Quantos acordes de violão existem ?

Autor Mensagem
lakitoguitar
Veterano
# ago/11


............Ui

Spect
Veterano
# ago/11
· votar


Muitos.

cortesx
Veterano
# ago/11
· votar


Vai ter que chamar algum matemático, e eu acho improvável ele querer fazer essa conta kkkkkk

lakitoguitar
Veterano
# ago/11
· votar


ei sei q muitos cara mais eu quero saber
quanto em media uns 400 menos ou mais

cortesx
Veterano
# ago/11
· votar


Com certeza muitoo mais, principalmente se incluir os que não soam muito bem.

Marcus Cerutti
Veterano
# ago/11
· votar


lakitoguitar: 4.653 fora os desconhecidos (eu acho).

Richard Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Todos.

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


cortesx
Vai ter que chamar algum matemático

Um professor de português também cairia bem, para revisar o título.

Tmusic
Veterano
# ago/11
· votar


._.
Impossível saber. Ate porque existem varias formas de se fazer o mesmo acorde e por aí vai. É "quase" infinito.

Carregando
Veterano
# ago/11
· votar


o dobro da metade!

Black Horse Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Depende do tipo de música, Ramones só tinham 3 acordes


Tô só zuando, gosto de Ramones mas não perdi a oportunidade de uma piada sem graça hehehehe

A quantidade de acordes é:

Qtd Acordes = todas as notas X todas as escalas X a criatividade - alguns que não saiba (ninguém sabe tudo) / pela intenção

Resposta:

Nem pergunte!

Abraços

Digão00
Veterano
# ago/11
· votar


13

Bruno_guitar123
Veterano
# ago/11
· votar


acho que a quantidade de acordes seriam todas as combinações entre todos os intervalos existentes.

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# ago/11
· votar


Só não esqueça de incluir o si fumol na conta...

GuiEntwistle
Veterano
# ago/11
· votar


tem um dicionario de acordes no site, não?

.omni
Veterano
# ago/11
· votar


Algo perto do infinito.

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Não aguentei... Editei o título! Que alívio...

MVampa
Veterano
# ago/11
· votar


A pergunta certa seria: quantos acordes existem? Não existem acordes "de violão" ou "acordes de piano", os acordes são os mesmos.

É claro que é possível saber quantos acordes existem, é apenas um cálculo matemático. Com certeza já devem ter feito isso, mas nunca ouvi falar. Se alguém quiser tentar... um acorde tem no mínimo 3 sons e no máximo 12, cada acorde pode ter seu baixo trocado 11 vezes, o que ocasiona uma mudança de nome. Na escala cromática existem 12 sons. Deve ser algo tipo (3 x 12) + (4 x 12) etc... até (12 x 12) e depois o resultado x 11 pela troca de baixos... sei lá...

Sei é que não tem nada de infinito, já que se trabalha com um universo limitado de possibilidades.

.omni
Veterano
# ago/11
· votar


MVampa
12! (fatorial) já é 479.001.600. Acho que a troca dos baixos está incluída nessa conta já que são todas as possibilidades com as 12 notas, não?
Considerando todas as digitações "possíveis" dos mesmos acordes (em teoria) não tem que multiplicar pela quantidade de casas que produzem a mesma nota pelo violão? Ou é pela quantidade de casas?
Sei lá, eu não era bom em matemática.
Enfim, deve dar alguns bilhões.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


MVampa
A pergunta certa seria: quantos acordes existem?
os acordes são os mesmos.

Gostei da sua visão mais rígida da coisa,

Porém:

um acorde tem no mínimo 3 sons e no máximo 12

Se é pra ser rígido, tem que ser em todos os sentidos, né?

No máximo 12 se for só considerando o sistema ocidental, assim você está limitando, da mesma forma que o cara fez ao dizer "acordes no violão".

E se for considerar o microtonalismo? e se for considerar todas as frequencias existentes?

E mesmo assim, por que só 12?

Se formos rígidos mesmo, um acorde de 24 notas (as 12 mais suas oitavas) É diferente de um de 12, qualquer um nota a diferença só de ouvir.

.omni
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas considerando que o violão é (mesmo que não 100% na prática) um instrumento temperado não cabe considerar mais de 12 notas.

Se formos rígidos mesmo, um acorde de 24 notas (as 12 mais suas oitavas) É diferente de um de 12, qualquer um nota a diferença só de ouvir.

Mas não dá pra fazer soar 24 sons diferentes no violão, a gente não considerou isso também, não são 12 notas porque não dá pra fazer 12 notas soarem ao mesmo tempo no violão. São 6. Porra, difícil essa conta.

Quando você faz 12! está considerando todas as possibilidades obrigatoriamente com 12 notas ou isso inclui as possibilidades de menos notas também?

.omni
Veterano
# ago/11
· votar


Esse tópico me lembra isso:



Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


.omni
Mas considerando que o violão é (mesmo que não 100% na prática) um instrumento temperado não cabe considerar mais de 12 notas.


Eu tava falando relacionado ao que ele tinha falado antes:

"A pergunta certa seria: quantos acordes existem? Não existem acordes "de violão" ou "acordes de piano", os acordes são os mesmos."

Pra violão só dá pra soar 6 notas ao mesmo tempo mesmo, partindo do princípio que é um violão de 6 cordas.

Mas também daria pra considerar mais 12 notas sim, pois poderia mudar a afinação de uma ou mais cordas.

*edit: falei uma coisa errada*

.omni
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Pode crer, boa!

Mas também daria pra considerar mais 12 notas sim, pois poderia mudar a afinação de uma ou mais cordas.

Putz, aí fudeu.
Haha

MVampa
Veterano
# ago/11
· votar


Legal,
mas olha só:

C7/9/11/13

Que é: Do Mi Sol Sib Re Fa La

no violão você tem que se virar com no máximo seis notas para fazer esse acorde, ou seja, você terá que cortar notas.

Por exemplo:

Do Sib Mi La

No piano você já dispõe de 10 (dez dedos) ou mais (usando o pedal).

Mais ainda assim é o MESMO acorde. As notas envolvidas são as mesmas, o nome dele também.

É disso que se trata a conta de número de acordes existentes.

Ah! Mesmo que você faça um acorde de 24, 36, 48 notas etc, o nome dele vai ser o mesmo porque notas repetidas não mudam o sentido hamônico do acorde nem seu nome.

Ex.:

do mi sol sib = C7

do mi do sol sib mi sib do sol do mi sol sib do mi = C7

Valeu,
Marcos Vampa
http://www.marcosvampa.com.br
http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/moonasavi

MVampa
Veterano
# ago/11
· votar


Se é pra ser rígido, tem que ser em todos os sentidos, né?

Não, e não estou sendo rígido, é só matemática.

No máximo 12 se for só considerando o sistema ocidental, assim você está limitando, da mesma forma que o cara fez ao dizer "acordes no violão".

Realmente, mas a música ocidental é a que eu ouço e pratico. Nós somos ocidentais e não vejo problema nisso.

E se for considerar o microtonalismo? e se for considerar todas as frequencias existentes?

Aí você sai da música ocidental da forma como ele é organizada, segundo os fundamentos de Teoria Musical.

E mesmo assim, por que só 12?

Se formos rígidos mesmo, um acorde de 24 notas (as 12 mais suas oitavas) É diferente de um de 12, qualquer um nota a diferença só de ouvir.


Notas repetidas não mudam o nome do acorde.

Valeu,
Marcos Vampa

MVampa
Veterano
# ago/11
· votar


12! (fatorial) já é 479.001.600. Acho que a troca dos baixos está incluída nessa conta já que são todas as possibilidades com as 12 notas, não?
Considerando todas as digitações "possíveis" dos mesmos acordes (em teoria) não tem que multiplicar pela quantidade de casas que produzem a mesma nota pelo violão? Ou é pela quantidade de casas?
Sei lá, eu não era bom em matemática.
Enfim, deve dar alguns bilhões.


Cacêta! Não pensei que fosse isso tudo!!

Mas, não, não adianta multiplicar pelas casas, mesmo fazendo um acorde em várias posições no violão ou outro instrumento, ele não muda de nome.

Valeu,
Marcos Vampa

-Dan
Veterano
# ago/11 · Editado por: -Dan
· votar


Vou conjecturar.

Considerando que um violão tem 6 cordas.

Que cada corda de um violão pode fazer uma das 12 notas ou não fazer nenhuma nota .

Considerando que um acorde será a combinação de 3, 4, 5 ou 6 notas.

13^6 – 12^2 = 4826665 acordes.


Porem nesse racicionio temos que isso é um acorde:


e-0----------------------------------------------------
B-5----------------------------------------------------
G-9----------------------------------------------------
D-2-----------------------------------------------------
A-7----------------------------------------------------
E-0-----------------------------------------------------


E que isso é outro acorde.

e------------------------------------------------------
B-5----------------------------------------------------
G-9----------------------------------------------------
D-2-----------------------------------------------------
A-7----------------------------------------------------
E-0-----------------------------------------------------


Jorge Master
Veterano
# ago/11
· votar


Mi em cima de Si sem Dó.

/uii

MVampa
Veterano
# ago/11
· votar


Gente, está havendo uma confusão entre acorde e voicing (posição).
Se o uso do fatorial considera voicings diferentes do mesmo acorde como sendo cordes diferentes então o fatorial não serve. É preciso deduzir uma fórmula onde acordes com as mesmas notas mas em posições e/ou oitavas diferentes contem como sendo um único acorde, representado por uma única cifra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quantos acordes de violão existem ?