Músicas compostas por computador - Avaliem!

    Autor Mensagem
    FAP
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: FAP


    Resumo (para os apressadinhos):
    Estou desenvolvendo um programa de computador que compõe músicas simples de forma automatizada. Sendo assim, estou abrindo uma avaliação pública para comparar a qualidade do resultado agora e depois que o projeto estiver pronto. Tudo o que você tem a fazer é ouvir as duas primeiras músicas do pequeno vídeo abaixo e, para cada uma, dar uma nota de 0 a 10 para a composição (não produção... afinal, é MIDI). Sejam imparciais e sinceros, não espero receber tudo 10 (e nem tudo 0 hehe). Agradeço vossa avaliação!



    Descrição completa (para os sangue bom :D):
    Estou cursando a faculdade de Ciência da Computação e meu trabalho final é um sistema compositor de músicas.

    Como o foco é trilha sonora de jogos eletrônicos, criei um pequeno game de RPG que solicita composições para meu programa em tempo real.

    O jogo exemplo tem dois cenários: vila e floresta. Cada vez que o jogador entra no cenário, toca uma música diferente, porém com as características de seu respectivo ambiente.

    As composições são bastante simples e foram criadas com base nas estruturas de várias músicas famosas de jogos, como as das séries Final Fantasy, Chrono Trigger, Breath of Fire, etc.

    Preciso que avaliem os resultados das duas primeiras músicas (apenas a composição, e não a produção em si), atribuindo uma nota de 0 a 10. Depois será realizado um levantamento estatístico para medir a eficácia do sistema. Por ser composições geradas por computador, obviamente não são tão boas quanto as compostas por humanos, portanto gostaria que fossem bastante imparciais e sinceros.

    O vídeo é bem pequeno, dá pra ouvir e avaliar de boa. Eu serei muito grato, e vou considerar os membros do fórum na seção de agradecimentos do trabalho :D

    Se tiverem dúvidas, estarei à disposição!

    Valeu

    Stalingrado
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cara, eu achei esse teu trampo fantástico, velho! Me interesso muito por programação e achei realmente fodástico esse algorítmo de criação de trilhas.
    Tudo bem que é uma trilha criada no pc, mas o que eu achei bem interessante é que elas seguem um padrão musical. Gostaria até de saber mais sobre esse teu trabalho, realmente muito bom e interessante.

    Grande trabalho, cara. Genial!

    Carregando
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    po, cara. achei muito bom, muito bom mesmo...

    nota 10

    Tonanteador
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Interessantíssimo.

    Para os curiosos de plantão, entender como funcionam os algoritmos é um prato cheio.

    Nota 9

    /dandoumuppraajudaroFAPqueelemerece=P

    overlappingcircles
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    achei muuuito bom o resultado!! como critica construtiva senti falta de alguns elementos percussivos, e de uma melhoria no quesito timbres, mas meus parabens!!!

    cimerio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    axei sensacional. 9.5.

    não quer trabalhar como meu assistente na minha monografia? vc é phoda. :)

    Curly
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    acho bacana ! inclusive fiz uma música assim, fazendo o band in a box gerar uma melodia em cima de uma harmonia minha. e agora, quem compôs essa música tão legal ?!

    http://www.4shared.com/audio/kKsAIZE4/Estacao_das_Chuvas.html

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/10
    · votar


    FAP
    Mt legal kra, as trilhas caíram super bem com a atmosfera do jogo, se levasse isso a frente profissionalmente se daria mt bem, parabéns.

    FAP
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: FAP
    · votar


    Caramba pessoal, estou muito feliz MESMO com os comentários!

    A pedidos, logo mais eu descrevo como funcionam os algoritmos de composição para os interessados :D

    Curly

    Massa essa música, cara! Band In a Box é um software de referência nessa área.

    ogner
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    FAP

    Concordo com o pessoal. Dado seu objetivo e sua explicação inicial dou um 10. Pq não!?

    Abço

    FAP
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Vai ser difícil explicar, vou tentar ser o mais claro possível.
    Primeiramente, o sistema é divido em duas partes: os algoritmos de composição e o framework.

    Os algoritmos de composição são algo como plugins, ou seja, mini programas que podem ser integrados ao sistema.
    Cada algoritmo é responsável por criar um trecho bem definido e específico da música ("Introdução de Blues" ou "Refrão de Sertanejo", por exemplo).
    A combinação dos algoritmos permite desenvolver a música como um todo. Por exemplo, poderia ser obtido uma música próxima do metal neoclássico com a união dos seguintes trechos:

    Introdução de Música Erudita + Verso de Metal + Verso de Metal + Bridge de Música Erudita + Refrão de Metal + Solo de Hard Rock + Finalização de Música Erudita

    Para a criação do trecho, considera-se diversas variáveis. Algumas podem ser fornecidas de forma opcional (como modos, progressão de acordes, instrumentos, tempo, etc), outras não.
    No jogo de demonstração apresentado no vídeo, foram utilizados os algoritmos para criação de temas de vila e de floresta, ambientes muito comuns em jogos estilo RPG.
    Nesse caso, como as músicas são criadas em tempo de execução, muitas das variáveis são fornecidas de forma aleatória, mas algumas ainda permanecem iguais para manter os aspectos mais marcantes de cada tema.
    Como exemplo, muitos temas de floresta encontrados nos jogos utilizam bastante os modos dórico, mixolídio e eólio, então por padrão os algoritmos utilizam esses modos com maior frequência.
    Uma das premissas do sistema é torná-lo colaborativo, pois quanto mais pessoas participarem do projeto, maior será a quantidade de algoritmos disponíveis.
    Cada algoritmo deve ter seu próprio método de composição. Esses que foram utilizados no vídeo são muito simples.
    Primeiramente, eles criam um ritmo que se encaixe no compasso quaternário. Depois, é criado um ou mais acompanhamentos (como os arpejos e strings), que podem ser aleatórios ou seguir uma pequena lista de cadências, que são previamente definidas de acordo com o trecho específico (por exemplo, baseando-se nos modos previamente citados).
    Por fim, a melodia é gerada utilizando o Método de Monte Carlo, que nada mais é que um modelo matemático para selecionar valores dentre uma faixa de variáveis. Nesse caso, a faixa de variáveis são as possíveis notas musicais que podem ser utilizadas (notas de uma determinada escala), e cada uma dela recebe um peso, que depende da vários fatores (grau da escala, posição na tríade, distância da última nota tocada, etc). Depois é selecionada uma nota de forma aleatória, porém a que tiver mais peso será a mais provável de ser escolhida.
    Os algoritmos são totalmente independentes, portanto é possível até mesmo unir introdução de death metal com refrão de pagode :P
    Quem faz essa união é o framework. Ele pega todos os algoritmos selecionados e os une em uma música só. Isso pode ser feito via código ou por uma interface gráfica simplória.
    Por enquanto, não existe um tratamento que crie a transição entre dois algoritmos, infelizmente. Isso seria ideal (principalmente no exemplo do death metal com samba hehe), mas ainda está em desenvolvimento.
    Por fim, o resultado da música é um conjunto de dados no formato MIDI, podendo ser editada posteriormente. A qualidade não é lá essas coisas, mas uma ideia que eu tive é utilizar algum sintetizador em tempo real ou aplicar samples/vsts, porém ainda preciso estudar uma forma de fazer isso.

    Espero que tenham entendido. Qualquer dúvida, é só perguntar!

    FAP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Ae galera, ontem apresentei meu trabalho para a banca avaliadora da faculdade e foi um sucesso! Todos gostaram bastante, principalmente ao saberem que a avaliação foi disponibilizada no FCC e teve a contribuição de vários voluntários que possuem contato com a música. Portanto, gostaria de agradecer muito a todos que participaram da avaliação. Ressalto que foram devidamente creditados no momento da apresentação, inclusive com um espaço reservado no relatório na seção de agradecimentos!

    TerraSkilll
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    FAP
    Parabéns, cara. Não vi na época, mas pelo que li parece ser uma ideia realmente legal.

    Espero ter algo desse nível para apresentar ano que vem (pois é, lá vem meu tcc...).

    Grande Abraço. Boa sorte.

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    FAP

    cheguei atrasado tbm mais gostei dos temas músicalmente muito bons principalmente o segundo parabéns.


    Peace!!

    Kold
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    NICE!!!

    Dou 8 pra primeira,e 10 pra segunda...

    Tu me deu uma nova profissão pra pensar Design de Games *-*
    e posso botar trilha sonora eu mesmo...

    makumbator
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    FAP

    Bem legal! Não sei se vc já viu por aí um sistema parecido. Era um software experimental que compunha de acordo com estilos e compositores específicos. Por exemplo, vc queria um concerto para flauta no estilo do Mozart(como se ele o tivesse escrito), aí o programa criava a composição respeitando os maneirismos e técnicas do compositor austíaco. Mas é claro que as composições eram bem simples, apenas a título de se demonstrar a absorção do computador das características de época e de compositor.

    Não me lembro exatamente aonde vi isso(acho que foi em uma revista de música, ou um jornal desses de produção acadêmica de alguma faculdade de música).

    FAP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Valeu pessoal :D

    makumbator

    Essa ideia parece ser muito legal! No meu trabalho, citei alguns sistemas semelhantes, e o que mais me surpreendeu foi o INMAMUSYS, que você informa pra ele um sentimento (alegria, tristeza, etc) e ele cria uma música com as características fornecidas. Bem interessante.

    xGumAx
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Particularmente eu odeio akelas melodias e solos gerados pelo Band-in-abox e me frustei ao achar q ele ia me proporcionar algo de util. PRA MIM é só um brinquedin q serve pra testar umas idéias e pegar umas músicas.

    Mas admito q é bem interessante o sistema de gerar musicas dele, e mais interessante ainda é a idéia de aplicar isso em jogos, mudando a mesma musica pra ela ela sair sempre um poukinho diferente.

    É um saco jogos q ficam repetindo as musicas em loops infinito ou akelas sempre notas de começo das musicas...

    Boa sorte nas suas pesquisas cara!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Músicas compostas por computador - Avaliem!