Conclusão m. gregos - p/ cabeças da harmonia do forum

    Autor Mensagem
    IgorGabriel41
    Veterano
    # ago/11


    Depois de um longo tempo usando apenas as escalas e harmonizações básicas (penta, maior e menor natural, blues e rock'n'roll I-IV-V...) quis enfrentar a matéria dos modos gregos. Não sei como nunca tinha entendido, é fácil demais comparado com o que eu achava, mas vamos ver se eu entendi o negócio, confirmem se estiver certo:

    (Antes de saírem negando, leiam os asteriscos no fim).

    A moral dos modos gregos está na relação base/melodia.
    Podemos usar mais de um modo grego no solo quando as notas que estão sendo usadas na base são comuns entre os dois modos: numa progressão C-G-F (I-IV-V de blue/rock'n'roll) não podemos* usar mais do que o modo Jônio pois a base já usa todas as notas (C>CEG - G>GBD - F>FCA ... C,D,E,F,G,A,B > todas as notas); já uma progressão C-Dm não usa todas as notas (C>CEG - Dm>DFA ... C,D,E,F,G,A > não usa o B, então podemos usar escalas que como única obrigação tenham C,D,E,F,G,A), assim podemos escolher usar as escalas C Maior Natural ou F Maior Natural (só foi essas que achei rapidamente, queria mais é confirmar a minha ideia), sendo o C com um B, e o F com um Bb.

    Concluindo, o que realmente faz cada modo grego ter uma sonoridade diferente são essas notas que estão fora da base e que podem ser escolhidas de acordo com a intenção do musico. Ou seja, não é o modo que faz diferença*, e sim essas notas que não são obrigadas por não estarem na base.

    - - - - - - -

    *não podemos usar outro modo grego, mas uma pentatonica maior já daria;
    *claro que é o modo que faz diferença, mas devia se dar mais enfase à essas notas... espero que entendam o meu raciocínio.

    IgorGabriel41
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Esse foi o vídeo que me fez entender

    http://www.youtube.com/watch?v=3ibGDo30NUA

    malucobeleza666
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    IgorGabriel41

    Cada modo tem sua nota caracteristica, Dórico( modo menor cuja nota caracteristica é a 6M) Frigio( modo menor cuja nota caracteristica é a 2ºm) Lidio( modo maior cuja caracteristica é a 4ºaum) Mixolidio(modo maior cuja nota caracteristica é a 7ºm) e Lócrio(modo menor cuja caracteristica é a 5ºdim). Os Modos encaixam melhor ou pior em certa progressões, deixa eu postar algumas aqui que eu tenho decorado:

    Mixolidio é legal usar em Acordes M7, e progressões V IV( melhor ainda se for V tetrade e IV triade, justamente por causa da 7ºm do Vº)
    Dórico encaixa muito bem em progressões de acordes m7 seguido de algum acorde M7 uma quarta justa acima, ficando bem evidente a progressão II-V, e também fica legal quando se tem um acorde m7 e logo depois um m6(utilizando o mesmo baixo)
    Frigio já é menos usado, mas é legal usa-lo em progressões m7 seguidos de M7+ 1/2 tom acima, ficando bem caracteristico a progressão III-IV
    Lídio é usado em acordes M7+ e progressões de acordes M7+ seguidos de M7(podendo ser triades ambos). Também é clássico quando temos Acorde Maior, outro acorde maior 1 tom acima utilizando o mesmo baixo do acorde anterior.

    Essas são algumas poucas progressões que eu tenho de cor aqui cara ehauaheu, é legal também você pegar cada modo e analisar os iontervalos, que aí dá pra saber onde eles encaixam bem, por exemplo:
    Modo dórico: T 2M 3m 4J 5J 6M 7m

    Se você analisar os intervalos e lembrar de como são montados os acordes, verá que temos a Tonica, 3m, 5j e 7m, logo a formação de acordes m7, e caso for triade, acordes menores, sacou?

    É isso, ae, tá ae minha contribuição aehuaeuae, se tiver alguma coisa errada ae, me corrijam!!" t+ brother!^^

    IgorGabriel41
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    malucobeleza666
    valeu cara, mas não é bem isso que to querendo heuehe
    só quero saber se meu raciocínio tá certo o/

    mas vou copiar essa tua explicação do mesmo jeito pq é bem importante o/

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    IgorGabriel41
    "numa progressão C-G-F (I-IV-V de blue/rock'n'roll) não podemos* usar mais do que o modo Jônio pois a base já usa todas as notas (C>CEG - G>GBD - F>FCA ... C,D,E,F,G,A,B > todas as notas)"

    Se for mesmo, numa intenção, como vc disse, blues/r'n'r, vc vai ter muitas possibilidades. Pentas blues maiores e menores e mixolídio (ressalto, se for blues/r'n'r) se os acordes forem C7, F7, G7. Vc pode usar C Mix, F mix, G mix, junto com os acordes e não a qualquer momento. Vc usa o modo do acorde em questão. Em blues e r'n'r a característica é usarmos acordes dominantes, então, mixolídio neles.

    "já uma progressão C-Dm não usa todas as notas (C>CEG - Dm>DFA ... C,D,E,F,G,A > não usa o B, então podemos usar escalas que como única obrigação tenham C,D,E,F,G,A), assim podemos escolher usar as escalas C Maior Natural ou F Maior Natural"

    Sim e não. Depende do tom da música. Se o tom da música for Dó maior, use os modos partindo do Dó. Se for Fá Maior ou Ré menor vc parte dos modos de Fá maior. Esses dois acordes aparecem nos tons Dó maior e Fá maior (e relativas, claro!), então pra usar o modo correto vc tem que saber as funções dos acordes.

    Se C = Tônica = Dó maior

    Se Dm = Tônica = Ré menor/Fá maior.

    Para usar os modos não pense na harmonia como um todo. Pense nos acordes e suas funções.

    Por exemplo, vc não vai usar Fá lídio se o Fá for dominante (V7). Nos acordes tétrades as funções são mais claras, nas tríades vc tem que sacar a harmonia.

    1 - Cada grau da escala gera um modo;

    2 - Cada grau da escala gera um acorde do campo harmônico;

    3 - Pra cada acorde vc terá o respectivo modo.

    Acho que já dá pra vc partir daí, qualquer coisa a galera complementa o que eu escrevi.

    Abraço.

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    IgorGabriel41
    Legal o vídeo do cara.

    Mas o que diferencia é o "modo" como você toca.

    Perceba que ele não está tocando tudo igual, ele está mudando a forma como toca em cada acorde, apesar de está tocando a mesma escala em todos os acordes. Ele muda as variações rítimicas e as notas de repouso.
    Alguns ele muda até batida para exemplificar.

    Modos não é só as escalas ou os acordes, é também como você interpreta a música como um todo.

    o que realmente faz cada modo grego ter uma sonoridade diferente são essas notas que estão fora da base
    As notas estão dentro da base implícitas no acorde.

    Ou seja, não é o modo que faz diferença
    Realmente, não faz diferença. O que vai fazer diferença é como você vai tocá-lo.

    IgorGabriel41
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Renato F
    Se for mesmo, numa intenção, como vc disse, blues/r'n'r, vc vai ter muitas possibilidades. Pentas blues maiores e menores e mixolídio (ressalto, se for blues/r'n'r) se os acordes forem C7, F7, G7. Vc pode usar C Mix, F mix, G mix, junto com os acordes e não a qualquer momento. Vc usa o modo do acorde em questão. Em blues e r'n'r a característica é usarmos acordes dominantes, então, mixolídio neles.

    Mas isso se deve ao fato de que o blues/r'n'r têm uma tendência ao uso da escala menor mesmo usando acordes maiores, certo?

    Sim e não. Depende do tom da música. Se o tom da música for Dó maior, use os modos partindo do Dó. Se for Fá Maior ou Ré menor vc parte dos modos de Fá maior. Esses dois acordes aparecem nos tons Dó maior e Fá maior (e relativas, claro!), então pra usar o modo correto vc tem que saber as funções dos acordes.

    Pois é. Pouco tempo depois que criei o tópico fiquei pensando que quando fui formular minha ideia, não estava dando muita bola pro fator "tom da música". Então num caso onde esteja tocando dois acordes, eu saiba que são C e Dm, e nada mais: devo saber ainda mais as funções dos acordes na música para saber o tom da mesma?

    Bah, valeu pela explicação, muito boa mesmo.


    Richard Guitar
    As notas estão dentro da base implícitas no acorde.
    Uia, como assim?


    - - - - - - - - -

    Por isso que música é foda: tu nunca vai saber de tudo \o/

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    IgorGabriel41
    "Mas isso se deve ao fato de que o blues/r'n'r têm uma tendência ao uso da escala menor mesmo usando acordes maiores, certo?"

    Na verdade, quando improvisamos um blues, em tom maior, utilizando a penta menor, a 3ª menor tb pode ser considerada uma blue note. Nem sempre o repouso nesta nota vai soar legal. Use-a mais como nota de passagem. A não ser que seja um blues em tom menor.

    Como o Richard Guitar explicou:

    "Modos não é só as escalas ou os acordes, é também como você interpreta a música como um todo."

    Preste atenção no vídeo que o guitarrista, mesmo usando apenas a escala de Dó maior, consegue diferente sonoridades. No entanto, ele sempre repousa certinho nas notas do acorde.

    As notas estão dentro da base implícitas no acorde.
    Uia, como assim?

    No primeiro grau do campo harmônico, (dó maior, por exemplo) podemos ter, entre outros, C, C7M, C9, etc.

    Vc pode repousar em qualquer uma dessas outras notas mesmo que harmonia seja um C. O cara fez isso no Modo Jõnio, a base era C e ele repousou na 7ªM. Porque no 1º grau temos um acorde 7M.

    Abraço!

    guitarg3
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    up pra ler dps =)

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    IgorGabriel41
    As notas estão dentro da base implícitas no acorde.
    Uia, como assim?


    Você falou que as notas estavam fora da base.
    Na verdade as notas não estão soando no momento, mas ainda sim elas continuam pertecendo a base, implícitamente.

    IgorGabriel41
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Renato F
    Não cara, acho que tu não me entendeu:
    Falei "Mas isso se deve ao fato de que o blues/r'n'r têm uma tendência ao uso da escala menor mesmo usando acordes maiores, certo?" pois tu tinha comentado bastante sobre o modo mixolídio no blues/r'n'r, fui dar uma olhada no que o mixolídio tem de diferente e percebi que é a sétima menor (como a escala menor), então deduzi, baseado na explicação dos professores normais e youtubers que "pode usar uma escala menor com uma base maior", que essa "desculpa" seria a razão para o uso do mixolídio.
    Mas ao usar o mixolídio devo cuidar com a escala usada durante cada acorde? Por exemplo, numa progressão C7 - F7 - G7, o C mixolídio soaria, obviamente, bem com o C7, mas com o F7 não mais por causa do D, que no F7 é um D#, e não funcionaria com o Sol pelo mesmo ter um B em vez do Bb do C mix. Claro que com a troca de escalar durante o solo esse problema estaria resolvido... ou não?

    Richard Guitar
    Na verdade as notas não estão soando no momento, mas ainda sim elas continuam pertecendo a base, implícitamente.
    As vezes não, como tinha dito antes... "já uma progressão C-Dm não usa todas as notas (C>CEG - Dm>DFA ... C,D,E,F,G,A > não usa o B, então podemos usar escalas que como única obrigação tenham C,D,E,F,G,A), assim podemos escolher usar as escalas C Maior Natural ou F Maior Natural (só foi essas que achei rapidamente, queria mais é confirmar a minha ideia), sendo o C com um B, e o F com um Bb".

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    IgorGabriel41
    "Mas isso se deve ao fato de que o blues/r'n'r têm uma tendência ao uso da escala menor mesmo usando acordes maiores, certo?"

    Essa tendência é uma falácia. Vc afirma isso porque, com certeza se, por exemplo, tocar um Blues em A, vc usa a penta menor de A, não é?

    Se for o caso, pense comigo:

    Acordes de Blues A:
    A7 = A - C# - E - G
    D7 = D - F# - A - C
    E7 = E - G# - B - D

    Escala penta A menor:
    A - C - D - E - G

    Veja quantas notas são comuns à harmonia e à escala.

    Por isso funciona, entendeu? Mas, como eu disse, nem sempre se vc repousar na 3ª menor (C) juntamente com o acorde A7 vai ficar legal. Às vezes até que fica devido às características do próprio estilo, mas nem sempre.

    Outro caso seria vc usar os modos, se tocar A7, então, rola também um E dórico, F# Frígio ou B Eólio. Só assim pra usar escala menor num blues em tom maior.

    Mas ao usar o mixolídio devo cuidar com a escala usada durante cada acorde?
    Sim. Como eu escrevi no outro post:

    se os acordes forem C7, F7, G7. Vc pode usar C Mix, F mix, G mix, junto com os acordes e não a qualquer momento.

    Outra coisa, vc escreveu:
    assim podemos escolher usar as escalas C Maior Natural ou F Maior Natural
    Não se trata de escolha porque a função do acorde já define o tom e o modo.

    Abraço.

    IgorGabriel41
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Renato F
    Bah velho, não entendi essa dos acordes de blues/penta menor.

    O resto tá beleza.
    Abraço.

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    IgorGabriel41
    Concluindo, o que realmente faz cada modo grego ter uma sonoridade diferente são essas notas que estão fora da base

    É que você concluiu que o que faz cada modo grego são as notas fora da base.
    Mas a sonoridade deles, é exatamente as notas dentro do acorde.

    Quando está soando uma tríade e você resolve tocar um deteminado modo em cima dela, você já está implicando que essa determinada tríade é derivada daquele modo, ainda que na tríade não esteja soando a sua nota característica.

    Ou seja, a nota vai pertencer a base, no momento em que você estiver aplicando determinado modo.

    IgorGabriel41
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Richard Guitar
    Aham, tava pensando nisso mais ou menos

    Mas o que mais me ajudou foi a tua citação de que "Ou seja, não é o modo que faz diferença. Realmente, não faz diferença. O que vai fazer diferença é como você vai tocá-lo"

    - - - - - -

    Obrigado a todos que postaram aí

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conclusão m. gregos - p/ cabeças da harmonia do forum