dica para shows e ensaios!

Autor Mensagem
dudu 182
Veterano
# mar/11


bem galera eu já usei a busca avançada e achei algumas coisas,mas estou criando esse tópico para ter coisas mais exatas para tirar só não as minhas duvidas mas sim a de todos.

vamos lá então.

Para shows:

1- Como agir no primeiro show?
2- que roupas e acessórios usar?
3- oque fazer?
4- como interagir com o publico?
5- como perder a vergonha?
6- puxar pessoas para cima do palco para interagir e depois pedir para elas pularem no publico é uma boa idéia?
"se tiverem mais duvidas coloquem ai"

ensaios:

1- como ter um aproveitamento melhor dos ensaios e se divertir ao mesmo tempo?
2- quanto tempo de ensaio e de pausa no mesmo dia?
"se tiverem mais duvidas coloquem ai"

Minha banda toca rock alernativo mais voltado para o punk rock e pop punk.
algumas das banda que tocamos:
cpm 22,blink 182,green day,sum 41, the offspring

sem zuação galera para fazer um tópico concentrado para ajudar muitas pessoas obrigado!

Doggy
Veterano
# mar/11
· votar


Quanta preocupação... Só vai lá e toque.

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Doggy
Quanta preocupação... Só vai lá e toque.


Estou ficando cada dia mais fã desse cara.

Marabá
Veterano
# mar/11
· votar


6- puxar pessoas para cima do palco para interagir e depois pedir para elas pularem no publico é uma boa idéia?

não faça isso

Córtex Frontal
Veterano
# mar/11
· votar


Gaiteiro15
Estou ficando cada dia mais fã desse cara.


Eu não =]


dudu 182

Cara, não se preocupa com nada... usa uma roupa confortavel e normal (não vai praticamente vestido de anime, né?)

Se preocupa mais com as musicas do que a aparência..

Nunca temos mais vergonha alheia do que ver aquele cara todo poser, se achando o melhor guitariista do mundo, mas não toca nada..

abrçs

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


Gaiteiro15
Estou ficando cada dia mais fã desse cara.


Eu não =]
[2]

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182

Olha, tem MTO topico sobre isso, mas to d bom humor hj entao nao vou mandar usar a busca hauhaa.
Oh

vamos lá então.

Para shows:

1- Naturalidade. Tenta nao pensar mto nisso, nao fique nervoso. Se vc errar no show, dificilmente o publico percebe, a menos que seja um erro mto grave. E se errar, nao bota cara de bunda, apenas finja q ta tudo bem.
2- Vai à gosto. Pode ser tipo o david gilmour que vai de jeans e camisa preta ou tipo o kiss. Vc define teu estilo
3- ?
4- Mesma questão do 2. Ja q é primeiro show, se preocupa mais em tocar e acertar, dpois com o tempo vc vai ganhando a manha de interagir com a galera, de ter mais presença.
5- cOM O TEMPO. E nao vai encher a cara pra tentar fazer a vergonha passar, pq se vc nao aguentar beber e tocar, ai sim vai passar vergonha.
6- Se tiver gnt embaixo pra segurar, td bem. Se nao tiver, vc pode machucar as pessoas e ser processado (nao resisti)

ensaios:

1- Uma dica é levar todas as musicas do set escritas em um papel, assim na hora do ensaio na fica a putaria do "e ai q musica a gnt toca"? e fica perdendo tempo nisso. Ja leve tudo escrito e vao seguindo, de preferencia na ordem que vao tocar no show.
2- O quanto for preciso até tudo estar correto e vcs estiverem seguros...


abçs e bom show

patudodi
Veterano
# mar/11
· votar


Cara, tive uma banda que so me disse que vc tem que escolher bem as pessoas com que voce vai trabalhar, e umas outras coisinhas basicas, entao tudo que eu vou colocar está em ACHO ok?

Deem uma treinada em presença de palco, sim, deve-se treinar isso.
Se voce ver algumas performances ao vivo da mesma musica, voce vai ver que normalmente os movimentos sao parecidos, na hora do solo o guitarra o guitarrista fica na frente, na ponte o baixista fica correndo, entre outros, claro que provavelmente como eh o primeiro show nao vai ter muito espaço pra esse tipo de coisa, mas ja da pra pensar um pouco sobre isso. Lembre-se que eles estao lá pra ouvir e ver voce, entao deve ter algum entretenimento visual tambem.

Olha cara, sobre interagir com o publico, depende do publico, depende de como as pessoas agem. Se voce pedir pra eles marcar tempo batendo palma, e eles nao fizerem isso, nao vai ficar legal, tem que ver quantos amigos seus tem no lugar pra fazer isso por voce e tal...

Sobre os ensaios, eu acredito que toda banda deveria improvisar e compor junta, pra unir a banda, dar uma relaxada e tal.

dudu 182
Veterano
# mar/11 · Editado por: dudu 182
· votar


Motoboy From Hell-SDMF e
patudodi
Obrigado pela ajuda
eu toco baixo.
e tava pensando em fazer algo tipo isso:

será que seria legal tipo não pro primeiro show. oque voces acham?
não só o que o mike (baixista) faz, mas tbm fazer o que o billie (vocal e guitarra) faz.

Spect
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182

Cara, esquece isso. Você só tem 14 anos, é sua primeira apresentação, provavelmente vai ser num local bem pequeno e o público vai estar pouco se fodendo para o que vocês tocarem.

Simplesmente toque, só isso.

gbmeioponto
Veterano
# mar/11 · Editado por: gbmeioponto
· votar


Vou falar o pouco de experiencia que eu tenho aqui pra vc. No meu primeiro show, eu fiquei nervoso, sim, mas cheguei lá e toquei. Não pulei muito, não fiz muita coisa, mas tenha em mente que isso é ruim. Já vi uns 20 shows de amigos em que eles ficavam estáticos tocando, e isso é muito ruim mesmo. Só que nos primeiros shows, vc não vai conseguir pular tocando, essa habilidade vc adquire no ensaio, arrisca um pulo de vez em quando. Depois, nos shows, eu fui me soltando cada vez mais. Ainda não lançei aquele pulo, mas já consigo me andar mais pelo palco, me movimentar, correr, etc. Um dia agente chega nos pulos, mosh, etc..
Espero que eu tenha ajudado.
abc

Edit: E quanto as roupas, se vcs forem lançar um estilo, MARQUEM pelo amor de deus a roupa q vcs vao usar. Não adianta ir um colorido, outro punk, outro pelado, e o outro de terno. Pelo menos mantenham um estilo parecido.
abc

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182


velho, relaxa. se preocupa em fazer um bom show primeiro. Isso ai do video do green day vc pega com o tempo. vc acha q eles faziam isso no começo? Alias, vc acha q vai tocar onde? no morumbi? maracana? Teu primeiro show de certo vai ser num muquifo com pessoas q nem conhecem voces, relaxa e faz um bom show hahaha

abçs

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


Teu primeiro show de certo vai ser num muquifo
disso num tenha duvida, e outra:
quando vc pular neles eles vao é abrir espaço ao inves de te segurar, e tu vai cair de cara no chão!
asuhsaisahiahsiahsihuashis

dudu 182
Veterano
# mar/11
· votar


gbmeioponto
vlw cara.

erickx
Certo que não vo fazer tudo isso no primeiro show
só perguntei se seria legal fazer algumas coisas do tipo.

dudu 182
Veterano
# mar/11 · Editado por: dudu 182
· votar


ok!
tudo que eu precisava saber sobre os shows ja sei
mas pros ensaios
para se divertir e reder os ensaios
como vcs fazem?

patudodi
Veterano
# mar/11
· votar


eu nao faço nada bixo, desmontei minha banda depois de ver os vadios que os bichos eram...
Hahahaha

Cara, brinquem com as musicas, façam umas macaquices, no instrumento ou na pessoa, grite umas merdas, coloque um bend estranho num lugar mais estranho ainda. Abra as pernas em 70 graus com cara de mau só pros outros darem risada, de um urro brutal numa parte tranquila, por ai vai.

Voces podem desenvolver a habilidade de fazerem Jams juntos, deve ser divertido entre amigos, assim como compor...

gbmeioponto
Veterano
# mar/11
· votar


Cara, pra se divertir é a mesma coisa que vc me perguntar:

"Como se divertir com os amigos?"

Não tem uma resposta, apenas tem que ser seus amigos. Saiam em banda, vão ao cinema, baladas, praia, etc.. Saídas em banda vão fortaceler a amizade de vcs e consequentemente vcs vão se divertir qdo tiverem juntos no estúdio.
E pra render, o macete é não perder tempo. Quando começar a putaria de nego trocar de instrumento, enrolar e tal, se tiverem tempo de sobra beleza, mas se tiverem tempo contado é só um gasto a mais.

Resumindo, só se preocupe com uma coisa: relaxar e fazer o que vc gosta, de preferencia com quem vc gosta. Nao se preocupe tanto com tantas coisas. O resto vem de brinde.

abc

Chad Stroke
Veterano
# mar/11
· votar


Mano, sobre os ensaios é fazer o que a galera falou mesmo.

Mas uma coisa eu tenho a dizer por experiencia própria, escolha bem com quem você pretende tocar, pois eu tinha uma banda, acabamos semana passada (nos formamos em outubro), os caras tavam pouco se fudendo para a banda, tanto que não chegamos a lugar nenhum. E para você ter uma idea desde outubro só ensaiamos 4 vezes. A falta de responsabilidade dos outros integrantes era grande, ficavam reclamando porque tinham que ensaiar! Porra pra mim ensaiar era uma coisa muito foda. Começaram a relaxar, só eu que me importava com aquela merda, ai começamos ensaiar só quando tinha apresentação (só 2, e para a familia em festas...) na primeira ensaiamos 2 vezes seguidas antes dela, uma em um sabado e outra antes da festa. Ja na segunda avisei eles que iamos tocar um mês antes, pergunta quando fomos ensaiar? Só horas antes da festa, que era as 19:30. Iamos ensaiar de tarde e só parar pra ir pra casa, tomar banho e voltar para tocar pro povo, só que aconteceu um imprevisto e o batera marcou de ensaiar as 8:00, ok, eu cheguei no local do ensaio 7:30 e o mesmo que mandou ensaiar as 8:00 só chegou as 10:30, até montar tudo, fomos começar a ensaiar as 11:15.

Espero que fique claro o que eu disse, para fazer banda com quem queira chegar ao mesmo objetivo que o seu, porque eu levava isso como uma responsabilidade, um compromisso sério e queria ir pra frente com a banda mas os caras só encaravam isso como uma ocupação para o fim de semana.

fernando tecladista
Veterano
# mar/11
· votar


1- Como agir no primeiro show?
seja você, não não tente agir como o super star, sendo que você está tocando em uma quermesse

2- que roupas e acessórios usar?
a do seu estilo de música, as que você gosta, não coloca coisa demais pra não parecer uma drag

3- oque fazer?
tocar

4- como interagir com o publico?
naturalmente, veja shows de outras bandas do seu estilo e veja o que elas fazem

5- como perder a vergonha?
tocando muito por ai

6- puxar pessoas para cima do palco para interagir e depois pedir para elas pularem no publico é uma boa idéia?
nem pensar
primeiro que se você chama 1 sobe 15, depois não se sabe se vão segurar o cara e vai sobrar pra tu que começou
microfone é uma arma poderosa, tenha cuidado com o que fala nele

-------------------------------------------


1- como ter um aproveitamento melhor dos ensaios e se divertir ao mesmo tempo?
se alugou estúdio, aproveite o tempo pra ensaiar porque é pago e depois saia pra tomar sorvete (sorvete porque você tem 14 anos)

2- quanto tempo de ensaio e de pausa no mesmo dia?
quando minha banda aluga estúdio é por 2 horas mais do que isso cansa e menos não rende, pausa uns 5 min entre cada hora ou quando certa música ferve os neurônios

Chad Stroke
Veterano
# mar/11
· votar


fernando tecladista

E em duas horas da pra ensaiar de boa?

Na minha agente ensaiava no clubinho do batera geralmente das 14:00 as 18:00, eu não me cansava só quando estava calor porque o quarto não tinha ventilador hehe.

abraços

Tivertimailaif
Veterano
# mar/11
· votar


Chad Stroke
Depende de quantas músicas cara. A banda que eu toco, geralmente ensaia 2 horas e da pra passar as músicas de boa, pq geralmente, se passa no maximo 2 vezes a música inteira, e acerta uns pedacinhos no meio dela.

Chad Stroke
Veterano
# mar/11
· votar


A banda que eu tinha tocavamos punk rock, então as musicas eram rapidas e dava pra ensair mais de uma vez cada.

Chad Stroke
Veterano
# mar/11
· votar


Mas tipo, se for uma banda de Heavy Metal 2 horas da pra ensaiar umas 20 musicas uma vez só.

dudu 182
Veterano
# mar/11
· votar


vlw galera ja tirei todas minhas duvidas!
obrigado!

Chad Stroke
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182

Tem video da sua banda pra agente ver?

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182
cara, vão aí uns conselhos de quem já toca há algum tempo e já teve experiências ruins, além de ter presenciado outras piores:

- o que voce NÃO deve fazer: ficar preocupado em fazer poses que seus ídolos fazem: tocar de perninhas abertas, colocar o instrumento na altura do joelho, ficar batendo cabeça e pulando de um lado pro outro desnecesariamente, usar o modelito que seu ídolo usa... porque tudo isso pode atrapalhar na execução da música. Quem faz essas presepadas todas são os caras com anos de palco, não você, que está começando agora.

- o que voce deve fazer: se concentrar na música, saber suas limitações e não tentar fazer nenhuma gracinha que não foi ensaiada ou combinada com a banda. Muitos dos "improvisos" que a gente vê nos shows são na verdade exaustivamente ensaiados.

- a banda TEM que estar ensaiada. Ninguém precisa tocar prá caralho, mas se todos estiverem ensaiados, vai agradar. Isso é certo.

- todos os integrantes tem que ter o set list impresso, debaixo do pezinho. Assim, acaba uma música e começa outra, sem ninguém ficar olhando um pro outro com cara de bobo.

- não fique bêbado, pois tá correndo o risco de fazer besteira. Bêbados, só os profissionais ( ou os posers que fingem estar bêbados ). Beba água.

- decida qualquer coisa ANTES de subir ao palco, seja set list, posicionamento, quem dá boa-noite, quem se comunica com o público, etc.

- curtam o som que estão levando e, importante, mostrem ao público que estão felizes em tocar. Se alguém da banda está de ovo virado, não deixe o público perceber.

- use roupa confortável e condizente com a ocasião. Não precisa tocar de terno e gravata, mas bermudinha à noite é coisa de funkeiro. Cuidado com faixinhas, fitinhas e botinhas, calças apertadas que incomodem ou limitem movimentos. Se quiser dar uma coçadinha, disfarça.

- evite chicletes, principalmente se você canta ou faz backing. Se engasgar é mico certo.

Cara, e apague essas idéias de chamar o público pro palco e empurrar os caras de volta. Vai que um desses tropeça em um cabo, pisa em algum pedal, danifica um instrumento...

dudu 182
Veterano
# mar/11
· votar


Chad Stroke

Teria o video se não fosse o guitarrista ter excluido sem querer.
"tragico..." mas quando eu tiver eu posto aki!

Marcelo Bico

Ja entendi tudo que presisava e até oque não precisava.

vlw galera, obrigado por tudo.

Chad Stroke
Veterano
# mar/11
· votar


poses que seus ídolos fazem: tocar de perninhas abertas, colocar o instrumento na altura do joelho,

James Hetfield?

dudu 182
Veterano
# mar/11
· votar


galera só mais uma duvida:
oque posso fala com o publico durante o show???

Chad Stroke
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182

Muitas coisas:

1- Se pressentir os sintomas consulte um médico ou um infermeiroooo!!!

2- Ouviram do Ipiranga as margens placidaaaas!!!

3- Não tinha medo o tal João de Santo Cristooo!!!

4- 2 + 2 é Quatrooo!!!

5- Puta queu pariooo!!!

heheh, mas agora falando sério no primeiro show acho que não tem muita coisa a dizer porque com certeza vão te ignorar então diga assim: "Nós somos a banda tal de cidade tal e valeu!!!"

É isso mano.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dica para shows e ensaios!