Tocar Jazz - duvida

    Autor Mensagem
    Leo Limabass
    Veterano
    # dez/10


    eu toco violao e baixo. gosto muito de jazz, conheço grandes nomes, etc. mas sei pouco sobre o estilo na hora de tocar.

    percebo que o jazz é um estilo que as harmonias e as linhas instrumentais sao complexas; os musicos parecem tocar varias notas fora da escala, eles realmente deixam o feeling levar a musica. sera que eu entendi certo?

    os musicos nao se preocupam em acertar as notas da escala?
    é o feeling que diferencia os grandes musicos do jazz?
    na hora de improvisar, os musicos errram muito as notas?
    é possivel tocar uma linha de walking bass/ou outra só sabendo o tom da musica?

    OBS: nao coloquei no forum de baixo porque quero a opiniao de outros musicos tambem.

    espero que me ajudem!!
    valeu

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    Leo Limabass

    percebo que o jazz é um estilo que as harmonias e as linhas instrumentais sao complexas; os musicos parecem tocar varias notas fora da escala, eles realmente deixam o feeling levar a musica. sera que eu entendi certo?

    eu acho que não.
    que eu saiba, uma das caracteristicas principais do jazz é o improviso.

    eu acho que voce precisa aprender MUITO sobre jazz ainda.

    primeiro que existem milhares de estilos dentro do jazz.

    se voce pegar jazz mais antigo (tipo louis armstrong) é tudo dentro do tom certinho.

    os musicos nao se preocupam em acertar as notas da escala?
    claro que sim!

    é o feeling que diferencia os grandes musicos do jazz?
    o feeling + dominio da "teoria"

    na hora de improvisar, os musicos errram muito as notas?
    o bom musico nao. improviso é improviso, erro é erro.

    é possivel tocar uma linha de walking bass/ou outra só sabendo o tom da musica?
    o tom e a harmonia. só o tom não vai dar certo.

    FlOaD
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mestres do Jazz não erram, tocam Outside.

    Leo Limabass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    o que sao notas outside?

    GuiMolusco
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    notas "fora"

    sizes
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Para tocar bem jazz, vc tem que ter muito domínio do seu instrumento, estar capaz de improvisar para segurar outro colega ou vice-versa, precisa de ter muito conhecimento de teoria, conhecer bem as relativas das escalas que estão a tocar, pois de um segundo para outro seu baixista, ou saxofonista, começam a impreovisar, e todos têm de seguir....

    Olhe, estudo muito, e preste bem atenção ás melodias que vc ouve de jazz, e comece a tentar tocar por cima, como se a musica fosse uma BT, tente improvisar por cima também....

    carlcarl
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Leo,
    atualmente chamamos de "jazz" tudo o que não podemos colocar em uma determinada categoria.
    as sugestões deixadas pelos kiki e sizes são fundamentais mas,deixarei a minha tambem e espero que seja de utilidade.
    1-o estudo das escalas(coisa chata)serve para que o musico faça a ligação entre a posição no instrumento(qualquer um)e o som obtido nesta posição(importante ter uma boa audição musical)"raramente um professor de musica explica desta forma"ele diz simplesmente que o aluno devera estudar as escalas e nada mais,dai a chatisse.
    2-é necessario ter um minimo de técnica,qual técnica?a que melhor se adapte ao teu gosto musical,ao teu tipo fisico---pegue como base os inumeros exercicios que encontramos por ai e faça modificações à gôsto.estude com a maior frequencia possivel porem evite ficar mais de uma hora seguida,a concentração vai embora com a fadiga.a função principal destes exercicios é fazer com que o cérébro envie mensagens para os dedos e estes respondam o mais rapido possivel a estas mensagens.
    3-o improvisador deve ter dentro da mochila:técnica,CRIATIVIDADE,BOM GOSTO e algum conhecimento teorico.
    4-"os musicos nao se preocupam em acertar as notas da escala?" qual escala?na hora de tocar temos outras coisas para se ocupar como:ter o maximo de prazer,passar emoções para os ouvintes entre outras coisas.
    5-"é o feeling que diferencia os grandes musicos do jazz?"não,a diferença é justamente devido a maneira que cada um desenvolveu a sua técnica,o seu som,gôsto musical etc...(por favor,releia o item 2)
    6-"na hora de improvisar, os musicos errram muito as notas?"sim e não,o que podemos considerar como erro em uma musica livre como o que chamamos "jazz?",podemos mudar notas,ritmos,estilos,harmonia etc...nos solos(improvisos)quantas vezes atacamos notas que teoricamente(no conceito erudito)estariam erradas
    ,aplicamos acordes que da mesma forma poderiam ser considerados errados mas, é jazz.
    7-"é possivel tocar uma linha de walking bass/ou outra só sabendo o tom da musica?"para o walking bass,se for possivel grave com o violão em algum lugar(gravador ou outro)num andamento comodo,de preferencia com um metrono ou equivalente para manter o ritmo no lugar.
    toque 2 compassos pra cada acorde(se quizer toque mais compassos ou menos)
    acordes a serem tocados:
    Do maior(C) notas do acorde 1do-----3 mi------5 sol
    Fa maior (F) notas do acorde 1 fa-----3 la-------5 do
    Sol maior(G) notas do acorde 1 sol----3 si-------5 re
    em seguida pegue o baixo e toque estas notas na ordem 135,531,315,513 para cada acorde e em seguida em desordem respeitando a pulssação.
    é claro que este inicio é simplorio mas todos passaram por ele.
    é uma tarefa dificil opinar sem ver e ouvir o que voce ja sabe fazer com estes instrumentos.caso interesse e tenhas podemos falar pelo skipe e desta forma trocar algumas notas musicais juntos.
    abraços para todos e feliz ano novo.
    carlcarl

    Leo Limabass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    carlcarl

    me ajudou bastante valeu ai!

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Leo Limabass

    bom, pelo que entendi, vc é baixista. montar linhas de baixo jazzisticas é coisa relativamente simples, recomendo esse livro aqui que é bem completo,começa com exemplos muito simples e vai sofisticando aos poucos:

    http://www.amazon.com/Building-Walking-Bass-Lines-Instruction/dp/07935 42049

    Leo Limabass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Curly

    sou sim. mto obrigado
    vc sabe se tem pra vender aqui no Brasil esse livro?
    abç

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Leo Limabass

    http://www.freenote.com.br/

    Leo Limabass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    duvida:
    o jazz demora muito pra conseguir entender e tocar?

    carlcarl
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Leo Limabass
    vamos inverter as coisas,se voce perguntar isto a um americano ele na maioria das vezes dira que é facil,da mesma forma que se perguntarmos a um brasileiro "demora-se muito para conseguir entender e tocar o samba?"em ambos os casos os nativos desde o dia que nascem estão em contato com estas musicas,claro que fica mais facil aprender e tocar o que conhecemos mesmo que vagamente.
    no teu caso se ja não o fazes,ouça todos os estilos de musica que for possivel(não essencialmente o que chamamos de jazz).
    se pegarmos como exemplo um tema de jazz "autumn leaves" caso não conheça procure no youtube que encontraras,este tema tem 2 partes distintas que no mundo jazzistico normalmente chamamos de A e B.o tema é a melodia,propiamente dita,este tema é exposto(tocado)pelo solista(piano,guitarra,sopros ou outro) normalmente uma vez ou pode-se combinar outras formulas e em seguida vamos para os improvisos,o ou os instrumentos de acompanhamento continuam a tocar a harmonia(acordes +ritmo)e o solista improvisa (podemos combinar que o improviso sera feito em A e B uma unica vez ou varias vezes etc...normalmente todos os musicos do grupo(se for uma big band complica)improvisam.para a bateria combina-se que o batera improvisa 4 compassos e um instrumento melodico improvisa 4 compassos,retorna o batera por mais 4 compassos,um outro instrumento melodico improvisa 4 compassos e depois de tudo isto o tema é reapresentado e finaliza-se o tema.
    na maioria das vezes não precisamos de partituras para tocar os "standards" do jazz pois todo tocador de jazz os conhecem de cor e são capazes de tocar estes temas em qualquer tom,como um brasileiro não precisa de partituras para tocar musicas como:garota de ipanema,aquarela do brasil,pais tropical etc...as partituras aparecem quando se trata de grandes formações e claro quando um arranjo é escrito para os standards de jazz ai o papo é outro e as partituras são necessarias.
    ouça,ouça,ouça,observe,observe,observe,toque,toque,toque...
    pergunte a quem sabe,se possivel pegue o habito de ir ver e ouvir encontros de musicos que tocam musica improvizada.
    uma vez mais,não sou nenhum mestre na matéria mas se quizer e tiver uma video camera e microfone,instala o skipe no teu computador me envie uma mensagem privada com o teu contato skipe e a gente podera trocar algumas notas musicais.
    abraços e feliz ano novo a todos
    carlcarl

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar Jazz - duvida