Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer

Autor Mensagem
FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


nichendrix
Não conhecia, muito bom! Valeu por "apresentar":


nichendrix
Veterano
# abr/14 · Editado por: nichendrix
· votar


FBlues_rock
Lonnie Mack meio que é o precursor do Clapton e do Hendrix, foi ele quem criou o vocabulário do Blues-Rock que depois o Clapton, Peter Green, Mick Taylor (os 3 no John Mayall e nas suas respectivas bandas pós-Bluesbreackers), Rolling Stones, e tantos outros expandiram depois.

Esse disco é histórico é de 63, e basicamente foi a fundação do Blues-Rock, tanto que vários nomes famosos como o próprio John Mayall e Jagger/Richards depois viria a regravar algumas músicas ou incorporar partes delas nas suas próprias composições:



Um dos discos mais fodas de guitarra que eu conheço é esse do Duke Robillard com o Ronnie Earl, é relativamente recente, foi lançado em 2005, mas pra mim é um puta clássico, chama The Duke meets the Earl, eu ouço isso me arrepiando todinho, sabe aquele arrepio todo em todas as músicas.



Outra coisa engraçada, é que os dois são guitarristas estudados. o Robillard foi professor do GIT e o Earl da Berklee, então se for olhar bem o blues deles, é cheio de coisa que não é comum no estilo, e se você quiser duas video-aulas que vão valer a pena pega a Blues Guitar with Soul, do Ronnie Earl e a Uptown Blues, Rock and Jazz Guitar do Robillard, vale a pena pra caramba.




Uma das bandas mais fodas de blues dos anos 70 e 80 em especial e que continua até hoje é o Room Full of Blues, começou com o Robillard, depois saiu e entrou o Earl, depois foi trocando de guitarristas, hoje quem está é o Chris Vachon.







nichendrix
Veterano
# abr/14
· votar


clebergf
Ronnie Earl é foda.

MauricioBahia
Moderador
# abr/14
· votar


Por falar em Loonie Mack, SRV pegou bastante inspiração nele! Era fan. Tocaram juntos. Wow!



o/

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar


MauricioBahia

Não só eram fãs mas se não me engano o Lonnie Mack morou muito tempo em Austin e era amigão do Jimmie Vaughan.

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar


Carinha que tenho curtido muito ultimamente nos meus momentos de ouvir música mais complicosa.



MMI
Veterano
# mai/14
· votar


nichendrix

Fui ver o que seria esse papo complicoso. Não é mole não! Achei legal...

Abç

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
Eu nunca tinha ouvido falar dele, aí outro dia o Evaldo me mandou uns vídeos dele e pirei.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


nichendrix

Entendi o que impressionou o mestre... rs

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Estava conversando com o nichendrix... Isso aqui é maluquice pura, nossa Giant Steps.
Nesse vídeo tem cara de César Camargo Mariano. Será?




FBlues_rock
Veterano
# mai/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


MMI
Se lembro bem, é gravação do Ensaio, da finada TV Cultura (como ela era), é ele sim.

Edit: como é bom redescobrir o que mais ouvia até uma década atrás, tão bom de ouvir quanto no momento em que descobriu as gravações :)

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
Estava conversando com o nichendrix... Isso aqui é maluquice pura, nossa Giant Steps.

A diferença é que Giant Steps é um tiquinho mais fácil de tocar e tem uns 12 acordes a menos na harmonia... kkkkkkkk

Uma coisa engraçada nessa música é que a Elis quando cantava sozinha diminuía bastante o andamento dela, nas versões do próprio Tom Jobim é bem mais difícil de tocar porque o andamento em geral está bem mais apressado.

Uma versão que eu gosto muito é essa do Oscar Castro-Neves



Nesse vídeo tem cara de César Camargo Mariano. Será?

Até onde eu saiba é ele mesmo.

O que eu estava dizendo ontem pro clebergf é relativamente fácil de notar quando você compara o Ragtime com o Choro, dá pra ver que ambos tem uma origem comum (ritmos africanos com harmonia e melodia erudita francesa), mas não dá pra negar que a forma como era empregado no Choro estava anos luz a frente do que se fazia na america do norte.





Essas duas músicas por exemplo, tem quase 30 anos de separação entre elas, o Scott Joplin que era o "King of Rag" veio 30 anos depois que a Chiquinha Gonzaga compôs Atraente, e é só ver a diferença no uso de contraponto e de como as melodias entrelaçam e constroem a melodia pra perceber que embora tenham bebido da mesma fonte, aqui se fazia uma mistura musical bem mais sofisticada do que lá nessa época. Por isso que eu digo, que a Bossa Nova, embora tenha bebido muito na fonte do Jazz, não fez isso no campo da harmonia, a harmonia da Bossa não tem muito da Harmonia Jazzistica da época, mas é uma evolução da harmonia que vem do Choro.

Junte isso com a improvisação e algumas estruturas melódicas que trouxeram do Jazz para amaciar o Samba e o Choro e você tem uma Bossa.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


nichendrix

Pois é, não discordo não... Em harmonia e ritmo estávamos na frente. Eu quando vi o Scott Joplin pensei no Abismo de Rosas, que é de uns anos depois. Mas a comparação com a Chiquinha Gonzaga é bem mais feliz.

MMI
Veterano
# mai/14 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix

Caramba! Depois desse papo que passou pela Elis e o Tom Jobim, fiquei aqui pensando com meus botões...

Isso aí era música das rádios. Tocava nas TVs também, não era exatamente algo altamente elitizado. Nos Festivais tocavam Gilberto Gil, Caetano, Chico Buarque e tantos outros e o negócio era popular, parava o Brasil, torciam e discutiam em todo os lugares. Onde quero chegar com isso é que o que se tocava tinha letra, harmonia, havia uma sofisticação que praticamente se perdeu no que se ouve nas radios e TVs (abertas) de hoje. E pensava isso, coincidentemente, ouvindo esta música:



Nossos ídolos
Ainda são os mesmos
E as aparências
Não enganam não
Você diz que depois deles
Não apareceu mais ninguém
Você pode até dizer
Que eu tô por fora
Ou então
Que eu tô inventando...

Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem...
;-)

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar


MMI

É o negocio desandou de lá pra cá e foi feio viu e bote feio nisso.

FBlues_rock
Veterano
# mai/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


nichendrix
MMI


Aproveitando o momento música brasileira, imagino que devem curtir também:



nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Pra variar o som, uma versão de Since I've Been Loving You do Led Zeppelin que me deixaram todo alegre hoje, uma é o ensaio e a outra o show de fato.




Dá pra ter esperança que nem tudo está perdido.

Ou como diria o velho Renato Manfredini Júnio: Quando tudo está perdido, sempre existe uma luz, quando tudo está perdido sempre existe um caminho.

Sempre tem dessas que salvam a pátria no meio a tanta porcaria musical.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Documentário ultra-must watch pra Claptonmaniacos.



Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Registrando:

Achei esse live num derivado do primeiro vídeo da página.



Delson
Veterano
# jun/14
· votar


Não sei se postaram isso, mas achei a maior concentração de AWESOMENESS por metro quadrado:


renatocaster
Moderador
# jun/14
· votar


Maior tempão que não passo por aqui...Me atualizem aí, o que está rolando de bom?

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


renatocaster
O que tem de novidade eu não sei, mas de velharia é sempre bom ver o Duane Allman tocando, e chegar a conclusão que ele realmente tem cara de cachorro e que o Dickey Betts sempre teve cara de bandido do velho oeste.



JotaEmidio
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Gostei bastante dessa versão de Since I've Been Loving You.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


JotaEmidio
É um tesão e com uma mulher bonita cantando, mais ainda.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Uma das coisas mais loucas que eu já ouvi na vida. E tem gente que acha que programas de cantores da Globo e do SBT revelam grandes talentos... isso sim é talento puro.



MMI
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Para você! (tem gente que pensa que o negão era só strato...)



nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


MMI
Reza a lenda que a paixão dele por stratos era porque por serem baratas, ele podia penhorar e trocar mais facilmente por drogas, já que no geral as Gibsons dele o acompanharam pra vida inteira e todas tinham um nome especial.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Já ouvi falar disso. Outro que penhorava guitarras para alimentar o vício era o Slash, não sei como não virou strateiro... kkkkk

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Essa música do Led Zeppelin, na primeira metade me lembra muito é de sons a la Don McLean, não?



Rednef2
Veterano
# jun/14
· votar


MMI
Tem um solo do Guns, na musica Yesterdays, que Slash usa uma strato. hehehe.


Quando será que veremos novamente outra banda tão revolucionaria quanto essa aqui no Brasil?


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer