossa Nova
Música Clássica
Metal Melódico
New Age
Bluegrass
Soul
Jazz
Samba
Tango

E lembre-se, eu nao catei exceções pra montar minha analise. Me enviaram o "supra-sumo" dos dois estilos que citei no primeiro post do tópico.

Quase nada
Veterano
# out/11
· votar


Prometherion
O fato é que existem casos assim mesmo hehehehe... não só no metal, mas também no hardcore, punk... existe muita coisa medíocre por aí.
tbm concordo


-Dan
na verdade não sei o que vc está considerando como metal extremo.. Mas dê uma olhada nesses videos.


banda clássica:
http://www.youtube.com/watch?v=apX55mlWEKI

http://www.youtube.com/watch?v=NFYvGDv03fQ

banda recente:
http://www.youtube.com/watch?v=HL9kaJZw8iw

http://www.youtube.com/watch?v=vcZlR05X0m4

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Quase nada
na verdade não sei o que vc está considerando como metal extremo.. Mas dê uma olhada nesses videos.

Esses da nova geração msm. Depois checo os videos.

Quase nada
Veterano
# out/11
· votar


De um exemplo pontual, que vc diz existir em todo gênero, nos generos a seguir:

Óbviamente eu não concordo em ficar procurando exemplos pontuais. Foi você que fez esse tipo de coisa, eu justamente estou afirmando que esse tipo de análise não faz sentido. E sim, você pegou exemplos pontuais/exceções, pois>

Você diz:

E lembre-se, eu nao catei exceções pra montar minha analise. Me enviaram o "supra-sumo" dos dois estilos que citei no primeiro post do tópico.

Fala sério, eu nunca tinha ouvido falar de Carnifex.. Supra-sumo do metal extremo? É o que eu falei, tem muitas ramificações. Se fosse pegar algo representativo, eu usaria Slayer.

Além do mais, eu me referi a músicas mais "populares", como disse em:

Mas o meu ponto é que qualquer gênero musical mais "popular", pode ser extrapolado pra algo do tipo

Ninguém tá falando de jazz ou música clássica.

Se o seu título fosse " Semelhanças musicais entre estilos diferentes: banda carnifex e Funk Carioca"
aí quem sabe eu nem falaria nada, apesar de nem concordar tbm.

Quase nada
Veterano
# out/11 · Editado por: Quase nada
· votar


eu pessoalmente gosto muito dessas duas bandas (super recentes):

http://www.youtube.com/watch?v=mjCWbzKrKeI

http://www.youtube.com/watch?v=924bRfmiJ20

edit:

mais essa (2011)

http://www.youtube.com/watch?v=-5wqtSFuGLc

pronto, parei..

Marcelo Bico
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
Cara, a sua idéia de buscar semelhanças em estilos diferentes é legal. Só acho que letras pobres e melodias idem existem em todos os estilos musicais. Tem joio e trigo em tudo o que é lugar.

guilherme_97
Veterano
# out/11
· votar


-Dan

pobreza melódica + letra pobre basicamente sobre prostitutas e violência.


Daqui a pouco alguém vai começar a falar mal de punk rock aqui,

will789
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
kra, concordo em poucos pontos com vc, realmente o metal é bem percusivo, mas é muuuuuuuuuuuuuito rico nesse aspecto, rico demais, vc pode ver q são riffs e bateras dificeis de se executar e q mudam varias vezes de formas totalmente diferentes durante a musica.

mas não tem nada a ver.... talvez o conteudo(ou falta) nas letras, mas de resto é totalmente diferente.

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


A essencia é bem essa aí mesmo. Só que como já foi falado e repetido, Metal Extremo abrange muita coisa.

mas não tem nada a ver.... talvez o conteudo(ou falta) nas letras, mas de resto é totalmente diferente.

É bem por aí.
Aí as pessoas vao pelo estilo de som que gostam.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Quase nada
Óbviamente eu não concordo em ficar procurando exemplos pontuais. Foi você que fez esse tipo de coisa, eu justamente estou afirmando que esse tipo de análise não faz sentido. E sim, você pegou exemplos pontuais/exceções, pois>


Nem foi, os funks carioca a maioria é assim. E esses metal extreminho recente foi todos que eu tive o azar de ouvir. Pode ser que talvez eu tenha tido azar na minha seleção né...

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Quase nada
Ninguém tá falando de jazz ou música clássica.

Se o seu título fosse " Semelhanças musicais entre estilos diferentes: banda carnifex e Funk Carioca"
aí quem sabe eu nem falaria nada, apesar de nem concordar tbm.


Vc falou todo gênero ué...


Marcelo Bico
Cara, a sua idéia de buscar semelhanças em estilos diferentes é legal. Só acho que letras pobres e melodias idem existem em todos os estilos musicais. Tem joio e trigo em tudo o que é lugar.


Quase todos em formas pontuais. Forma geral não.


guilherme_97
Daqui a pouco alguém vai começar a falar mal de punk rock aqui,
Hmmm.. é msm!


will789
kra, concordo em poucos pontos com vc, realmente o metal é bem percusivo, mas é muuuuuuuuuuuuuito rico nesse aspecto, rico demais, vc pode ver q são riffs e bateras dificeis de se executar e q mudam varias vezes de formas totalmente diferentes durante a musica.

mas não tem nada a ver.... talvez o conteudo(ou falta) nas letras, mas de resto é totalmente diferente.


Eu não estava falando de Metal, puramente.


Tmusic
A essencia é bem essa aí mesmo. Só que como já foi falado e repetido, Metal Extremo abrange muita coisa.

Metal Extremo da Nova Geração com um toque de Deathcore.. sei lá o nome disso...

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
O seu ponto de vista é válido, concordo com ele. Ainda aponto mais uma "coincidência": a "desafinação" das vozes, sobem e descem em quartos de tom frequentemente nos dois estilos.

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
Metal Extremo da Nova Geração com um toque de Deathcore.. sei lá o nome disso...

Bem, tem varios.
O proprio deathcore, o hardcore, o post-hardcore. E outros cores por aí.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Tmusic
Bem, tem varios.
O proprio deathcore, o hardcore, o post-hardcore. E outros cores por aí.



Tipo aquele que eu postei no video.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Ken Himura
O seu ponto de vista é válido, concordo com ele. Ainda aponto mais uma "coincidência": a "desafinação" das vozes, sobem e descem em quartos de tom frequentemente nos dois estilos.


Pegou leve no quarto de tom. Ainda mais depois do autotune...

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
Tipo aquele que eu postei no video.

Aquilo pra mim é deathcore.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# out/11
· votar


Ahh, chupa uma rola, cara.

Xeper
Veterano
# out/11
· votar


pobreza melódica + letra pobre basicamente sobre prostitutas e violência.

Guns and Roses?

Andras
Veterano
# out/11
· votar


São bem parecidos, mesmo estruturalmente diferentes. Ambos tem a proposta de colocar ao ouvinte um tipo de sentimento, ora violento, ora sobre promiscuidade. O som é apenas um pretexto hipnótico para o sentimento. (antes de mais nada, nada contra isso, música também é sentimento).


E quantos outros estilos seguem isso?

O Metal Extremo surgiu de uma necessidade de fazer um som (até certo ponto) técnico como o Thrash, mas sem ser comercial (o Thrash na época estava sofrendo desse mal), e mais pesado e rápido. Não vejo qualquer semelhança nessas caracteristicas com Funk.

victorhb
Veterano
# out/11 · Editado por: victorhb
· votar


A diferença é que no caso do Metal é apenas mais um tema abordado, no funk é uma trilha sonora da putaria. Letras falando de prostitutas e drogas é uma coisa "pobre"? Você tem que rever o conceito de pobre, dentro da arte eu posso falar de qualquer coisa que seja, de forma criativa e "agradável".

Concordo que as letras no Metal são muito simples e repetitivas as vezes, mas faz parte da estética desses estilos mais extremos principalmente.

"Quando dei acordo de mim estava num lugar escuro: as estrelas passavam seus raios brancos
entre as vidraças de um templo. As luzes de quatro círios batiam num caixão entreaberto. Abri-o: era o
de uma moça. Aquele branco da mortalha, as grinaldas da morte na fronte dela, naquela tez lívida e
embaçada, o vidrento dos olhos mal apertados... Era uma defunta! ... e aqueles traços todos me lembraram
uma idéia perdida. . — Era o anjo do cemitério? Cerrei as portas da igreja, que, ignoro por que, eu
achara abertas. Tomei o cadáver nos meus braços para fora do caixão. Pesava como chumbo..."

Noite na Taverna, um clássico da literatura nacional.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Semelhanças musicais entre estilos diferentes: Metal Extremo e Funk Carioca