Dodecafônico? Eu não conhecia, e você?

    Autor Mensagem
    Joel_ESP
    Veterano
    # jun/11


    Alguém ai já ouviu falar nessa técnica de composição?
    Estava pesquisando sobre Tom Jobim e achei isso.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Dodecaf%C3%B4nica

    Comentem.
    Abç.

    pulgadopc
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    pensei que ia falar algo sobre o cacophony, haha



    Doggy
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cacophony >>>>>>>>>>>> Resto.


    Nunca ouvi falar, mas também não compreendi exatamente do que se trata, rs...

    Alguém pra explicar mais detalhadamente?

    SODAPOP
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rrsrsrsrsr nunk ovi falar disso, tmb eu so estudo escalinhas e harmonia feijiao com arroz kkkkk

    Widdly Scuds
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O melhor para entender é ouvir.



    felipelfln
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pelo que eu entendi é composição sem frescura, sem ficar se prendendo a harmonia. Ja compus coisas e não precisei de harmonia, só bom gosto e bom senso... De teoria só formação de acordes. Isso sim me ajuda bastante. Triades.... Triades mutantes..

    Doggy
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pelo que eu entendi é composição sem frescura, sem ficar se prendendo a harmonia.


    Então basicamente: É o que tenho feito a vida toda. Rs.

    makumbator
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Pelo que eu entendi é composição sem frescura, sem ficar se prendendo a harmonia

    Não é nada disso.

    Dodecafonismo é um sistema de composição, com regras bem rígidas.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Dodecafonismo

    Procure por música de Arnold Schoenberg, Alban Berg, Anton Webern, entre outros...

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Widdly Scuds
    A primeira parte parece trilha sonora de filme de suspense

    felipelfln
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Doggy

    Eu tbm. heheh

    makumbator

    Se for sei la então..

    LucasBM
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    makumbator
    Pelo que eu entendi é composição sem frescura, sem ficar se prendendo a harmonia

    Não é nada disso.

    Dodecafonismo é um sistema de composição, com regras bem rígidas.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Dodecafonismo

    Procure por música de Arnold Schoenberg, Alban Berg, Anton Webern, entre outros...

    Se é o Makumbator que tá falando, pode confiar kk.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    LucasBM
    Se é o Makumbator que tá falando, pode confiar kk.

    No caso é o Makumbator e a Wikipédia.
    Não tem o que duvidar.

    hehehe!

    SharedBR
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    particularmente, eu achei o "clima" da musica meio tenso...

    MMI
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Dodecafonismo é esse sistema maluco criado pelo Arnold Schoenberg. Quem quiser se aprofundar pode ler o livro "Harmonia" do mesmo, muito bom, recomendo para quem quiser se aprofundar no assunto de harmonia até chegar na piração do dodecafonismo. Ou seja, é o contrário do que falaram, é uma composição complexa que leva o conceito de harmonia a outro nível. Para mim ainda soa meio estranho, meus ouvidos reclamam um pouco desse tipo de música, o makumbator que me desculpe...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    No caso é o Makumbator e a Wikipédia.
    Não tem o que duvidar.


    E mesmo que fosse makumbator x wikipédia, eu ainda assim acreditaria no makumbator.

    De Ros
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    "E mesmo que fosse makumbator x wikipédia, eu ainda assim acreditaria no makumbator.
    "

    Sem sombra de dúvida!!

    2Humbucker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu realmente não entendi. Mas eu não entendo muita coisa nesse mundo mesmo.

    makumbator
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    De Ros
    Viciado em Guarana
    LucasBM

    HHhashsaha! Quem me dera!!!hhashsah!


    MMI
    makumbator que me desculpe...

    Eu desculpo...hsahsahsa! Mas para falar a verdade, dodecafonismo e serialismo também não são meus "estilos" preferidos de música. Apesar disso, realmente gosto de algumas coisas nessa linha. Principalmente do Berg e da fase de transição do Schoenberg. Também gosto muito da música ultra cromática do Wagner(que pode ser considerada como um preâmbulo do atonalismo)


    Aqui uma peça do Schoenberg que gosto bastante(quarteto de cordas com soprano, n.2). Aprecio as texturas criadas em camadas pelos instrumentos:

    http://www.youtube.com/watch?v=rKwmd1QT5UY





    Aqui um trecho do concerto para violino de Alban Berg(que foi um aluno genial de Schoenberg):

    http://www.youtube.com/watch?v=LtMAz70lFX8





    Aqui um Wagner bem cromático(ainda tonal, mas é o tonalismo levado ao extremo). Essa peça tem uma orquestração incrível(Prelúdio da ópera Tristão e Isolda):


    http://www.youtube.com/watch?v=fktwPGCR7Yw




    Essa última é uma das peças orquestrais que mais gosto.

    Bigtransa
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Bigtransa
    · votar


    essa música do arrigo barnabé é um exemplo de composição usando séries dodecafônicas...


    MMI
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    makumbator

    Deixa me corrigir, falei que não curto de "modo geral". Talvez eu tenha errado, mas é bobagem jogar no lixo todo o trabalho de músicas dodecafônicas, claro que sempre vai aparecer algo interessante no meio como nos vídeos. Mas de forma geral, não curto, provavelmente não iria numa noite de apresentações (que não conheço) exclusivamente nesse estilo. Aliás, to p da vida porque vou perder o JC Martins e orquestra Bachiana de graça amanhã...

    ohm777
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Esse tópico devia estar no Música em Geral não?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    makumbator
    Eu desculpo...hsahsahsa! Mas para falar a verdade, dodecafonismo e serialismo também não são meus "estilos" preferidos de música.

    Quote para a eternidade!!

    starling_music
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Legal esse topico pintar por aqui.
    Fui introduzido ao dodecafonismo quando estava na Berklee, é uma matéria obrigatoria para quem quer fazer trilha para filmes.
    O Shoenberg viu o dodecafonismo como uma evolução natural da harmonia e eu concordo com isso.
    Ele criou o sistema composicional e o mesmo tem regras. O basico é entender que você precisa tocar as 12 notas da escala cromatica antes de repertir uma nota, então, a atonalidade palpita constantemente.
    Mas como eu falei anteriormente, é um tipo de musica muito presente em trilha de filmes e quando o ouvinte comum linka o som a imagem ele consegue consumir mais facilmente o dodecafonismo.
    O meu cd Kairos lançado em 2009 usa esse sistema dodecafonico em varias composições e também no improviso.
    Inclusive eu uso esse pretexto para improvisar dentro de tonalidades pre estabelecidas, que até onde sei é algo inédito.
    Video aula:

    Quem se interessar pelo assunto convido tamb a visitar o meu site e ouvir as composições no meu player, onde uso a ideia do Shoenberg nas composições e no improviso.
    OBS: Existe uma diferença entre dodecafonismo e atonalismo, portanto, eu apenas uso a ideia dodecafonica composicional como inspiração mas não como regra.

    abs e paz.

    Mateus Starling

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dodecafônico? Eu não conhecia, e você?