Músicos eruditos ouvem e avaliam metal do Slayer

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/11


Para apresentar a banda que compôs "Raining Blood" aos não-iniciados na barulheira agressiva do metal, que deixa tantos fãs em êxtase, o G1 convidou três músicos eruditos para avaliar músicas que fazem parte do repertório que o Slayer apresenta na atual turnê.

A impressão deles ao ouvir ao som do grupo pela primeira vez é de que há muita "repetição" e "simplicidade", uma música "primal", com "caráter hipnótico" e tocada por "músicos muito competentes".

Leiam tudo no G1:

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/06/musicos-eruditos-ouvem-e- avaliam-metal-do-slayer-que-toca-em-sp.html


---------------------------------------------------------------------- -----------


Dá pra perceber que os caras não quiseram ser duros na avaliação e tentaram usar de eufemismos pra amenizar a opinião deles...

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Dá pra perceber que os caras não quiseram ser duros na avaliação

Nem conhecem muito bem o modo frígio (como todo bom músico erudito)...

Xeper
Veterano
# jun/11
· votar


Interessante... acho que a 1º vez que leio algo tipo com uma certa isenção. Msm que isso aqui: Dá pra perceber que os caras não quiseram ser duros na avaliação e tentaram usar de eufemismos pra amenizar a opinião deles... seja verdade.

Acho que me surpreendi mais pela atenção da Globo em um show do Slayer

Rodrigo_Iron
Veterano
# jun/11
· votar


Não disseram nada além da verdade.

Se for comparar com música clássica o Heavy Metal em sua maioria é muito probre musicalmente falando, mas o que caracteriza o Rock'N'Roll em sua essência desde os primórdios é o ritmo agitado e viciante e não composições com harmonias complexas.

Slayer é música pesada, com agressividade, levada rápida, e bastante distorção. É exatamente essa simplicidade que os fãs querem ouvir, eles vão no show pra curtir pular e ir nos bates cabeças, e não para averiguar a complexidade harmônica de um trecho da música.

P.S.: Gosto tanto de Slayer quanto de música erudita

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


E depois falam que Iron Maiden é repetitivo hahuahuahauh
zueira. Interessante, eu gostaria de ve-los analisando o som de algumas bandas que gosto, para saber qual seria a "opinião técnica" de pessoas com tal nivel de entendimento.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Dá pra perceber que os caras não quiseram ser duros na avaliação e tentaram usar de eufemismos pra amenizar a opinião deles...

dá para perceber que você é um pedante músico erudito wannabe

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/11
· votar


J. S. Coltrane
dá para perceber que você é um pedante músico erudito wannabe

Não sou músico erudito wannabe, sou um apreciador de música :)

Bigtransa
Nem conhecem muito bem o modo frígio (como todo bom músico erudito)...

Essa informação vem do mesmo lugar que a informação dos investimentos em trilhas sonoras do sul e sudeste? auihauhauhauhauha

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


Os fãzinhos de "Slayer" revoltadinhos :P

Bilelo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Bilelo
· votar


Rodrigo_Iron

É isso mesmo mano, até o meu professor do IG&T disse isso.
O barato do rock é a simplicidade harmônica, isso que caracteriza o rock.Quando tiver uma harmonia complexa aí deixa de ser rock e vira fusion.

T-Rodman
Veterano
# jun/11
· votar


Eu gostei do artigo.
Se for ver, um dos caras, o que comenta sobre a 'cozinha', tem mais elementos para fazer um bom review de um disco ou música, do que muita gente que faz rezenha de disco por aí afora.

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Não.... vem do comentário de um dos caras sobre a música usar "um modo cigano muito interessante" e da observação de que 90% desse pessoal estuda harmonia tradicional e contraponto de um jeito muito superficial e acaba ficando limitadíssimo.... Claro que isso não se aplica a quem estuda de verdade, mas é muito comum ver músico erudito com formação deficiente dando "migué" por aí....

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/11
· votar


Bigtransa
90% desse pessoal estuda harmonia tradicional e contraponto de um jeito muito superficial

Morri.

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Morri.

Não morra, estude harmonia! (coisa que músicos eruditos não fazem)

overlappingcircles
Veterano
# jun/11 · Editado por: overlappingcircles
· votar


tenho gostos muito ecleticos e adoro Slayer, apesar de nao escutar com tanta frequencia como fazia a uns anos atras. PARA MIM, os albuns Reign in Blood e South of Heaven serao sempre albuns marcantes na minha "caminhada musical". Quanto as opinioes dos outros, sao apenas isso... opinioes!!! achei interessante o que musicos que nao sao minimamente ligados ao meio do metal (e metal extremo ainda por cima) , mas para mim nao passa disso, uma informacao interessante sem grande relevancia para a minha opiniao ja formada sobre a banda.

Alias ate vou colocar Slayer pra tocar aqui so pra descontrair :)

Edit: estava presente neste e nao esqueco (bons velhos tempos, hehehe):

james_the_bronson
Veterano
# jun/11
· votar


Para apresentar a banda que compôs "Raining Blood" aos não-iniciados na barulheira agressiva do metal, que deixa tantos fãs em êxtase, o G1 convidou três músicos eruditos para avaliar músicas que fazem parte do repertório que o Slayer apresenta na atual turnê.

Incrível como a maioria dos rockeiros e metaleiros que se envolvem com música são "iniciados" na música chamada erudita mas a recíproca não é verdadeira...

Sempre escutei de gente desse meio: "Tem que se diversificar, conhecer e conviver mais com música, etc...". E pelo visto eles falham miseravelmente nisso. E não me refiro só ao pessoal da matéria, claro...

A impressão deles ao ouvir ao som do grupo pela primeira vez é de que há muita "repetição" e "simplicidade", uma música "primal", com "caráter hipnótico" e tocada por "músicos muito competentes".

"Caráter hipnótico". FODA :D !!!

'Eles gostam de Mi bemol!'

É mais ou menos como dizer que todo violonista que toca o "Prelúdio da Suíte pra Cello" em sol maior do Bach gosta de ré maior...

Fabio Zanon contou que já tinha ouvido falar da banda, mas nunca tinha escutado nenhuma das suas músicas. Após ouvir "World painted blood" e "Angel of death", ele fez elogios à bateria do Slayer e à "cozinha", como costuma-se chamar o casamento sonoro dela com o baixo.

"A bateria é muito interessante. O cara é criativo, pois as duas músicas são em compasso binário, muito repetitivo, e o cara consegue fazer coisas diferentes, mudar muito os formatos. Se não fosse a bateria, o som ia ficar muito primário", disse.


Compasso binário? A introdução de "Angel of Death" deixa isso bem claro. Só pela guitarra. Mas depois a bateria "aquecendo" reforça isso...

O violonista erudito fez questão de ressaltar que não é conhecedor do estilo.

Segundo Zanon, "World painted blood" usa uma espécie de modo cigano que "é interessante, foge um pouco à expectativa de harmonia padrão que eu esperava nesse gênero e realça o caráter lúgubre da música."

Que expectativa de harmonia padrão você esperava sem ser conhecedor do estilo, filhadaputa ( brinks, ok )?!?!

"Poderia definir a música feita pelo Slayer, assim como grande parte do rock, como rudimentar se a compararmos com obras produzidas ao longo da história da música clássica ocidental, ou mesmo com a música popular brasileira ou pelo jazz americano", disse, em texto enviado a pedido do G1.

"Rudimentar" comparado a 300, 400 anos de I IV V I :O ?!?!

defendendo o gosto alheio e alegando ser inútil gerar uma disputa sobre qual estilo é "melhor" de que o outro.

Tá com medinho de perder x] ...

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/11
· votar


apelar para a antropologia é xingar a mãe

2Humbucker
Veterano
# jun/11
· votar


james_the_bronson
Cara acho que ele não disse rudimentar num sentido depreciativo. Eu entendi esse rudimentar como: simples se comparado com o que eu estou habituado a ouvir/tocar, mas não necessariamente harmonicamente pobre.

Ao menos eu interpretei assim.

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


james_the_bronson
músico "erudito" quase sempre estuda muito pouco.... já entrou numa faculdade de música? as que conheço são ambientes pouco indicados pra quem quer estudar música e altamente recomendados pra quem quer virar viado...

james_the_bronson
Veterano
# jun/11
· votar


E isso porque tão falando só do Slayer...

james_the_bronson
Veterano
# jun/11
· votar


2Humbucker
simples

Eu também estu me referindo a "rudimentar" como sendo "simples" :P ...

Bigtransa
músico "erudito" quase sempre estuda muito pouco.... já entrou numa faculdade de música? as que conheço são ambientes pouco indicados pra quem quer estudar música e altamente recomendados pra quem quer virar viado...

Diariamente. Mas falando de "viado"... assim você me quebra, haha :\ !!!

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


james_the_bronson
Hehehhe, mas tá ligado tem a ver, né? A concentração só não é maior que na faculdade de artes cênicas....

Prometherion
Veterano
# jun/11
· votar


Hillsong
???

2Humbucker
Veterano
# jun/11
· votar


james_the_bronson
Estuda na UFRJ?

-Dan
Veterano
# jun/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Dá pra perceber que os caras não quiseram ser duros na avaliação e tentaram usar de eufemismos pra amenizar a opinião deles...

Não acho. E essa frase de um dos eruditos jsutifica bem isso:

"Não é que eu não tenha respeito e não admita qualidades musicais, simplesmente não tenho o componente antropológico pra me identificar"

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/11
· votar


Estranho... absolutamente TODOS os músicos eruditos que conheço (frisando que a maioria tem a mesma faixa etária que eu) conhecem bem de metal. O user Oboé daqui do fórum, inclusive, conhece mais do que eu se bobear... outro cara que conheci, André Ficareli (trompa, Municipal) não só conhecia muito, como tinha um visual metal-from-hell aehuahe

Mas enfim, como já disseram, são apenas opiniões.

Widdly Scuds
Veterano
# jun/11
· votar


É o mesmo que um mestre biólogo fazer análise do trabalho de um pedreiro.
E simplicidade é relativo.

Prometherion
Veterano
# jun/11
· votar


Widdly Scuds
Na verdade é um músico analisando o trabalho de outro músico, mesmo que de estilos bem diferentes...

Widdly Scuds
Veterano
# jun/11
· votar


Prometherion
Músicos que trabalham com sons diferentes, conceitos diferentes... São tão distantes quanto o meu exemplo.

Kobberminer
Veterano
# jun/11
· votar


Christhian
Estranho... absolutamente TODOS os músicos eruditos que conheço (frisando que a maioria tem a mesma faixa etária que eu) conhecem bem de metal. O user Oboé daqui do fórum, inclusive, conhece mais do que eu se bobear... outro cara que conheci, André Ficareli (trompa, Municipal) não só conhecia muito, como tinha um visual metal-from-hell aehuahe

Old, but gold
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3159468-EI238,00.htm l

james_the_bronson
Veterano
# jun/11
· votar


2Humbucker
Estuda na UFRJ?

Nem, eu fazia violão clássico lá, mas pulei fora, haha!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Músicos eruditos ouvem e avaliam metal do Slayer