Rumo a faculdade

Autor Mensagem
Alexandre Lavignoso
Veterano
# jan/11


Gente eu estou com uma dúvida infernal, eu sei que em faculdade música é dividida em 2 categorias que são licenciatura e bacharelado certo?

Só que eu quero ser multi instrumentista, compositor, e produtor musical, o que eu preciso estudar pra isso? tipo só bacharelado?

dibass
Veterano
# jan/11
· votar


Alexandre Lavignoso

Cara a licenciatura vai te possibilitar dar aulas. Vão ser ensinos com relação a didáticas de estudo, a música aplicada no objetivo de formar.

O bacharelado seria o "sangue da coisa" estudos práticos e teóricos direto sobre música.

Só que eu quero ser multi instrumentista, compositor, e produtor musical, o que eu preciso estudar pra isso? tipo só bacharelado?

Talvez seja bom vc procurar a grade de aulas do curso. Tem faculdades de música no Brasil com habilitações específicas. Tipo, Curso de música com Habilitação em composição;
Curso de música com Habilitação em produção.
etc etc etc

marcusVinicius
Veterano
# jan/11
· votar


Alexandre Lavignoso - dá uma olhada no curso de Produção da Unisinos (Sâo Leopoldo/RS). Pode ser útil olhar a grade curricular:

http://www.unisinos.br/formacao_especifica/rock/

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jan/11
· votar


Como eu já estou em meio a música a um bom tempo eu já percebi que pra certas áreas em não me encaixo, tipo pra dar aula eu sinto que eu não tenho aquele jeito, e pra cantar (apesar de eu nunca ter trabalhado nisso) sinto que eu não dou conta, então por isso que quero partir pra essas áreas, primeiramente eu queria estudar os instrumentos a teoria violenta e tal pra min ter a capacidade de ser um multi intrumentista, depois eu queria partir para a composição e produção sabe...

Carregando
Veterano
# jan/11
· votar


pra ser multi instrumentista eu acho que licenciatura é melhor. porqe estuda violão, teclado, flauta, percução...

bacharel é focado em um só instrumento

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jan/11
· votar


Hum o pior, é que eu moro em uma cidade que não tem literalmente NADA sobre música e é MUITO difícil pra mim ir pra outro estado.

marcusVinicius
Veterano
# jan/11 · Editado por: marcusVinicius
· votar


Alexandre Lavignoso - ok, mas BH não oferece cursos na área?

Me parece que tem sim. 75km dá para ir e voltar quase todo dia se precisar.

Edit: de qualquer forma, dá uma olhada nisso.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jan/11
· votar


Gente eu não estou entendendo, qual a diferença real da Licenciatura e do Bacharelado?

Eu não entendo Licenciatura prepara pra gente dar aula, mas será que estuda música pra valer ou é mais a pedagogia?
E bacharelado eu tenho que fazer só um instrumento, ou canto, ou composição não pode ser tudo?

mvrasseli
Veterano
# jan/11
· votar


Alexandre Lavignoso
A licenciatura em música é voltada para dar aula em escolas primárias( caso vocês não saibam agora é obrigatório o ensino de música nas escolas públicas, então esse profissional vai ter um bom mercado pela frente, embora o salário de professor não seja lá essas coisas). Algumas instituições que dão o curso de licenciatura pedem que você já tenha habilidade com algum instrumento anterior ao curso, como é o caso da FAMES, mas a maioria é só fazer o vestibular do ensino médio. Quanto ao aprendizado, na licenciatura geralmente você aprende um pouco de cada instrumento, geralmente flauta, violão e alguma percurssão, mas é tudo bem light, é só pra você aprender a dinâmica do instrumento, você nem vai chegar perto de um Yamandú da vida... O curso em sí é mais voltado para a didática, pedagogia e tudo que envolve o ensino. Aqui no ES, a maioria do pessoal que forma em licenciatura ou está dando aula , ou está coordenando projetos de bandas escolares, tipo banda marcial.

Já o curso de bacharelado em música visa te dar uma visão geral sobre a música, da composição até a interpretação, com enfase em algum instrumento ou canto. Isso não significa que você será um grande músico quando se formar, porque pra isso você precisa de TALENTO, e é algo que nem todos os estudantes de música tem. Você também pode dar aula para o curso CFM, e caso faça um mestrado poderá dar aula para o Bacharelado.

Você disse que quer ser multi-instrumentista, pois é, no bacharelado você escolhe somente UM INSTRUMENTO para se especializar, mas na grade currícular existe uma disciplina chamada "instrumeto complementar", onde você escolherá outro instrumento para estudar, mas será seu instrumento secundário. Lembre-se: Os multi-instrumentistas, em geral, são muito mal vistos no meio erudito.

Quanto à produção musical, algumas graduações já colocam em seu currículo materias relacionadas a isso, mas em geral é só uma base, se você quiser se especializar no assunto terá que fazer alguns cursos específicos por fora.

Espero ter te ajudado um pouco.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jan/11
· votar


mvrasseli
Agora entendi. Então eu acho melhor fazer uma licenciatura que vai me ajudar melhor que o bacharelado e depois uma pós no violão que eu amo mais, ai depois eu faço uns cursos específicos em composição e produção.

Os multi-instrumentistas, em geral, são muito mal vistos no meio erudito.
Por que?

mvrasseli
Veterano
# jan/11
· votar


Alexandre Lavignoso
Acho que é só preconceito mesmo, acredito eu.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# fev/11
· votar


Aproveitando o tópico, tem uma outra dúvida que é boba mas lá vai, tipo eu só tenho 1 violão e é um folk, mas pra fazer as provas práticas lá tem que ser em violão clássico né?
Eu não posso apresentar com o meu violão não? com cordas de aço mesmo...rssrsrs

mvrasseli
Veterano
# fev/11
· votar


Poder pode, mas o pessoal da banca(geralmente) vai falar até não querer mais. Acho bom você dar uma olhada na técnica do violão clássico, saber pelo menos algumas coisas básicas, como o jeito de se usar o banquinho, onde apoia a perna, postura, essas coisas...

Alexandre Lavignoso
Veterano
# fev/11 · Editado por: Alexandre Lavignoso
· votar


Um auto de data não pode fazer faculdade? porque nas faculdades proxima daqui me disseram que eu teria que provar que já estudei em alguma escola, ou com algum professor de música para mim poder fazer a prova.

Tipo assim eu não entendi, mesmo eu tendo habilidade no instrumento e o conhecimento teórico, ler partitura, escalas, intervalos, figuras rítmicas, solfejo etc... não poderei tentar?

Carregando
Veterano
# fev/11
· votar



Um auto de data não pode fazer faculdade? porque nas faculdades proxima daqui me disseram que eu teria que provar que já estudei em alguma escola, ou com algum professor de música para mim poder fazer a prova.


que eu saiba isso não existe, pelomenos por aqui... e tem muita gente que estuda com professor particular, que não da um diploma ou algo do genero pro aluno... o certo é fazer a prova, e passar. não importa aonde e como estudou.

Guizaum......
Veterano
# fev/11
· votar


E cai o que no vestibular para curssar musica?

As mesmas coisas que vestibulares normais?

Alexandre Lavignoso
Veterano
# fev/11
· votar


Carregando
Mas aqui tem isso sim!

Guizaum......
Praticamente a mesma coisa, aqui usa o ENEM.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


Alexandre Lavignoso
Se você está achando que vai aprender a tocar alguma coisa na faculdade, desista.

Um médico não precisa nem saber os sintomas de uma gripe quando entra na faculdade, mas um músico precisa já estar pronto ao prestar o vestibular, especialmente no que tange à teoria musical.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# fev/11
· votar


Christhian
Eu sei né, dependendo do que for esse "já estar pronto", não concordo com essa história de que auto de data não tem conhecimento o suficiente.

slow17
Veterano
# fev/11 · Editado por: slow17
· votar


Alexandre Lavignoso

cara dependendo da instituição de ensino eles podem cobrar isso de você (que vc já saiba tocar algum instrumento ou tenha algum conhecimento) mas tem faculdades de musica que não pedem nada tem gente que entram na facul de musica sem saber do, re, mi , fa... o que eu acho um absurdo.

se quiser mesmo fazer facul de musica faça alguns cursos antes de começar, pq depois que você começar a fazer (faculdade) vai ver que o negocio é outro é muito puxado... se você não souber ao menos o basico, vai ficar meio perdido. Na faculdade eles não vão te ensinar o basico eles vão do "intermediario" pra frente.

a cara só um toque é autodidata (pessoa capaz de aprender sozinha (didata - ensino, ensinar)

Alexandre Lavignoso
Veterano
# fev/11
· votar


slow17
Pra que fazer curso?
Eu toco violão, um pouco de piano, guitarra, baixo, e bateria e tenho conhecimento teórico sei ler partitura, sei estruturação de escalas, tenho uma ótima audição e percepção musical, intervalos, leitura rítimica, arpejos, só sou fraco em canto por causa de uns problemas de saúde, enfim estudo música já há anos só sou autodidata. Eu acho que isso é básico não?

Ken Himura
Veterano
# fev/11
· votar


Alexandre Lavignoso
Depende do curso que você escolher, cara. Se você, por exemplo, um bacharelado em algum instrumento, nego vai exigir que você já seja um intérprete bom e que tenha um bom solfejo. Sem isso, não passa.

Pra Regência então, eu acho que é o mais difícil de todos os testes. Tem lugar que pede que você toque uns exercícios de piano + um programa do teste de bacharelado de qualquer instrumento à sua escolha + entrevista sobre conhecimento musical. Tem lugar que a banca solta gravações de excertos de sinfonias e mandam você dizer o nome do autor, nome da peça e período histórico de cada uma.

---
Não é só o básico que precisa não, já precisa ser bom. A faculdade só serve para lapidar uma jóia bruta. E as pós-graduações também.

slow17
Veterano
# fev/11
· votar


Alexandre Lavignoso

Ai sim vale pena... não sei quel o seu nivel em tudo que você citou... mas acho bom que vc tente uma faculdade publica, unicamp, usp, unesp, souza lima(esta é particular mas tem esquema de bolsa) (se vc for de são paulo) e tem uns conservatorios otimos tbm. Tem mais faculdades mas as mais conhecidas são essas... o prova da unesp eu achei facil não é mt difcil... a da usp e unicamp já é mais complicado... já ouvi dizer que o curso da usp não é tão bom se comparado a outrasinstituições...

d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/11
· votar


auto de data

hehe

mvrasseli
Veterano
# fev/11
· votar


Alexandre Lavignoso
Como já disseram, pra cursar bacharelado em música nessas instituições "exclusivas" ao ensino de música, você já tem que ter um bom nível teórico e principalmente dominar o seu instrumento. Você disse que você não sabe cantar, isso complica e muito! Como é que você vai fazer prova de solfejo? Se você morar em São Paulo ou Rio a concorência concerteza será muito forte, você terá que tocar peças nesse nível aqui, caso faça bacharelado para violão:
http://www.4shared.com/audio/ImIkVLqv/mvrasseli_radames_gnatalli_toc.h tml
E olha que minha interpretação acima não está das melhores...
O ideal seria você fazer um pouco de aulas em alguma instituição particular e eles te dirão se você tem condições de fazer o Bacharelado. Eu, por exemplo, fiz o processo seletivo e entrei na escola de música praticamente como autodidata, mas eu cursei CFM, não bacharelado, que é outra estória...

Alexandre Lavignoso
Veterano
# fev/11
· votar


Não sou de SP nem do RJ sou de MG, e provavelmente eu farei na UFOP ou UFMG, estou vendo que terei que me dedicar um pouco mais, mas isso não é problema, porque é isso que eu quero é isso que farei!

Valeu ai galera pelos esclarecimentos!

potedemaconha
Veterano
# fev/11
· votar


auto de data
Depois dessa ainda quer ir pra facul ??
auto de data seria um automovel de uma data especifica ??kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cara pra entrar na facul de musica já é preciso saber pelo menos ler uma partitura , olhe nos sites como será a prova...acho que infelizmente não é pra você neste momento , pois ao contrario das faculdades normais onde eles te ensinam desde o basico , como por exemplo um medico aprende a tratar uma simples picada de abelha , você já deverá ter conhecimento especifico ,caso contrario não passa nem na seleção.
Mas não desista ! procure fazer um curso tecnico em musica , ou um bom professor pra te preparar para um vestibular mais no futuro . abçs

Mulambo80s
Veterano
# fev/11
· votar


E quem quer "aprender" a fundo teoria musical, no meu caso focado em violão, guitarra.

O ideal é um conservatório?

mvrasseli
Veterano
# fev/11
· votar


Mulambo80s
Eu não tenho muito conhecimento sobre conservatórios, mas pelo que eu sei eles geralmente tem um ensino mais específico, diferente dos bacharelados, onde você aprende música de uma forma bastante abrangente.

Ken Himura
Veterano
# fev/11
· votar


mvrasseli
Eu não tenho muito conhecimento sobre conservatórios, mas pelo que eu sei eles geralmente tem um ensino mais específico, diferente dos bacharelados, onde você aprende música de uma forma bastante abrangente.
É completamente o contrário. Conservatório começa do zero, Bacharelado é focado em intérpretes. Ou seja, o conservatório é mais abrangente e o bacharelado é mais específico.

Mulambo80s
É, o caminho é este mesmo: conservatório ou escola de música. Faculdade de música é pra quem quer se inserir no mercado de trabalho como músico, não pra quem quer aprender mais a fundo e tal. Sem falar que a exigência é alta e o repertório nas faculdades públicas pro bacharelado é geralmente clássico/erudito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rumo a faculdade