Humanidade...estará a música perdendo isso???

    Autor Mensagem
    Arghinimigo
    Veterano
    # dez/03


    ultimamente tenho lido bastante em revistas e tenho ouvido muito disso em discussões sobre o assunto...será que a musica está perdendo a humanidade? quero dizer, hoje tem muita banda por aí que não toca nada, manda o som para um pró-tools o qualquer coisa que o valha e no disquinho que vc compra vem aquele pusta musicão...será que isso tá acabando com a arte de tocar realmente bem???(um bom exemplo disso são essas intragáveis baterias eletrônicas...pô, eo Bonzo???e o batera do Rush???será que ninguem mais quer saber de tocar pra valer?)outra coisa...espontaneidade.falta nas bandas de hoje???não sei se concordam, mas na humilde opnião deste que vos escreve, tudo hoje parece ser muito "maquiado", muito "produzido"...bom, chega de falar, agora joguem suas pedras!!!

    Harvey
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    se bem entendi esse "humanidade" significa que as músicas atuais não estão sendo mais feitas por pessoas, e sim por computadores. Estou certo?

    Isso é uma verdade. Até acho válido vc usar a tecnologia como uma ferramenta para editar ou corrigir algo, mas daí a substituir os músicos... é demais.

    minha sincera opinião: gosto de música sem muita frescura. pode até ter algum errinho não vou ligar, afinal humanos são passíveis de erros. música é o reflexo do sentimento através de um instrumento. a partir do momento que você utiliza muitos "intermediários" o sentimento passa ser deturpado...

    Arghinimigo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    taí, concordo, eu acho que esse lance de usar tecnologia pode até ser legal, da pra explorar muitas possibilidades e tal, mas, sei lá, tira um pouco a emoção da musica...pô, até que é legal ver um Robert Plant desafinar um pouco, ou um Ritchie Blackmore errar uma parte do solo, significa que os caras estão realmente lá, fazendo seu som da alma, entende?sei lá se eu to certo, mas é isso que eu acho...

    Harvey
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    pô, até que é legal ver um Robert Plant desafinar um pouco, ou um Ritchie Blackmore errar uma parte do solo, significa que os caras estão realmente lá, fazendo seu som da alma,

    é exatamente isso.

    John Andrade
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Meu, eu uso bateria eletrônica pra estudar. se precisar usar em alguma apresentaçãozinha, vou usar. não posso carregar um baterista pra todo lado e num posso ter um de plantão aqui em casa.

    O Pro Tools veio pra ajudar o músico a produzir. se é um puta musicão, num é o pro tools que compôs ela. A musica veio do cara. o Pro Tools apenas substitui o trambolho de um estúdio, já que um estúdio caseiro tá mais acessível hj em dia, sem precisar de tratamento acustico, etc, pois tudo é gravado em linha. O cara num digitou: Fusion e saiu um Fusion. ele teve que compor, tocar ou até mesmo escrever numa partitura.

    Tecnologia num foi feita pra corrigir problemas de técnica nem pra se por na frente da música. foi feita pra ajudar.

    A Humanidade da Música tá no compor, tocar, se expressar.
    Eu já disse isso num oputo tópico: temos que distinguir os musicos dos Performers. Tipo... vcs acham mais interessante um Michael Hedges tocando um violão com afinação aberta explorando sonoridades ou um DJ que pega um disco, põe pra tocar e fala que tá fazendo musica? Ai é que tá o negócio MÚSICO x PERFORMER.

    Harvey
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    John Andrade
    Concordo com vc em boa parte. Mas tô achando as músicas de hoje parecidas com as capas da playboy. Vc olha pra capa e vê uma mulher linda e perfeita, pele absurdamente lisa, etc. Ai um certo dia, vc encontra essa modelo no shopping. Ela continua linda, mas a pele dela não é tão lisa, ela tem algumas sardas, etc...

    O que eu quero dizer com isso? às vezes você ouvem uma puta música no cd, mas quando ouve a banda tocar ao vivo se decepciona, pq eles manipulam uma eventual falta de técnica com esse programas e conseguem deixar perfeitas. É claro que o mérito é todo do músico, afinal ele pensou a música, criou, etc. mas isso deixa os músicos um pouco preguiços, afinal se te faltar um pouco de técnica para tocar o que está na mente é só corrigir os defeitos no programa. O problemas é que vc não consegue reproduzir isso num show ao vivo.

    por isso ainda prefiro as músicas feitas de forma crua, pois vc sabe que quando for ver a banda ao vivo, ela soará igual ao cd.

    Harvey
    Veterano
    # dez/03 · Editado por: Harvey
    · votar


    < detesto posts duplos >

    John Andrade
    Veterano
    # dez/03 · Editado por: John Andrade
    · votar


    O programa num corrige nada. o máximo que ele faz é mudar o pitch e não as notas. se o cara toca tudo embolado, vai sair embolado com o melhor produtor do universo.
    todo estúdio usa compressão pra deixar o som mais "centralizado" com correções de ataque e limiter.

    Geralmente, uma banda no disco é bem mais legal do que ao vivo (to falando da qualidade do som)

    Ao vivo, eles num tem tantos recursos e num tem a segunda chance de tocar. Grande parte dos grandes musicos utilizam Overdubs, Loops em seus discos. é natural que soe melhor em discos do que ao vivo.

    Joe Satriani e Steve Vai são caras super hi-techs e que agente sabe que tem um grande conteúdo musical.

    é meio dogmatico simplesmente dizer que a tecnologia estraga a música.

    A Verdade é que maus músicos utilizam a tecnologia. O cara tem que ser bom e saber explorar os recursos. Se a banda é lixão ao ivo, logo ela acaba, porque ao vivo o que conta mesmo é a capacidade do cara improvisar e de se relacionar com o publico e não tocar o CD e pronto.

    Se for pra ver a banda tocar o CD só, pra que que eu vou no Show ?

    Harvey
    Veterano
    # dez/03 · Editado por: Harvey
    · votar


    John Andrade

    Bem... eu não conheço muito desses programas de edição de música. Por isso, não posso falar muito. As minhas opiniões acima eu baseei numa entrevista que eu li (não lembro em que revista) do jeff beck, em que ele dizia que os programas corrigiam os defeitos dele na guitarra e isso o tinha deixado preguiçoso, por isso ele tentaria evitar usá-los ao máximo nos próximos discos.

    Geralmente, uma banda no disco é bem mais legal do que ao vivo (to falando da qualidade do som)

    em qualidade de som é verdade... mas eu prefiro as músicas ao vivo, principalmente quando o cara improvisa bastante. pq dá pra captar a emoção do momento nessas músicas.

    Ah... valeu por explicar um pouco sobre os programas de edição.

    Grosskopf
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Não conheço muito sobre programas de edição de audio,mas eu como fan, não gosto quando uma banda por exemplo, coloca overdubs ou grava vários shows, para depois tirar as partes com erro, acho que a tecnologia pode ser usada em favor da musica, mas não a favor da mentira e enganação do publico.

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    isso q os computadores fazem pra ficar tocando a mikl porf hora em festas clubbers num da nem pra considerar musica,.. isso eh barulho

    raelbgl
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    AS coisas evoluem.... tbm naum adianta querer para no tempo... isso nunca vai acontecer....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Humanidade...estará a música perdendo isso???