Sugestões de álbuns de <como classificar isso?>

    Autor Mensagem
    Bog
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Moderador


    Um dos meus discos prediletos é um dos Engenheiros do Hawaii, chamado Filmes de Guerra, Canções de Amor. Uma das coisas que eu gosto MUITO nele é o timbre das guitarras, archtops hollowbody sem efeitos, com bases dedilhadas. É um timbre normalmente associado ao jazz, mas neste disco, tudo tem uma face mais pop, harmonias, batidas, vocais. Exemplos:





    Num estilo já diferente, mas ainda seguindo uma filosofia parecida, eu tenho uma composição própria, chamada Os Monstros:

    http://palcomp3.com/bog/#!/os-monstros

    Eu não sei exatamente como classificar este tipo de música, mas para quem sacou do que eu estou falando, eu gostaria de pedir sugestões de discos e/ou artistas que seguem esta linha. Confesso que eu simplesmente não conheço outras coisas parecidas. Alguém conhece?

    André Perucci
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bog

    isso não é mpb vei?

    informal
    Veterano
    # set/11
    · votar


    MPBPop

    Bog
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Bog
    · votar


    André Perucci
    informal

    O título ficou estranho, tinha umas reticências. Agradeço as respostas, mas eu estava pedindo sugestões de músicas similares, não uma classificação para o estilo.

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sem sugestões?

    Acho que o povo aqui prefere mais rockão e metal, né...

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Bog

    O 1o. vídeo soa como um Rhythm´n Blues



    O segundo idem, porém mais pro Jazz.

    No caso de "Monstros", pra mim é uma Bossa Nova.

    Abs

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11
    · votar


    MauricioBahia
    No caso de "Monstros", pra mim é uma Bossa Nova.

    Foi o que eu achei quando ouvi demanhã, mas não entendo mto desse estilo, então não afirmei.
    O único diferencial que eu vi foi a guitarra clean ao invés de violão.

    Bog

    Manda uma MP pro nichendrix, ele é um cara que conhece muito de música, é possível que ele saiba te indicar algo.

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    MauricioBahia
    Die Kunst der Fuge

    Acho que fui infeliz mesmo no título, mas como disse antes: Agradeço as respostas, mas eu estava pedindo sugestões de músicas similares, não uma classificação para o estilo.

    Achei a sonoridade do link do MauricioBahia bem diferente da das músicas que eu passei. Também não acho que a minha musiquinha soe como algo do tipo João Gilberto, apesar de não negar as minhas influências MPBísticas (sou fã do Toquinho, quem me dera soar parecido!)

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bog
    mas eu estava pedindo sugestões de músicas similares, não uma classificação para o estilo.


    Então, foi por isso que eu falei pra vc mandar a MP pro nichendrix, ele deve conhecer algo pra te indicar.

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Hehhe, mandei quando vi a sugestão. ;)

    nichendrix
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    E agora eu virei tira duvidas? hehehehehehehe

    Bog

    A tua musica eu não saberia especificar um estilo, pra mim é um puta indierockbossapop... heheheheheheh

    No caso do Nenhum de Nós existem algumas influências da banda que denunciam um pouco do som deles e que sempre aparecem, como é o caso do Smiths e do REM, cada um tem influências bem diversas, embora ambas as bandas tenham uma boa parte de suas raizes no folk elétrico dos anos 60, coisas como Byrds e afins.

    Já nos dois videos do Nenhum de Nós que tu postou, o primeiro me lembra muito coisas tiradas de baladas de Jump Blues ou Texas Swing, no caso da segunda isso é meio mesclado com algumas coisas mais puxadas pra música brasileira, mas o repertório básico de ritmo e de licks é muito próximo desses estilos. Esses estilos mais tarde de fundiriam com o country e um pouco de boogie woogie pra dar origem ao bom e velho Rockabilly.

    Enfim, não é a mesma coisa porque aí você vê uma grande mão de música brasileira no meio e até um pouquinho de algumas coisas bem anos 80 mesmo como The Smiths, The Cure e REM, etc.

    Achei apenas uma baladinha swing numa busca rápida no "intubio", mas aqui vão alguns exemplos dos sons mais rapidinhos.





    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    nichendrix
    Nenhum de Nós

    Hahha, pô, Engenheiros do Hawaii! =P

    Gostei bastante do primeiro vídeo, acho que tem muito da sonoridade que eu estava procurando nele. O som dos Engenheiros tem uma pegada mais pop e abrasileirada, mas acho que isso faz parte da originalidade daquele disco, que é um negócio meio alien no meio da própria discografia da banda. Pena que seja um estilo tão raro de se ouvir.

    Em um assunto paralelo, estava lendo esses tempos atrás uma reportagem de 1969 falando sobre como o jazz estava perdendo espaço, com o público minguando e as gravadoras deixando de lançar discos. O vilão? O rock, oras! Não deixa de ser irônico que hoje em dia todo mês apareça um tópico sobre como o rock está perdendo o espaço para alguma nova moda...

    ghb
    Veterano
    # set/11 · Editado por: ghb
    · votar


    Bog
    O primeiro som que me veio a cabeça, foi esse:

    E se acelerar é possível que vire um Gypsy Jazz =P
    Outros sons me vem a cabeça, mas sabe quando o nome da música e a banda não vem juntos? Está acontecendo isso XD!

    nichendrix
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bog

    Que onda, mas no fim, dá na mesma, afinal as duas bandas foram criadas pelas mesmas pessoas hehehehhehehe

    Bom, isso é ciclico, o Nat King Cole inclusive fez um swingzão meio parodia de rock and roll satirizando que ia pedir desculpas pros fãs, mas ele não ia começar a tocar rock and roll só pra se enquadrar na moda... hehehehehhehe

    Na verdade todos os sons são do mesmo estilo, o swing, que sofreu muitas regionalizações, algumas bem originais como o jump blues, west coast blues e o texas swing, mas no geral a base do estilo é a mesma.

    Só que é um estilo que tem muito pouca balada, então você ouve mais essas embaladinhas.

    T-Rodman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    EngHaw foi uma das primeiras bandas nacionais que eu comecei a curtir.
    Se for ver pela minha 'evolução', eu mantenho os instrumentos que me agradam como você citou, e essa levadinha pop, que também chega pra mim no folk.
    Mas se for ver pela sua banda do palco, eu vou falar que é indie folk rock - estilo que mais escuto atualmente.

    Várias bandas parecidas eu não saberia te citar, justamente porque cada uma delas que uso como referência, são bem distantes entre si, tipo: Cowboy Junkies (Canada), Jesus and Mary Chained (US) - até o vovô Leonard Cohen (canada) e o seu mais fiel fã que é um pouco mais teatral - Nick Cave (Australia). Ah, também tem minha atual banda favorita, a finlandesa Scandinavian Music Group, que passou do pop pro folk/country ao longo dos anos, mesmo cantando em finlandês, rs. Se contar Japão, tem bandas como a Brilliant Green e a Yui, que seguem pouco dessa linha.

    Se contar pela influência do rock do RS, a maioria das bandas citadas e mais umas outras tipo Bauhaus, Echo and the Bunnymen, etc - fazem parte da discografia que a maioria das bandas do RS citavam.

    Veja um 'poupouri' de um disco gravado ao vivo do Cowboy Junkies, que ilustra bem o estilo:
    http://www.youtube.com/watch?v=1UiaQVWPDJg

    amplexos

    T.

    nichendrix
    Veterano
    # set/11
    · votar


    T-Rodman
    Yui

    A Yui é muito lindinha, mas sem um autotune, ela canta tão bem quanto a Yoko Ono... hehehehhehee

    renatocaster
    Moderador
    # set/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    nichendrix

    E agora eu virei tira duvidas? hehehehehehehe

    Sempre foi...No bom sentido, claro.

    T-Rodman
    Veterano
    # set/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    nichendrix
    você acha?
    eu gosto dela cantando ao vivo:
    http://www.youtube.com/watch?v=xbp_1FypUWg

    - mas também, ela não é 'first tier', vamos assim dizer, rs. É uma boa representante indie na parada, só.
    Brilliant Green é melhor:
    http://www.youtube.com/watch?v=k79fQReO3uo

    mas também, acho ainda que os ícones da j-pop reinam absolutamente por lá, não é à toa, rs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestões de álbuns de <como classificar isso?>