fabricaçao da fender mitos e verdades

Autor Mensagem
marufly
Veterano
# jan/11


depois de uma pesquisa minuciosa e demorada colhi alguns fatos sobre como se fabrica uma guitarra fender vou colocar alguns pontos para que possam ser vistos e analisados...

*a fabricas do mexico e usa estao separadas por apenas 200km isso mostra que tem uma grande ligaçao entre as duas.
*na fabrica do usa 70% do empregados sao mexicanos isso acaba com aquele pensamento de que tem um loirao americano fazendo uma guitarra toda perfeitinha num padrao que eles no mundo poderiam fazer.
*as maquinas fazem 70% de uma guitarra isso mostra que a mao humana apenas corrige algumas medidas pre-estabelicidas e padronizadas.
*o que o trabalho humano faz é tao simples que um menino de 10 faria com a mesma perfeiçao, mais uma vez mostra que nao so os americanos podem fazer algo que outro nao faria.
*todo a parte de captadores sao comandado por uma mulher mexicana chamada abigail ybarra(ela trabalha no usa)
*a fabrica do mexico so fabrica cordas e caixas de madeiras para amplificadores que serao montados nos usa(todas as guitarra sao cortadas por maquinas no usa e algumas enviadas para o mexico para serem acabadas)a parte humana é 30% e como eu disse ate um menino de 10 faria com tamanha perfeiçao ´´americana´´

Marabá
Veterano
# jan/11
· votar


*na fabrica do usa 70% do empregados sao mexicanos isso acaba com aquele pensamento de que tem um loirao americano fazendo uma guitarra toda perfeitinha num padrao que eles no mundo poderiam fazer.
hahaha
pior que a gente pensa que tem isso mesmo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


marufly
Construir uma guitarra não é difícil como um instrumento acústico de orquestra.
O que conta mesmo é a qualidade da madeira, o "hardware" e os detalhes de acabamento, como trastes, pestana, etc. O resto, é cosmética....
Abç

Mad Dock
Veterano
# jan/11
· votar


Essas coisas de instrumentos são interessantes mesmo, nós pessoas comuns temos a tendências de construir conceitos e querer morrer com eles, isso é um grave erro, temos de estar abertos para atualizá-los quando necessário...um amigo meu esteve esteve nos EUA em agosto eu acho, com um objetivo em mente, comprar a tão sonhada Fender Americana...chegou lá testou dezenas de guitarras e comprou a melhor!!! uma strato sunburst Road Warn !! linha semelhante as customs feita no MÉXICO!!! ele colocou ela do lado de dezenas de Americanas Legítimas e simplesmente não valeu o conceito levado aqui do Brasil!!!
Até uns 5 anos atrás a China só fazia porcaria, intrumentos cópias mal feitas, hoje está BEEEEEEMMM diferente....eles já estão fabricando instrumentos de primeira linha, profisionais, e sempre com preço inferior....as coisas mudam muito rápido hoje em dia...(Não me refiro aqui às replicas de marcas famosas, mas sim marcas confiáveis que estão fabricando na China)....Hoje creio que mais de 50% de todas as guitas são feitas lá...e falar que todas são porcarias é uma grande besteira...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


Mad Dock
Tens toda razão.....
Abç

Marcosrcf
Veterano
# jan/11
· votar


*o que o trabalho humano faz é tao simples que um menino de 10 faria com a mesma perfeiçao, mais uma vez mostra que nao so os americanos podem fazer algo que outro nao faria.

Descordo completamente, se fosse tão simples assim, as guitarras mais simples não teriam problemas de acabamento, trastes tortos/mal colocados e etc...

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/11
· votar


Marcosrcf
Descordo completamente, se fosse tão simples assim, as guitarras mais simples não teriam problemas de acabamento, trastes tortos/mal colocados e etc...

O problema é que essas guitarras são feitas na correria.

pedroes
Veterano
# jan/11
· votar


marufly
Então você está querendo dizer que a fender mexicana possui a mesma qualidade que a americana?

marufly
Veterano
# jan/11
· votar


minha opniao em relaçao a diferença de qualidade é que as caracteristicas da americana (brilho da tinta usada,traste jumbo e um a mais, captaçao diferente (ja vi muita gente dizer que acha a americana muito estridente, para essas ruim (gosto de cada um)nao sao diferenças para que o custo valha a pena acho que o preço elevado das americanas é mais o made usa(na minha opniao as duas sao de excelente qualidade e a diferença de preço deveria ser bem menor pois essas diferença citadas nao sao os pontos mais importantes para serem analizados em uma guitarra...(tipo eu nao compraria uma guitar por ter um traste a mais ou por ser jumbo e a outra medium jumbo ou porque a tinta é mais brilhosa do que a outra)eu compraria pelo o som que me agrada a pegada de acordo com minha caracteristica e pela durabilidade.isso a mexicana é muito boa tambem....

marufly
Veterano
# jan/11
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=qgEl6KC3v3c pra quem nao viu como se faz uma fender (sobre os trastes a mao coloca um pouco depois a maquina faz o resto...é quase tudo a maquina...

hppvitor
Veterano
# jan/11
· votar


Por essas e outras que o negócio é comprar Stratocaster Highway One!

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


Acho que boa parte da verdade está aqui.

Spect
Veterano
# jan/11
· votar


hppvitor
Por essas e outras que o negócio é comprar Stratocaster Highway One!

Se eu não tivesse como objetivo daqui a uns 2 anos pegar uma SG Reissue 61', essa seria justamente a série que eu escolheria para comprar, porém uma Tele.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


pedroes
Então você está querendo dizer que a fender mexicana possui a mesma qualidade que a americana?
Não é bem isso. O que (eu acho) que ele quis dizer, e que eu concordo plenamente, é que várias séries mexicanas são MELHORES que as Am Std's. Eu mesmo já pude comprovar isso em meu trabalho como luthier.
Abç

marcusVinicius
Veterano
# jan/11
· votar


Legal esta questão...

Todo mundo sabe - inclusive os americanos da Fender - que qualquer coisa "made in USA" tem um valor comercial maior do que algo "made in Mexico".

Alguém já parou para pensar que esse esquema de "made in USA/Mexico" pode ser apenas mercadológico?

Os caras que fazem o check final de qualidade classificam e separam as guitas que ficaram excelentes daquelas que ficaram ótimas ou muito boas. As excelentes levam o selo de "made in USA" e as outras "made in Mexico" - independente de onde foram efetivamente feitas...

Ilegal? Existem maneiras de legalizar este tipo de ação.

Anti-ético? Até pode ser, mas não é impossível...

marufly
Veterano
# jan/11
· votar


pessoal cada produto que agente compra tem sua finalidade e eu acho que se vc vai comprar uma guitarra ela tem que suprir as suas necessidades(som,pegada,durabilidade...etc)nao é um brilho a mais na pintura um traste a mais...por exeplo um carro preto é mais caro do que um branco sendo os carros iguais mas nao quer dizer que o preto é melhor...se vc pegar uma mexicana e uma americana o q vai mudar sao esses tipos de diferenças...(que nao sao tao importantes na finalidade da guitarra)saiba que todas as madeiras sao cortadas na fabrica americana o alder em 3 peças e o ash em 2 os acabamentos é que podem ser mexicano ou americano o que nao vai influenciar na finalidade...(ou a mexicana ta barata ou a americana ta cara)a diferença de detalhes que nao modificam a finalidade nao paga o dobro...isso é o que eu quero dizer...fender mexicana 500$ fender americana 1000$

marufly
Veterano
# jan/11
· votar


marcus vinicios tbm concordo com vc quem vai saber a verdade?

marcusVinicius
Veterano
# jan/11
· votar


marufly - acho que o importante mesmo é o que você colocou:
(...) uma guitarra tem que suprir as suas necessidades (som, pegada, durabilidade...etc) (...)

e tentar passar por cima do mito... 'pôxa, eu tenho uma "made in Mexico" mas ainda vou ter uma "made in USA"...

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


Pessoal, só toquei numa Fender HSS na minha vida que eu nem sei se era USA ou MIM. Porém, vendo as especificações dos modelos no site da Fender dá pra sentir que tem muita xicana que é mais interessante do que as USA. Dentre as mexicanas eu destaco por exemplo as Deluxe Players (com noiseless) e Deluxe Lonestar (SD Pearly Gates na ponte e Texas Specials).

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


cara grande bost que é feito por maquinas. alias é até melhor! precisão é tudo...o acabamento acaba ficando perfeito...o q diferencia de guitarras mal feitas é o fato da tecnologia

Rafa-Ban
Veterano
# jan/11
· votar


esse negóçio de am std não passa de um truque barato(e que funcuina) pra nego lascar uma grana preta numa guitarra que nem é tudo isso
abç

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


Olha, minha opiniao.... Fender só testando mesmo!!! É uma guitarra simples de construçao!!! Tenho testado algumas Fenders ultimamente, caras inclusive, algumas custom nao fizeram minha cabeça!! AM Standard eu nao compraria hoje. Enfim!! Essa questao de preconceitos sobre AM, MIM, MIJ ou CIJ nao existem...É preciso testar. Fender, strato apesar de ser simples, existem algumas varias medidas diferentes, principalmente sobre o braço que fazem muita diferença. EU NUNCA vi uma fender MAL feita!! Seja rebarba ou problemas em acabamento. O que acontece sao peças/captador de qualidade inferior nos modelos mais baratos. Mas essa diferença de qualidade, principalmente do hardware faz a diferença pra quem já tem experiencia, ou necessidade de durabilidade pra aguentar a estrada, por exemplo. Enfim...

Fender é Fender sem duvida, mas existem alguns mitos que sao chatos...

Obs: Minha opiniao sobre algumas custom ou a AM standard que nao gostei é simplesmente pelo fato de eu ter preferencia por stratos com uma "vibe" vintage/reissue, de 50`s 60`s. Mas ao mesmo tempo o acabamento externo visual de uma AM Standard nao perde nada por exemplo pra minha Japa RI ou a minha MIM classic series.

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


Rafa-Ban

É foda!!! 4 pau aqui no Brasi por um AM Std é bem complicado mesmo..Acho que eu NUNCA pagaria isso!!! Junto mais uma grana vou nos EUA e trago outro modelo Fender!! Como eu tb NUNCA pagaria 4pau numa Zaga strato por exemplo...So pra tentar traçar um paralelo!! hehe!!! Ja numa Gretch loucona, numa gibson cheia de sacanagem, talvez...

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


ogner

Olha, eu concordo com o que você disse... Fender strato e tele são guitarras simples. Apesar que recentemente eu vi um artigo numa revista falando de problemas nas Fender, como detalhes de encaixe do braço. Preciosismo talvez... Mas lhe digo que hoje não colocaria dinheiro numa Fender mais, nenhuma. E se alguém quiser despejar dinheiro numa Fender, eu diria que não passe de uma Custom Classic, nada acima disso, nem numa Am Standard, a exemplo de você.

Abç

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


MMI

É isso ae!! A minha relação com a Fender é grande parte pelo mito e historia embutida na marca, nao nego!!!

Joel_ESP
Veterano
# jan/11
· votar


loirao americano
Hum boiola
LoL
Brincadeiras a parte, mas essas histórias sobre a Fender que você citou devem ser verdade mesmo, posso comprovar isso pois meu amigo tem uma Fender telecaster (não sei a serie, só sei que ele pagou 1.400 reais nela) que está no mesmo nível de acabamento que a Fender strato american standard que eu toquei uma vez.
Abç.

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


erico.ascencao

Complementando o link, bem legal por sinal...Ta no meus favoritos a bastante tempo, hehehe!!!

Fotos de Enseada e Corona.

http://picasaweb.google.com/meridianmusicguitars/FenderFactoryTour2006 #

Fonte:
http://www.fender.com/community/forums/viewtopic.php?p=151115&sid=3c4c 662ffaf564758a5114330fea3769

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


Nessas fotos do ogner, eu já tinha visto em algum lugar... Nao sei, mas tem uma foto que mostra bem e explica uma diferença:

http://picasaweb.google.com/meridianmusicguitars/FenderFactoryTour2006 #4994463468100583442

Se isso é tão gritante no ouvido de todos, não sei responder. O que sei é que é fácil diferenciar uma excelente guitarra de uma mexicana (não que seja ruim, mas que é diferente, é).

ogner
Veterano
# jan/11 · Editado por: ogner
· votar


MMI

Exato!! Essa foto impressiona!! hehehe!!

Só pra esticar o assunto:
Essa semana estive com 2 americanas nas maos, toquei bastante e ate dei uma reguladinha nelas, pra 2 amigos!

1 - AM California series....Nao tive coragem de dizer mas tenho quase certeza que a guitarra foi muito mexida ou ate é falsa, Ponte generica com bloco finissimo, caps ceramicos e eletrica completamente mexida com pots genericos tb. Mas esse meu amigo nao é guitarrista e pegou essa guitarra a muito tempo num rolo...resumindo, minha SX reguladinha é páreo duro!! Ela estava paradona, troquei cordas e desmontei quase toda, so nao tirei o braço...Fiquei com medo!! hehe, e nao tinha necessidade.

2 - AM Standard recem comprada na Argentina.
Ponte pivotada com sadles tipo vintage. ZERADA, chierando a "carro novo" uma blz....Estava desregulada tb, com 0,9..Ponte bem inclinada, oitavas fora e cordas altas....Regulei tudo isso, mas foi com 0,9 pq o mané comprou cordas erradas...Uma sunburst com braço em rosewood...Bom, gostosa de tocar, muito macia, acho que a ponte pivotada ajuda, estava com 3 molas apenas e nos bends a ponte acaba cedendo um pouco. A saida dos caps me incomodou, achei bem alto ( gosto pessoal)
timbre classico de strato mas sem o mojo, hehehe ( MEU gosto novamente)...Justamente por ser uma guitarra "moderna". Mas ela é bemmm macia mesmo, o braço com medidas padrao tb é bem macio e legal de se tocar ...Diferente da MIM Std e da California ( q nem sei se é original) que nao me agradam.

MMI
Veterano
# jan/11 · Editado por: MMI
· votar


ogner

(editado)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a fabricaçao da fender mitos e verdades