O que significa Groove?

    Autor Mensagem
    Tope. O regresso do Rei.
    Veterano
    # ago/10


    malta!! que significa GROOVE? é usada esta palavra em muitos contextos ... mas o que é em concreto... dá a impressão que as pessoas usam isto onde lhes apetece usar na música!!

    espero não ter cometido nada de ilegal aqui no forum! eu usei a busca!

    abraço

    Bombastik
    Veterano
    # ago/10
    · votar





    groove é que nem feeling. não adianta explicar nem procurar no google. só quem tem a manha sabe, e quem não manja, nunca saberá...

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eu tenho também dúvida nisso!!!!
    O groove não seria uma tercina, só que trocando a primeira nota da tercina por um silêncio ??

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Groove é algo legal, maneiro, com balanço, emocionante, divertido, criativo... Algo que te dá prazer em ouvir ou mesmo fazer. Seria um mistura de sentimentos positivos. Difícil traduzir pro português.

    Poderia fazer uma linha de baixo ou bateria e dizer que fiz um groove de baixo ou bateria... Tem esse contexto também.

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    batida, se for querer definir em uma palavra.
    Utilizando-se em um contexto, deríamos como exemplo: "ouvi o baixo da música X. Tem um groove legal esse baixo".

    Headstock invertido
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pra mim, groove sempre foi o que chamamos aqui de pegada o.o

    kiki
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    pra bateria, principalmente de funk, groove é uma levada, é um padrão ritmico.

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pronto, o kiki respondeu bem a pergunta.

    SteveRayMorse
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Me desculpem se eu falar besteira...mas pra mim groove é o lance entre batera e baixista em que um acompanha o outro, como por exemplo, o baixista acentuar as notas quando o batera toca o bumbo...pra mim que é isso.

    apaixonados por teclado
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    groove é um ritmo musical muito bom, é composto principalmente por Baixo e bateria e pra não ficar tão vazio e pra dar aquela esquentada no ritmo coloca-se um som de Fender Rhodes pra dar aquele clima meio funkyado.
    abraço!

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar



    Eu acho que groove tem haver com o espaçamento entre as batidas dentro do compasso.
    Sem groove as batidas são espaçadas igualamente (equidistantes).
    Com groove os espaçamentos ficam diferentes (ficam mais juntos dois à dois) por exemplo,
    uma batida simples de bateria:
    .
    COMUM SEM GROOVE:
    Chimpô X X X X X X X X X X X X X X X X
    Caixa X X
    Bumbo X X
    .
    COM GROOVE:
    Chimpô X X X X X X X X X X X X X X X X
    Caixa X X
    Bumbo X X
    .
    A minha dúvida é saber como se representa isso na pauta. É com tercinas ???


    WROliveira
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Groove, Riff..
    A gente sabe o que é mas não existem palavaras adequadas pra explicar tecnicamente o que são... Por isso o mundo da música é fascinante...

    Diego Vermelho
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    pra mim groove = levada

    mas dificil traduzir literalmente mesmo.. como já disseram, é igual feeling

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    WROliveira
    A gente sabe o que é mas não existem palavaras adequadas pra explicar tecnicamente o que são

    Pô cara!!
    Não concordo com isso
    Com certeza tem um jeito técnico para explicar isso, e inclusive representá-lo em pauta.
    Só não sei se isso seria com tercinas, ou quintinas, ou septinas, ...

    WROliveira
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    El_Cabong

    Realmente... Entendo seu ponto de vista...

    Mas tem horas (tipo agora...rsrs...) que chego a pensar que "Groove" é uma expressão muito abrangente, não ligada apenas à questão técnica... Por isso é tão polêmico definirmos "na bucha"...

    Pra mim existem o groove técnico, ligado a levadas e tal.. e o groove "misterioso", uma mescla de feeling com sei-lá-o-que...

    Enfim... filosofia de buteco minha...KKK...

    Até mais!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    WROliveira
    É realmente!!
    Olhando para o R&B e Funk americano <--- que isso fique bem claro!! (risos) ... Tem muita coisa envolvida: groove, felling, quebradas, ...
    Chega a ser um mistério mesmo!!!

    Mas com relação a batida GROOVE, com certeza tem haver com Quiálteras, só não sei qual é (tercina/quintina/septina)

    Acho que seria uma boa pergunta para o forum de bateria !! He He.

    edu ROCK
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Sempre pensei em groove como ritmo, levada, coisas desse tipo.
    "Fulano, faz um groove na batera aí..."

    Nunca pensei em ser um sinônimo de feeling ou alguma coisa assim.

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    El_Cabong

    groove no seu significado mais abrangente não tem necessariamente relação com quiálteras ou com alguma figura específica. Vc deve estar se referindo mais ao shuffle ou colcheias em swing(que se usa direto em jazz).

    Groove dentro de um contexto amplo é algo maior que essas definições rasteiras, e algo muito difícil de explicar.

    É como responder outras questões abstratas como:

    O que é música?

    O que é arte?

    São questões abrangentes e grandes demais.

    Parreira
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Parreira
    · votar


    A unica maneira que eu tenho para explicar o que é o groove ( à minha maneira eh eh) é:
    eu acho que o groove é quando a fusão de instrumentos produz uma sonoridade muito compatível.. torna magico tanto timbricamente como ritmica e melodicamente... fica "maneiro" como voçês dizem lol... daí no soul, no reggae e no rap (onde se colam varias pistas ou varios loops de material em cima) se usa muito a palavra groove..

    agora, é claro que existem outras definiçoes de groove... até quando falamos em funções de teclado lol.. tambem ja ouvi muito é quando se trata dum baixo e uma bateria a tocar mas aí continuo a dizer que deve ser o resultado positivo da fusão entre o baixo e a bateria

    sim.. o makumbator tem razão... não confundam swing com grove... dar swing é que é dar um ar jazzistico à música substituindo 2 colcheias por uma colcheia com ponto e uma semi-colcheia tornando um movimento galope...

    abs

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Parreira
    dar swing é que é dar um ar jazzistico à música substituindo 2 colcheias por uma colcheia com ponto e uma semi-colcheia tornando um movimento galope...

    Na nossa banda nós fizemos um reggae com este "movimento galope" tipo o: "Cidade Negra - Aonde você mora" e como a bateria era eletrônica, no início eu tentei fazer este galope na pauta com colcheias e semi-colcheias e não deu certo. Aí eu peguei, e fui pro "piano roll do sonar" mesmo e instintivamente fiz assim:
    Compasso com resolução de (480) frames
    Chimpô sem "galope": x(60) x(60) x(60) x(60) x(60) x(60) x(60) x(60)
    passando à:
    Chimpô com "galope": x(80) x(40) x(80) x(40) x(80) x(40) x(80) x(40)


    Só assim conseguimos o efeito desejado.
    Se transformássemos 4 colcheias de (60 frames) para colcheias com ponto ficaria cada uma com 90 frames.
    se transformássemos 4 colcheias de (60 frames) para semi-colcheias ficaria cada uma com 30 frames.

    Mas o efeito certinho só conseguimos com 80 e 40 frames alternados, por isso é que eu disconfio que isso seja representado com quiálteras.

    papillon
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    para mim groove eh uma construção ritmica, eh saber utilizar bem o contra-tempo para dar gingado a musica, por isso ele é tao notado no baixo, pelo slap e notas mortas no contra tempo, dando esse gingado, e na batera utilizando o caixa no contra-tempo ou tambem o bumbo, e ate na guitarra funkeada mesmo a palhetada tbm pode ter um bom groove.
    minha opiniaoo
    abraçoo

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    "Groove no Rock Band é quando você acerta uma sequência de umas 50 notas sem errar, no baixo, e enquanto você continua a acertar, você ganha pontos extras" rs.

    huh, esquecemos do wikipedia??
    http://en.wikipedia.org/wiki/Groove_(music)
    Groove is the sense of propulsive rhythmic "feel" or sense of "swing" created by the interaction of the music played by a band's rhythm section (drums, electric bass or double bass, guitar, and keyboards). Groove is a consideration in genres such as salsa, funk, rock music, fusion, and soul. The word is often used to describe the aspect of certain music that makes one want to move, dance, or 'groove'.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    "Groove" é uma gíria muito abrangente, como falei acima.

    Na minha cabeça, a tradução mais próxima pro português seria algo do tipo "levada maneira". Mesmo assim não tem a mesma força da palavra. É complicado mesmo pq é um sentimento e traduzir sentimentos, muitas vezes é complicado.

    Curly
    Veterano
    # ago/10
    · votar




    Marcosrcf
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Curly
    As músicas desse cara são demais!
    Vídeo perfeito pra ilustrar o tópico!

    goodhatin
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tope. O regresso do Rei.
    É um movimento criminoso que já está aí há muito tempo.

    Parreira
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Parreira
    · votar


    El cabong
    uma coisa é fazer uma semi colcheia mais uma colcheia com ponto ... outra é fazer uma colcheia com ponto mais uma semi colcheia lol (invertido) é o normalmente usado no reggae...

    e ainda ha outra maneira destes dois que é usar uma quilatera... (uma tercina é 3 uma quilatera é 2(ou duina))

    que dá um efeito mais orgânico à musica... porque distribui-se o tempo do galope pelo tempo da unidade de tempo da música...

    ainda assim.. continuo a dizer... aí no brasil podem chamar de groove a alguma figura na música ou a alguma coisa de teoria... é possivel não sei é a quê...mas a questão é sobre o outro groove eh eh...

    tope.. ja ha muitos topicos sobre groove.. mas pronto.. o tema nunca ficou concluído... tás desculpado... lool

    Conde_guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    groove é que nem feeling. não adianta explicar nem procurar no google. só quem tem a manha sabe, e quem não manja, nunca saberá...

    caramba ficou comédia essa frase kkk ficou tipow "...diz a lenda que..."

    groove eh uma tão dificil de explicar...pode num ser impossivel...mas meu tipow groove eu uso pra falar da pegada da musica...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que significa Groove?