composiçõe própia [avaliem]

Autor Mensagem
Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar



Estude métrica de poesia.

Ta legal, mais o que realmente não consigo, e criar a progressão de acordes que tenha algum sentido com que estou a cantar.rsrs

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Me manda um trecho de letra cantada para cabelo (ponto) roadie (arroba) yahoo (ponto) com (ponto) br

Vou te fazer um arranjo como exemplo, e vou explicando o caminho que utilizei.

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Infelizmente não tenho equipamento pra isto não,mas vou tentar

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Manda um in-box quando mandar o e-mail, to na "estrada" até domingo com show

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Eu sei que e ridículo, mais eu não sei ainda a usar o in-box,vou tentar aprender, e então vou tentar enviar.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Clica na minha patente (veterano), vai te direcionar direto pro meu perfil, já na aba recados. Digite a mensagem (não aceita links), e clique em enviar.

Gutovysk
Veterano
# jul/16
· votar


Amago
Estude métrica de poesia.

Isso aí Amago! A sugestão de Ismah é excelente para começar, e tem a ver com o que eu disse...

Daí, o que vc precisa é juntar a métrica da poesia com a métrica do compasso. O que muitas vezes é algo que intuitivamente vc alcança e reproduz.

Uma dica que costumo dar é se apoderar de uma música que vc gosta como se fosse sua. Daí vc a canta (se for cantada, logicamente) como se fosse vc inventando a letra na hora. Perceba que nesse momento vc pode treinar uma coisa de cada vez, ou as duas ao mesmo tempo: i) vc treina a letra (a poesia em si, como foi criada ou definida uma palavra), imaginando que a melodia já é dada; ii) vc treina a melodia (como as notas foram "escolhidas"), supondo que vc já tem a letra (a poesia).

A questão de se apoderar de uma música como se fosse sua é algo que desde criança a faço, e funciona, desde que vc a utilize para apreender e assimilar como ela foi "feita", e não para plagiá-la. Sacou? Utilizei essa técnica sem saber com o Kiss (na época que era "metaleiro"). Cheguei até a pegar uma música do Kiss e colocar a minha letra (em português) sobre uma música dele. E olha q não tinha essa noção musical que tenho hoje, e nem sabia que aquilo era feito no mercado da música (eu tinha 10/11 anos na época, e não conhecia que alguns músicos já pegavam algumas músicas e colocavam outras letras por cima). Depois, fiz o mesmo com a música clássica, isto é, tentava perceber o por que que um compositor seguiu uma determinada linha melódica e não outra.... É claro que tudo isso bem às cegas, pois não tinha teoria musical na minha veia... o que só fui ter com quase 30 anos, justamente porque percebia que não avançava mais! E essa é uma das minhas motivações em criar um curso de composição no meu site... Mas isso é papo para outro momento! rsrsrs

abraços,

Carlos Correia
http://www.tecnicasdecomposicao.com.br

Amago
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: Amago
· votar


Acho que entendi ,vou tentar fazer isto. Esta dica de como criar a linha de baixo e muito legal tambem, pena que não sei absolutamente nada de partitura, só sei tablatura mesmo.rsrs

Gutovysk
Veterano
# jul/16
· votar


Amago
não sei absolutamente nada de partitura, só sei tablatura meso.rsrs

Cara, bom saber disso! Estou terminando um mini curso básico para aprender a leitura de partitura. Teria interesse???

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Teria interesse???
Acho que sim ,e gratuito?

Gutovysk
Veterano
# jul/16
· votar


Teria interesse???
Acho que sim ,e gratuito?


A versão que vou lançar, a principio, será gratuita.

Disponibilizei para um conhecido a versão beta-beta-alfa (rsrsrs), e este me disse que eu deveria cobrar, nem que fosse um pequeno valor, tipo R$30,00, por que está bem esquematizado. Mas quero primeiro divulgá-lo. Além disso, como é pré-requisito ler e escrever o básico de partitura para o meu curso de composição, quero que este mini-curso seja o máximo aberto para mais pessoas.

Carlos Correia
http://www.tecnicasdecomposicao.com.br

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Gutovysk
Tenho interesse.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a composiçõe própia [avaliem]