Renato Russo: há 15 anos a música brasileira perdia o poeta

Autor Mensagem
Structure
Veterano
# out/11


Durante a década de 1980, a cultura brasileira foi tomada de assalto por um fenômeno cultural na música jovem, também conhecido como pop rock. Brasília, a capital da nação, serviu de ponto de encontro e de partida para alguns dos grandes nomes da indústria do pop rock brasileiro.

Em meio àquela imensa quantidade de grupos e artistas surgidos nos anos 80, os roqueiros de Brasília, influenciados pelos ecos do movimento punk, tomaram a cena de assalto e colocaram a música feita no Planalto Central definitivamente na mente e no coração do restante do país. Dentre as várias bandas que surgiram, ou tiveram seu começo na capital do país, existiu uma que, categoricamente, pertence ao grupo das cinco mais adoradas no Brasil em todos os tempos: Legião Urbana. Porém, a banda provavelmente não teria existido sem a liderança de Renato Russo.

Renato Manfredini Júnior nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960. Se mudou para Brasília em 1973 e em 1978 começou a dar os primeiros passos de sua incursão no universo música por meio da banda Aborto Elétrico, que teve em sua formação os irmãos (que anos mais tarde formaram o Capital Inicial) Fê e Flávio Lemos. O ano era 1979 e o grupo seguia os ecos do movimento Punk, surgido na Inglaterra dois anos antes. Em razão de divergências internas e incompatibilidade musical, a banda encerrou suas atividades, oficialmente, em 1982. Russo passa, então, a se apresentar sob a alcunha de "O Trovador Solitário", carreira esta que não foi adiante. Ainda naquele ano, surge a Legião Urbana.

Desde o início do projeto, Renato não apresentava tendências de que iria deixar de acreditar no próprio sucesso. Sua personalidade geniosa e articulada nunca negou os indícios de logo cedo estava certo de seu desejo por trilhar carreira musical. O posicionamento visionário do artista pode ser confirmado por meio de um diálogo durante o momento que marcou a saída de um dos músicos que compunham a Legião Urbana. "Anota aí, Paraná. A gente vai seguir com a banda. Quando você conseguir comprar um carro velho com o dinheiro que ganha com esse jazz rock, a gente já vai ter vendido um milhão de cópias", disse ele. As previsões estavam corretas. Pouco depois, a banda acertou sua formação e foi ao encontro de seu lugar entre os nomes mais populares e respeitados da música nacional.

A grandeza da banda confunde-se com o caráter icônico em torno da imagem de Renato Russo, fundador e líder do grupo. Russo exerceu o verdadeiro papel de porta-voz para com a juventude de toda uma geração. Em razão de uma habilidade incomum em lidar com temas juvenis, Renato Russo, através de sua obra, será eternamente um poeta, um guru e um mentor intelectual para a juventude brasileira que cultiva o apreço pelo pop rock feito no país. Através de poesia ácida, ele redigiu versos que chamam a atenção para o posicionamento do jovem diante de sua vivência. Um traço notável para que a Legião Urbana adquirisse a condição de sucesso está no estilo peculiar de construir as letras das canções. Renato, principal letrista do grupo, tinha por hábito escrever a partir das histórias que vivenciava ou de experiência de vida alheia. Seguindo essa lógica, é comum ao ouvinte ter a sensação de que conhece a situação narrada através do trabalho do artista.

Mesmo não assumindo um estereotipo de rock star, Renato viveu intensamente no epicentro do pentragrama que forma a equação básica para construir-se o rock and roll: talento, sucesso, sexo, drogas e confusões. Logo, é natural perceber que as letras das canções escritas por ele, há mais de 20 anos, ainda soam atuais para os jovens de hoje e, provavelmente, irão se perpetuar pelas demais gerações que surgirão.

A Legião Urbana ficou na ativa por 14 anos, lançou um total de 13 discos e vendeu mais de 20 milhões de cópias. O trabalho solo de Renato rendeu quatro álbuns, sendo que dois deles foram lançados de maneira póstuma, pois, destino implacável ceifou a vida de Renato Russo em 11 de outubro de 1996. Naquele dia, complicações deccorentes da AIDS levaram a vida do roqueiro, que contava 36 anos de vida quando faleceu. Sua arte deixa como principal característica a escrita capaz de denunciar uma sociedade traiçoeira, competitiva e sem propostas para o futuro. Neste sentido, conclui-se que a obra do cantor e compositor, assim como de sua banda, a Legião Urbana, permanecerá como referência no cenário do rock nacional. Há exatos 15 anos após a sua morte, ainda é correto dizer que Renato não se enganou ao dizer que, "a verdadeira Legião Urbana são vocês".

Abaixo Renato e Banda:
http://www.cifraclubnews.com.br/uploads/2011/10/legiaointerna.jpg
Abaixo foto de Renato:
http://www.cifraclubnews.com.br/uploads/2011/10/foto1131.jpg

qew
Veterano
# out/11
· votar


Renato Russo é o cara.

Faz falta. \m/

igor.schecter
Veterano
# out/11
· votar


Renato Russo é o cara.

Faz falta. \m/

2

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Quem viu a peça sobre a vida de Renato Russo no teatro? Foi demais!!!! A plateia qause toda chorando foi até engraçado. Ele ficou na cadeira de rodas, acho que uns 2 anos quando era adolescente e por isso lia e ouvia tanta música!

Eu sou fã do cara!

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Um pouco da peça que foi autorizada pela família do Renato. Legal que tinha uma banda muito boa tocando ao vivo! (detalhe que o ator, nesse espetáculo estava com o braço quebrado...)





















Leex
Veterano
# out/11
· votar


O gênio.
No more.

Dualitty
Veterano
# out/11
· votar


Misturou musica,poesia e atitude.....e de caras como ele que a musica brasileira esta carente hoje em dia...quem dera nascesse um novo Renato Russo pra salvar o rock nacional...

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Renato não morreu,continua vivo.
Quem morreu foi seu corpo.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# out/11
· votar


Era um cara inteligentíssimo. Gosto de ler as entrevistas dele.

Sobre o Legião, foi uma banda legal por dois ou tres discos, antes de se tornar insuportável.

Structure
Veterano
# out/11
· votar


O Renato era incrível, quando ele morreu, concerteza uma parte da música brasileira morreu junto com ele, pois ele deu uma contribuição muito grande a mesma, ele infelismente tinha seus lados ruins, mas o Brasil é ridículo, pois nós deveriamos ter visto somente o lado artístico dele e não o pessoal, isso aconteçeu recentemente, vou citar o exemplo da Amy (apesar de não gostar dela), cara, nós só deveriamos ter julgado o seu dom musical, e não sair falando "a ela era drogada" galera, sempre julguem o lado artístico da pessoa e não o pessoal.

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ano que vem, são 20 anos sem o cara! Saudade e homenagem:

http://globotv.globo.com/rede-globo/rede-globo/v/mar-de-culturas-homen ageia-renato-russo/4334151/

urbana legio omnia vincit

o/

ps.



Leo Zanon
Veterano
# jul/15
· votar


MauricioBahia

Faz um mês que estou no estágio "Legião" kkkk

Comprei todos os CD's e tô ouvindo um a um. Tem muita coisa boa, autoral e expressiva. Algumas viagens também, mas o Renato foi um dos maiores compositores da música brasileira. O cara sabia se expressar como ninguém.

Only the good die young!

MauricioBahia
Moderador
# jul/15
· votar


Leo Zanon

Show! Mesmo da Legião, tem material legal que não rolou na mídia. Ex:



o/

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Um dia percebi que precisava escutar novos sons e comecei a escutar muitas músicas antigas. Legião Urbana não é esse caso hehehe, pois fez parte da minha infância e adolescência. Mas o que quero dizer é por que esses adolescentes de hoje não fazem o mesmo e comecem a escutar músicas que para eles são antigas e eles não sabem das qualidades que estão perdendo em não escutá-las ?! Quanta molecada por aí não conhece ou é insensível quanto a vibe e poesia em músicas como Tempo Perdido e Angra dos Reis.

Leo Zanon
Veterano
# jul/15
· votar


MauricioBahia

Esse álbum é um dos meus favoritos. Há uma sonoridade meio "medieval", new wave.

A música que tu postou é muito foda! Dizem que fora feita para o Cazuza, mas não lembro de ter visto nada que confirmasse.

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leo Zanon: Dizem que fora feita para o Cazuza

Acho que não foi pro Cazuza. Vou perguntar pro meu primo ( Mayrton Bahia) pra ver se ele tem a resposta.

Abs

entamoeba
Membro Novato
# jul/15
· votar


Talvez Legião Urbana tenha condenado o rock brasileiro a "poesia com acompanhamento".

RafaelBernatto
Veterano
# jul/15
· votar


Infelizmente, cumpriu só 1/3 da pena e hoje o "rock brasileiro" é sinônimo de nada com p%rra nenhuma.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Pessoal,

Vocês já viram o tanto de especulações que surgiram no trecho da música "Há Tempos" quando o Renato diz "♪ lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa ♪" ?

Coloquem esse trecho no Google e verão como as pessoas são criativas tentando explicar algo que desconhecem kkkk.

Alguém já leu alguma biografia ou viu alguma entrevista e sabe o que o Renato quis dizer de verdade com esse trecho ?

Mudando de assunto ...

Vocês perceberam o lampejo de composição que Renato Russo teve na música "Eduardo e Mônica" no trecho "♪ Eduardo e Mônica eram nada parecidos. Ela era de Leão e ele tinha dezesseis ♪" ?

Conseguiram perceber ? Genial, não ?!

Quem conseguiu perceber, faça um teste: Pergunte para as pessoas se elas entendem o que ele quis dizer. Fiz isso e a maioria não conseguiu perceber.

entamoeba
Membro Novato
# jul/15
· votar


Tecfrente
Há Tempos" quando o Renato diz "♪ lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa"

O "mas" indica que há uma relação de oposição. Um poço deveria ser uma coisa boa, como qualquer benfeitoria. Qual seria o problema de se ter um poço, então? Para mim, é nítido que Renato anteviu os surtos de dengue que assolariam o País.

"♪ Eduardo e Mônica eram nada parecidos. Ela era de Leão e ele tinha dezesseis ♪"

Todo fã do Renato sabe que ele era aficionado por jogo do bicho. 16, no jogo do bicho, é Leão. É uma metáfora para dizer que ele era contraventor e materialista enquanto ela era espiritualizada.

RafaelBernatto
Veterano
# jul/15
· votar


entamoeba

jauahuahhehahuaheuae

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Segundo o ditado "quem tem boca, fala o que quiser" ...

Na era da internet, "quem tem dedos, digita o que quiser" ...

É apenas lamentável nossos olhos não serem capazes de filtrar certas coisas.

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tecfrente

Muitas letras do Renato eram ideias de livros ou textos que marcaram época. Vários destes fragmentos eram do idioma inglês/italiano e metafóricos. O Renato muitas vezes se inspirava neles.

Em "Há Tempos", logo na segunda linha "Muitos temores nascem do cansaço e da solidão" é uma referencia à uma frase do célebre poema Desiderata**: "Alimente a força do Espírito que o protegerá no infortúnio inesperado, mas não se desespere com perigos imaginários, muitos temores nascem do cansaço e da solidão."

Abs

** há inúmeras traduções. Essa é idêntica a letra da banda.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


MauricioBahia

Valeu, Maurício. Seu post foi bem pertinente.

No caso do trecho "♪ lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa ♪" pode ter sido mesmo um trecho de algo que ele leu.

Foi como eu disse, é só colocar no Google esse trecho e vermos milhares de comentários a respeito.

Quanto ao trecho ...

"♪ Eduardo e Mônica eram nada parecidos. Ela era de Leão e ele tinha dezesseis ♪"

Eu interpreto assim:

Alguém pode dizer: "- O que tem a ver ela ser de leão e ele ter dezesseis ? Uma coisa não tem nada a ver com a outra!"

Daí, respondemos:

" - Exatamente! Eduardo era tão diferente de Mônica como o trecho "ela era de leão e ele tinha dezesseis", ou seja, uma coisa não tem nada a ver com a outra."

entamoeba
Membro Novato
# jul/15
· votar


Tecfrente
Eduardo era tão diferente de Mônica como o trecho "ela era de leão e ele tinha dezesseis", ou seja, uma coisa não tem nada a ver com a outra

Legal, mas será que era só isso?

nichendrix
Veterano
# jul/15
· votar


entamoeba
Talvez Legião Urbana tenha condenado o rock brasileiro a "poesia com acompanhamento".

E que acompanhamentos, na boa, Legião Urbana é uma aula de como usar a instrumentação em torno da música, e pra quem gosta de efeitos usados de formas não tão triviais os ultimos discos são uma aula do caralho, toda minha paixão por efeitos estéreo em esquema pingue-pongue ganhou força com o A Tempestade, já que antes disso só ouvia efeito estéreo sendo interessantes em pirações mais piradas do Hendrix ou coisas como Tomorrow never knows do Beatles e mais uma ou outra que esse tipo de efeito vai e vem ficou interessante.

Ramsay
Veterano
# jul/15
· votar


Trolladinha básica pra descontrair:
Estão com saudades do Renato Russo?? então curtam a Legião 2.0


Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Ramsay

kkkkkkk

Agora falando sério ... valeu pelo aspecto da homenagem e respeito. Quanto ao Jerry Adriane, ele fez parte da Jovem Guarda. É uma época que não era a minha, mas há várias musiquinhas legais que dá para tocar com e para o pessoal que curtiu essa época, ex: Renato e seus Blue Caps.

Continuando a onda de famosos querendo imitar Renato Russo, é com você Wagner hehee ...



RafaelBernatto
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente

Nossa mas tá muito ruim isso aí... pelamoor Onde eu clico pra desver?

Ramsay
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente

Uma coisa curiosa é que na época em que "Será" foi lançada a Legião Urbana ainda era desconhecida do público e, por isso, quando escutei a música pela primeira vez, pensei:
Puxa, mas que música maneira o Jerry Adrianni lançou!! pelo jeito ele tá evoluindo!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Renato Russo: há 15 anos a música brasileira perdia o poeta