Renato Russo: há 15 anos a música brasileira perdia o poeta

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


Já que estão postando com outros artistas, segue uma versão maravilhosa de Tempo Perdido, com a Leila Pinheiro. O timbre, a métrica, a guitarra ao fundo... Fantástica!


https://www.youtube.com/watch?v=zCXf9FK0M54

Lelo Mig
Membro
# jul/15
· votar


Ramsay

Legal...Jerry Adriani sempre foi muito respeitado, como cantor e artista, no meio musical.

E o Renato o citou várias vezes como comparativo ao seu timbre vocal.

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


LeandroP

UFA... É de arrepiar. Lembro como num flash a primeira vez que ouvi Tempo Perdido. Tava na sala da casa de um amigo, andando pro quarto. Eu fiquei paralisado e pensei na mesma hora "Que música é essa?". Pirei. O Legião 2 quase criou sulcos no vinil.

Eu tinha 18 anos. Foi uma revolução na minha cabeça.

o/

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


MauricioBahia

Faixa por faixa!

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


Lelo Mig

E por falar em Jerry Adriani, o Raul Seixas fazia parte da banda que o acompanhava.

Lelo Mig
Membro
# jul/15
· votar


LeandroP

Pois é... Jerry era fã de Elvis, foi um dos pioneiros a trazer/fazer rock no Brasil, (paralelo a sua ligação com a música italiana, influência forte em sua origem "paulistano do Brás").

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


RafaelBernatto

Desver ? kkkk Pois é. Acho que os bandidos fãs de Renato Russo que assistiram a esse show disseram pro Wagner: "- Pede pra sair! Pede pra sair!"

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


LeandroP

Não diga que não tentei pelo menos ver o vídeo kkkkk

Parei nos primeiros segundos kkkkkk, pois Tempo Perdido é um dos clássicos do Legião. O Jerry cantando Será pelo menos estava dentro do tom.

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


Tecfrente

Você não gostar da versão com a Leila Pinheiro eu até compreendo porque é uma questão de gosto. Mas dizer que está fora do tom é no mínimo um indicativo que você precisa educar o seu ouvido. A Leila Pinheiro é afinadíssima.

RafaelBernatto
Veterano
# jul/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


LeandroP

Por falar em Jerry e Raul, o último compôs e produziu músicas pro primeiro... Não sei exatamente quais (vi no documentário "O início, o fim e o meio") mas uma delas é "Doce, Doce Amor". (Sim.. rsrs)

nichendrix
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente
Que porra é essa, o cara mistura o sotaque de baiano dele com o de carioca e fica esquisito pra caramba, e na boa, ou tem droga ou ele tá com um vibrador dentro das calças... kkkkk

LeandroP
Isso daí ficou legalmente estranho, mas o estranho vem porque tempo perdido é algo tão perfeito pra mim que mudar sempre fica com cara de algo que está errado.

FELIZ NATAL
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente
entamoeba

Endossando o que disseram ontem sobre as tentativas "cabeludas" dos fãs em decifrar a poesia do R.R. Certa vez assistindo documentário do John Lennon, ví um caso de um fã que passou alguns dias acampado em frente a casa do próprio ao relento só para dar uma "palavrinha" com o ídolo. John Lennon pós-beatles, pai de família e mais sóbrio do ativismo, ficou com o coração tocado pelo árduo esforço do fã e foi ver o que era.

O maluco ( não o John Lennon, o outro ) logo de cara perguntou o significado de um trecho de uma letra que ele havia descoberto o significado e decifrado a lógica por trás daquele jogo de palavras e tal... O João só respondeu com nítida indiferença que tava alí que era pra dar rima e pronto, não tinha significado algum.

Enfim, penso que o referenciado do tópico responderia algo parecido ao ver os esforços um tanto inusitado de tirarem algo de algo que na realidade não há.

nichendrix
Veterano
# jul/15
· votar


FELIZ NATAL
O João só respondeu com nítida indiferença que tava alí que era pra dar rima e pronto, não tinha significado algum.

Por sinal, o cara praticamente começa a chorar nessa hora aí.... kkkkkk

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


LeandroP

A Leila Pinheiro canta afinadíssima mesmo. Possui um bom vocal. Só não gostei (ou melhor, detestei) desse arranjo que fizeram para ela cantar Tempo Perdido. Quando eu falei do "fora do tom", eu esqueci de colocar a palavra "original" na frente, então houve esse mal-entendido de interpretação por você achando que eu estava falando que ela estava cantando fora do tom a música no arranjo dela. O que eu quis dizer é que ela estava cantando fora do tom "original". Mas o que ferrou tudo mesmo foi o arranjo.

Quanto ao meu ouvido, ele anda ótimo! Coincidentemente, essa semana estavam ouvindo uma música que eu nunca tinha ouvido na vida, daí me perguntaram quem estava cantando. Ouvi alguns segundos, reconheci o timbre de voz e respondi: " -Jerry Adriane!". Resposta correta.

Tecfrente

Você não gostar da versão com a Leila Pinheiro eu até compreendo porque é uma questão de gosto. Mas dizer que está fora do tom é no mínimo um indicativo que você precisa educar o seu ouvido. A Leila Pinheiro é afinadíssima.


Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


nichendrix

tempo perdido é algo tão perfeito pra mim que mudar sempre fica com cara de algo que está errado.

Exatamente. Mudar o arranjo de uma música que a gente gosta é a pior coisa que podem fazer.

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


Tecfrente
Coincidentemente, essa semana estavam ouvindo uma música que eu nunca tinha ouvido na vida, daí me perguntaram quem estava cantando. Ouvi alguns segundos, reconheci o timbre de voz e respondi: " -Jerry Adriane!". Resposta correta.

kkkkkkkk Tá certo! Foi um mal entendido mesmo

entamoeba
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: entamoeba
· votar


FELIZ NATAL
Tem causos parecidos com o Bob Dylan.

Se o compositor não fizer alusão a algo que esteja presente no universo do ouvinte, ele não será compreendido. Talvez alguém se delicie por notar a presença de referências obscuras, como uma espécie de easter eggs de outrora, mas, para maioria, a mensagem não será passada em sua totalidade (se é que isso é possível... deixa quieto).

Por outro lado, a falta de clareza propicia interpretações diversas de uma mesma música. Das lacunas deixadas podem surgir versões ainda mais interessantes do que a planejada pelo compositor. Quem sabe não tenha sido o caso do fã do John?! Mas por que era importante, para ele, que John tivesse pensado o mesmo que ele? (essa questão, ao meu ver, é interessante).

Mesmo sendo direto, o autor não tem total controle sobre a compreensão de suas músicas. A obra pode até ganhar um significado completamente diferente do planejado, vide "I Will Survive", de Gloria Gaynor, que virou um hino gay.

nichendrix
E que acompanhamentos, na boa, Legião Urbana é uma aula de como usar a instrumentação em torno da música

Confesso que nunca notei. Tem alguma indicação, em especial?

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


nichendrix

É só ouvir umas duas ou três vezes. Concordo que a original é incrível, mas com a Leila eu achei sensacional.

RafaelBernatto

O Raul tinha uma banda na Bahia que sempre acompanhava o Jerry. Além de cantor, o Raul foi um grande produtor também. Aliás, deixou um legado incomparável.

nichendrix
Veterano
# jul/15
· votar


entamoeba
Por outro lado, a falta de clareza propicia interpretações diversas de uma mesma música. Das lacunas deixadas podem surgir versões ainda mais interessantes do que a planejada pelo compositor.

Isso é meio que normal, tipo significado nunca é igual, especialmente em música e poesia, que muito do que é escrito tem na verdade apenas o sentido estético e não literal.

Confesso que nunca notei. Tem alguma indicação, em especial?

A obra deles inteira é uma aula de como se botar o timbre do instrumento a serviço da música, pra mim, alguns dos melhores trabalhos em termos de efeitos estão nos últimos discos da banda, do V em diante. O a Tempestade por exemplo, não tem nenhuma música famosa ou icônica, mas é uma aula de como criar texturas com guitarras, o que é uma contraposição interessante com os teclados chapadões do disco.

LeandroP
É só ouvir umas duas ou três vezes. Concordo que a original é incrível, mas com a Leila eu achei sensacional.

Eu achei interessante, mas é como o Dub Side of the Moon, que acho sensacional, mas sempre me causa estranheza, porque pra mim o Dark Side é irrepreensível.

O Raul tinha uma banda na Bahia que sempre acompanhava o Jerry. Além de cantor, o Raul foi um grande produtor também. Aliás, deixou um legado incomparável.

Rauzito e seus panteras, de quem tive o prazer de conhecer o baterista, o grande Carleba.

Leo Zanon
Veterano
# ago/15
· votar




Julia Hardy
Veterano
# ago/15
· votar


Apesar de ser uma banda que foi maior que deveria, realmente, marcou época. Acho que eles foram relevantes até o terceiro album. Depois, virou uma banda cafona e piegas(Pais e Filhos se tornou insuportável pra mim). Em (grande)parte, por causa da adulação dos fãs(como no vídeo acima)que tinha orgasmos com qualquer bobagem que o Renato fazia.

Mudar o arranjo de uma música que a gente gosta é a pior coisa que podem fazer.

Então, ouça só a original.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Julia Hardy

Mudar o arranjo de uma música que a gente gosta é a pior coisa que podem fazer.

Então, ouça só a original.


Confesso que fui meio radical em minha declaração. Vou reformular minha frase:

Mudar o arranjo de uma música que a gente gosta, "na maioria das vezes", não me agrada.

Pronto. Com essa mudança, posso tranquilamente dizer que gosto de alguns arranjos, mas, "na maioria dos casos", não.

Sendo assim, "em alguns casos", não preciso ficar ouvindo só a original, pois posso gostar dos arranjos.

A Leila é uma grande artista, possui bela voz, compositora (quanto ao seu talento não há o que se discutir). Só não gostei desse arranjo em específico de Tempo Perdido. Só isso.

Caso, ela faça um arranjo de alguma outra música do Legião e eu gostar, elogiarei o arranjo sem nenhum problema.

Leo Zanon
Veterano
# ago/15
· votar


Não sou fã de todas as músicas da legião, mas sem dúvida, em todos os álbuns, há canções relevantes.
É notória a evolução da banda do primeiro álbum ao "quatro estações". Neste último, eles assumiram uma postura mais poética do que de costume e isto durou até o último disco. Claro que, em toda a discografia, existem algumas músicas fracas e outras até mesmo insuportáveis. Mas o conjunto da obra torna a banda a mais importante e expressiva que a música brasileira teve (minha opinião, claro!). É muito fácil pegar um microfone, adicionar uma guitarra distorcida, um baixo frenético e uma bateria rápida e repetir uma letra genérica contra o governo, a política e a injustiça. Difícil é escrever "e há tempos o encanto está ausente. E há ferrugem nos sorrisos e só o acaso estende os braços a quem procura abrigo e proteção".

AlegriaNosDedos
Membro Novato
# set/15
· votar


Apesar deles terem copiado descaradamente (descaradamente MESMO) alguns riffs de algumas bandas,eu acho a banda boa sim.Poeticamente falando era muito boa,mas,como falaram,tem canções marcantes,e canções fracas.Mas que o Legião Urbana foi um marco na história da música brasileira,não tem como negar.

Amago
Membro Novato
# mar/16
· votar


Não sei se estou sendo pessimista mas não vejo o Brasil ter novamente bandas do nível legião urbana nunca mais, não só pelas letras melodia harmonia ate o timbre dos instrumentos era melhor, também eles mesmo diziam que não sabiam tocar a limitação um tipo de menos ser mais,os músicos hoje parece que são criados em laboratório são melhores tecnicamente mas não sei acho que a limitação pode te dar inspiração pra criar coisas boas, talvez eu só esteja dizendo coisas sem sentido vai saber.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Clique em "Ouvir Rádio"

https://palcomp3.com/mp3/rock/

Amago
Membro Novato
# mar/16
· votar


Não da pra comparar

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Ouviu todos os artistas mesmo? rs
Vai lá ouvir e dá uma opinião real.

Casper
Veterano
# mar/16
· votar


Caro Amago:

Está sendo pessimista. Tem muita coisa boa.
Ok, o Legião Urbana fez coisas significativas,
o Renato Russo disse coisas que eu precisei ouvir
na hora certa, chego até a ter uma opinião polarizada.

Mas Legião Urbana não é referência de nada. Considero
o primeiro álbum uma obra prima, de verdade. O seguintes
foram só ladeira abaixo, lentamente, até ficar algo
insuportável. É como se depois do primeiro álbum
as coisas que precisavam ser ditas já estavam esgotadas.

Essa é minha percepção.

Amago
Membro Novato
# mar/16
· votar


Ismah
não ouvi todos acho que vou ouvir algumas destas bandas pra depois poder opinar melhor mesmo .outro dia ouvi uma banda chamada Vespas mandarinas que achei muito boa mas ainda não esta no mesmo nivel ,claro são outros tempos a forma de pensar mudou mas vespas mandarinas e uma banda nova que eu gostei mesmo, maldita também e uma banda legal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Renato Russo: há 15 anos a música brasileira perdia o poeta