Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Pedir autorização para gravar música

Autor Mensagem
Guitar_RdS
Veterano
# out/10

Eaí galera, tudo tranquilo?
Estou com planos de gravar um cd sertanejo e vamos lançar músicas inéditas de autoria própria e alguns antigos sucessos.
Vai ser um cd bem modesto só pra experiência e pra tentar divulgar o nosso nome na região.
Então surgiu o problema de ter q pedir autorização para os compositores das músicas.
Alguém sabe como funciona, se necesita contrato, etc?
Agradeço antecipadamente a quem ajudar

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar

Alguém poderia dar uma dica?
Ouvi dizer que se o cd não tiver o objetivo de venda, no caso de ser apenas um cd de demonstração e de veiculação gratuita (que é o nosso caso), não é necessário pedir autorização e nem pagar pelos direitos autorais.

jimmy vandrake
Veterano
# out/10
· votar

Guitar_RdS

De qualquer maneira precisa de autorização. Estabeleça um contato seja com a gravadora ou artista original e explique sua intenção.
Aqui em Curitiba uma banda pagou para regravar Perfect Stranger do Purple, não tenho certeza mas acho que foi alguma coisa em torno de U$800,00 por 2.000 cópias.

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar

jimmy vandrake
Sim, entendo. Mas segundo o empresário que eu conversei, se o cd não for vendido não há necessidade de pagar direitos autorais.

ghb
Veterano
# out/10
· votar

Guitar_RdS
Mas segundo o empresário que eu conversei, se o cd não for vendido não há necessidade de pagar direitos autorais.

Pelo que eu sei é assim também, se não há fins lucrativos, apenas divugação, não há problemas em gravar covers ou versões. Muita banda faz isso, enfim, acho que não há problema.

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar

ghb
Sim, o nosso cd vai ser só pra divulgar mesmo. Se der certo a gente vai lançar um cd com apenas músicas próprias.

Freedon
Veterano
# out/10
· votar

Nao necessita de autorização para gravar um cd sem fins lucrativos, claro, colocando a autoria das musicas no layout do CD.

fernando tecladista
Veterano
# out/10
· votar

Nao necessita de autorização para gravar um cd sem fins lucrativos, claro, colocando a autoria das musicas no layout do CD.

não é bem assim
se a obra é tua eu vou lá faço um arranjo escroto, gravo e digo que é sem fins lucrativos, você tem que ficar quieto?

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar

Freedon
Então eu deveria colocar na capa do cd que é de distribuição gratuita?

fernando tecladista
Como deve ser feito então?

TerraSkilll
Veterano
# out/10
· votar

Guitar_RdS
Sim, entendo. Mas segundo o empresário que eu conversei, se o cd não for vendido não há necessidade de pagar direitos autorais.

Há uma diferença entre pagar direitos autoriais e ter autorização de fazer a regravação. Você pode obter a autorização, mediante pagamento ou não. Não é só porque você paga (ou não) que o artista é obrigado a te autorizar.

Se é sem fins lucrativos, seria interessante você pedir a autorização mesmo assim, pois estará usando o trabalho de outra pessoa para divulgar o seu. Mostra, inclusive, o seu respeito com o trabalho do artista original. Não sei afirmar se existe amparo legal que o desobrigue de pedir autorização (para a gravação). Creio que não, caso contrário a maioria das bandas cover estariam "irregulares".

Direitos autorais já são um caso à parte. Você tem de ser autorizado para fazer uma regravação, trabalho derivado ou mesmo usar o trabalho de outros (mesmo que só uma parte - como acontece com músicas em comerciais de tv).

Abraço.

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar

TerraSkilll
Então eu devo entrar em contato mesmo que o cd não vá ser vendido, correto?
Eu fiquei em dúvida pois, será q todo mundo q for gravar cd, mesmo sendo apenas um cd demo, deve pedir autorização, mesmo se for apenas pra divulgação e não pra venda?

TerraSkilll
Veterano
# out/10
· votar

Guitar_RdS
Veja bem: não disse que você é obrigado, mas que seria interessante você pedir a autorização. A meu ver, mostra respeito com o trabalho do artista original. Não sei se a legislação vigente te obriga a isso (você pode, mesmo sem fins lucrativos, ter de pagar ao ECAD pelo uso da obra de outros).

Se o artista vai cobrar ou não, já é outros quinhentos.

Abraço.

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar

TerraSkilll
Entendi. Se ele for cobrar realmente fica complicado pq já vamos gastar uma grana q agente nem tem ainda só na gravação no estúdio rs
Abç

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar

Alguém mais tem alguma ajuda aí?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a Pedir autorização para gravar música

290.209 tópicos 7.570.705 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital