Diretora de Escola discrimina criança!

    Autor Mensagem
    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11


    Menino abandona escola do interior de SP após ser repreendido por gostar de rock pesado

    O primeiro dia de aula do garoto Marcelo Corrêa Carvalho, 8, no colégio Ponto Alfa, em São José do Rio Preto (438 km de São Paulo) foi também o último. Seus pais decidiram mudar o menino de escola depois de ele ser repreendido pela diretora por gostar de rock. Marcelo é fã das bandas como Iron Maiden e roqueiros como Ozzy Osbourne.

    Tudo começou porque Marcelo começou a batucar na carteira como se estivesse tocando bateria. A professora não gostou e o mandou para a diretoria. Lá, a diretora Ana Maria Fernandes questionou seu comportamento e suas escolhas.

    O menino teria dito a ela que quer ser guitarrista e que sonha em tocar com o Iron Maiden. A diretora mostrou imagens de capas de CDs das bandas, na tela do computador, e o alertou que "todas fazem referência ao demônio, com imagens satânicas e que lembram a morte".

    "Eu quis despertar nele uma reflexão para a realidade. Esse é meu trabalho, e as letras que ele ouve fazem alusão à besta, ao demônio. Não têm mensagem positiva", disse a diretora Ana Maria ao UOL Notícias.

    Nara Corrêa Carvalho, 26, mãe do garoto, diz que ele voltou para casa apavorado com o que viu na sala da diretora. Segundo Nara, Marcelo contou que a diretora lhe mostrou imagens de demônios e disse que os roqueiros fazem rituais satânicos. "Ela disse que eles sacrificam animais, cortam as cabeças e que têm pacto com o demônio. Ele ficou apavorado."

    Ana relatou que queria ajudar o garoto e a família, que, de acordo com ela, não tem consciência do que dizem as letras das músicas que o menino ouve. "Eu conversei três horas e meia com Marcelo. Ele é agressivo, e isso se deve a esse hábito de ouvir essas músicas que estimulam a violência."

    O colégio Ponto Alfa é uma escola particular de ensino fundamental com apenas 15 alunos por sala de aula e atende a várias crianças consideradas "difíceis". Todas as salas são monitoradas por câmeras. A diretora informou que vai colocar no Facebook as imagens do menino em sala de aula para provar o que se passou na escola e de que forma ele foi tratado.

    A família de Marcelo mudou-se para São José do Rio Preto há 15 dias. A mãe, Nara Corrêa Carvalho, 26, é comissária de bordo e tem dois filhos: Marcelo e uma menina de cinco anos. Ela decidiu voltar para Rio Preto, onde moram seus pais. "Meu filho ficou traumatizado, mas não vai deixar de seguir sua vocação, que é a música", disse ela.

    Marcelo é fã dos Beatles e do The Who desde os dois anos, mas hoje prefere Iron Maiden e Ozzy Osbourne. É um garoto considerado superdotado, segundo ela. "Ele tem grandes habilidades, pertence ao grupo dos supertalentosos para a música, matemática e derivados", afirmou Nara. A diretora confirmou ser perceptível que o menino tem grau de inteligência acima da média.

    Depois do episódio, Marcelo fica em casa, enquanto a mãe procura uma nova escola. A família vai processar a escola. O caso está protocolado no Conselho Tutelar Sul de São José do Rio Preto, que deve apresentar a denúncia ao Ministério Público da Educação.

    "Essa pessoa tem que entender que as crenças dela não podem interferir na educação das crianças", disse Nara, mãe de Marcelo. A diretora Ana Fernandes informou ao UOL Notícias que não tem religião, é uma pessoa cristã e lê apenas a Bíblia.

    Fonte: Uol
    http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/03/menino-de-8-anos-e-repr eendido-por-gostar-de-rock-pesado-e-dura-apenas-um-dia-em-escola-do-in terior-de-sp.jhtm

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    Para terapeuta, repreender aluno por gostar de rock é "absurdo";

    situação do garoto Marcelo Corrêa Carvalho, 8, que foi repreendido pela diretora por gostar de rock pesado e acabou abandonando a escola, virou assunto e ganhou as ruas de São José do Rio Preto (438 km de São Paulo). O caso está em programas de TV e rádio, e profissionais de várias áreas debatem se a diretora agiu certo ou errado.

    O menino estava em seu primeiro dia de aula na escola no colégio Ponto Alfa quando foi repreendido pela diretora, Ana Maria Fernandes, por gostar de rock pesado. Ele é fã da música de Iron Maiden e Ozzy Osbourne. Depois da bronca da diretora, Marcelo não voltou mais à escola e deixou de tocar guitarra e violão, instrumentos de que mais gosta e toca desde pequeno.

    Para o psicoterapeuta Renato Dias Martino, que também é professor universitário e já teve uma banda de rock, a diretora errou. "O que ela fez foi absurdo", disse ele ao UOL Notícias. Martino considera que, como educadora, ela precisaria ter cautela, principalmente por ser administradora de um colégio que prega a inclusão.

    O terapeuta considera que o rock pesado é uma forma de extravasar temas que são tabu. "O rock é uma forma lúdica de lidar com o perverso. Ela foi incapaz de entender isso", disse Martino. Para ele, a diretora não tem preparo para a função que ocupa.

    "Criança é rebelde mesmo. O fato de a criança ser agressiva não significa que ela não pode mudar. Acontece que professor não gosta de criança assim porque dá trabalho. Tudo aquilo com o qual a gente brinca quando é criança não significa que vai praticar quando adulto."

    A psicóloga cognitiva e especialista em comportamento Irene Araújo Corrêa concorda com o colega. Ela defende que a diretora teria de conversar primeiro com a família em vez de questionar a criança. "A escola falhou", diz. Ela também questiona o comportamento da mãe de Marcelo, que levou o caso à imprensa. "Ela expôs a criança, quando poderia ter chegado num consenso com a escola."

    Marcelo foi retirado da sala de aula depois que começou a batucar na carteira como se estivesse tocando bateria. A diretora Ana Maria Fernandes questionou seu comportamento, e ao descobrir que ele é fã de rock pesado o alertou que todas as letras das músicas que ele ouve fazem referência ao demônio.

    "Eu quis despertar nele uma reflexão para a realidade. Esse é meu trabalho, e as letras que ele ouve fazem alusão à besta, ao demônio. Não tem mensagem positiva", disse ela ao UOL Notícias.

    A educadora Ada Maria de Assis, dona de duas unidades de ensino em inglês para crianças e adolescentes, considera que a escola agiu errado. "Cabe à família decidir as influências para a criança. Hoje há inversão de papéis. A mãe é quem deve educar nesse sentido, não a escola".

    A educadora disse acreditar que a diretora teve uma atitude conservadora, parecida com a adotada por frequentadores de igrejas evangélicas. "A música não interfere no comportamento. Não há nenhum problema em gostar de heavy metal. A agressividade tem outras bases para surgir", afirmou.

    Fonte: Uol
    http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/04/caso-do-menino-roqueiro -causa-polemica-e-divide-opinioes-no-interior-de-sp.jhtm

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu sei que não é nada de mais, mas me senti no direito de mandar um e-mail a essa diretora

    " Para a Diretora Ana Maria Fernandes,
    Muito triste uma atitude como a sua, pois é baseada totalmente na ignorância, na falta de noção da realidade, pois em sua fantasia de vida cria uma realidade falsa e discrimina os outros. Antes de se meter a falar de um assunto, procure conhecer sobre o tema, é diretora de escola e ainda não aprendeu isso?! No rock em geral e principalmente no rock pesado, a variedade de temas das letras é uma constante, não existe estilo musical com tantas variedades de assuntos como o rock pesado, desde literatura, cinema, vida, fatos, ficção, filosofia, etc. Claro que tem alguns que falam sobre demônios, mas não se pode julgar 1 milhão de pessoas por causa de mil pessoas. Aliás, os verdadeiros adoradores do demônio são os que leem a bíblia, porque esses falam mais sobre demônios do que os acusados por isso. Realmente, muito triste que ainda existam pessoas com uma evolução tão atrasada, mentalmente e moralmente falando. Numa época onde a informação está acessível a quase todos e de forma gratuíta, o "ser" não se presta nem ao mínimo trabalho de pesquisar sobre determinado assunto, porque acha que o que ouviu por aí é verdade, ou até mesmo essa ignorância já vem de família desde a sua criação. Num mundo com tantas coisas erradas é comum pra aqueles que não se identificam com essas coisas erradas sentirem raiva e até mesmo se sentirem deslocados. O rock além de uma arte, é um estilo de vida, e se a senhora diretora tivesse pesquisado o mínimo sobre o assunto veria que a maioria, acima de 70%, dos fãs de rock que o adotam como estilo de vida são "rebeldes" sim, mas rebeldes como uma forma de mostrarem para o mundo e para eles mesmos que não querem fazer parte dessas coisas erradas, literalmente contra o "sistema"! Além daqueles que adotam o estilo simplesmente pela arte e pelo gosto. Todas as organizações humanas tem suas falhas, pois nunca se esqueça, que a maior atrocidade que se tem notícias, maior que o próprio holocausto, foi a "maldita" santa inquisição que matou milhões pelo mundo e ainda roubou seus pertences enriquecendo o que hoje é uma das maiores instituições manipuladoras desse mundo. Não se esqueça que até o século passado a igreja matava epiléticos porque falavam que eles estavam endemoniado. O tempo mostra as verdades com o "tempo" mas algumas pessoas relutam em evoluir. Novamente, é muito triste ver um ser que tem todos os dons dados por Deus, como o do raciocínio e o da evolução da mente, se perder cada vez mais pela vida. Realmente, não usamos todas as qualidades de nossas mentes, porque usamos apenas pouquíssimas porcentagens de nossa capacidade cerebral, e infelismente esse episódio de discriminação, pior, discriminação sem saber do que fala, foi apenas mais uma demonstração de que entre nós, existem os evoluídos (não digo que são apenas os roqueiros, longe disso) mas também existem os atrasados na roda da evolução da existência, mas se esses atrasados ficassem quietos, mas não, se incomodam com quem vive literalmente!"

    Chad Stroke
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Black Horse Guitar

    Boa!

    Henry Chinaski
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    No rock em geral e principalmente no rock pesado, a variedade de temas das letras é uma constante, não existe estilo musical com tantas variedades de assuntos como o rock pesado, desde literatura, cinema, vida, fatos, ficção, filosofia, etc.


    hahaha que vergonha alheia!

    Vá se preocupar com coisas mais importantes, tipo não criar um tópico que ja existe. E rock? pelo amor, deixe as pessoas e suas ignorâncias.

    Stalingrado
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Henry Chinaski
    Como assim, vergonha alheia? O que o Black Horse Guitar falou está certíssimo! Rock é estilo muito rico, é óbvio que tem coisas bobas, mas o próprio Iron Maiden é uma banda altamente cultural, que já escreveu sobre a maioria desses temas que ele citou!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/11
    · votar


    Black Horse Guitar
    Leia as regras, por favor. Sempre use a busca antes de criar um novo tópico.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/266374/

    Abraços.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Diretora de Escola discrimina criança!