Rumo a faculdade

Autor Mensagem
Mulambo80s
Veterano
# fev/11
· votar


então esse é o caminho! :D


Me dedicar ! meio que offtopic.. alguem sabe de bom conteudo pela net? enquanto não pego firme "fora da net" ?

beca 84
Veterano
# mai/11
· votar


Aee galera to resucitando esse tpc pra nao criar outro com o mesmo assunto.

Entao meu pensamento era fazer a faculdade de musica estudar licenciatura e depois de estar trabalhando tentar entrar na tao conceituada berkle college of music, mas lendo esse tpc percebi que a licenciatura nao vai me ajudar em praticamente nada pois o foco dela é mais pedagogia e aqui na bahia so connheço a ufba que pelo que eu li o foco dela é mais musica erudita e nao contemporanea que é o que eu quero estudar.
Entao vim pedir as opinioes de vcs, o que que eu possso fazer, e se alguem conhecer alguma faculdade de musica na bahia fala aee. vlw

Ken Himura
Veterano
# mai/11
· votar


beca 84
Defina música "contemporânea". Porque se você estiver se referindo à música erudita feita da década de 50 pra cá, vai ter muito no curso sim.

ROo
Veterano
# mai/11
· votar


Sei lá, depende de qual faculdade, não há uma hegemonia em didática.
Eu faço licenciatura na UEL e temos aula de percepção, harmonia, regência, arranjo, coral, técnica vocal, aula de instrumento que você escolher, laboratório de criação, história da música, história da arte e aí as matérias pedagógicas, tipo educação musical, metodologia da pesquisa, psicologia da educação e além de estágio obrigatório desde o primeiro ano em escolas públicas.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/11
· votar


Estou desistindo de fazer faculdade . Porque pude perceber que não é tão necessário assim.

Ken Himura
Veterano
# jun/11
· votar


Alexandre Lavignoso
Você pretendia fazer o que com o conhecimento/diploma adquirido na faculdade?

GuilhermeMarsi
Veterano
# jun/11
· votar


Oq vc pode tambem fazer é um técnico com música !!!
Se eu nao me engano no Souza Lima tem esse curso...

Faço facu de música (bacharel em guitarra) e para vc fazer um curso desses tem que estar MUITOOO preparado psicologicamente poir vc vai ver um repertório que talvez nao te agrade no começo (Musica Brasileira e principalmente JAZZ) e a cobrança é gigantesca !!!

Mas o meu maior conselho é NAO ENTRE NA FACULDADE SEM ANTES TER ESTUDADO MÚSICA NUM CONSERVATÓRIO SÉRIO !!!

É impressionante o numero de pessoas que entram no curso de música e saem logo no primeiro, segundo ou terceiro semestre por conta dessa falta de experiência !!!!

É, o caminho é este mesmo: conservatório ou escola de música. Faculdade de música é pra quem quer se inserir no mercado de trabalho como músico, não pra quem quer aprender mais a fundo e tal. Sem falar que a exigência é alta e o repertório nas faculdades públicas pro bacharelado é geralmente clássico/erudito.

É, publica a maioria é voltada para instrumentistas eruditos. mas temos algumas para músicos populares e o repertorio segue essa linha que falei !!!

Abração
@GuilhermeMarsi

197873
Veterano
# jun/11
· votar


Alexandre Lavignoso
Hum o pior, é que eu moro em uma cidade que não tem literalmente NADA sobre música e é MUITO difícil pra mim ir pra outro estado.
Que isso! Itabirito tá ao lado de BH. Dá pra ir e voltar todo dia. Lá tem a UEMG e a UFMG com excelentes cursos.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/11
· votar


Bom, para mim chegar a essa conclusão não foi fácil, porque foram muitas as razões... Como eu sempre fui autodidata eu vejo as coisas de uma outra forma, hoje eu estou trabalhando como letrista arranjador. Eu acredito que tem coisas que agente jamais vai aprender em faculdade nenhuma, aliás a essência musical não se aprende se tem. Tem muita muita gente que confundi talento, existem dois tipos de talento um é aquele que agente "ganha" do divino e outro é aquele que agente adquiri através de muito esforço e dedicação, mas para ambos tem que haver muito trabalho e seriedade.

Ken Himura
Veterano
# jun/11
· votar


Alexandre Lavignoso
Criatividade não se aprende; se aprende técnica. É isso que vai ser ensinado numa faculdade.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jul/11
· votar


Não estou dizendo que eu já sei tudo, aliás eu sei muito pouco; e nem que uma faculdade não terá algo a me oferecer. É que quando agente é um autodidata o querer saber e o processo de aprendizagem é muito mais valioso e importante, do que alguém que faz faculdade e tem todas as suas dúvidas esclarecidas por um profissional, (tudo que é mais difícil o ser humano dá mais valor) você não tem que fazer provas daqui e dali pra provar para as pessoas que vc sabe alguma coisa, você não precisa
ficar estressado em terminar um trabalho, e tal... e isso não significa que um autodidata não tenha disciplina e responsabilidade, só que o método pelo qual se aprende as coisas é mais rigoroso acredite ou não, porque é como se você fosse duas pessoas ao mesmo tempo, o professor e o aluno.

Eu sou capaz de pegar uma música que eu nunca ouvi na vida e transcreve - lá de maneira fiel a original, sou capaz de transcrever todos os instrumentos dessa música com a técnica universal de transcrição de partituras, e depois executa - lá em qualquer instrumento, pelo fato de eu ser violonista para mim executar em outros instrumentos é claro que eu terei que ter o tempo de adaptação. Mas eu consigo. Sou capaz de ser um baterista de Rock, um violonista de música country, um baixista de Bluee. E tudo isso sem precisar de ir a uma faculdade, simplesmente pela vontade, coragem e determinação de querer aprender algo.

Carregando
Veterano
# jul/11
· votar


Eu sou capaz de pegar uma música que eu nunca ouvi na vida e transcreve - lá de maneira fiel a original, sou capaz de transcrever todos os instrumentos dessa música com a técnica universal de transcrição de partituras, e depois executa - lá em qualquer instrumento, pelo fato de eu ser violonista para mim executar em outros instrumentos é claro que eu terei que ter o tempo de adaptação. Mas eu consigo. Sou capaz de ser um baterista de Rock, um violonista de música country, um baixista de Bluee. E tudo isso sem precisar de ir a uma faculdade, simplesmente pela vontade, coragem e determinação de querer aprender algo.




só falta ficar famoso entao...

JAA-Q
Membro Novato
# ago/14
· votar


Gente, vim ressuscitar esse post tbm o/

Eu estou em dúvida sobre uma coisa, a faculdade de música é necessária pra quer ser compositor e produtor musical?

Recentemente fiquei em dúvida sobre a faculdade de música, pois quero trabalhar com isso, mas não sei se para mexer com produção musical, composição e arranjo eu realmente preciso fazer faculdade. Não digo que serei uma autodidata, mas com escolas de música e cursos específicos eu poderia trabalhar nessas áreas?

AtalaBukas
Membro Novato
# ago/14
· votar


JAA-Q
Creio que seja mais fácil entrar no mercado de trabalho, com uma faculdade. Na realidade, a maior parte das faculdades requer que você tenha alguns conhecimentos em música, não pode entrar sendo um músico que só toca vez em nunca, ou que não se interessa por nada que não seja rock. Por exemplo, para ser um produtor musical, você necessita entender da história da indústria da música, os feitos dos grandes produtores, os discos emblemáticos. Nenhuma escola ou curso vai te dar isso de mão beijada. Você que tem de correr atrás. Faculdade não é essencial, mas, se você, na vida, não foi direcionada, pela mão do destino, a conhecer ótimos contatos durante sua formação musical, uma faculdade certamente ajudará.

JAA-Q
Membro Novato
# ago/14
· votar


AtalaBukas
Obg, vou pensar mais um pouco a respeito disso ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rumo a faculdade