Cuidado com os ouvidos!!!!!

    Autor Mensagem
    nukebass
    Veterano
    # jan/03


    Galera, vamos cuidar dos ouvidos!!! Nos ensaios, shows e até mesmo em casa!!! Volume excessivo causa diminuição gradual da capacidade auditiva a médio/longo prazo; como é uma lesão que evolui aos poucos, na maioria das vezes não nos damos conta que estamos ficando mais surdos a cada dia!!!!! É tudo uma questão de educação; nos ensaios não é preciso aquela guitarra no volume 10!!! O batera não precisa dar aquela *****da no prato!!! Quando diminuimos o volume, de uma maneira que todos consigam se ouvir e ouvir os outros instrumentos, o ensaio fica mais produtivo pois os erros vão ficar mais perceptíveis e assim será mais fácil corrigí-los! Nos shows é mais importante ainda ter um volume ideal de todos, pois a pior coisa em um show é não se ouvir ou não conseguir ouvir os outros instrumentos. Em casa nem se fala... se vc extrapolar no volume seus pais e vizinhos vão encher teu saco e de quebra vc estará prejudicando muito seus ouvidos!!!

    Uma dica: nos ensaios procure convençer a todos de que o importante é todo mundo se ouvir nitidamente e não aquela enorme massa sonora sem sentido... e nos shows adquira o hábito de usar aqueles "plugs" protetores de ouvido(mesmo que vc não vá tocar nesse show), eles protegem muito mesmo e não atrapalham, pois só cortam aquelas frequências prejudiciais.

    Slider
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    pow, se vc colocar um barato desse no ouvido, como vc vai se ouvir no show???

    Guilherme Rosa
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    slider: vc não vai ficar sem ouvir ... vc apenas cortara as freuquencias prejudiciais a saúde do seu ouvido ...

    Uma dica pros bateristas desse fórum ... usem fones de construção (vc acha em qualquer loja do gênero) sempre que for estudar , ensaiar , etc...

    Afinal vc não vai querer ficar surdo antes do tempo...

    Cristina
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    O nukebass tá certo...
    Se eu nâo me engano, o cara do The Who ta com um problema no ouvido porcausa disso...

    Spectrum
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    eu sei dsso, tem uma banda de death aki e no ensaio eles tocam num lugar mínimo no mó volume e nwem põe protetor!

    AndréGuitarFS
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    isso aew ew importante, se der mole quando vai ver e tarde d++++

    Hugo capitalista
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    nukebass
    Concordo plenamente, vi uma vez uns protetores em uma revista, desenvolvidos para música, fiquei interessado mas nunca achei. Mas vou dizer uma coisa, primeiro, analisando os shows, confunde-se muito volume com qualidade. A maior parte dos shows que eu vi em brasília têm uma característica massa sonora indistinguível e alta pra cacete, guitarras que morrem no solo e baixistas embolados ou inaudíveis. Por parte das bandas, a grande maioria fazendo cover de emocore, cpm123, poserdeath, Airomêidi, ou sei lá, enxerga o volume como uma afirmação de masculinidade, quanto mais alto, maior a jeba. Tocar em um volume biologicamente tolerável seria, enfim, pura viadagem. Quem começou há décadas atrás, sem saber das coisas, como o pete townshend, eric clapton, e outros que tocavam com um half-stack dentro de uma quitinete, tão sofrendo as conseqüências.

    makumbator
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    Hugo capitalista
    nukebass


    Concordo totalmente com vcs! Por isso vou a poucos shows, não aguento milhôes de caixas cuspindo som na minha cara!
    Outro problema é a onda de mp3 player portátil, tem muita gente que abusa do volume com fone(principalmente aqueles menores, que quase entram no cérebro)e no futuro haverá uma legião de pessoas com problemas auditivos.
    Tenho um protetor especialmente para música, e sempre uso em ensaios! Tem gente que olha esquisito por usar isso, mas nem ligo, depois eles ficam surdos, e eu não!

    Olha aqui o link do meu protetor:

    http://www.etymotic.com/ephp/er20.aspx

    tem tb um que seria o ideal, mas precisa enviar uma espécie de receita com as medidas do ouvido e eles fazem personalizado:

    http://www.etymotic.com/ephp/erme.aspx

    Hugo capitalista
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    makumbator
    Reduces sound approximately 20 dB at all frequencies
    Era exatamente isso que eu tava procurando, sabia que eles eram importados, você pediu pelo site mesmo?

    makumbator
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    Hugo capitalista

    Exato! Pelo site, é baratinho(ainda mais com o dólar nesse patamar de hoje), não paguei imposto de importação e chegou rápido. E valem cada centavo quando se fala em proteger a audição
    Achei ele melhor que aqueles de construção civil, pois eles reduzem o volume sem alterar muito a equalização do som, o que para quem toca é o ideal!

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Rodrigo_Iron
    · votar


    Exato, e hoje parece que show l tem que ser alto pra ser daora...
    Meu, altura só estraga a qualidade do som, pode ver que bandas que prezam qualidade sonora nos show fazem shows em altura moderada, vide Roger Waters e Jethro Tull(para dar exemplos que vi nesse mesmo ano).
    E além de tudo só prejudica os ouvidos.
    Quando aos ensaios concordo com o que você disse...
    Flwz

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    nukebass

    apoiado


    Slider
    pow, se vc colocar um barato desse no ouvido, como vc vai se ouvir no show???

    eu uso esse treco as vezes, geralmente pra tocar no carnaval
    vai ouvir a banda como se estivesse ouvindo musica no PC

    eu compro um baratinho e bom em uma loja de materias pra segurança
    é um que é uma esponja redonda e voce comprime enroland e coloca no ouvido, lá ela se espande e se molda

    Inaian
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eu já perdi em torno de 10-15% da minha audição graças ao volume excessivo.

    sbraz
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eu ouvi dizer que o Rogério Flauzino esta quase surdo de um dos ouvidos, por causa do descuido com volume auto d+.

    faith_girl
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: faith_girl
    · votar


    Vo conta uma cena q aconteceu cmg no show do Autoramas em meados de 2004,eu desmaiei pq o som tava tão alto de tal maneira q me deixou zonza e 'escapafuti' eu no chão depois dessa tanto ensaios como em shows eu uso protetor.

    Snakepit
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O pior nao eh ficar surdo, eh ter outros problemas, como ouvir aquele "apito" no ouvido 24h por dia, sempre, sem parar, pro resto da vida.

    O Eric Clapton ta assim.

    pacman jp
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    makumbator
    Hugo capitalista

    mas peraê...
    numa loja de implementos e maquinas aqui, tem uns protetores bem parecidos com este, que funcionam muito bem até, e custam apenas R$ 1,50...
    será que esses U$ 12,00 num estão um tanto abusivos não?

    Hugo capitalista
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    pacman jp

    Pelo que me informei, não é a mesma coisa. Esses protetores de construção civil abafam as freqüências de forma generalizada, seriam como abafadores, mais ou menos como tapar os ouvidos com a mão ou com os dedos. Os protetores importados foram desenvolvidos de forma a cortar as freqüências igualmente, como se você estivesse diminuindo o volume de um aparelho de som.
    Ou é isso, ou é tudo mentira e esses caras são uns escrotos querendo sugar seu dinheiro.

    makumbator
    Moderador
    # mai/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    pacman jp

    Já testei o de construção civil, e o pior(em termos de mudar o timbre, não em proteger)são esses de espuma, que inflam dentro do ouvido, esses cortam totalmente os agudos e médio-agudos. Aí vc fica num dilema, se der ganho nessas frequências para o som ficar equilibrado para vc, fica horrível para quem está sem o abafador e se deixar como está, fica bom para quem está sem os abafadores, mas péssimo para vc. Na verdade esses foram desenvolvidos para proteger o trabalhador do ruído agudo de serras e máquinas estridantes, mantendo mais ou menos inalterada apenas a região da fala(para que se possa conversar sem retirá-los)

    Se puder achar um nacional com formato parecido a esse do site que citei antes, prefira ele ao de espuma. São mais equilibrados.

    Esses do site, posso dizer que reduzem bem o volume interferindo bem menos na equalização(claro que há um pouco de perda, mas não parece que vc está com um algodão no ouvido!)
    O ideal mesmo seria aquele do outro link do mesmo site, esse é personalizado não apenas no formato de seu canal auditivo, mas tb nas características da sua audição(ou seja, na sutil "equalização" interna do ouvido de cada um)

    Space Ace
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eu nao concordo, quero é enfiar a cabeça nas caixas de som e dane-se meu ouvido

    toty
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    nossa eu nem me imgino tocando, por ex no meu caso "" guitarra"" com fone de ouvido , ainda por cima aqueles de pedreiro!!!! mas mesmo assm a intenção do topico foi otima!!!!

    makumbator
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    toty

    Não é fone de ouvido, é um protetor discreto, quase não dá pra ver. Hilário seria usar aqueles protetores para praticantes de tiro...esses sim são monstros.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eu uso um parecido com esse
    http://www.gunok.com.br/images/06175.jpg

    só que tem também sem o cordão e na cor laranja que eu acho mais interessante e menos vergonhoso se tem que tirar perto de alguem, mesmo sendo limpinho

    quem te ve com um desse não sabe sé é protetor ou se está com fone in ear

    makumbator
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    fernando tecladista

    Acertou na cor! esse é cor de cera de ouvido! Aí disfarça...hahahah

    NoSt Bass
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    as vezes no ensaio eu paro de tocar e tapo os ouvidos com a mao em forma de protesto, ficar escutando aquele agudo da guitarra solo roncando alto no seu lado eh f***, irei segunda feria comprar um protetor.

    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ae,

    ja tentaram usa protetor auricular p/ natação?

    eles são BEM parecidos com um daqueles que o makumbator posto



    o meu problema é o mp3 e ouvi música em casa, mp3 escuto sempre no último, e em casa uso só fono aki no pc, e sempre com um volume um poco alto

    tenho q tenta dexa esse "vício" =//

    AndréGuitarFS
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ouvi falar q quando vc sai do show com aquele zunbido no ouvido sua audição ja foi prejudicada e não melhora mais. tensso hein

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cuidado com os ouvidos!!!!!