Ha 20 anos atras metallica lancou o black album

    Autor Mensagem
    jailsondropz
    Veterano
    # ago/11


    Vinte anos atrás, no dia 12 de Agosto, o METALLICA lançava um disco auto-intitulado, comumente chamado de 'Black Album'. Até então, o Metallica era uma banda que vendia patches bordadas (ou pintadas em tecido preto grosso, como no Brasil) para caras com cabelos longos e sebosos.

    A partir do lançamento desse disco, tudo mudou no Metal: pro Metallica, pros fãs de Metal, pros fãs do Metallica e pras pessoas que não eram nem fãs de Metal e muito menos de Metallica. Esse produto – difícil chamá-lo somente de 'disco', já que foi um dos últimos lançamentos épicos que abrangeram vinil, CD e cassete (e vídeo cassete também, uma vez que tanto o longo e custoso processo de gravação como a infindável turnê para promovê-lo foram lançados em duas fitas VHS e dois Laser Discs separadamente à época) – tem, dentre duas muitas qualidades, uma escolha muito feliz na sequência e cronologia das faixas, algo que se torna meio intangível em tempos de função shuffle e playlists. Tal seleção faz do 'Black Album' uma audição coesa e com uma unidade orgânica raramente capturada por uma banda – além de até hoje, mesmo com os avanços tecnológicos que a informática trouxe para a fonografia desde então, poder facilmente levantar a taça de melhor qualidade de som num disco de Heavy Metal na história.

    'Metallica' fez com que muito mais pessoas que jamais cogitariam sequer chegar perto de uma banda com tal nome fossem atrás dos trabalhos anteriores da banda do que o contrário – fãs egressos que se ofenderam com a ascensão da banda ao megaestrelato cujo trono a banda ainda ocupa.

    O Black Album tirou a pecha de banda underground do grupo. De repente, o material da banda não era mais trocado em fitas cassete obtidas através do amigo de um amigo de um colega de trabalho. Ao invés disso, você podia ouvir o Metallica na rádio, a começar pelo primeiro single de trabalho, "Enter Sandman". Até a presente data, estima-se que somadas, as vendas de CDs, vinis, e cassetes, 'Metallica' cheguem a 12 milhões de cópias. Isso não contabiliza as vendas de singles, EPs, camisetas, revistas, pôsteres, patches, bonés, moletons, cadernos, fitas VHS, Laser Discs, DVDs-Audio, downloads legalizados, etc. Antes de irem para casa e começarem a pensar no sucessor para o trabalho, o Metallica tinha feito quase 400 shows para promovê-lo. Dificilmente qualquer outra banda terá, até onde o futuro nos permita ver, um volume de exposição e comercialização tão maciço e intenso.

    Diga você o que quiser sobre 'Metallica', e sobre tudo que eles tenham lançado depois nos últimos vinte anos: o 'Black Album' ainda soa tão forte quanto nunca, e para a maioria que está lendo isso, permanece sendo uma memória essencial de sua infância ou juventude.

    OBS: O black album me fez gostar de rock e tocar guitarra...
    e voce o que pensa sobre este album?

    Marcelo Bico
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    jailsondropz
    Pô, cara... não vi nada de mais nesse álbum, exceção feita a Enter Sandman, que tem um riff poderoso.

    Dificilmente qualquer outra banda terá, até onde o futuro nos permita ver, um volume de exposição e comercialização tão maciço e intenso

    Não sei se outra banda terá, mas algumas bandas já têm isso. Se o autor está considerando bandas de heavy metal, o Iron Maiden já bateu esse patamar há muito tempo. Se o autor está considerando todo o universo de bandas de rock ou pop-rock, aí mesmo é que não tem sentido a afirmação...

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Metallica, junto ao Rush (mas isso não vem ao caso), é minha banda favorita. Gosto de todos o álbums da banda, diferentemente da maioria. MAS...

    Acho que os são muitas vezes endeusados, quando na verdade não têm nada de extraordinário... É.

    jailsondropz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Marcelo Bico

    ai e que esta o iron e as outras bandas de heavy como o judas tamem ... sao muito foda ... mais para o publico metal...
    o metallica com esse album conseguiu oq muitas bandas nao conseguiram ... trazer as pessoas que nao gostavam de metal para o metal...
    esse o o ponto marcante...

    jailsondropz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Doggy

    quando ouco esse cd fico maravilhado com os riffs e os solos do kirk ... parece que ele acerta em cheio em todos os solos e arranjos e incrivel cara ... deve se coisa de fan... mais quando ouvi ele a primeira vez achei isso e nem era fan deles ainda ...

    _Rickyhaalmeida
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Não resta dúvidas, o Metallica é e sempre será a melhor banda de thrash metal de todos os tempos.... Cara, esse lembrete é mais que merecido...

    qew
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    _Rickyhaalmeida
    melhor banda de thrash metal

    Que?

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    jailsondropz: Ha 20 anos atras metallica lancou o black album

    E até hoje nunca ouvi todo... hehe

    Abs

    _Rickyhaalmeida
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    qew
    Há algum exemplo melhor q esse?

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar



    Há algum exemplo melhor q esse?


    Em questão de Thrash, várias bandas dão um banho no Metallica.

    Volunteer
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Iron Maiden é melhor.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    jailsondropz

    A partir do lançamento desse disco, tudo mudou no Metal: pro Metallica, pros fãs de Metal, pros fãs do Metallica e pras pessoas que não eram nem fãs de Metal e muito menos de Metallica

    Cara, desculpe a insistência, mas eu li novamente o texto e discordo de outros pontos, além do que eu já havia mencionado.

    Eu me incluo no grupo das pessoas que não eram fãs de metal e muito menos do Metallica, e te digo que nada prá mim mudou desde a vez em que ouvi este álbum. Não sou fã de metal, apenas gosto muito de rock and roll, o que me fez gostar muito de Black Sabbath, Judas Priest e Blue Oyster Cult, que são as minhas bandas de metal preferidas, considerando "metal" como um sub-gênero.

    O autor do texto generalizou de uma forma absurdamente equivocada, amigo!

    O que eu acho do Metallica é que é uma banda mediana, que lançou uma música excelente - Enter Sandman, que aliás eu ouço regularmente, e só. Nem me arriscaria a dizer se a banda é a melhor de thrash metal, speed metal, black metal ou sei-lá-o-que metal, pois não concordo com essas subdivisões inúteis dentro de um estilo. Prá mim é tudo rock and roll e por isso acho que existem outras bandas que já alcançaram este patamar.

    Mas veja, não entenda "banda mediana" como depreciação do trabalho do grupo, apenas acho que eles não são geniais.

    Simonhead
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    O disco é até legal, mas longe de petardos como o Ride the Lightning ou o AJFA. Fora isso, na minha humilde opinião, pelo menos 02 músicas do Black Album são melhores que a Sandman.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Simonhead
    Ah, cara, eu falei em Enter Sandman por questão de gosto pessoal, provavelmente. Mas acho que é um trabalho que eu valorizo mais por ser boa composição do que pela própria execução do grupo. Posso ser apedrejado pelos fãs do Metallica, mas prefiro a versão do Motorhead prá essa música.

    Mas prá não ser injusto com a qualidade técnica do grupo: tem um disco deles que eu ouço muito, que é o Garage Inc. Nenhuma composta por eles, mas tem que reconhecer que o grupo imprime uma pegada bem característica em todas as músicas. Muitas delas ali estão muito melhores que os originais.

    SevenTool07
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu acho o album muito foda. Enter Sandman, unforgiven, nothing else matters, wherever I may roam, etc. É um dos meus albuns preferidos (não o melhor, na minha opinião). Acho estranho aqui no fórum a maioria falar mal do metallica. Negar o fato de que eles são a banda com mais notoriedade do trash é idiotice.

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Negar o fato de que eles são a banda com mais notoriedade do tHrash é idiotice.

    Ser um grande nome para o estilo (um dos mais importantes, aliás), não torna o Metallica a melhor banda do Gênero.

    Sem falar que o Black Album já trazia um Metallica com um estilo próprio, não vejo quase nada de thrash nesse álbum.

    pulgadopc
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Metallica é e sempre será a melhor banda de thrash metal de todos os tempos

    Megadeth: Dave, seus riffs poderosos e sua voz rouca, Friedman e seus solos devastadores, Nick quebrando tudo lá atrás.

    Metallica:James faz umas bases legais e canta bem sim. Kirk Wah Hammet é mais embolado que campeonato brasileiro. Cliff era um bom baixista. O batera é legal, mas nada espetacular.

    Pra mim: Megadeth>>Anthrax>> Metallica>> Slayer

    Isso falando só do Big 4.

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Megadeth: Dave, seus riffs poderosos e sua voz rouca, Friedman e seus solos devastadores, Nick quebrando tudo lá atrás.

    Ellefson com seu timbre matador no baixo...

    Saindo do Big 4 ainda tem: Exodus, Testament, Venom... Essas bandas têm um som muito mais característico do thrash que o Metallica...

    Tivertimailaif
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Tentei escutar uma vez esse album, mas confesso, até o The X-Factor do Maiden soa melhor =S

    Simonhead
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Marcelo Bico

    Oh, véi - nem comparei com o seu post : ) . E, como você, por uma questão de gosto pessoal eu acabo ouvindo muito mais a Wherever e a SBT que a Sandman, que também é legal. Gosto muito de Metallica - durante muitos anos foram a minha 2ª banda preferida (atrás apenas do Van Halen). Hoje esse posto é ocupado pelo Megadeth. Muitos consideram estranho, mas eu sou vidrado no Reload, que ouço quase sempre. Não é uma assim uma brastemp, mas é um bom disco de Metal.

    Master_Fire
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    My Friend Of Misery,Holier Than Thou e Sab But True são músicas legaizinhas desse álbum

    jailsondropz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Marcelo Bico

    nao podemos deixar de lado o sucesso e o impacto que este album deu ao metallica e ao metal em geral , nao precisamos gostar de alguma coisa por obrigacao ... mas temos que reconhecer que foi um trabalho bom que e reconhecido ate hoje .. e outra , como fan do metallica e muito bisonho ouvir que o metallica e mediano e a versao do motorhead de enter sandman e melhor que a do metallica ... HAHAHAHAHASPOKSPOKSPOK...
    cara fala serio ... garage inc. e um dos albuns mais criticados do metallica ...
    e cara para quem tem duvida se esse album foi realmente foda ... chupa essa manga..
    O black album e o mais vendido nos E.U.Ahttp://www.rockemgeral.com.br/2011/01/09/disco-do-metallica-e-o-mais-vendido-em-20-anos/

    ROo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    É um album mais ou menos, eu acho a mixagem dele sensacional, o timbre das guitarras maravilhoso, mas quanto as músicas... não acho legais.
    Quando ouvia Metallica os que eu mais gostava era o Kill em' All e o And Justice for All. Mas preferia Megadeth só por causa do Marty Friedman, monstro de guitarrista.

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    o último suspiro

    vitor_antunes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Há algum exemplo melhor q esse?

    iron e slayer>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>metallica

    minha opnião

    will789
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    I hate Metallica!!!!!!!!!!!!!!!

    ouçam musica de homem!!! com um guitarrista solo no minimo descente!!! ouçam os reis do rock.... Led Zeppelin, Pink Floyd, AC/DC, Iron Maiden, Jimi Hendrix, etc...

    jailsondropz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    iron e slayer

    o album que mais vendeu deles.. nao vendeu como o black album..

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ^
    ^

    típico fã de Metallica.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    jailsondropz
    Simonhead
    mas temos que reconhecer que foi um trabalho bom que e reconhecido ate hoje

    Bicho, eu sou da seguinte opinião: se tem um artista fazendo, e se tem neguinho comprando, o produto tem, no mínimo, uma qualidade que é agradar ao público alvo.

    É inegável que o Metallica tem qualidades, assim como o GNR também tem ( dei esse exemplo porque é outro grupo massacrado pelos anti-fãs ), justamente por ter vendido disco prá car@%#@alho.

    Mas no meu caso é questão de gosto mesmo e falta de conhecimento ou costume de explorar os caminhos das subdivisões do metal. Aliás, eu nem sei em que subcategoria o Metallica se encontra. Mas tô fazendo coro com alguns aí em cima - tem algumas bandas que me agradam mais que o Metallica: Megadeth, Venom, Exciter, Saxon... e mais lá atrás no tempo, Motorhead, BOC, Black Sabbath e Judas Priest.

    Aliás, se alguém puder me fazer o favor me esclareça: Megadeth, Venom, Exciter, Slayer, Saxon, Metallica... de que subgrupo do metal elas fazem parte? Eu não faço nem idéia he he he...

    Sobre o Garage Inc: eu nem sabia que esse disco era tão criticado. Mas... criticado por quem? pelos fãs do Metallica? Se foi isso, acho no mínimo um sinal de bitolamento, pois o que o grupo fez, ao apresentar bandas obscuras que influenciaram os músicos, foi um grande favor aos fãs. Isso aí é abrir horizontes, véio.

    Abração

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ha 20 anos atras metallica lancou o black album