construção de escalas para estudo em cavaquinho.

    Autor Mensagem
    - Saj
    Veterano
    # dez/10


    Bom, serei objetivo.

    Já conheço a contrução teórica das escalas, e também transposição.

    Agora, existem várias notas pertencentes a mesma tonalidade na escala do instrumento no meu caso cavaquinho, como faço para construir os "shapes" para estudo das escalas?

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    - Saj
    Eu não sei se as Escalas se aplicam também ao cavaquinho, mas em caso positivo, basta respeitar os intervalos entre as notas que formam a Escala considerada para se ter o shape na tonalidade desejada.
    Valeu!!!

    - Saj
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Penta_Blues

    Bom dia caro amigo.

    Vi que obtive somente sua respota, deve ser pelo fato de minha pergunta estar meio confusa, vou tentar me explicar melhor.

    Por exemplo, eu já sei obter as notas da escala em todas as tonalidades, Ex: C,D,E,F,G,A,B,C ou G,A,B,C,D,E,F#,C

    Agora por exemplo procurando a escala de Dó Diatônico no braço do intrumento eu terei o seguinte:

    D | _0_2_3_5_7_9_10_12_
    G | _0_2_4_5_7_9_10_12_
    B | _0_1_3_5_6_8_10_12_
    D | _0_2_3_5_7_9_10_12_

    Todas as notas dentro da tonalidade até a dobra da escala.
    Agora como "selecionar" Algumas dessas notas para criar "shapes" para estudo prático?
    Ou simplesmente tenho que decorar a porr@ toda?(Onde digo decorar, entenda, saber que por exemplo E está a dois sT de D e F está a 1 sT de E...)

    Se possível me sugiram metodologias para assimilação das escalas na parte prática. Quando olho pro braço de meu instrumento vejo apenas casas e cordas, enquanto gostaria de ver as notas intrínsecas a cada uma!

    Obrigado!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a construção de escalas para estudo em cavaquinho.