【FIXO】 Pra quem acha que saber escrever corretamente não é importante!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu postei o vídeo, com um depoimento de um profissional, para mostrar que a falta de cuidado com um texto pode fechar as portas de um músico. Simples assim.

Na minha opinião, quando e como usar, vai de cada um e do contexto social. Mas uma coisa é certa: num ambiente formal, profissional, é crucial um texto bem redigido e conciso. Isso agrega valor. Já um texto desleixado pode ter o efeito oposto.

Em outro cenário, imagino um cara compondo uma música linda, escrevendo uma letra interessante com erros ortográficos. Nossa, é derrota total! Custa passar um corretor ortográfico?

Abs

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


MauricioBahia
MMI
Penta_Blues

Claro Penta,em verdade eu entendi o tok que o Bahia quis dar.O lance maior é "o tal do mixuguês",né?
Mas a minha idéia,foi uma "questão de alertar",para o "lado paranóico da coisa"!!!
Pois muitas das vezes(e isto,tenho visto muito),pessoas que manjam da escrita,utilizarem deste "artifícil",como "uma ferramenta de segregação" para os que não dominam a grafia!!!
No que além de ser uma paranóia total,acaba sendo um tremendo contra senso.Pois veja: Tem como cobrar logicidade na escrita,sendo que nossa grafia é algo totalmente ILÓGICO?
Sem contar o nível de ensino neste país,que é uma tremenda vergonha até os dias de hoje!!
Fora o lance de muitos não terem tido oportunidade na vida,de se dedicar aos estudos.Por conta de muitas vezes,muitos bem cedo,terem que trabalhar para colocar o pão na mesa de casa!!
E por estas e outras,que eu faço "este alerta"!!! Por conta de muitos utilizarem do conhecimento que tem,como "ferramenta de segregação"!!

Isso não tem nada a ver com o assunto do vídeo. Se o problema do Brasil é a educação de base, isso é problema do governo, não das gravadoras, independente da razão que leva o sujeito a ser um completo ignorante, no mundo real, que é do que o vídeo fala, ele vai sim ser "segregado".
Se ele não demonstrar que é capaz de se comunicar com alguma coerência e da forma aceita como a correta, não vai ser qualquer ativismo relativista que vai fazer a gravadora assinar com ele.

Isso está errado? Eu não sei, e responder isso não tem nada a ver com o vídeo, é um vídeo de como as coisas funcionam, e não de como elas deveriam funcionar.

Outra coisa, ficar usando a palavra segregação pra tentar dar um sentido negativo pra coisa toda, aproveitando-se do que essa palavra significa no imaginário das pessoas, é meio leviano, qual o problema de segregar(1. Separar ou separar-se de um todo. = apartar, desmembrar - http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=segrega%C3%A7%C3%A3o ) as pessoas que não são competentes das que são?
Se o sujeito não recebeu uma educação suficiente pra escrever com coerência é mais do que natural que ele seja segregado no mundo real, e qual o problema disso?
Deveríamos deixar de segregar, por exemplo, pessoas que não tiveram oportunidade de cursar medicina por uma série de fatores, dos médicos, permitindo que todo mundo que ache-se capaz opere uma pessoa? Simplesmente pra não sermos segregadores?




Estão vendo aí,rapazes,como "já estava demorando" ?



EDIT

Dou por encerrado os meus comentários por aqui.E não retiro nenhuma virgula do que eu disse até agora!! Para um bom entendedor,um pingo é letra !!!


Forte abraço a todos !!

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
Cara, eu entendi e concordo, mas com restrições.
Acho importante mesmo, como você falou, evitar ridicularizar os erros que vemos, mas creio que não existe melhor maneira de ajudar corrigindo os erros.

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Marcelo Bico
buddy guy
Cara, eu entendi e concordo, mas com restrições.
Acho importante mesmo, como você falou, evitar ridicularizar os erros que vemos, mas creio que não existe melhor maneira de ajudar corrigindo os erros.



Olá Marcelo,vejo que de certa forma,consegui "me fazer claro" por aqui.Obrigado pela compreensão!! Mas é como eu disse no meu post anterior:

"Dou por encerrado os meus comentários por aqui.E não retiro nenhuma virgula do que eu disse até agora!! Para um bom entendedor,um pingo é letra !!!


Forte abraço a todos !!'

2Humbucker
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
Penta_Blues
MauricioBahia
De Ros
LeandroP
Alan_Domingues
MMI
Marcelo Bico

Um instrumento mais simples que o corretor ortográfio e que resultaria em 50% menos erros de digitação, seria reler o próprio texto antes de postar. E mesmo que ainda assim você postasse-o com algum erro que passou desapercebido na hora da releitura, no fórum existe um botão chamado "editar" que deveria ser mais bem utilizado pelos foristas.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


buddy guy

Pra mim, o problema maior é quando o cara acha que escrever errado é normal. Esse aí é um grande candidato a ser "vaiado" pela galera.

Aliás, não acho legal ridicularizar as pessoas. Isso é falta de educação e aí, fica mais "feio" que escrever errado. Sim, já cometi esse ato deseducado (mesmo que zoando) algumas vezes aqui mesmo no FCC, mas aprendi que isso é um erro também.

Abs

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


MauricioBahia

buddy guy

Pra mim, o problema maior é quando o cara acha que escrever errado é normal. Esse aí é um grande candidato a ser "vaiado" pela galera.

Aliás, não acho legal ridicularizar as pessoas. Isso é falta de educação e aí, fica mais "feio" que escrever errado. Sim, já cometi esse ato deseducado (mesmo que zoando) algumas vezes aqui mesmo no FCC, mas aprendi que isso é um erro também.

Abs



Boa Bahia,+ 1 !!

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
É isso aí. Foi o que eu escrevi no meu post gigantesco: a falta de educação é mais sério ainda.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


buddy guy

Essa coisa de zoar eu faço direto com meus amigos na vida real. Sou muito palhaço, mas em postagens às vezes esse ato é mal interpretado por quem lê. Enfim, a brincadeira acaba ficando séria!

Por isso sou a favor desses emoticons com carinhas pq acabam quebrando um pouco o gelo. :-)

Marcelo Bico

Atitudes grosseiras são dispensáveis...

Abs

buddy guy
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
buddy guy

Essa coisa de zoar eu faço direto com meus amigos na vida real. Sou muito palhaço, mas em postagens às vezes esse ato é mal interpretado por quem lê. Enfim, a brincadeira acaba ficando séria!

Por isso sou a favor desses emoticons com carinhas pq acabam quebrando um pouco o gelo. :-)



Verdade Bahia,mas foi com eu reportei anteriormente:

Uma coisa é o cara brincar,outra é passar a querer segregar e ridicularizar !! E os oportunistas,não perdem uma !!!

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy

Camarada, eu entendi seu ponto de vista desde o começo. E vejo sempre o pessoal praticando o "esporte de malhar o Penta", vez ou outra sobra uns sopapos para outros também. Para esses, a pobreza de espírito fica bem clara para todos, porque aqui fica escrito e exposto para todos a falta de educação, de opinião ou de caráter das pessoas.
Eu, a exemplo do Bahia, já cometi erros aqui, pedi desculpas algumas vezes. Por isso acho que esse papo de "formadores de opinião", como eu e o Bahia, precisa ser visto com parcimônia, porque erramos também. Mas deixa pra lá, esquece.

De qualquer forma o vídeo é bom e bem que podia servir de lição para muitos. Pena que não estou vendo neste tópico quem precisava dessas lições! ;-)

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


MMI: Pena que não estou vendo neste tópico quem precisava dessas lições! ;-)

Mas eles devem estar lendo! :)

Abs

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI

buddy guy

Camarada, eu entendi seu ponto de vista desde o começo. E vejo sempre o pessoal praticando o "esporte de malhar o Penta", vez ou outra sobra uns sopapos para outros também. Para esses, a pobreza de espírito fica bem clara para todos, porque aqui fica escrito e exposto para todos a falta de educação, de opinião ou de caráter das pessoas.
Eu, a exemplo do Bahia, já cometi erros aqui, pedi desculpas algumas vezes. Por isso acho que esse papo de "formadores de opinião", como eu e o Bahia, precisa ser visto com parcimônia, porque erramos também. Mas deixa pra lá, esquece.

De qualquer forma o vídeo é bom e bem que podia servir de lição para muitos. Pena que não estou vendo neste tópico quem precisava dessas lições! ;-)



Grande MMI,não é à toa ques és considerado e tido como referência,por muitos amigos e colegas aqui.Sábias palavras,meu nobre amigo,sábias palavras !!!

Duds McCready
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
Parabéns pela iniciativa desse post. Assim como todos os amigos que estão respondendo, também sou adepto do bom português escrito, apesar de em muitas vezes usar abreviações, como "tbém", "vc", "pq".

Inclusive hoje mesmo, tive de mandar um e-mail para a minha banda, corrigindo um erro grosseiro, que não é do Português, mas que me "agrediu" logo que li... em um set list da banda, havia a música Around the world, do Red Hot, escrita "Arround the world". Os 2 R's foi praticamente uma facada no meu rim. hehe

2Humbucker
Um instrumento mais simples que o corretor ortográfio e que resultaria em 50% menos erros de digitação, seria reler o próprio texto antes de postar. E mesmo que ainda assim você postasse-o com algum erro que passou desapercebido na hora da releitura, no fórum existe um botão chamado "editar" que deveria ser mais bem utilizado pelos foristas.

Exatamente!! Concordo em tudo o que disse aí. E tem algo que já ajuda bastante. Digita no google. Grande parte do nosso vocabulário, se digitado incorretamente, ele já corrige antes de exibir o primeiro registro. Ficou na dúvida, digita lá ou no word. Vai custar somente 10 a 15 segundos a mais, e o texto vai ficar padrão.

Abraços!

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


MMI
De qualquer forma o vídeo é bom e bem que podia servir de lição para muitos. Pena que não estou vendo neste tópico quem precisava dessas lições! ;-)

Sem querer generalizar, normalmente, com exceções, o pessoal que peca na escrita é a garotada mais nova, e não vejo interesse deles em participar de uma discussão dessas. Mas vai dizer que o Slash é isso ou aquilo, aí eles aparecem aos montes!!


Duds McCready
Cara, eu até aceito alguns erros em inglês, dependendo do contexto. Mas no caso da sua banda aí, que trabalha com músicas em inglês, é obrigação mesmo manter a língua correta, mesmo não sendo a nossa língua.

Dia desses eu também dei um puxão de orelhas no vocalista da minha banda, já que ele insistia em cantar "... smoke on DÍ water..." e " ... hold back DÍ water..." A pronúncia correta é..."DÂ water..." estava pegando mal prá caramba.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


Duds McCready

Vc falou de e-mail pra banda e eu me lembrei dos releases que temos que criar e, de vez em quando, atualizar. É uma carta de apresentação, portanto super importante. Imagino as pérolas que devemos encontrar por aí...

Abs

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI
MauricioBahia

Cansei de ver garrafa de ceveja,copo d'água em cima de ampli !! Aliás,foram raras as vezes que não presenciei isto!!!

Duds McCready
Veterano
# jun/11 · Editado por: Duds McCready
· votar


Marcelo Bico
Sem querer generalizar, normalmente, com exceções, o pessoal que peca na escrita é a garotada mais nova, e não vejo interesse deles em participar de uma discussão dessas.

É verdade. Inclusive isso me fez lembrar da época em que eu com meus 15 anos acessava o ICQ e insistia e relutava em não utilizar as palavras típicas de chats e conversas online, como o "naum". Acho que isso é questão de interesse pessoal, mas que muitos não estão nem aí e não se esforçam para não entrar na onda. E acho que pior do que a internet, são os celulares e o limite de tamanho das mensagens. Isso ajuda ainda mais a utilização das abreviações, das mais simples as mais bizarras. Daqui a pouco no "BR", falaremos "pt". Português?! O que é isso?! hehe

E isso concordo. Se a banda quer fazer músicas ou tocar covers em inglês, que a pronúncia e escrita seja correta né... Ainda bem que apesar da escrita errada, na minha banda o vocalista se preocupa bastante com a pronúncia.

MauricioBahia
Releases. Até que ponto um release mal escrito pode influenciar a escolha de uma banda, por exemplo, para tocar em algum lugar? Será que isso tem um peso na hora de se escolher uma banda? Pergunto isso porque tem vários bares aqui de Curitiba que solicitam além de demo, um release da banda.

Abraços

Benva
Veterano
# jun/11
· votar


Bom, em minha humilde opinião: se alguém errar por desconhecer a norma enquanto tenta usá-la deve ser corrigido, mas não ridicularizado, lógico. Às vezes é difícil resistir, eu sei, mas é o certo a se fazer. rsrs

Agora quem erra e não percebe que erra, ou quem erra e pensa "foda-se, isso não é forum de gramática" são casos mais sérios. Devemos ter cuidado com o primeiro - que não teve educação adequada, e por isso não pode ser sacrificado - e muito mais ainda com o segundo, pois é capaz de fazer uma zona só porque foi corrigido. Nesse caso entra o problema da arrogância, mas essas pessoas eu ignoro. =)

T-Rodman
Veterano
# jun/11
· votar


Duds McCready
sobre releases, você assistiu o vídeo?
Se não assistiu, assista. Senão, assista novamente.
Escrever o release é o cartão de visitas da banda. É seu próprio 'curriculum vitae', ou sua 'carta de apresentação'.

Está claro que além de uma amostra do trabalho que a casa quer o seu 'press release' pelo menos para eles mesmos enviarem para quem confecciona os 'flyers' do dia em que vão tocar. É para isso que um release bem escrito pode ser bem utilizado pela casa.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Duds McCready: Releases. Até que ponto um release mal escrito pode influenciar a escolha de uma banda, por exemplo, para tocar em algum lugar?

Eu acho que pode influenciar se duas bandas, por exemplo, são equivalentes em termos musicais e preço. Suponhamos que a primeira apresente um release claro e bem redigido. A segunda, um texto feito "nas coxas", cheio de erros. Aí a primeira teria minha preferência. Mas acho que seria um caso raro pois a questão música/presença de palco pra tocar num bar, contaria mais.

Abs

ps.: eu pegaria o release tosco e pediria pra ser refeito, sem erros pois não publicaria uma porqueira nas propagandas :)

Duds McCready
Veterano
# jun/11
· votar


T-Rodman
Não assisti, porque não tenho acesso aos vídeos aqui no trabalho. Desculpa se postar algo que está nos vídeos e se tornar repetitivo, mas é que vi o post somente hoje a tarde. Li alguns dos posts do pessoal, antes de fazer o meu primeiro, mas vou dar uma geral nos vídeos assim que tiver um tempo disponível em casa.

MauricioBahia
Aí que está. Dependendo da cabeça da pessoa, que não dá a mínima para os fatores secundários - nesse caso o português bem escrito - não vai fazer questão nenhuma de se corrigir e buscar aprender a escrever corretamente. Só que isso, ao meu ver, deveria ser o fator principal para tudo. Falar e escrever corretamente, e aí desempenhar o seu trabalho (ex: Músico, engenheiro, advogado ou qquer outro).

Abraços!

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


Duds McCready: Não assisti, porque não tenho acesso aos vídeos aqui no trabalho.

Pô, é bom assistir pois é o motivo do tópico! ;P Lembrando que o cara que fala no vídeo é profissional da área.

Abs

T-Rodman
Veterano
# jun/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


você citou engenheiros, rs - e eu me lembrei que engenheiros não gostam de falar, de se apresentar, de se dirigir ao público - isso os do Brasil.
Então. Vejamos como é a segunda geração de CEO's de grandes empresas, como exemplo, a Apple:
http://www.apple.com/ios/ios5/gallery.html#video-ios

- note como ele fala. É pra uma criança que está no segundo ano de escolinha de inglês, entender.
E acha que é só a Apple que é assim?
- bom, meu conhecimento é sobre CEOs de empresas de TI. Ver a primeira geração deles fazer um keynote não é das tarefas mais legais, principalmente para ouvir texanos com sotaque puxado, tal como era o já aposentado CEO da Intel. Agora a partir das gerações que hoje estão chegando na ponta (exclua o Ballmer desssa, rs), sim, clareza na fala e na escrita é primordial. O próprio Steve Jobs não é o mestre nisso, mas todo mundo que ele contratou, é.

Craig Berrett - retired Intel CEO:
http://www.youtube.com/watch?v=N6ITPJSBAdQ
Paul Otelini - Intel CEO:
http://www.youtube.com/watch?v=p2vrLt63k0c
- aqui são 2 gerações de CEO's trabalhando. E os cargos lá de cima, geralmente, além da genialidade de cada um, conta muito a apresentação deles.
É interessante ver como é o apresentador de cada empresa, já que a Intel tem uma linha mais 'reta' do que a da Apple.

Duds McCready
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
Vou fazer isso ;). Me empolguei com o que li e me atravessei postando antes da hora... hehe. Foi mal!

Abraços!

LeandroP
Moderador
# jun/11
· votar


Se você encontrar um erro meu (e se procurar vai encontrar), pode dizer. Não fico aborrecido. Se eu puder, volto e corrijo. Assim eu aprendo.

Não sei de tudo e estou disposto a aprender.

Podem procurar... "Tá lanssado o dez a fio".

°.°

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


LeandroP: e se procurar vai encontrar

Uzeabuska e seja feliz! :)

Abs

LeandroP
Moderador
# jun/11
· votar


MauricioBahia
Uzeabuska e seja feliz! :)

Ou não heuahuheahe

LeandroP
Moderador
# jun/11
· votar


MauricioBahia

Cara, achei legal o vídeo e assim que tiver um tempinho verei os outros. Valeu, manolo ;)

T-Rodman
Veterano
# jun/11
· votar


olha que feio!

Adriano aparece com mulheres na balada, mas fala que eram amigos

Atacante, que segue entratamento de lesão no tendão de aquiles, disse que foi liberado

http://imageshack.us/photo/my-images/585/entratamento.png/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pra quem acha que saber escrever corretamente não é importante!