Pentatonica MENOR no campo harmonico MAIOR?

    Autor Mensagem
    Dalmonius
    Veterano
    # jun/11


    Eu to apanhando sobre isso...
    Posso usar uma escala pentatonica menor num campo harmônico maior?
    Ou eu tenho que usar o seu enarmônico menor (acho que é isso)
    Por exemplo, se eu tiver em Fá maior e tiver que usar uma escala menor posso usar a escala de Ré menor... Ou tanto faz?

    Outra duvida também sobre a digitação, teve aquela aula de escalas aí do cifra club na apostila tem aquela digitação no braço inteiro... Só que eu não entendo ela, tem algum jeito mais fácil ou alguém me ajudar a entender aqueles desenhos se eu quiser mudar de tonalidade?

    DraKo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    C maior--- A menor
    D maior----B menor

    e assim por diante

    erickx
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    2 palavras: Tom relativo.

    msp1909
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pode sim, vai soar blues!

    Oijpedro
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara, quando o tom do menor for relativo ao do maior, pode acontecer isso sim, no prob!

    Dalmonius
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Dalmonius
    · votar


    erickx
    É isso aí que eu não lembrava... o_O
    -
    Certo, isso que vocês falaram eu já entendi certinho, mas e sobre a outra dúvida, esse negocio é complicado D:

    erickx
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Dalmonius

    Certo, isso que vocês falaram eu já entendi certinho, mas e sobre a outra dúvida, esse negocio é complicado D


    Sim, você tem que sacar um pouco de tom, tipo se você começa o mesmo desenho da corda Ezona na quinta casa sabe que é um lá(A), se começa da 7 corda, um B etc...

    Sacou?

    Widdly Scuds
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Widdly Scuds
    · votar


    Você também poderia usar a pentatônica menor junto do acorde de sétima da dominante, a terça gera um acorde maior-menor (ou com nona aumentada).

    Oijpedro
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Dalmonius
    esse negocio de tom é foda velhinho...
    e quando eu tava aprendendo os inicios inicios quem nem vc, um amigo meu tocou uma musica pra mim, bem dificil assim, cheio de acorde dissonante... ele falou, "adivinha o tom!" eu falei "fá" porque começava com um fá... ele me respondeu "não tem tom, todos são modulações de outros acordes!" isso me confundiu muuito hahaha!

    Dalmonius
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Sim, você tem que sacar um pouco de tom, tipo se você começa o mesmo desenho da corda Ezona na quinta casa sabe que é um lá(A), se começa da 7 corda, um B etc...

    Sacou?


    Saquei, mas o problema são os outros tipos de digitação encima da mesma escala saca?
    Se eu for levando o mesmo desenho da pentatônica a tonalidade muda e eu me perco, ou seja há outros tipos de desenho que mantem a mesma tonalidade... exemplo:

    http://3.bp.blogspot.com/__BA4gb8lAno/SkPlgoKTPZI/AAAAAAAAABc/ZMYmOnGo xmQ/s1600-h/braco_violao_guitarra.jpg

    Como faço pra decorar isso? Isso muda de tonalidade pra tonalidade?
    Dá pra confundir essas coisas muito facil... E eu não entendo direito... o_O

    Strato_Master
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Dalmonius

    você "decora" os "desenhos" e empurra eles pra frente ou para trás para aumentar ou diminuir um tom... mas o "desenho é sempre o mesmo para todos os tons...

    Dalmonius
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Certo, vou estudar isso, valeu aí a ajuda galera!

    Rodrigo830
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Tenho uma duvida:

    Se eu pego a escala pentatonica MENOR e quero improvisar ela no tom de D, automaticamente vira Dm?

    Rafiusk
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Rafiusk
    · votar


    No tom de D maior, tem que ser a pentatonica menor de B.

    Jube
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Rodrigo830
    Você vai descobrir a relativa observando o VI grau da escala maior.

    Veja nessa tabela.

    Unfeelingness
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Claro que pode. O que manda, é de onde vc começa a executar a nota inicial.

    Não existe pentatônica maior ou menor. O que faz ela ficar maior ou menor é a partir da nota que vc começa a executá-la.

    Zeraus
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Use a pentatônica relativa menor do tom maior.

    caiotfernandes
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Galera to com uma dúvida quanto ao uso da pentatônica nesse sentido.
    Quem puder, escute a versão cover da música 'Bold as Love' do John Mayer.
    Olhem o ínicio do primeiro solo no minuto 2:02. A progressão é a seguinte: A-E-F#m-G.
    Ele começa usando a pentatônica de F#m/A, tomando cuidado com o acorde de G que não faz parte do campo de A. Até aí tudo bem.
    Mas olhem entre o minuto 2:18 e 2:32. Ao que me parece ele usa a pentatônica de D, não? Mas acho que tudo bem também certo? porque D é o modo Lídio de A.
    Mas agora notem entre o minuto 2:33 e 2:39. Ele usa a escala de Am? E em seguida em 2:40 volta para A???
    Cara, que rolo, não to entendendo porra nenhuma. To ficando meio louco já tentando analisar esse solo. Alguém ajudaa!!

    Segue video:


    f14gomes
    Membro
    # nov/14
    · votar


    soando bem que mal tem?!

    caiotfernandes
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Cara na boa.. Não existe isso. Ninguém sai chutando qualquer escala sobre acordes.
    Sempre que venho aqui pedir ajuda sobre análise harmônica tem um pra falar "soando bem que mal tem".
    Não tem mal nenhum, só quero saber a explicação teórica disso. Porque eu posso te garantir que ele não criou esse solo chutando notas que soam bem. Ele aplicou os conhecimentos. E é isso que eu quero saber, qual foi o raciocínio dele.

    f14gomes
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Mas o seu raciocínio foi muito lógico pra mim. Se você não demonstrasse esse conhecimento no seu post eu não brincaria assim. Mas afinal, em blues, da pra usar a menor ou a maior, sobre a base maior e criar um clima interessante. Por isso resolvi descontrair. Se você for avaliar outros bluezeiros vai perceber que eles não acrescentam somente a blue note pra soar mágico daquele jeito. E eu não ouvi a música pra avaliar.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    f14gomes

    Malditos cromatismos!!!

    krixzy
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    caiotfernandes
    só quero saber a explicação teórica disso

    E se simplesmente não tiver?

    Muitos guitarristas compõe na cabeça, e depois passam pra guitarra, ou seja, não tem explicação teórica, ele não pensou em escalas, apenas imaginou uma melodia e pegou essa melodia na guitarra, não sei se esse foi o caso, mas muitos fazem isso.

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Tópico antigo, mas

    Além de usar a penta do relativo menor, também é possível usar a pentatônica do homônimo. Se você analisar solos desses guitarristas de blues mais conhecidos, como o SRV, dá pra perceber que na prática a coisa não é necessariamente tão certinha. Rolam algumas manobras do tipo usar a blue note da menor dentro de um contexto maior (muito comum em boogie woogie).

    Em jazz mais antigos de forma blues (como Billie's Bounce ou Mohawk, do Charlie Parker), acontecem exemplos não só de mistura da penta maior com a menor, como também da escala bebop (que no acorde de tônica vai ter tanto o sexto grau natural como também bemol), o que permite muita exploração de cromatismos.

    Soultunes
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Soultunes
    · votar


    caiotfernandes
    Ele começa usando a pentatônica de F#m/A, tomando cuidado com o acorde de G que não faz parte do campo de A. Até aí tudo bem.
    Mas olhem entre o minuto 2:18 e 2:32. Ao que me parece ele usa a pentatônica de D, não? Mas acho que tudo bem também certo? porque D é o modo Lídio de A.
    Mas agora notem entre o minuto 2:33 e 2:39. Ele usa a escala de Am? E em seguida em 2:40 volta para A???


    Caio,

    Ouvi o trecho sem a guitarra no colo para conferir, mas não me parece que ele tenha modulado de tonalidade no solo. Fez apenas uma combinação de pentatonica maior e menor de Lá ao longo de todo o solo.

    Basicamente na linha do solo original do negão.

    Mas olhem entre o minuto 2:18 e 2:32. Ao que me parece ele usa a pentatônica de D, não? Mas acho que tudo bem também certo?

    Nops... ele usou a penta menor de A, no desenho 3 dela. Dá um confere ai. Foi um lick nas cordas "B" e "e" (com os devidos bends e intenção), a tab abaixo é só o desenho 3 da escala !!!



    e-------10-----12------------------------------------------
    B-------10---------13--------------------------------------
    G----9---------12-----------------------------------------
    D-------10-----12------------------------------------------
    A-------10-----12------------------------------------------
    E-------10-----12------------------------------------------


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pentatonica MENOR no campo harmonico MAIOR?