Debate: "vai tarde "

    Autor Mensagem
    Will Bejar
    Veterano
    # set/11


    Por Mick Wall, traduzido por Nacho Belgrande.

    Então tchau e benção pro R.E.M. e vamos falar a verdade, já estava na hora. Digo, eles eram uma grande banda em seu auge, mas falando sério, o que eles lançaram nos últimos 15 anos que animou alguém? Alguém aqui pode dar o nome de uma música que eles produziram nos últimos 15 anos que poderia ser colocada junto às grandes deles?

    Achei que não mesmo. Não teria sido melhor se eles tivessem pendurado as chuteiras de vez depois que o baterista Bill Berry saiu da banda em 1997, ao invés de arrastar a coisa e fazer um disco chato após do outro?

    Vejam os Beatles. Eles sim foram uma banda que soube quando sumir e nos deixar. Se foram no auge, com os canos de suas pistolas ainda fumegando. A prova dessa grandeza de ato é como nenhum deles jamais chegou perto de reproduzir de novo a mesma mágica em um disco solo (exceção honrável seja feita ao maravilhoso 'All Things Must Pass', de George Harrison, mas todas aquelas canções são de seus dias nos Beatles).

    Não seria ótimo se mais bandas soubessem quando bater o relógio? Como os (Rolling) Stones. Jesus, aqueles pobres filhos da puta não fazem um disco decente desde o começo dos anos 70, e ainda assim estão por aí, dando brecha, nos assombrando como se fossem fantasmas do passado do rock.

    Ou o AC/DC, que não faz um disco verdadeiramente grandioso do começo ao fim desde 'Back In Black', lançado antes de muitos de vocês lendo isso terem nascido.

    Mesmo quando eles decidem fazer algo de honroso e nos dar tchau antes das quatro rodas caírem, como o Pink Floyd no meio dos anos 90, ou mais recentemente o Judas Priest, atualmente em sua própria turnê de despedida, a 'Epitaph', há sempre aquela suspeita que eles de fato deveriam ter feito isso muito antes.

    No caso do Floyd, aconteceu quando Roger Waters saiu num ataque de mau humor. Os dois discos produzidos depois sem ele eram bons e elegantes ao modo do Pink Floyd, mas nada da mesma categoria inovadora de 'Dark Side' ou 'The Wall'.

    Quanto ao Priest, eles também, discutivelmente, deveriam ter jogado a toalha quando Rob Halford saiu da primeira vez. Hey, Ripper parecia um cara legal, mas quem realmente ainda ouve as coisas que ele fez com eles? Comparado a 'British Steel', vamos dizer? Ou 'Turbo', ou mesmo 'Sad Wings of Destiny'? E sim, quando Rob de fato voltou, eles eram absolutamente matadores ao vivo de novo, mas de coração, nenhum dos dois discos nos quais a volta resultou, apesar de alguns bons momentos, faziam frente às glórias do passado.

    Mais bandas deveriam enrolar uma folha de bagulho do livro manchado de whisky do Black Crowes e sumir enquanto ainda está tudo bem. Vocês sabem de quem eu estou falando, certo? E eu não quero dizer só o Aerosmith e o ZZ Top. Quero dizer a maioria deles. Tipo, sai da frente que atrás vem gente.

    Graças a Deus por Robert Plant ainda se recusar a realizar o sonho molhado de Jimmy Page e juntar o Zeppelin de novo. A morte de Bonzo salvou a reputação daquela banda, porque vamos ser honestos, eles estavam começando a derrapar quando se separaram e eles com certeza não estariam melhor agora.

    Então tchau pro R.E.M. Alguma chance de vocês convencerem alguns de seus velhos colegas a irem com vocês?

    Fonte: Whiplash.net

    *****************************************************
    Achei legal a matéria e resolvi levantar a discussão...

    Faça a sua lista!!! (ou não...)

    T-Rodman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hum, não concordo.
    REM era uma excelente banda na estrada, e pode, tanto quanto viveu, muito tempo depois dos seus hits.

    Ler algo assim, eu penso que o cara também não deve gostar do Paul McCartney, do Eric Clapton, de artistas brasileiros como Milton Nascimento, Lo Borges, Beto Guedes, até mesmo Roberto Carlos e afins - gente que fez seus melhores discos há muito tempo atrás, e que ainda estão na estrada fazendo ótimos shows.

    E olha que no caso do Paul McCartney, ele nem chegou a tocar um hit do "Flowers in the Dirt" que era um disco que eu escutava na adolescência (tanto quanto os do REM).

    De outro lado, bandas 'velhas' pendurando as chuteiras, pode ser a chance de outras entrarem no lugar delas. É isso que em tese novas bandas chegam a pensar, mas novamente, falar em música não é como competir em casting de novelas e filmes. E olha que em novelas e filmes tem espaço para atores novos e para os figurões. A mesma coisa ocorre na música: quem é bom tem seu lugar.

    Simonhead
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bom, eu ainda ouço o Flick of the Switch (do AC/DC) e acho aquele disco o melhor da banda, embora a maioria não pense assim.

    Acho que o Stones, de um modo geral, servem como laboratório para todas as outras bandas mais antigas ainda em atividade (em termos de resistência); enquanto os Stones estiverem na estrada, melhor para todas as outras.

    Na boa, mas dizer que o disco Turbo (do JP) é melhor que os trabalhos daquela banda com o Tim Ripper é bem um exagero.

    Just my 0,02 cents here.

    renatocaster
    Moderador
    # set/11
    · votar


    T-Rodman

    De outro lado, bandas 'velhas' pendurando as chuteiras, pode ser a chance de outras entrarem no lugar delas.

    Esse que é o problema. Quais bandas entrariam no lugar dessas bandas mais antigas?

    Quem entraria no lugar do AC/DC? Ou do Van Halen? Ou do U2? E do próprio R.E.M, quem vai preencher essa lacuna?

    Não concordo com o que esse Mick Wall falou. É como se quisessem "liquidar" o rock de vez.

    Will Bejar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    T-Rodman
    Então, a ideia da discussão é essa. ;)

    Eu acho assim, algumas bandas deveriam fazer seus showzinhos caça-níqueis, ganha os trocados com o que é ouro... discos novos "raramente são bons" pq quase sempre serão comparados aos clássicos. Eu acho que o Iron Maiden e o Metallica estão nesse time aí. Os caras tem MUITO material... pô, faz uma turnê com um set X, aí depois outra com set totalmente diferente... vai ganhar grana sem precisar "se matar" compondo. O Van Halen que o diga...

    MAS, aí esbarra no desejo do músico de compor algo nova pra renovar. Acho legal isso, porém, acho que deve ser levado da mesma maneira que trabalhar num escritório: vc trabalha muito tempo num lugar, aí vc quer outro tipo de desafio, aí busca outra empresa. Faz igual foi o Audioslave, junta um medalhão aqui e outro dali formem outra banda e trabalhem algo novo mas com gente nova!!!

    Vamos discutindo...

    Abraço, mano!!!

    PS. e aí, como tá a coleção de guitarras??? rs

    T-Rodman
    Veterano
    # set/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    renatocaster
    eu sigo a sua linha, embora tenha escrito o que caras como esse que escreveu o artigo devem pensar à respeito - que se o velho pendura as botas vem um novo pra ocupar o lugar dele.
    (parece até gente que vai lá reclamar em time de futebol, pra tirar jogador que eles consideram velho, tipo Ronaldo, essa semana o Chicão, rs)

    Will Bejar
    Tá 'a mesma'.
    Eu acho que encerrei, rs. Não cabe mais nada em casa.

    Marcosrcf
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Acho que se a banda está uma droga deve parar mesmo, mas nos exemplos que ele citou:

    AC/DC parar??????????
    Os caras tem mais é que continuar, fazer a galera mais jovem se interessar!!!

    Will Bejar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Marcosrcf
    AC/DC parar??????????
    Os caras tem mais é que continuar, fazer a galera mais jovem se interessar!!!

    hehehehe... como eu disse:
    Os caras tem MUITO material... pô, faz uma turnê com um set X, aí depois outra com set totalmente diferente... vai ganhar grana sem precisar "se matar" compondo.

    gpeddino
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Novamente isso cai na ideia de gosto. Essa coisa de "a banda acabar pra parar de fazer música chata" depende do fato de você achar a música chata ou não.

    Meu disco favorito do R.E.M., o Reveal, é de 2001. Foi o segundo após a saída do Bill Berry e tem experimentações bem interessantes que misturam o rock típico deles com influências eletrônicas. E tem "Imitation of Life" e "She Just Wants To Be", que podem ser facilmente equiparadas ao material deles dos anos 90. E isso porque, na qualidade de fã, gosto de toda a obra deles. Ouço o Murmur (1982) com o mesmo gosto que ouço o Collapse Into Now (2011).

    Se por ventura eu tivesse odiado os discos pós-Bill Berry, o que eu poderia fazer? Simples. PARAR de ouvir a banda. Não é porque a banda me decepcionou que ela tem que deixar de existir, já que ela pode ainda agradar muita gente. Isso vale provavelmente pra todas as bandas que o cara da matéria citou. Os Stones por exemplo: adoro a obra 60/70, mas também adoro o "Voodoo Lounge" (1994), um discaço até hoje.

    Enfim, pra mim esse negócio de "já vai tarde" é no mínimo falta de respeito com quem gosta. Eu detesto AC/DC mas nem por isso quero que eles acabem, tenho vários amigos que amam eles de paixão.

    Theuzito
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Duvido que o autor desse post, tenha ouvido todos esses àlbuns e caso se tiver ouvido, prestado atenção.
    É muito fácil manter esse "saudosismo" sem ter corrido atrás de ouvir as musicas a fundo e só porque elas não estavam no mainstream.
    Foi dito do R.E.M. que não tinham mais tantos hits de sucesso desde 15 anos atrás, mas ele nem sequer deve ter noção de que eles são uma banda de rock alternativo, e que não mudaram seu som pra ter que se adequar a qualquer padrão imposto pela mídia (e mesmo assim fizeram alguns hits nos anos 2000 como 'imitation of life' e 'it's the end of the world as we know it').

    Will Bejar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sei lá eu pq o cara escreveu sobre o R.E.M. parece um ataque gratuito... mas, sempre tem alguém que vai gostar disso ou daquilo novo de algum artista (mesmo que seja por fanatismo).

    O Rush é uma das minhas banda preferidas, mas os últimos discos são meio chatos...

    Das minhas bandas preferidas, o Red Hot Chili Peppers é o único que tem lançado discos que ainda ouço inteiro (ou quase).

    Leex
    Veterano
    # set/11
    · votar


    não fazem um disco decente desde o começo dos anos 70
    Minha opinião foi pro site e vem pra cá também. Aonde que Sticky Fingers, Exile on Main St., Steel Wheels é ruim?

    mas os últimos discos são meio chatos...
    Eu também gosto bastante de Rush, mas não acho que o Snakes foi chato não. O Vapor Trails realmente foi bem chatinho, só One Little Victory salva. E olha lá, nem é tão "óóóóh".

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Se nem bandas consagradas, conseguem manter o nível de suas produções, com o decorrer de anos, para não dizer décadas, o que dizer dos candidatos a substitutos atuais?? do jeito que a indústria está, teremos que consumir cada vez mais lixo

    Deixa os medalhoes trabalharem, fazerem seus shows com repertório antigo, lançarem material novo, é bom para os fãs, é bom para o Rock

    Se não teremos que amargar novidades nada boa, já vejo Restart, Capslock, Shift, Enter, e o teclado inteiro abocanharem uma fatia ainda maior hehehe

    Will Bejar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Leex
    Eu também gosto bastante de Rush, mas não acho que o Snakes foi chato não. O Vapor Trails realmente foi bem chatinho, só One Little Victory salva. E olha lá, nem é tão "óóóóh".
    Mas ficou meio manjado... de uns tempos pra cá é quase sempre um riff bacana, aí no refrão é um som mais limpo, provavelmente com uma simulação de violão... aí fica chato, né??? rs... mas oscaras tem tantas músicas, tem que varia nos shows... aliás, no R30 tem muita música que eles não tocavam há muito tempo ou nem tocavam... rs

    Edson Caetano
    Se não teremos que amargar novidades nada boa, já vejo Restart, Capslock, Shift, Enter, e o teclado inteiro abocanharem uma fatia ainda maior hehehe
    hauhauhauhauahuahuahuah... mas, mano, música boa tem e bastante, só tem que ir atrás. Às vezes tem que ir atrás até mesmo de bandas antigas que a gente desconhece. Esses dias descobri o Stevie Ray Vaughan.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Debate: "vai tarde "