Curiosidades sobre o Rock n' Roll.

    Autor Mensagem
    leo_rock_n_roll
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: leo_rock_n_roll


    O rock and roll (também conhecido como rock 'n' roll) é um tipo de musicalidade que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, com raízes em sua maioria em gêneros musicais afro-americanos, e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.
    Os instrumentos mais comuns no rock and roll são uma ou duas guitarras elétricas (uma base e outra solo), um contrabaixo (depois de meados dos anos 1950, um baixo elétrico) e uma bateria. Nos primórdios do rock and roll, entre o final dos anos 1940 e início dos anos 1950, também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.
    A batida é essencialmente um blues boogie-woogie com um contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa clara. A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, o rock and roll - como visto nos filmes e na televisão, e de acordo com a mídia que se desenvolvia àquela época - influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Ele começou a gerar vários sub-gêneros - muitas vezes sem o contratempo característico originário- que são mais propriamente chamados simplesmente Rock.

    Gostaria de respostas diferentes desta que eu peguei la na Wikipédia, alguem teria alguma novidade ou curiosadades que poucas pessoas saibam sobre o rock?

    Falem tudo que vocês sabem sobre o rock acho que seria legal dividir essa idéia. Falem também sobre essas novas bandas e as velhas. O que vocês acham delas?

    pedroes
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: pedroes
    · votar


    O que vocês acham delas?

    eu acho que já existe um tópico sobre o assunto...


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/99308/


    Além disso, também acho que todos aqui sabem usar o wikipédia.

    leo_rock_n_roll
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: leo_rock_n_roll
    · votar


    pedroes

    É pior que nem reparei rs

    O problema é que esse tópico ta meio avacalhado tem cara zuando falando coisa que nem tem haver. Eu to curioso pra saber mais sobre o rock mesmo só que esse tópico ai não fala muita coisa interessante.

    Acho que um tópico com mais debates seria legal se conhecer algum e puder me passar.

    Abraços e vlw!!!

    OBS: Da wiki, so peguei pra mostrar o que todo mundo sabe e não seria tao interessante ficar repetindo no tópico !!!

    pedroes
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    leo_rock_n_roll

    Po, era só vc postar isso que postou lá e o tópico ia ressurgir com outro clima. Não precisava criar outro.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Marcelo Bico
    · votar


    leo_rock_n_roll
    A origem do Rock and Roll está em 1954 com Bill Haley and His Comets. Era uma banda essencialmente de country music. Foram os primeiros a colocar a batida de country / hillbilly com acordes de rythym and blues. A canção é Rocket 88 e é considerada a primeira canção de rock and roll da história.

    Todavia, Bill Haley já era considerado "velho" para os padrões da época e sua imagem de bom moço não combinava com a rebeldia sugerida pelo ritmo que surgia. Surgiu Elvis Presley, que cantava como um negro, dançava provocantemente e tinha a imagem da rebeldia, além de ser bonito. Era tudo o que as gravadoras precisavam para começar a vender discos às adolescentes e, vindo de reboque, aos adolescentes.

    Com a popularização do rock and roll ( começando a ser aceito por ter sido popularizado por um branco ) a garotada começou a se interessar pelo que era o rock, e suas origens. Abriu-se espaço aos roqueiros de raiz - Chuck Berry e Little Richard. E seguindo o caminho aberto, mais tarde Jerry Lee Lewis e Fats Domino.

    Todavia, como o rock ainda era socialmente repelido, surgiram movimentos contra o rock and roll, protestos da Igreja e alguns setores da sociedade americana. Com a ida de Elvis Presley para o exército, a ida de Chuck Berry para a prisão ( drogas, sexo com menores e roubo de carro ), a guinada de Little Richard para a religião, e a perseguição social contra Jerry Lee Lewis ( casou-se com uma prima menor de idade ), o rock caiu no limbo em fins dos anos 50.

    Estaria fadado ao esquecimento talvez, se não fossem quatro ingleses cabeludos, bonitinhos e com cara de bons moços a misturar canções inocentes e regravações de standards do rock. Os Beatles iniciaram o que se chamou de Invasão Inglesa: foram fundo nas origens do rock e popularizaram o estilo americano, devolvendo mastigado para as rádios americanas. Junto deles vieram os Rolling Stones, que buscaram gravações obscuras e lados B dos grandes artistas de blues e rock and roll americanos da década anterior. A terceira banda da invasão inglesa foi o The Who, com letras ácidas sobre diferenças socias, sexo e política. Tudo isso novidade na primeira metade da década de 60. E a quarta banda a invadir os EUA foi o The Kinks, com letras sarcásticas e riffs criativos.

    Na segunda metade dos anos 60 veio a segunda Invasão Britânica: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple.

    Isso tudo aí é a origem do que existe hoje no pop e em qualquer vertente do rock.

    leo_rock_n_roll
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Marcelo Bico

    Curti pra caramba sua resposta tem bastante coisa que eu não sabia
    vlw ai XD

    pedroes

    Realmente até poderia, mas agora vo deixar rolar ja ta pronto mesmo!rs

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curiosidades sobre o Rock n' Roll.