Metal: Um estilo aberto a novas criações?

    Autor Mensagem
    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar


    Estou criando esse tópico com a função de análises musicais sobre o estilo de Metal, independente de suas vertentes. Por Favor esse tópico não é pra discussões de que fulano é melhor que o outro fulano, isso parece coisa de crianças brigando pra ver quem tem o melhor brinquedo

    Bom, mas vamos lá, nesse vídeo do Shaman tem algumas influências de fora do próprio metal, eu particularmente gostei muito.

    Outras bandas, tanto nacionais quanto Internacionais incorporam esses "estilos" pra aprimorar ainda mais suas composições "metálicas". Ao longo de mais de 20 anos de Metal, já vi muitas coisas, boas e ruins, e analisando desde o surgimento do metal até os dias de hoje, já foram feitas muitas experimentações e muitas delas com muito sucesso. Eu acredito que o Metal (não apenas esse estilo mas falando expecificamente dele) perfeito pra novas incorporações e experimentações.

    Ao contrário do que muitos "mentes fechadas" acham, o metal não é um estilo fechado, acho o metal um estilo perfeito (não somente ele) porque é um estilo aberto onde podem sempre ter evoluções, ou simplesmente fazer mutações. Por ser um estilo "open source" muitas coisas ainda podem ser feitas. Há um clamor quase que generalizado pedindo por coisas novas, pois bem, vejo muitas bandas de metal fazendo tais coisas novas, porém, esses que pedem coisas novas são sempre os primeiros a criticar quando algo novo aparece, vai entender?! hehehehe

    O objetivo desse tópico é debater (com saúde) essa musicalidade e essas possibildiades de inovação ou até mesmo "mutação" fazendo de algo quarentão uma coisa nova mas sem perder suas características que o transformam em Metal. Sem a intenção de querer justificar que o de hoje ou de ontem é o estilo melhor, apenas um debate sobre mudanças, já que o que move a existência são as mudanças.

    Aos poucos vou colocando novos vídeos de metal com incorporações de fora do estilo

    Abraços



    Mu_Cephei
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    muito interessante.

    tenho pouco a contribuir com a discussão , mas vou colocar duas músicas que também fogem do conceito ``Tradicional´´ do metal.






    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    DIE APOKALYPTISCHEN REITER

    Excelente banda banda alemã, com bastante influências "extras"

















    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Mu_Cephei

    Ótimos exemplos

    pulgadopc
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    DIE APOKALYPTISCHEN REITER

    Como?

    TheGralhaMetal
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    uma banda que coloca muita coisa de fora do metal nas suas musicas é o Angra, ja vi MPB,Erudito até frevo acho bem legal nao se fechar apenas a guitarras distorcidas até o talo e bumbo duplo o maximo que o baterista consegue isso até fica chato escutar a mesma coisa. ate
    Te cheiro depois!!!

    Mu_Cephei
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    dentro de um cenário tão explorado quanto o metal tem que fazer diferente mesmo para não ser mais uma banda no meio dos bumbos duplos da vida

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Black Horse Guitar
    O que acontece é que as vezes os músicos exageram na mistureba. Se o cara não tiver bom gosto, já era.

    Encontrar esse equilíbrio é que diferencia as coisas boas das porcarias.

    Abraço.

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Renato F

    Encontrar esse equilíbrio é que diferencia as coisas boas das porcarias.

    Exatamente!

    A criatividade é essencial, porme, como tudo na vida, tem que ter equílíbrio. Muitas vezes no meio desse processo criativo, exageros ou "colocações" na hora errada põe tudo a perder

    Comparando música como uma árvore de natal: A árvore é a música em si, o objetivo, e os enfeites os arranjos, o que acontece é que, com excesso de enfeites, a árvore desaparece, ninguém vê!

    Outra coisa, muita firula em vez de enriquecer acaba "embolando"

    Achar esse equilíbrio e controlar a ansiedade de mostrar as técnicas e o que sabe são os pontos chaves do negócio



    Abraços

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    qualquer estilo musical é aberto a novas criações. Basta ser competente pra fazer isso.

    dentro de um cenário tão explorado quanto o metal tem que fazer diferente mesmo para não ser mais uma banda no meio dos bumbos duplos da vida

    isso vale pra qualquer estilo musical

    victorhb
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Its Fucking Boring To Death

    Exatamente, esse caráter de mutação é uma coisa da música em geral, não é só do metal.

    Excelion
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Qualquer banda sem compromisso comercial ou de contrato com gravadora está aberta a novas coisas, dentro do metal ou não.

    O metal por outro lado, é aberto até certo ponto. A agressividade e o peso (emocional ou sonoro) do som acabam limitando.

    Prometherion
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Black Horse Guitar
    DIE APOKALYPTISCHEN REITER sempre conheci a banda apenas de nome e nunca tive a curiosidade de ouvir, muito bom :)

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    Its Fucking Boring To Death
    victorhb

    O que eu disse acima:

    Eu acredito que o Metal (não apenas esse estilo mas falando expecificamente dele) perfeito pra novas incorporações e experimentações.

    Claro que tudo que é música é aberto a novas experiências, mas o porpósito do tópico foi específico para Metal e não dizendo que só o metal é bom pra isso

    Abraços

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    Excelion

    Qualquer banda sem compromisso comercial ou de contrato com gravadora está aberta a novas coisas, dentro do metal ou não.

    Isso mesmo, liberdade musical deveria ser mais priorizada

    O metal por outro lado, é aberto até certo ponto. A agressividade e o peso (emocional ou sonoro) do som acabam limitando.

    Isso eu já discordo. Não é tempo todo que tem a gressividade nas músicas e também não é o tempo todo que tem peso na música. Como o metal tem uma gama grande de assuntos, a parte emocional da música também é aberta.

    Acaba ficando limitado se a proposta da banda é focar totalmente no peso, por exemplo o Sepultura, a proposta da banda é focar 99,9% em peso, desse jeito não abre espaço pra novas coisas como partes mais lentas com arranjos cleans, mas não por causa do estilo musical e sim da proposta da banda

    Abraços

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Prometherion

    Eu também gostei muito dessa banda, tem suas influências e não exageraram na dose de diferenciar.

    Filhada
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Infelizmente não tenho recomendações nesse assunto, fora Angra(o Kiko tem uns projetos legais aqui e ali) e o Shaaman(recomendação de uma amiga), mas vou acompanhar o tópico;
    Pois acho que umas misturas ficaram bem legais, FALTA A DIVULGAÇÃO.

    Ja Ne!

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Bom, não tem muito o que falar, qualquer estilo é aberto a novas criações.

    Complementando o que o Excelion falou, acho que ficar preso a um único estilo como base de tudo, já impõe uma certa limitação, esta que varia em maior ou menor grau de acordo com o estilo base. No caso do metal, também acho que a questão do peso é um fator bem limitante pra esse estilo.

    Mas ainda enxergo o metal como uma ramificação do rock.

    SevenTool07
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    TG Aoshi

    Acho que o metal é uma ramificação do rock na mesma proporção que o rock é uma ramificação do blues. Dessas misturas com o metal, gosto muito de metal com rap (nu-metal), folk-metal e metal com música eletrônica.

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    Ao contrário, do que alguns pensam, liberdade de pensamento é válido, não acho que o peso do Metal seja um fator determinante pra limitar sua composição, nesse vídeo abaixo, nessa introdução, por sinal gosto muito mas sou suspeito de falar porque é minha banda preferida, a introdução é muito bem feita.

    Metal em si tem muitas variações tanto de música pra música como dentro da própria música, isso é justamente o caminho aberto para o novo. Como disse antes, o que limita é a porposta da banda em querer fazer som 99,9% pesado, o que limita é o objetivo da banda e não o estilo "metal"

    Pena, que hoje acordei com essa notícia triste, o Rhapsody of Fire se separou! Justamente o criador, compositor de 99% das músicas Luca Turilli saiu da banda e o baixista foi junto, o baterista vai ficar nas duas bandas, a atual, Rhapsody of Fire e a futura do Luca o Rhapsody (só Rhapsody), mas já estava programado desde a entrada do Tom Hess na banda. O tecladista Alex, quer fazer coisas diferentes mas o Luca não aceita mudar suas composições, mas como são amigos do tipo irmãos, chegaram a essa decisão e o Luca cedeu os direitos do nome atual para o Alex, porém vai usar o primeiro nome em sua nova banda hehehehe

    Abraços



    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    Outro exemplo que peso não interfere se a proposta da banda é mesclar os sons, essas músicas abaixo confirmam isso

    Abraços





    GuiEntwistle
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    pois é, já vai sair o disco do KorN de dubstep(nem sei se é isso :X), tem algo a ver com esse topico? aehahuae

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    GuiEntwistle

    Não sei como será esse disco mas tem a ver sim, o tópico é como podem ser introduzidos no metal outros tipos de composição que fuja do metal tradicional (metal tradicional como por exemplo somente power chords, somente distorção, somente peso, etc)

    Abraços

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Black Horse Guitar
    Bom, usando as músicas citadas e o metal como exemplo, o que quero dizer é que, ficando preso ao metal, o peso acaba aparecendo (e tem que!) em algum lugar na composição. A Gargoyles é um bom exemplo disso.

    Se eu pegar a Wizard's Dream, você não acha que ela pode muito bem ser classificada em outro estilo de música, ao invés de metal? Não lembro direito, mas a Wings of Destiny também. Será que se a intro da Gargoyles fosse isolada, ela não deixaria de ser metal?
    Em outras palavras, nos trechos e músicas citados não tem nada que as caracterize como metal, tirando o fato da banda ser do estilo, o que não justifica nada; e quem sabe o vocal, que é uma justificativa quase tão infundada, quanto dizer que certa música não é jazz, só porque o cantor, e apenas ele, a interpreta com influências de rock. Acho que a maior característica e também a maior limitação do metal é justamente o peso.

    Mas enfim, claro que qualquer estilo é aberto a novas criações, mas realmente acho que ficar preso a um estilo, no caso o metal, independente da proposta do artista, impõe certas restrições a composição. Falo isso também, pois os músicos que escuto com mais liberdade nesse sentido são inclassificáveis, ou transitam em diversos estilos. É gente que usa o estilo não como proposta, e sim como uma mera ferramenta expressiva e composicional.

    Pra terminar (e fugir do assunto), nem sou muito chegado a ficar classificando as músicas em estilos. Prefiro enxergá-la como erudita ou popular, com obras situadas entre esses dois grupos.

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    TG Aoshi

    Por isso mesmo que as músicas ou os trechos mostrados que não caracterizam como metal é o que mostra que o Metal não é limitado!

    Ou seja, tudo que for usado num trecho ou numa música isolada, pode ser "acoplado" e considerado como parte do metal, se a proposta "geral" da banda é ser metal, não só na proposta como na prática.

    Rhapsody, usa muito orquestrações e composições eruditas, principalmente influenciado pela música erudita russa e italiana, porém essas partes eruditas em suas essências não é metal, mas como foi adicionada a composição de uma música metal, isso mostra que o metal não tem limitações.

    Se uma música tem que ter peso em algum momento, isso não prejudicou que em algum trecho, algo sem peso fosse mostrado, apenas limitou, e aí sim concordo, limitou o tempo dessa parte utilizada sem peso, mas não limitou o uso de influências "externas" ao metal.

    Agora, se a parte, digamos sem peso em algum momento for "atrapalhada" pelo peso, o Metal tem a "liberdade" de fazer a música inteira sem peso.

    É essa liberdade de "expressão" sem ser totalmente fiel ao princípio do metal (peso) que o torna sem limites e o faz evoluir. É até intrigante e estranho dizer que algo que vai de contra aos princípios básicos de algo é o que justamente o ajuda a evoluir ou simplesmente fazer algo diferente e não ser apenas mais um igual.
    Mas como a vida também é feita de contradições, concluo, claro pra minha vida, que nem tudo é uma regra rígida, e como nossa existência é movida pelas mudanças, em algum momento alguma "regra" deve ser revista

    Agora ficar preso a um estilo musical, limita sim o músico, porém, como muitos músicos de metal, usa o metal como "base" de suas músicas mas não são limitados, pois suas composições com essas influências "extras" mostra seus conhecimentos extrenos ao estilo preferido.

    Eu, por exemplo, querendo tocar metal e ter o metal como minha base, minha escolha de rítimo único como base, não me limita se eu incorporar em minhas músicas outros estilo, assim como o Rhapsody usa erudito, o Angra usa rítimos brasileiros, Tierramystica outra banda nacional usa influências de músicas andinas, a própria banda alemã acima usa várias influências, entre tantas outras por aí.

    Acho qeu o que você quer dizer e o que eu quero dizer é:

    Você: O metal limita o tempo utilizado de partes sem peso
    Eu: O metal usa o tempo sem peso pra "não se limitar" em sua composição

    Ou seja, dois pontos de vista diferentes.

    Isso sem falar nas partes pesadas que também tem influências extras, essa sim , pode até ser limitado pelo uso do peso

    Abraços

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Black Horse Guitar
    Mas eu não estou discordando do que você está falando, não estou dizendo que o metal não está aberto a novas idéias, e sim que o peso impõe uma certa limitação. Também não tem nada de errado com as composições que você citou, aliás eu já escutei muito Rhapsody na minha vida.

    Agora, diferente de compor uma música com influências de metal, é tomar esse estilo (ou qualquer outro estilo) como proposta de banda/projeto. Isso sim, como você mesmo disse, coloca uma grande limitação, e não vejo porque alguém que deseja tanta liberdade tenha que ficar adotando um estilo como proposta.
    Aliás, não vejo muitos motivos pra ficar se preocupando com estilos, ainda mais no âmbito composicional e criativo. Como já disse antes, não é difícil encontrar artistas e músicas por aí que simplismente NÃO se encaixam em qualquer estilo. Bandas que acabam ganhando uma designação nova de estilo, justamente por isso. Mas não é um tanto quanto ridículo e absurdo se cada pessoa que "criar" um estilo tão próprio assim ganhar uma rotulação nova? Porque se preocupar tanto com estilos?

    Ou seja, tudo que for usado num trecho ou numa música isolada, pode ser "acoplado" e considerado como parte do metal, se a proposta "geral" da banda é ser metal, não só na proposta como na prática.
    Então quer dizer que, se uma banda "auto-rotulada" como metal resolver tocar um samba bem tradicional, esse samba em particular vai ser classificado como metal?

    Retomando o assunto de novas idéias, essa liberdade expressiva que você disse não é exclusividade de uns poucos estilos, como no caso o metal, e sim virtude da música como arte e, portanto, presente em qualquer outro estilo.

    P.S.: Assim como música popular não é estilo, erudito também não é.

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    TG Aoshi

    Retomando o assunto de novas idéias, essa liberdade expressiva que você disse não é exclusividade de uns poucos estilos, como no caso o metal, e sim virtude da música como arte e, portanto, presente em qualquer outro estilo.

    Claro, obviamente, mas nessa mesma linha eu já respondi alguns colegas acima, que eu deixei bem claro que isso não é exclusividade do metal e que o propósito do tópico é sobre essa discussão direcionado ao metal.

    Então quer dizer que, se uma banda "auto-rotulada" como metal resolver tocar um samba bem tradicional, esse samba em particular vai ser classificado como metal?

    O Angra já usou em suas composições influencias de frevo e samba!

    Na minha colocação acima eu não me expessei corretamente, quando disse numa música isolada, esqueci de falar que desde que tenha elementos em comum com a proposta da banda, ou seja, nessa música do Rhapsody Wings of Destiny, tem esses traços que diferencia de um erudito "puro"

    Eudito não é um estilo como subgenero, Popular e erudito são estilos, mas como gênero. Dentro do popular temos os subgeneros como rock, mpb, tango, etc

    não vejo porque alguém que deseja tanta liberdade tenha que ficar adotando um estilo como proposta.

    Personalidade!
    Tem quem quer fazer de tudo, o cara faz determinada coisa em função da música
    Tem quem quer fazer, por exemplo, rock, e usa influências pra enriquecer o rock, e faz músicas em funçaõ do rock, como eu

    Eu não me considero um músico bom brill, se hoje sou músico é graças ao rock, não entrei no mundo da música só pelo simples fato de fazer música, qualquer coisa que seja.

    Eu adotei o meu estilo. Tem muitas coisas das quais eu não gosto e nunca vou usar essas influências que não gosto a meu favor. Tem gente que gosta de tudo e tem gente com gosto "selecionável", nenhum dos dois tipos estão errados, apenas cada um tem um tipo de proposta. No meu caso, eu posso estar me limitando a olhos dos outros por exemplo não tocar MPB ou samba, mas, pra mim, eu não estou perdendo absolutamente nada, porque não gosto desses estilos. Então não estou me limitando, estou escolhendo com minha liberdade de escolha

    Dentro do que gosto uso as influências que gosto sem me limitar, dentro do meu "círculo de convivência musical"

    Um exemplo hipotético, se um dia o Rock acabasse eu não tocaria mais guitarra e muito menos faria música, porque o rock é minha vontade de fazer música, apenas não me limito a ficar somente dentro do rock e uso outras influências que me agrada

    Não estou querendo agora inventar estilos de músicos, mas tem aqueles que são músicos pra fazerem qualquer música e tem aqueles que fazem músicas por gostarem de determinado estilo.

    Agora, eu acho válido se ter esses subgereos musicais, quando há uma diferença "gritande" como Rock e Samba, mas concordo com você quando se inventa muitos estilos a cada coisa diferente que aparece, por isso não entro no mérito de falar, vamos falar de Heavy, Power, Black, Death, Trash, White, Symphonic, Prog, etc, falo Metal e só


    Não estou encarando nossa conversa virtual como uma "briga" onde um discorda com o outro e Fight! hehehehe Estou considerando uma discussão saudável de pontos de vista diferente e quem sabe disso sair alguma conclusão Válida. Valeu

    Abraços

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Sempre que me pergunto o meu gosto eu digo "Eu curto Rock ProgressivO (principalmente DreamTheater), Metal e afins"... Daí me perguntam "Metal e afins?". Td pq.. eu qnd pivete tinha um pouco minha mente fechada para algumas coisas e tinha preconceito comigo mesmo se me permitisse gostar de algo novo... e hj eu já sou o contrário, continuo gostando das mesmas bandas e acompanhando seus trabalhos, mas sempre dou uma fuxicada no universo música, e meu norte é, "Metal"!!! Nessa linha, antes eu só tinha olhos.. digo.. ouvidos para algumas bandas de HeavyMetal e Metal Melódico, com o tempo parei de me prender só com os classico, e hj já aprendi a ouvir algumas bandas que, sei que é metal, mas tem um tempero a mais aí que alguns chamam de "new metal", "metalcore", etc etc... eu só não consigo gostar dos que lotam as músicas de clichês, ou as cópias de bandas... tipo.. td q é original soa melhor!

    Enfim, eu curto o velho e bom metal.. e tenho gostado (de alguns) dos novos estilos que estão criando em cima dele...

    []'s

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes

    Pois é, gostar do bom e velho metal é ótimo mas não dá pra parar no tempo, não é preciso gostar de tudo de novo mas sempre vamos achar coisas novas e boas

    Abraços

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    FOLKSTONE banda italiana de Folk Metal, também com influências de fora do metal e particularmente dessa banda eu gosto







      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Metal: Um estilo aberto a novas criações?